Sertão Hoje

Sertão Hoje

Livramento: prefeito Ricardinho Ribeiro posta vídeo de agradecimento pela reeleição

Terça / 17.11.2020

Por Redação Sertão Hoje

Ricardinho foi eleito com 14.550 votos, equivalente a 53,59 dos votos válidos. (Foto: Instagram / Ricardinho Ribeiro)

Ao lado de sua vice, Joanina, o prefeito de Livramento de Nossa Senhora, Ricardinho Ribeiro, utilizou suas redes sociais para agradecer aos 14.550 eleitores, equivalente a 53,59% dos votos válidos, que lhe concederam mais quatro anos à frente da Prefeitura de Livramento. Na publicação, postada nesta segunda-feira (16) e disponível abaixo, Ricardinho também estende seus agradecimentos a todo o povo livramentense, aos vereadores eleitos e aos demais candidatos.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Ricardinho Ribeiro (@soumaisricardinho)

Guanambi: Secretaria de Cultura realiza oficinas de projetos da Lei Aldir Blanc nesta quinta e sexta-feira, dias 19 e 20

Segunda / 16.11.2020

Por Redação Sertão Hoje

O Município pretende contemplar 157 projetos e distribuir R$ 420 mil na premiação. As inscrições se encerram no dia 30 de novembro.

A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Guanambi programou para esta quinta feira (19) uma Oficina de Elaboração de Projetos para ajudar os artistas que pretendem participar de Prêmio Professora Nice Amaral, com base na Lei Aldir Blanc de Incentivo á Cultura. O Município pretende contemplar 157 projetos de seis áreas distintas da arte e da cultura local e distribuir R$ 420 mil na premiação. As inscrições se encerram no dia 30 de novembro.

A Oficina acontece a partir das 18 horas na sede da Secretaria, será presencial para os proponentes dos projetos e transmitida on-line pelo Canal Zoom. Os artistas também estão sendo convidados para participarem da Oficina de prestação de Contas, que será realizada na sexta-feira (20), voltada aos representantes dos grupos, espaços, empresas e organizações culturais, validados para receber o subsídio da Lei Aldir Blanc. Essa oficina também será realizada de forma presencial na sede da Secretaria de Cultura, Esporte e lazer.

Eraldo Félix derrota Dr. Érico se elege prefeito de Érico Cardoso com 53,96% dos votos válidos

Segunda / 16.11.2020

Por Redação Sertão Hoje

A diferença foi de 544 votos, equivalente a 7,92% dos votos válidos.

O candidato Eraldo Félix (Republicanos) derrotou o atual prefeito de Érico Cardoso, Dr. Érico, e vai governar o município nos próximos quatro anos. Eraldo recebeu 3.710 votos, equivalente a 53,96% dos votos válidos, contra 3.166 votos recebidos por Dr. Érico, equivalente a 46,04% dos votos válidos. A diferença foi de 544 votos, equivalente a 7,92% dos votos válidos. Nas eleições legislativas, no entanto, o Republicanos não conseguiu fazer maioria na Câmara de Vereadores, conquistando quatro das nove vagas, tendo sido eleitos: Beu de Padim, Gerser, Pepeta e Tinha. Já os partidos que apoiaram Dr. Érico conquistaram cinco assentos, tendo sido eleitos: Léo, Malaquias Ta Direito, Vando, Erivelton e Vandinho da Estrada.

Margareth derrota ex-prefeito Joadão e se ele prefeita de Contendas do Sincorá

Segunda / 16.11.2020

Por Redação Sertão Hoje

Margareth recebeu 1.881 votos (53,39%), contra 1.642 votos recebidos por Joadão (46,61%). A diferença foi de 239 votos, equivalente a 6,78% dos votos válidos.

