Sertão Hoje

Sertão Hoje

Brumado: Polícia Militar estoura minilaboratório de drogas

Sexta / 28.08.2015

Por Redação Sertão Hoje

Ação resultou na apreensão de drogas e produtos utilizados na diluição da droga

Uma ação desenvolvida por Policiais Militares da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (34ª CIPM), sediada em Brumado, resultou na apreensão de drogas e produtos utilizados na diluição da droga. Segundo informações da polícia, o local funcionava como um minilaboratório de fabricação de drogas, tendo sido apreendidos no local 44g de Cocaína, 88g de Crack, 1,5kg de bicarbonato, 200g de fermento em pó, 3 bisnagas de xilocaína e 100ml de éter. A apreensão foi realizada no Bairro Malhada Branca.

Guajeru: Secretaria de Saúde intensifica combate ao Aedes Aegypti

Sexta / 28.08.2015

Por Luís Gustavo

Agentes de Combate às Endemias, em parceria com os Agentes Comunitários de Saúde, realizaram visitas para descobrir possíveis focos

Ao longo de toda esta semana – 24 a 28 de agosto, a Secretaria Municipal de Saúde de Guajeru intensificou o trabalho de combate ao mosquito Aedes Aegypti, responsável pela transmissão da dengue, chikungunya e Zika Vírus. A intensificação do trabalho de combate foi motivada pela confirmação de seis casos de dengue no município.

Ao longo de toda semana, os Agentes de Combate às Endemias, em parceria com os Agentes Comunitários de Saúde, promoveram palestras de conscientização da população e realizaram visitas em residências para descobrir possíveis focos de procriação de mosquitos, bem como aplicaram larvicida em caixas d’água e bebedouros para animais.

Em parceria com a Prefeitura de Guajeru, a Secretaria de Saúde ainda realizou a coleta de lixo e orientou à população sobre a necessidade de efetuar a limpeza dos terrenos, evitando que estes se tornem focos do mosquito Aedes Aegypti.

A intensificação do trabalho de combate foi motivada pela confirmação de seis casos de dengue no município

Deputado Luciano Ribeiro defende dispensa de formalidades na aprovação do reajuste de salários do judiciário

Quinta / 27.08.2015

Por Giselle Quintão

O parlamentar aproveitou a oportunidade para debater sobre a modificação do Funprev, que pode deixar os servidores sem previdência no futuro próximo

Nesta terça-feira (25), o deputado Luciano Ribeiro (DEM) em seu discurso na tribuna da Assembleia Legislativa declarou, em nome da Oposição, o compromisso em dispensar todas as formalidades necessárias para aprovação do projeto de reajuste do salário dos servidores do judiciário, sendo aplaudido pelo público presente. Luciano declarou a sua posição contrária à proposta do Governo de extinção do Fundo de Investimento Econômico e Social dos municípios da Bahia (FIES), um Fundo que visa dotar os municípios de recursos necessários para implantar a sua infraestrutura, e que desde 2014 deixou de existir por falta de incentivo.

O parlamentar aproveitou a oportunidade para debater sobre a modificação do Funprev, que pode deixar os servidores sem previdência no futuro próximo. “Esta modificação é prova da má gestão do Governo, esperamos um gesto para de fato equilibrar as finanças do Estado. E não vemos cortes de secretarias, de cargos, nada… Em contrapartida, também não podemos aceitar que a falta de recurso seja resolvida cortando o social, tirando as conquistas dos trabalhadores. Já que o Governo não vai aprovar a nossa emenda que garante a sustentabilidade do fundo de previdência, busco aqui, pelo menos, despertar a todos – governo, parlamento, servidores, sociedade – para um debate”, destacou Luciano Ribeiro.

Prefeitura de Guanambi recebe homenagem do Instituto Euvaldo Lodi

Quinta / 27.08.2015

Por Redação Sertão Hoje

O Instituto Euvaldo Lodi IEL/BA é uma associação de direito privado, sem fins lucrativos, vinculada à FIEB

A prefeitura de Guanambi foi homenageada na premiação e certificação das quatro melhores instituições na categoria grandes empresas da Bahia, como referência no Programa de Estágio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), o programa é capitaneado pela Secretaria Municipal de Administração. Mais uma vez, a gestão atual é premiada em um dos seus programas, desta vez, no âmbito estadual, o que demonstra que uma equipe bem preparada e capacitada, trazendo benefícios para toda a cidade.

