Sertão Hoje

Sertão Hoje

Saiba o que pode e o que não pode no dia da votação

Sábado / 14.11.2020

Por Janary Bastos Damacena, Lincoln Freitas e Luciana Bueno / Brasil 61

Em razão da Pandemia, será obrigatório o uso de máscara para que o eleitor possa entrar e permanecer na seção eleitoral. (Foto: José Cruz / Agência Brasil)

Em meio a Pandemia de Covid-19, neste domingo (15) cerca de 147 milhões de pessoas irão às urnas para definir os rumos de seu respectivo município. Por isso é necessário que toda população esteja atenta, uma vez que existem atitudes que podem ser consideradas crimes eleitorais, gerar multa ou até mesmo a prisão de quem infringir as regras.

Nestas eleições será obrigatório o uso de máscara para que o eleitor possa entrar e permanecer na seção eleitoral, conforme determinado no Plano de Segurança Sanitária do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para as Eleições Municipais de 2020.

Segundo a advogada eleitoral Carla Rodrigues, as leis especificam as condutas passíveis de serem consideradas crimes eleitorais como, por exemplo, todas as formas de propaganda no dia da votação. “É permitida a divulgação de levantamento de intenção de votos, efetivado no dia das eleições, mas aí tem um detalhe: a partir das 19h, e não o horário local. Deve-se ficar atento porque tem alguns estados com fuso horário diferente do horário de Brasília. O que não pode no dia da eleição: arregimentação de eleitor ou propaganda de boca de urna. Isso é crime eleitoral. A divulgação de qualquer espécie de propaganda de partidos políticos ou de seus candidatos. Como eu já falei anteriormente, pode continuar a propaganda que foi feita no dia anterior, mas não podem novas publicações”, explicou Rodrigues.
 

Eleições 2020: Coelba monta operação especial para garantir votação neste domingo (15)

Sábado / 14.11.2020

Por Magali Paterson

Durante todo o processo de votação e apuração a Concessionária trabalhará em regime especial de plantão para atender possíveis emergências.

A Coelba montou uma operação especial para reforçar a confiabilidade do sistema elétrico em todo o estado e prevenir eventuais transtornos no fornecimento de energia durante a realização das eleições 2020, neste domingo (15).

Durante todo o processo de votação e apuração a Concessionária trabalhará em regime especial de plantão para atender possíveis emergências. Equipes de prontidão, com cerca de 500 profissionais, entre engenheiros, técnicos e eletricistas, ficarão posicionadas estrategicamente até a publicação oficial dos resultados. O esquema especial vai garantir o atendimento, com agilidade, de qualquer possível ocorrência. Durante o dia de votação, serão evitados desligamentos programados nos locais que possam impactar o processo eleitoral. A empresa também fará acompanhamento das condições meteorológicas previstas para o domingo de votação e adotará medidas preventivas em caso de eventuais condições de tempo adversas.

A operação especial da Coelba para as Eleições 2020 incluiu também a inspeção de 153.750 km de rede em locais estratégicos e inspecionou todos os circuitos que atendem às centrais de apuração. Para facilitar a comunicação com o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), a Coelba disponibilizou um contato direto com o Centro de Operações para priorizar o acionamento das equipes e garantir a agilidade no atendimento, em caso de interrupção.

A Coelba também expediu recomendações importantes para serem realizadas nos locais de votação. A principal, é que sejam feitas revisões das instalações elétricas dos imóveis e equipamentos usados para a votação dos eleitores, para verificar:

• Se os condutores e equipamentos de proteção (disjuntor e fusível) estão dimensionados adequadamente, de acordo com a carga instalada. Em caso de necessidade de aumento da carga, é preciso providenciar a readequação das instalações e informar à Coelba pelo telefone (116);

• Se as instalações estão em bom estado de conservação, com fios sem emendas e devidamente encapados;

• Se as instalações estão devidamente aterradas, com a utilização de fio terra, de acordo com a norma da ABNT;

• Se os componentes elétricos são de boa qualidade, especialmente os equipamentos de proteção (disjuntor);

• Se os circuitos internos estão devidamente equilibrados entre as fases.