Margareth (PROS) venceu a disputa contra o ex-prefeito Joadão (PP) e se elegeu prefeita de Contendas do Sincorá no último domingo (15). A prefeita eleita recebeu 1.881 votos, equivalente a 53,39% dos votos válidos, contra 1.642 votos recebidos por Joadão, equivalente a 46,61%. A diferença foi de 239 votos, equivalente a 6,78% dos votos válidos. Nas eleições legislativas, no entanto, os partidos que apoiaram a prefeita eleita não repetiram o bom resultado, obtendo apenas duas das nove cadeiras, tendo sido eleitos: Vavá e Daniel dos Anjos. Já os partidos que apoiaram Joadão conquistaram sete assentos, tendo sido eleitos: Pedrão, Isaque Teixeira, Rodrigo de Merite, Evanildo Kue, Palmira Ribeiro, Cledson e Neto do Malote.

Dr. Éder foi reeleito prefeito de Jussiape com 54,76% dos votos válidos

Segunda / 16.11.2020

Por Redação Sertão Hoje

A diferença entre o primeiro e o segundo colocado foi de 557 votos, equivalente a 9,95% dos votos válidos.

O atual prefeito de Jussiape, Dr. Éder (PSD) se reelegeu neste domingo (15) para o segundo mandato à frente do executivo municipal. O prefeito reeleito recebeu 3.066 votos, equivalente a 54,76% dos votos válidos, contra 2.509 votos (44,81%) recebidos pelo segundo colocado, Zé Luiz (PSB), e 24 votos (0,43%) recebidos pelo terceiro colocado, Edson Caires (Republicanos). A diferença entre o primeiro e o segundo colocado foi de 557 votos, equivalente a 9,95% dos votos válidos. Nas eleições legislativas, o partido de Dr. Éder (PSD) conquistou seis das nove vagas na Câmara de Vereadores, tendo sido eleitos: Vanusa Medrado, Nara Mendes, Raul de Cássio, Cirinha, Jadiel Carvalho e Juscelino. Já o PSB conquistou três vagas, tendo sido eleitos: Zé Roberto, Nilson Daxinha e Felipe Souza.

Gerson Martins foi eleito prefeito de Rio do Antônio com 62,16% dos votos válidos

Segunda / 16.11.2020

Por Redação Sertão Hoje

Gerson obteve 5.364 votos (62,16%), contra 2.572 votos recebidos por Nelsão (PSD) e 694 votos recebidos por Dr. Paulo (PCdoB). (Foto: Lay Amorim / Achei Sudoeste)

O ex-vereador Gerson Martins (PP) foi eleito prefeito de Rio do Antônio nas eleições realizadas o último domingo (15). O prefeito eleito obteve 5.364 votos, equivalente a 62,16% dos votos válidos, contra 2.572 votos recebidos por Nelsão (PSD) e 694 votos recebidos por Dr. Paulo (PCdoB). A diferença do primeiro para o segundo colocado foi de 2.792 votos, ou seja, maior que a votação nominal recebida pelo segundo colocado. Nas eleições legislativas, os partidos que apoiaram a eleição de Gerson Martins conquistaram cinco das nove vagas na Câmara de Vereadores, tendo sido eleitos: Tadeu Nunes, Gago de Zé Teixeira, Rege, Betão e Ivani de Ivan. Já o PSD, partido de Nelsão, conquistou três vagas: Salvadorzinho, André Berkovitz e Galêgo de Zé Alves. O PT também conquistou uma vaga, com a eleição de Júnior do Tabuleiro.

Antônio Carlos se reelege prefeito de Jacaraci com 67,93% dos votos válidos

Segunda / 16.11.2020

Por Redação Sertão Hoje

A diferença de votos foi de 2.987 votos, ou seja, maior que o número de votos recebidos pelo segundo colocado na disputa.