A cerimônia de premiação ocorreu no auditório do Sistema FIEB, em Salvador, no dia do Estagiário (18), juntamente com a 16ª edição do Workshop de Estágio, e contou com a participação de mais de 400 pessoas, entre representantes de empresas, instituições de ensino e estudantes, que foram prestigiar o evento, que contou ainda com a apresentação do coral “Os Pequenos Cantores da Monsanto”, criado em 2001 e regido pelo maestro e pianista Alcides Lisboa.

“Junto ao Superintendente do IEL Evandro Mazo, a Gestora do IEL Sudoeste, Antonia Rocha e aos estagiários da Prefeitura que vem conquistando os seus espaços a cada dia com responsabilidade, competência e respeito, a Gestão Pública de Guanambi agora é referência, também, no Programa de Estágio”, disse Fabrício Lopes, Secretário Municipal de Administração.

O Instituto Euvaldo Lodi IEL/BA é uma associação de direito privado, sem fins lucrativos, vinculada à Federação das Indústrias do Estado da Bahia FIEB. Criado em 1969, sua principal diretriz é a promoção da interação entre o sistema educacional e as empresas locais, estimulando a inovação tecnológica e contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do Estado.

Em mais de 45 anos de atuação, o IEL na Bahia destaca-se na promoção da inserção de mais de 200 mil estudantes do ensino superior, da educação profissional e do ensino médio em estágios curriculares, contribuindo para a formação de profissionais qualificados capazes de transformar a realidade das organizações.

Luiz Viana reúne quase 200 advogados para ouvir propostas

Quinta / 27.08.2015

Por Redação Sertão Hoje

A defesa das prerrogativas dos advogados e o enfrentamento da crise da Justiça nortearam as propostas

Quase 200 advogados baianos atenderam ao chamado de Luiz Viana para apresentar propostas à elaboração do plano de campanha à presidência da OAB Bahia, que começa em 11 de outubro. Durante três horas na noite da última terça-feira (25), num auditório lotado do Hotel Monte Pascoal, além de sugestões, os presentes, que não eram apenas de Salvador, mas também de Feira, Ilhéus, Lauro de Freitas e Barreiras, fizeram um balanço bastante positivo da gestão do pré-candidato à reeleição.

A defesa das prerrogativas dos advogados e o enfrentamento da crise da Justiça nortearam as propostas. A luta pelo piso salarial, reivindicação dos jovens advogados, foi objeto de várias manifestações. Diante da falta de competência da OAB para estabelecê-lo, foi sugerido no encontro o encaminhamento de sugestão ao governador para transformar o valor referência em piso salarial.

Calculando em 20 mil o número de jovens advogados na Bahia, Luiz Gabriel chamou atenção também para as dificuldades que esse expressivo segmento da classe vem enfrentando na atuação profissional. Ele sugeriu a criação de um sistema formal de atuação da OAB nos juizados especiais, onde se concentra grande parte desses profissionais.

Adversário na eleição anterior, Luiz Vinícius ressaltou que o grande êxito da administração de Luiz Viana foi a coragem. “Principalmente quando esteve em jogo a sociedade e a democracia, como nos casos do enfrentamento das questões do IPTU, da Taxa de Incêndio e do Cabula. Foram atitudes dessa natureza que me levaram a apoiá-lo agora”. Outro oponente do passado, Vandílson Costa também declarou apoio e elogiou o atual presidente.

“Com paixão, coragem e esperança, vamos juntos dar continuidade à construção da OAB de verdade, a da defesa das prerrogativas dos advogados e do enfrentamento da crise da Justiça, sempre guiada pelo estado democrático de direito”, afirmou Luiz Viana.

Brumado: Integrantes do TG participam de palestra sobre linguagem de sinais

Quinta / 27.08.2015

Por Redação Sertão Hoje

Os atiradores podem hoje diferenciar uma pessoa que é surda de outra com deficiência auditiva

No dia 26 de agosto, os integrantes do Tiro de Guerra 06/024 participaram de uma palestra sobre Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS), ministrada pelos professores Heleno Moura, Cinara Moura e Rodrigo. A palestra teve por objetivo inserir os atiradores no contexto social em que vivem os surdos da sociedade brumadense, quebra de paradigmas, barreiras e preconceitos, desmistificando assim, toda a falta de conhecimento sobre o assunto.