Brumado: Governador Rui Costa declara apoio à reeleição de Eduardo Vasconcelos

Sábado / 14.11.2020

Por Redação Sertão Hoje

O governador oficializou o apoio a Eduardo em vídeo publicado pelo atual prefeito de Brumado no instagram. (Foto: Conteúdo / 97NEWS)

Neste sábado (14), o governador Rui Costa (PT) declarou apoio à reeleição de Eduardo Vasconcelos (PSD) à Prefeitura de Brumado. No vídeo, postado por Eduardo em suas redes sociais, Rui agradece ao carinho dos brumadenses em suas visitas à cidade e pede para que os eleitores brumadenses votem no atual prefeito no domingo, dia 15. Confira ao final da matéria o vídeo.

• Na quinta-feira (12), o senador Jaques Wagner (PT) já havia declarado apoio a Eduardo;

Na publicação, Eduardo agradeceu o apoio do governador, destacando que “nossa força e articulação política é construída com muito esforço, trabalho e diálogo”, além de relembrar também das parcerias entre a Prefeitura de Brumado e o Governo do Estado, como a UTI do Hospital Municipal Professor Magalhães Neto e a Policlínica Regional.

• A TARDE/Potencial Pesquisa revela que Eduardo Vasconcelos tem 46% das intenções de voto;

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Eduardo Vasconcelos (@prefeito_eduardovasconcelos)

Hospital do Câncer de Caetité já está realizando exames, consultas e cirurgias

Sábado / 14.11.2020

Por Redação Sertão Hoje

A informação foi confirmada na manhã desta sexta-feira (13) pelo diretor da unidade, o médico cardiologista Almir Gonçalves. (Fotos: Divulgação)

Dois dias depois de inaugurado pelo governador Rui Costa, o Hospital do Câncer de Caetité já está realizando atendimento ambulatorial consultas, exames e cirurgias. A informação foi confirmada na manhã desta sexta-feira (13) pelo diretor da unidade, o médico cardiologista Almir Gonçalves. Ele relata que a unidade já está prestando a maior parte dos serviços previstos, com os equipamentos instalados.

• Confira aqui a entrega do Hospital do Câncer de Caetité pelo Governador Rui Costa;

“Com muita felicidade e devido aos esforços do Estado, pela Secretaria da Saúde, e da Prefeitura Municipal, muito bem conduzida por nosso prefeito atual, conseguimos hoje iniciar as nossas atividades”, afirmou o diretor médico. Já foram realizados atendimento no ambulatório, além de consultas nas especialidades de urologia, cirurgia geral e oncológica e exames com o novo tomógrafo computadorizado.

O diretor da unidade destacou ainda a importância do hospital para toda a região. Ele lembra que a população de Caetité e de toda região sudoeste passa a contar agora com a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia, que tem capacidade operacional para realizar 440 sessões de quimioterapia por mês. O Hospital do Câncer conta com 80 leitos, sendo 70 de enfermaria e dez de tratamento intensivo, além de oferecer os serviços pela rede SUS de radiografia digital, tomografia digital, laboratório, eletrocardiografia, ultrasson, ecocardiograma e endoscopia digestiva alta e baixa.

A informação foi confirmada na manhã desta sexta-feira (13) pelo diretor da unidade, o médico cardiologista Almir Gonçalves. (Fotos: Divulgação)

Brumado: Eduardo Vasconcelos tem 46% das intenções de voto, revela A TARDE/Potencial Pesquisa

Sábado / 14.11.2020

Por Rodrigo Aguiar / A TARDE

A pesquisa, registrada com o nº BA 09926/202 na Justiça Eleitoral, tem margem de erro de 4 pontos percentuais. Foram 600 entrevistas presenciais, entre 9 e 12/11.