O atual prefeito de Jacaraci, Antônio Carlos (PSD) conseguiu uma vitória expressiva nas urnas nas eleições deste domingo, dia 15. O prefeito, agora reeleito, recebeu 5.658 votos, equivalente a 67,93% dos votos válidos, contra 2.671 votos recebidos pelo seu adversário, Professor Fábio (PT), equivalente a 32,07% dos votos válidos. A diferença de votos foi de 2.987 votos, ou seja, maior que o número de votos recebidos pelo segundo colocado na disputa, o que mostra a força política do atual prefeito e a aprovação da sua gestão. Nas eleições legislativas, os partidos que apoiaram a reeleição de Antônio Carlos também tiveram um excelente resultado, alcançando sete das nove cadeiras, tendo sido eleitos: Arthur Guimarães, Andrea Abreu, Beto Silva, Zé de Jovino, Júnior Guerreiro, João de Francião e Carlitinho. Já o PT elegeu dois vereadores: Elves Rocha e Manoel Messias.

Neto derrota Deusdete e se ele prefeito de Igaporã com 51,5% dos votos válidos

Segunda / 16.11.2020

Por Redação Sertão Hoje

Neto recebeu 5.228 votos, contra 4.923 votos recebidos por Deusdete, equivalente a 48,50%. A diferença foi de 305 votos, equivalente a 3% dos votos válidos.

Na disputa entre os ex-prefeitos Neto (PT) e Deusdete (PSD), que levou a melhor foi o candiato petista, que saiu vitorioso na eleição realizada no último domingo (15). Neto recebeu 5.228 votos, equivalente a 51,50% dos votos válidos, contra 4.923 votos recebidos por Deusdete, equivalente a 48,50%. A diferença foi de 305 votos, equivalente a 3% dos votos válidos. Nas eleições legislativas, no entanto, os partidos que apoiaram a eleição de Neto não conseguiram fazer a maioria na Câmara de Vereadores, tendo conquistado cinco das onze vagas, com a eleição de: Cristiane, Waldir, Marcão de Seu Bebé, Tõe Girai e Pedim do Baxio. Já os partidos que apoiaram Desudete conquistaram seis assentos, tendo sido eleitos: Diogo, José Pedro, Lucim, Érico, João de Lô e Nengo.

Ibicoara: Gil derrota atual prefeito e se elege com 52,57% dos votos válidos

Segunda / 16.11.2020

Por Redação Sertão Hoje

Nas eleições legislativas, no entanto, os partidos que apoiaram a eleição de Gil não conseguiram fazer a maioria na Câmara de Vereadores.

O ex-vereador Gil (PSC) derrotou o atual prefeito Haroldo Aguiar (PSD) e se elegeu prefeito de Ibicoara com 52,57% dos votos válidos. Gil obteve 6.512 votos, equivalente a 52,57% dos votos válidos, enquanto o atual prefeito obteve 5.876 votos, equivalente a 47,43% dos votos válidos. A diferença foi de 636 votos, equivalente a 5,14% dos votos válidos. Nas eleições legislativas, no entanto, os partidos que apoiaram a eleição de Gil não conseguiram fazer a maioria na Câmara de Vereadores, conquistando cinco das onze vagas, tendo sido eleitos: Edcarlos Totico, Professora Branca, Gustavo Gomes, Cristina de Durval e Bô da Van. Já os partidos que apoiaram o atual prefeito conquistaram seis assentos, tendo sido eleitos: Mazinho Vampeta, China, Marcinho, Tõe de Lu, Nau e Denilson.

SEC/BA lança nesta terça-feira (17) edital 2020 do Programa Universidade para Todos

Segunda / 16.11.2020

Por Redação Sertão Hoje

O UPT é desenvolvido em parceria com a UNEB, a UEFS, a UESB, a UESC e a UFRB, com o objetivo de contribuir para o acesso de estudantes ao Ensino Superior. (Foto: Cindi Rios / UPT-UNEB)

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC/BA) promove, nesta terça-feira (17), às 9h, o lançamento do edital do Programa Universidade para Todos (UPT), pelo canal do YouTube do Instituto Anísio Teixeira. A atividade contará com a participação do secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues.