Na oportunidade os atiradores tiveram uma pequena noção do significado da linguagem de sinais e praticaram um pouco. Os atiradores podem hoje diferenciar uma pessoa que é surda de outra com deficiência auditiva. Ao final da atividade o Subtenente Paulo Souza, Chefe de Instrução, agradeceu aos palestrantes e os convidou, já utilizando a linguagem dos sinais, a participarem de um café da manhã com os atiradores.

Estado e governo federal traçam expansão de portos baianos

Quinta / 27.08.2015

Por Redação Sertão Hoje

O governo baiano prevê potencializar o Porto de Ilhéus, batizado como Porto de Malhado, com a participação da iniciativa privada (Fotos: Camila Peres)

A expansão e modernização do setor portuário na Bahia está em discussão entre o Governo do Estado e a Secretaria de Portos da Presidência da República. Na última quarta-feira (26), o planejamento estadual foi apresentado pelo governador Rui Costa ao ministro da Secretaria Nacional de Portos, Edinho Araújo, durante reunião em Brasília.

O governo baiano prevê potencializar o Porto de Ilhéus, batizado como Porto de Malhado, com a participação da iniciativa privada. Segundo o secretário da Casa Civil, Bruno Dauster, que acompanhou o governador na agenda, o porto possui limitações em decorrência de sua profundidade. “É necessário fazer uma dragagem para elevar a profundidade do cais e do canal. Assim, teremos uma situação de operação continua”, disse ele ao explicar que atualmente apenas navios de calado (altura do casco) pequeno acessam o porto e que essa intervenção seria financiada pela iniciativa privada.

O governador explicou ao ministro que o Estado da Bahia quer interligar o Porto de Malhado à Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol), durante o período de construção do Porto Sul, que também será implantado em Ilhéus. Isso ampliará significativamente a quantidade de carga operada.

Sobre o porto de Salvador ficou acordado a realização de uma licitação para a operação do terminal marítimo. “Essa era uma reivindicação do Estado. A licitação será feita imediatamente, permitindo maior conforto aos usuários de cruzeiros que vêm a Salvador e criará um novo equipamento para os trabalhadores da região do Comércio, onde passou a ter restaurantes, lojas”, explicou Dauster.

O secretário disse ainda que será lançada uma segunda licitação para a ampliação do quebra-mar do porto de Salvador, obra orçada em R$ 90 milhões, que proporcionará maior capacidade ao porto, permitindo que se opere com navios de qualquer classe de containers. "Será um avanço muito significativo para Salvador. Teremos um dos portos mais aparelhados e equipados e com melhores condições de atracação para containers no Brasil”.

Conferência Municipal da Juventude 2015 será realizada na Câmara de Brumado

Quinta / 27.08.2015

Por Eliana Costa

O evento terá como tema “As várias formas de mudar Brumado, a Bahia e o Brasil”. Participe e mude a história da educação na Capital do Minério

No próximo dia 03 de setembro estará sendo realizada na Câmara Municipal de Brumado a 2ª Conferência Municipal da Juventude de Brumado que terá como tema principal: “As várias formas de mudar Brumado, a Bahia e o Brasil”. O evento tem como objetivo principal buscar o diálogo, estimulando os jovens a participarem ativamente da vida política e social de seu município, garantindo direitos e cumprindo com deveres de cidadãos, elencando propostas para o desenvolvimento e progresso de sua nação.

Para o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, vereador Alessandro Lôbo e Silva, a realização da Conferência é um fator muito importante e contará com o apoio imprescindível do legislativo, que também trabalha efetivamente para que cada vez mais a população esteja integrada e consciente da relevância da participação e todos para que ações sejam realizadas atendendo a necessidade dos moradores de cada um dos bairros de Brumado.