O Candidato à reeleição à Prefeitura de Brumado, Eduardo Vasconcelos (PSB), aparece com 46,7% das intenções de voto no levantamento A TARDE/Potencial Pesquisa, divulgado neste sábado (14). Em segundo lugar, aparece Fabrício (DEM), com 31,8%. Ele é seguido por Dr. Geraldo (PP), que registra 6,2%, e Tôe Gentil (PSDB), que tem 0,5%. Responderam que não sabem em quem vão votar 10,8% dos entrevistados. Os que pretendem votar branco e nulo totalizam 3,7%.

O prefeito lidera em todas as regiões pesquisadas, porém seu desempenho nos distritos (59,5%) é superior ao registrado na sede do município (41%). A pontuação de seu principal adversário tem lógica inversa: Fabrício tem 34,5% das intenções de voto na sede e 25,9% nos distritos. No recorte por gênero, o democrata se sai melhor entre os homens (35,8%) do que entre as mulheres (28%). Já Eduardo tem a preferência de 49,2% do eleitorado feminino e 44% do masculino. Na divisão por faixas etárias, Fabrício vence apenas entre os mais jovens, que representam 13,3% do eleitorado local. No grupo entre 16 e 24 anos, o candidato do DEM tem 45%, contra 35% do chefe do Executivo municipal.

Em relação a aprovação da gestão da administração da Prefeitura, Vasconcelos faz uma administração ótima para 18,8% e boa para 37%. No entendimento de 29% dos entrevistados, a gestão municipal é regular. Classificam o trabalho do prefeito como ruim 7%; outros 7% dizem que a administração é péssima. O chefe do Executivo municipal é ainda o menos rejeitado entre os postulantes, com um índice de 35,7%. Em seguida, estão Fabrício (47,8%), Dr. Geraldo (54,5%) e Tõe Gentil (78%).

O estatístico e especialista em marketing político Zeca Martins, diretor da Potencial Pesquisa, chama a atenção para o fato de, apesar de ser rejeitado por 35% das pessoas entrevistadas, o prefeito tem a gestão reprovada por um índice muito menor (14%). “Ou seja, até quem o rejeita, dizendo que não votaria nele, não considera o governo tão ruim”, destaca.

Para o diretor da Potencial, a reeleição está “bem encaminhada”, já que, além da vantagem de aproximadamente 15 pontos percentuais e uma boa avaliação do trabalho do Executivo pelos habitantes do município, há um alto grau de definição do eleitorado em relação ao voto. Somente 10,8% dos entrevistados disseram que ainda podem mudar o voto. No entanto, no grupo que indicou voto no prefeito, esse índice é de 4,3%.

A TARDE/Potencial Pesquisa está registrada com o nº BA 09926/202 na Justiça Eleitoral. O levantamento tem margem de erro de 4 pontos percentuais. Foram 600 entrevistas presenciais, entre 9 e 12 de novembro.

Decreto que proíbe aulas na Bahia é prorrogado até 2 de dezembro

Sábado / 14.11.2020

Por Redação Sertão Hoje

O decreto ainda proíbe atividades com público superior a 200 pessoas e o recadastramento de servidores inativos e pensionistas que fazem aniversário entre março e dezembro.

O Governo do Estado decidiu prorrogar o decreto que suspende as aulas nas unidades de ensino das redes pública e privada em toda a Bahia. A prorrogação foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (14) e vale até o dia 2 de dezembro. O decreto, que venceria neste domingo (15), ainda proíbe a realização de atividades com público superior a 200 pessoas, como shows, eventos religiosos, feiras, apresentações circenses, eventos científicos e passeatas. A publicação também suspende o recadastramento de servidores inativos e pensionistas que fazem aniversário nos meses de março, abril, maio, junho, julho, agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro.