O UPT é desenvolvido em parceria com as universidades públicas UNEB, UEFS, UESB, UESC e UFRB, com o objetivo de contribuir para o acesso de estudantes ao Ensino Superior. Durante a live, serão repassadas informações sobre o número de vagas ofertadas e as principais mudanças do programa devido à suspensão das aulas presenciais por causa da pandemia do novo Coronavírus (SARS-COV-2), causador da Covid-19. 

O Programa Universidade Para Todos é voltado para estudantes matriculados, em 2020, no 3º ano do Ensino Médio Regular estadual ou municipal (ou suas modalidades correspondentes) ou no 4º ano da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio das redes estadual ou municipais (ou suas modalidades correspondentes), além de egressos do Ensino Médio estadual ou municipal do Estado da Bahia.

Dra. Aline foi eleita prefeita de Maetinga com 59,66% dos votos válidos

Segunda / 16.11.2020

Por Redação Sertão Hoje

Aline tem 39 anos, é casada, tem superior completo e declarou ao TSE a ocupação de advogada. Ela tem um patrimônio declarado de R$ 920.000.

Dra. Aline (PL) foi eleita, neste domingo (15), prefeita de Maetinga para os próximos quatro anos. Ao fim da apuração, Dra. Aline teve 59,66% dos votos. Foram 3.089 votos no total. A candidata derrotou Braz, que ficou em segundo lugar com 40,34% (2.089 votos). A eleição em Maetinga teve 24,18% de abstenção, 0,7% votos brancos e 4,12% votos nulos. Dra Aline tem 39 anos, é casada, tem superior completo e declarou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a ocupação de advogada. Ela tem um patrimônio declarado de R$ 920.000,00. O vice é Valdivio Lima, do PCdoB, que tem 52 anos. Os dois fazem parte da coligação Renovação e Desenvolvimento, formada pelos partidos PL e PC do B. Nas eleições legislativas, os partidos que apoiaram a eleição de Dra. Aline conquistaram maioria na Câmara de Vereadores, com 5 assentos, tendo sido eleitos: Eder Aguiar, Daí do Caminhão, Lero, Zé de Ana e Dilton Dutra. Já os partidos que apoiaram Braz conquistaram quatro assentos, com a eleição de Chicaozinho, Arnaldo, Netinho e Maria de Eliezer.

Dr. Cristiano se reelege prefeito de Rio de Contas com 59,15% dos votos válidos

Segunda / 16.11.2020

Por Redação Sertão Hoje

Dr. Cristiano obteve 5.700 votos contra 3.936 votos obtidos por Márcio Farias, equivalente a 40,85% dos votos válidos. (Foto: Lay Amorim / Achei Sudoeste)

O atual prefeito de Rio de Contas, Dr. Cristiano (PSB) conquistou a reeleição neste domingo, dia 15, ao derrotar o ex-prefeito Márcio Farias (PSD), por uma diferença de 1.764 votos, equivalente a 18,3% dos votos válidos. Dr. Cristiano obteve 5.700 votos, equivalente a 59,15% dos votos válidos, contra 3.936 votos obtidos por Márcio Farias, equivalente a 40,85% dos votos válidos. Com o resultado, Dr. Cristiano segue para o segundo mandato à frente da Prefeitura de Rio de Contas. Nas eleições legislativas, o partido doe Dr. Cristiano conseguiu fazer a maioria, conquistando cinco das nove vagas, tendo sido eleitos: Bado, Gil de Iu, Lande de Dr. Adão, Marinaldo e Tutu. O partido de Márcio Farias conquistou quatro assentos, tendo sido eleitos: Luciano Pierote, Célio, Johny e Kaique Mafra.