“Estamos muito satisfeitos com a realização da Conferência Municipal da Juventude e como já dissemos para os membros do Conselho da Juventude, que estiveram nos visitando nas dependências da Câmara, estaremos sempre à disposição para colaborar no que for necessário, pois acreditamos que a participação ativa de nossos jovens é fundamental para que consigamos desenvolver políticas que atendem aos seus anseios, visto que são eles que nos ajudarão a construir um futuro com novos horizontes”, salientou Alessandro.

O conselheiro Fabrício de Cássio Novais Silva, que está junto com os demais membros organizando o evento ressalta que “a participação dos jovens de nossa cidade é imprescindível, pois estaremos tendo a oportunidade de expor nossas ideias e elencar propostas para o desenvolvimento de nossa cidade e também de nosso país, principalmente na educação, que é o alicerce de tudo. Agradecemos antecipadamente o apoio do legislativo brumadense, que abriu suas portas para que pudéssemos realizar a Conferência”.

Igaporã: moradores de Barra comemoram instalação de poço artesiano

Quinta / 27.08.2015

Por Samuel Gonçalves

Aproximadamente 40 famílias estão sendo beneficiadas por esta importante intervenção

A Prefeita Rosana esteve, no último dia 25, na comunidade rural de Barra, onde acompanhou a conclusão da instalação de mais um poço artesiano, o qual teve a vazão estimada em aproximadamente 16 mil litros/hora. Os moradores comemoram a benfeitoria haja vista que a comunidade sempre sofreu com a escassez de água. O mesmo também beneficiará os moradores das comunidades de Caminhão e Boa Sorte.

Para o Sr. Olinto Fernandes Alves o poço é de fundamental importância para a comunidade. “Esse poço é uma riqueza aqui pra comunidade. Agradeço primeiro a Deus e a prefeitura pela perfuração desse poço aqui. Tivemos a sorte de ter uma vasão muito boa. Estou muito satisfeito.”

Aproximadamente 40 famílias serão beneficiadas com essa importante intervenção. O poço foi interligado às residências por meio de uma rede tubular. Compromisso firmado e cumprido pela atual Administração Municipal, o Sistema de Abastecimento é fruto de investimentos de recursos próprios do município.

Para a Prefeita Rosana o novo sistema de abastecimento será essencial no enfrentamento aos efeitos da seca. “Ficamos muito satisfeitos por ter conseguido sanar a as necessidades dessas comunidades que serão beneficiadas com a conclusão desses novos sistemas de abastecimento. Em várias regiões já foram concluídos e agora aqui na comunidade da Barra. Apesar do longo período de estiagem que infelizmente grande parte do nosso estado e até mesmo o país vem enfrentando, estamos lutando para amenizar os efeitos dessa seca”, afirmou.

Charles Fernandes apresenta demandas de Guanambi a Otto Alencar e Ivana Bastos

Quinta / 27.08.2015

Por Redação Sertão Hoje

‘Nosso objetivo é sempre continuar a estabelecer e fortalecer parcerias que resultem em benefício para população’, afirmou Charles

O Prefeito de Guanambi Charles Fernandes, ao lado do Secretário Municipal de Planejamento Jairo Magalhães, participou de uma reunião muito produtiva com a Deputada Estadual Ivana Bastos e o Senador Otto Alencar, na manhã da última segunda-feira (24), em Salvador. Durante o encontro, diversos projetos e demandas do interesse de Guanambi e região pautaram o diálogo. ‘Nosso objetivo é sempre continuar a estabelecer e fortalecer parcerias que resultem em benefício para população’, afirmou Charles. Ao longo desta semana, o prefeito Charles Fernandes e equipe vêm cumprindo uma extensa agenda de reuniões e encontros institucionais em Salvador, visando alinhar e fortalecer projetos em parceria com o Governo do Estado.

Médicos residentes podem entrar em greve a partir de 24 de setembro

Quinta / 27.08.2015

Por Redação Sertão Hoje

Associação Nacional dos Médicos Residentes (ANMR) decidiu lançar o Movimento Nacional de Valorização da Residência Médica

Os cerca de 30.000 médicos residentes que atuam no SUS decidiram, em assembleia extraordinária, que entrarão em greve caso o governo não acolha as reivindicações do Movimento Nacional de Valorização da Residência Médica, que será lançado no próximo dia 27 de agosto, durante o VI Fórum Nacional de Ensino Médico, realizado pelo Conselho Federal de Medicina.