Guanambi: novos membros do Conselho Municipal de Assistência Social tomaram posse

Sexta / 13.11.2020

Por Redação Sertão Hoje

A cerimônia ocorreu, na quarta (11), no salão de eventos do Centro de Convivência do Idoso, seguindo todas as regras de distanciamento social. (Foto: Divulgação)

Na manhã desta quarta-feira, dia 11, foi realizada a posse dos novos membros do Conselho Municipal de Assistência Social de Guanambi. A cerimônia ocorreu no salão de eventos do Centro de Convivência do Idoso, seguindo todas as regras de distanciamento social em razão da Pandemia da Covid-19.

O Secretário Municipal de Assistência Social, José Francisco Cardoso de Castro Donato, desejou boas-vindas aos novos membros empossados pelo Decreto nº 899/2020 e agradeceu aos que estavam encerrando os mandatos pelo serviço prestado. Na sequência, realizou-se a eleição da nova diretoria, sendo reconduzidos a Sra. Geórgia Bezerra Araújo Freire e o Sr. Maicon Lima Santos Gusmão aos cargos de Presidente e Vice-Presidente do Conselho, respectivamente. Após a eleição, o conselho seguiu a pauta da reunião, deliberando sobre a formação das comissões temáticas e a capacitação deste conselho. Por fim, a Presidente e a Secretária Executiva, Luzilene Baliza, deram boas-vindas aos novos conselheiros e convidou a todos para o coquetel, dando como encerrado o evento.

TCM aprova contas de 2018 da Prefeitura de Serra do Ramalho

Sexta / 13.11.2020

Por Ascom / TCM-BA

O relator do parecer excluiu a multa de R$ 50.400 imputada ao prefeito Ítalo Rodrigo (na foto). No entanto, manteve-se outra multa de R$ 6 mil. (Foto: Reprodução / Estadão)

Os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA), na sessão desta quinta-feira (12), realizada por meio eletrônico, analisaram processo de pedido de reconsideração apresentado pelo prefeito de Serra do Ramalho, Ítalo Rodrigo Anunciação Silva, e reformaram o parecer sobre as contas de 2018, modificando a decisão de rejeição para aprovação com ressalvas. O conselheiro Raimundo Moreira, relator do parecer, excluiu a multa imposta de R$ 50.400, que correspondia a 30% dos subsídios anuais do gestor, vez que foi considerada sanada a irregularidade que lhe deu causa. Foi mantida, no entanto, uma outra multa, no valor de R$ 6 mil.

As contas da Prefeitura de Serra do Ramalho foram, a princípio, rejeitadas em razão da extrapolação do limite máximo para despesa com pessoal. De acordo com o relatório inicial, os gastos ao final do exercício teriam alcançado o montante de R$ 43.849.005,73, o correspondente a 55,70% da Receita Corrente Liquida, que foi de R$ 78.720.385,56. Assim, havia descumprimento do limite de 54% disposto na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Em seu pedido de reconsideração, o gestor contestou a apuração e apresentou nova documentação que desconstituiu a irregularidade sobre a extrapolação do limite das despesas com pessoal. Feita a análise dos argumentos e documentos que foram juntados, a relatoria verificou que, com a aplicação das regras da Instrução nº 03 do TCM-BA, ao final do 2º quadrimestre de 2018, as despesas com pessoal totalizaram R$ 40.154.424,76, o que corresponde a 53,92% da Receita Corrente Liquida, e não mais 54,79%. Assim, cumpriu-se a LRF e ficou sanada a irregularidade que motivou a rejeição das contas, vez que o gestor se encontra dentro do prazo legal para recondução desses gastos aos limites legais.

O conselheiro Fernando Vita apresentou voto divergente pela manutenção do parecer pela rejeição dessas contas e da multa equivalente a 30% dos subsídios anuais, mas foi vencido pela maioria dos conselheiros, que acompanhou o voto do relator. A razão é que o conselheiro não concorda com a aplicação das regras da Instrução nº 03 do TCM-BA, que permite a exclusão do cômputo dos gastos com pessoal para efeito de cálculo do limite de 54% imposto pela Lei de Responsabilidade Fiscal, das despesas dos municípios com a remuneração dos servidores que trabalham na execução dos programas federais. Assim, no seu entender, o percentual de 54% foi extrapolado, caso não aplicada a instrução.