João Francisco se elege prefeito de Tanhaçu 4 anos após deixar o cargo

Segunda / 16.11.2020

Por Redação Sertão Hoje

A diferença foi de apenas 161 votos, equivalente a 1,11% dos votos válidos. (Foto: Blog do Anderson)

O ex-prefeito João Francisco (PP) se elegeu novamente prefeito de Tanhaçu, 4 anos após deixar o cargo, que exerceu por dois mandatos (2009 a 2016). Com o resultado, o prefeito eleito assume em 1º de janeiro o seu mandato à frente do executivo municipal. João Francisco obteve 7.098 votos, equivalente a 48,83% dos votos válidos, contra 6.937 votos obtidos pelo atual prefeito Dr. Jorge (DEM), equivalente a 47,72% dos votos válidos. A diferença foi de apenas 161 votos, equivalente a 1,11% dos votos válidos. Outros dois candidatos participaram da disputa, sendo eles Júnior Caracas (PSL), que obteve 256 votos (1,76%) e Niltinho (PODE), que obteve 245 votos (1,69%). Nas eleições legislativas, no entanto, os partidos que apoiaram a eleição de João Francisco não conseguiram fazer a maioria na Câmara de Vereadores, tendo conquistado cinco das onze vagas, com a eleição de: Rick de Natal, Carlinhos Santana, Miguel de Deca, Miranildo e Tiago de Ourives. Já os partidos que apoiaram Dr. Jorge conquistaram seis vagas, tendo sido eleitos: Emilson de Duca, Dielzo, Irineu, Júnior de Aliomar, Zenildo Abreu e Dino Dorado.

Ricardinho derrotou Carlão e foi reeleito prefeito de Livramento

Segunda / 16.11.2020

Por Redação Sertão Hoje

Nas eleições legislativas, os partidos que apoiaram a reeleição de Ricardinho conquistaram 8 das 13 cadeiras na Câmara. (Foto: Patrick Cassiano / Blog Regional)

Atual prefeito de Livramento de Nossa Senhora, Ricardinho (REDE) derrotou o ex-prefeito Carlão (PSD) e foi reeleito prefeito, seguindo para o seu segundo mandato à frente do executivo municipal. Ricardinho obteve 14.550 votos, equivalente a 53,59% dos votos válidos, contra 12.395 votos obtidos por Carlão, equivalente a 45,65% dos votos válidos. A disputa ainda contou com a candidatura de Chiquinho do PT, que obteve 208 votos, equivalente a 0,77% dos votos válidos. Nas eleições legislativas, os partidos que apoiaram a reeleição de Ricardinho também tiveram um excelente desempenho, conquistando oito das trezes cadeiras na Câmara de Vereadores, tendo sido eleitos: Cidão Aracatu, Batata, Huga, Paulo Lessa Filho, Vitalmir Moura, Zé Pinha, Kinka e Deca de Dionísio. Os partidos que apoiaram Carlão conquistaram cinco vagas, tendo sido eleitos: Alan de Gonçalinho, Juscélio Pires, Zé de Vital, Professor Zemar e Osvânio da Barrinha.

Roberval foi reeleito prefeito de Dom Basílio com 62% dos votos válidos

Segunda / 16.11.2020

Por Redação Sertão Hoje

Os 2.104 votos de diferença mostram que a população de Dom Basílio aprovou a atual gestão e votou pela continuidade da mesma. (Foto: Arquivo / Sertão Hoje)

O atual prefeito de Dom Basílio, Roberval Meira (PL), foi reeleito neste domingo (15). Roberval obteve 5.434 votos, equivalente a 62% dos votos válidos, contra 3.330 votos obtidos por Marcão (PP), equivalente a 38%. A diferença foi de 2.104 votos, equivalente a 24% dos votos válidos. A expressiva diferença mostra que a população de Dom Basílio aprovou a atual gestão e votou pela continuidade da mesma. Nas eleições legislativas, os partidos que apoiaram a reeleição de Roberval também tiveram um excelente desempenho, conquistando sete das nove cadeiras na Câmara de Vereadores, tendo sido eleitos: Gonçalo Zé de Júlio, Gelson Caires, Zilmar Chaves, Ney da Van, Zory Oliveira, Louro Queiroz e Professor Luiz Eugênio. Já os partidos que apoiaram Marcão conquistaram dois assentos, tendo sido eleitos: ED Frutas e Núbia Cristina.