Em assembleia geral extraordinária da Associação Nacional dos Médicos Residentes (ANMR), realizada em 23 de agosto de 2015, a entidade decidiu lançar o Movimento Nacional de Valorização da Residência Médica. Hoje será realizada reunião com a Secretaria de Ensino Superior do Ministério da Educação (MEC) para informar reivindicações, que contam com nove itens.

“A situação da residência médica no país está ruim há muito tempo, mas após a Lei do Mais Médicos passou a estar progressivamente pior, pois a questão da qualidade deixou de ser considerada. Não podemos fingir que nada está acontecendo. Há vários programas de residência médica de má qualidade e o governo quer aumentar ainda mais o número de vagas sem prever as condições mínimas para uma aprendizagem de qualidade, formando profissionais deficientes, que prejudicarão o atendimento do povo brasileiro”, alerta Arthur Danila, presidente da ANMR. 

Após a promulgação da Lei do Mais Médicos nº 12.871, de 2013, a residência médica passou por transformações que comprometem profundamente sua qualidade. A situação se agrava a cada dia quando se associa o desmanche político da residência médica com o corte de verbas do SUS.

“É muito comum que recebamos diversas denúncias de residentes de todo o Brasil retratando o descaso para com sua formação, levando-se em consideração a falta de infraestrutura mínima, a ausência de preceptores que auxiliem fundamentalmente o ensino do residente, cortes orçamentários das instituições de saúde onde os programas de residência acontecem, chegando a ponto de faltar insumos básicos, como luvas, máscaras e medicamentos extremamente necessários para o atendimento à população. Não adianta o governo ficar abrindo mais e mais vagas de residência médica como está fazendo quando não consegue sequer manter um mínimo de qualidade no ensino das que já estão abertas. Precisamos de mais compromisso e responsabilidade com a saúde”, conclui Arthur.

Prefeito de Aracatu é suspeito de improbidade administrativa

Quinta / 27.08.2015

Por Redação Sertão Hoje

Sérgio Maia foi punido com uma multa no valor de R$5 mil e será denunciado ao Ministério Público Estadual

O prefeito de Aracatu, Sérgio Silveira Maia, gastou R$1.686.148,92 , o que corresponde a aproximadamente, a 18% do total gasto pela prefeitura com pessoal no exercício de 2013, na contratação de mão de obra por tempo determinado sem a realização do indispensável Processo Seletivo Simplificado. Por conta disso, na sessão do Tribunal de Contas dos Municípios, realizada no dia 25, foi punido com uma multa no valor de R$5 mil e será denunciado ao Ministério Público Estadual, que irá apurar o eventual cometimento de crime de improbidade administrativa.

Para justificar as contratações ilegais, o prefeito, em sua defesa, disse que, em função da necessidade de contratação de pessoal, buscou amparo numa lei municipal editada desde 2011, que autoriza o chefe do Poder Executivo a contratar sem o processo seletivo. Acrescentou que “o gestor tem que se valer dos instrumentos que estão à sua disposição para gerir e governar”, e que agiu conforme a legislação municipal vigente (embora flagrantemente inconstitucional) em favor das necessidades dos munícipes.

Além da multa e da denúncia ao MPE, os conselheiros do TCM determinaram ao prefeito a adoção, no prazo de 90 dias, de medidas legislativas necessárias à edição de nova lei municipal acerca da contratação de pessoal por tempo determinado, em sintonia com a Constituição Federal, após o qual findarão as contratações em curso, para que, já sob o amparo de um novo ordenamento jurídico sobre a matéria, a administração possa efetuar nova seleção de servidores a fim de atender ao excepcional interesse público. Cabe recurso da decisão.