Guanambi: Coelba comunica desligamento programado da rede elétrica para este sábado (14); confira os locais

Sexta / 13.11.2020

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. (Foto: Arquivo Sertão Hoje)

A Coelba, através do seu Departamento de Comunicação, comunica aos consumidores de Guanambi, que neste sábado, dia 14, haverá desligamento programado da rede elétrica nos bairros Brindes e no Centro da cidade.

No Centro, o desligamento ocorrerá das 7h20 às 12h, na Travessa Teixeira de Freitas e nas Ruas Tomé de Souza, Teixeira de Freitas, Morro Para, Henrique Dias, Espírito Santo, D. Pedro II, Cassimiro de Abreu, Benjamin Vieira Costa e Alto da Boa Vista.

No bairro Brindes, o desligamento ocorrerá das 13h às 16h, nas Avenidas Dr. Paulo C. de Carvalho, Sandoval Moraes, Sanitária e Senador Nilo Coelho, na Fazenda dos Gatos e nas Ruas Osvaldino Cardoso Vieira, Camerindo Pereira Costa, Q. Decio Carneiro de Araujo, Vitalizo Pires de Brito e Sandoval Moraes.

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto.

Transporte de eleitores para os locais de votação é proibido pelo TSE

Sexta / 13.11.2020

Por Agatha Gonzaga, Lincoln Freitas e Luciana Bueno / Brasil 61

O transporte irregular de eleitores é crime é tem pena de 4 a 6 anos, além de multa de R$ 200 a R$ 300, conforme o art. 302 do Código Eleitoral. (Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil)

Os eleitores que moram em áreas rurais e distantes das zonas eleitorais deverão contar com o transporte oficial credenciado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no próximo domingo (15), para ir até os locais de votação. De acordo com a Lei 6.091/74 do TSE, é vedado aos candidatos ou órgãos partidários, ou a qualquer pessoa, o fornecimento deste transporte, sob risco de responsabilização criminal.

Segundo explica o cientista político Valdir Pucci, estas características continentais do País, com municípios que chegam a ter até 1.000 km de distância entre uma ponta a outra e a concentração de zonas eleitorais em áreas urbanas, atreladas a obrigatoriedade do voto, deixam parte da população vulnerável ao fornecimento de transporte irregular por parte de candidatos e partidos. “Já foi objeto de estudo na história brasileira o transporte irregular de eleitores para que eles pudessem votar. As pessoas ou os interessados, cabos eleitorais e até o próprio candidato ofereciam um transporte gratuito a estes cidadãos para suas seções para que cumprissem a obrigatoriedade do voto, desde que a moeda de troca desse transporte fosse o voto na pessoa que estava providenciando essa ida à seção eleitoral”, explica.

Para solucionar este problema, a Justiça Eleitoral determina por meio da Lei que os transportes da união devem ficar à disposição do processo eleitoral neste dia, conforme explica o advogado eleitoral Ariel Sangaletti. “A Lei é clara ao dizer que o transporte terrestre, aquático e aéreo de propriedade da União, Estados e Municípios devem estar à disposição da Justiça Eleitoral, com a ressalva dos militares. Lembrando que os veículos das instituições ditas essenciais para a sociedade, como saúde e segurança pública não poderão ser utilizados, justamente para garantir o efetivo funcionamento do controle social.”
 

Brumado: Senador Jaques Wagner (PT) declara apoio a Eduardo Vasconcelos

Sexta / 13.11.2020

Por Redação Sertão Hoje

“Todos sabem que Eduardo é um homem sério trabalhador já trabalhei como governador com ele e já fez muito por Brumado”, disse o senador. (Foto: Kauê Souza/Achei Sudoeste)

Nesta quinta-feira (12), o Senador Jaques Wagner (PT) declarou apoio à reeleição do prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB). “Amigos e amigas de Brumado. A política tem dessas coisas, domingo [dia 15] tá chegando, é o dia da eleição, é o dia que você com seu voto escolhe o destino e o futuro da nossa querida Brumado. Com a desistência do outro candidato eu não poderia deixar de vir até vocês. Com isso declaro o meu apoio para Eduardo Vasconcelos. Todos sabem que Eduardo é um homem sério trabalhador já trabalhei como governador com ele e já fez muito por Brumado”, disse Jaques Wagner, em vídeo publicado por Eduardo Vasconcelos em suas redes sociais. Confira o vídeo ao final da matéria.