Para Deputado Luciano Ribeiro, obras paralisadas demostram desprezo com a região Sudoeste

Quinta / 27.08.2015

Por Giselle Quintão

“A Bahia vai muito além de Salvador”, destacou Luciano

Representando a região Sudoeste da Bahia, o deputado Luciano Ribeiro usou a tribuna no dia 26 de agosto para lamentar a paralisação de obras tão importantes naquela região, tais como a Fiol – Ferrovia de Integração Oeste-Leste e o aeroporto de Vitória da Conquista. “Assistimos uma total falta de compromisso do Governo para com a região sudoeste. Um empreendimento como a da Fiol parado demonstra total falta de planejamento e de responsabilidade. Assim como o aeroporto de Vitória da Conquista que também saiu da programação das obras, após gastos 60 milhões dos 90 previstos. Só quem vive na região sabe o que representa aquele aeroporto, que atende a mais de 200 municípios. São obras essenciais para seu desenvolvimento”, avaliou o deputado Luciano Ribeiro, que convocou todos os deputados da região para, juntos, reivindicarem a atenção do governador Rui Costa para com o Sudoeste. “A Bahia vai muito além de Salvador”, destacou Luciano.

Bahia foi o único estado que ampliou investimentos em 2015

Quarta / 26.08.2015

Por Redação Sertão Hoje

Num cenário em que o investimento público registrou queda em todo o país, o governo baiano obteve crescimento de 35,5% e alcançou R$ 1,1 bilhão

De acordo com levantamento publicado pelo Jornal Valor Econômico, abrangendo 21 governos com dados disponíveis, a Bahia foi o único estado a ampliar os investimentos no primeiro semestre de 2015, em comparação com igual período de 2014. Num cenário em que o investimento público registrou queda em todo o país, o governo baiano obteve crescimento de 35,5% e alcançou R$ 1,1 bilhão.

Em entrevista ao jornal, entretanto, o secretário da Fazenda do Estado, Manoel Vitório, ponderou que não se pode considerar a situação tranquila. “O cenário não é muito estável, não está fácil”, afirmou o secretário, que enfatizou a dificuldade dos estados para conseguirem empréstimos, diante das restrições impostas pelo Tesouro Nacional em meio ao ajuste econômico em curso, o que também afeta o desempenho dos investimentos na Bahia.

O governo baiano depende de recursos de financiamento para prosseguir com os investimentos, ressaltou Manoel Vitório, lembrando que o Estado, por ter um bom perfil de endividamento, está apto a contratar novos empréstimos. “Temos condição de tomar recursos, mas o Tesouro não está liberando. Estamos segurando as obras mais estratégicas, mas há outras com risco de desmobilização do canteiro de obras”, afirmou.

Ao todo, de acordo com o levantamento do Valor, o volume de investimentos da União e dos Estados caiu R$ 22 bilhões no primeiro semestre. O jornal atribui este cenário à queda de arrecadação e à pouca margem de manobra para contingenciar as demais despesas.

Brumado: APAE realiza Semana Nacional da Pessoa com Deficiência

Quarta / 26.08.2015

Por Luís Gustavo

Várias empresas e instituições estão apoiando a realização do evento

Em busca da inclusão social das pessoas com deficiência, a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), de Brumado, está realizando a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, de 21 a 28 de agosto. O evento tem como tema central ‘Inclusão de conquista com Autonomia’, as atividades, que contam com o apoio de várias instituições e empresas do município, estão sendo realizadas na sede da própria APAE.

A programação foi iniciada na sexta-feira (21) com uma palestra proferida por profissionais do NASF e a apresentação do Coral da Escola Maria Iranildes Lôbo. Na segunda (24), os alunos da APAE realizaram uma série de apresentações culturais, foi realizada uma tarde animada com os beneficiários do CRAS Baraúnas e uma exposição dos trabalhos da Oficina Terapêutica da APAE. Nesta terça (25), os alunos do CEMNAS/COC realizaram apresentações, assim como os atletas da ASKADE (Karatê).

Nesta quarta (26), os alunos do CEEP realizam apresentações de dança e teatro; e os alunos da Escola Nice Públio vão apresentar a Dança Mamulengo. Na quinta (27), os alunos da Escola Airton Viana vão apresentar o Coral de Flautas; e os alunos das escolas Monteiro Lobato e Paulo Freire vão apresentar o Projeto Juventude e Ação (Boxe).

Encerrando a programação, na sexta-feira (28), os alunos da ENSF e Colégio Getúlio Vargas vão realizar apresentações culturais. Será realizado ainda o sorteio de prêmios, realização de brincadeiras e será servido um delicioso lanche. Várias empresas e instituições estão apoiando a realização do evento.