Na publicação, Eduardo agradece o Senador pelo apoio, dizendo que “nosso trabalho é reconhecido, é testado e aprovado. Nossa força política é consolidada em um longo e cuidadoso processo de articulação, muito trabalho, honestidade, compromisso e realizações. Por isso chegam os reconhecimentos e apoios. Agradecemos muito ao Senador @jaqueswagner pela mensagem e por estar junto conosco nesta caminhada da vitória. Brumado”.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Eduardo Vasconcelos (@prefeito_eduardovasconcelos)

Construção da Ponte Salvador-Itaparica deve começar em um ano; cerca de 8 mil novos empregos serão gerados

Sexta / 13.11.2020

Por Redação Sertão Hoje

Com 12,4km de extensão, a ponte terá investimento de R$ 5,4 bilhões e aporte do Estado de R$ 1,5 bilhão, via PPP. (Fotos: Mateus Pereira e Carol Garcia / GOV-BA)

O contrato definitivo para a construção da Ponte Salvador-Itaparica foi assinado, na manhã desta quinta-feira (12), pelo Governo da Bahia e pelo consórcio chinês vencedor da licitação. A previsão é que o equipamento entre em operação em cinco anos, já que as empresas China Communications Construction Company (CCCC Ltd), CCCC South America Regional Company (CCCCSA) e China Railway 20 Bureau Group Corporation (CR20) terão um ano para desenvolver o projeto e obter as licenças e outros quatro para executar a obra. Com 12,4km de extensão, o equipamento terá investimento de R$ 5,4 bilhões e aporte do Estado de R$ 1,5 bilhão, via parceria público-privada (PPP).

Durante a cerimônia, realizada no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, o governador Rui Costa destacou a importância da construção do equipamento. "É o maior investimento, em alguns anos, de um grupo chinês no Brasil. Com muito orgulho chegamos a este momento de assinar o contrato com grupo de um país que muito investe em pesquisa e tecnologia. Nossa engenharia vai colocar em prática novas formas tecnológicas de construção de ponte que nunca foram utilizadas antes na engenharia brasileira", afirmou o governador Rui Costa.

Porta-voz do consórcio chinês, o empresário Lin Li reforça a expertise das empresas que ficarão responsáveis pela obra. "As acionistas do consórcio são as maiores empresas do mundo no segmento de construção e infraestrutura e temos confiança que temos experiência suficiente para executar bem uma obra como a Ponte Salvador-Itaparica", enfatizou.

O secretário do Desenvolvimento e vice-governador do Estado, João Leão, ressalta o poder de aproximação do equipamento, principalmente quando se trata de municípios situados ao Sul baiano. "Para se ter uma ideia, o município de Belmonte ficará 283km mais perto da capital. Esta ponte é um marco no desenvolvimento da Bahia", celebrou.
 

Com 12,4km de extensão, a ponte terá investimento de R$ 5,4 bilhões e aporte do Estado de R$ 1,5 bilhão, via PPP. (Fotos: Mateus Pereira e Carol Garcia / GOV-BA)

Mega-Sena acumulada pode pagar R$ 40 milhões neste sábado (14)

Sexta / 13.11.2020

Por Redação Sertão Hoje

As apostas podem ser feitas até as 19h do dia do sorteio nas lotéricas de todo o país, pelo portal Loterias CAIXA e pelo app Loterias CAIXA. O valor de uma aposta simples é de R$ 4,50.

Acumulada, a Mega-Sena pode pagar neste sábado (14) prêmio estimado em R$ 40 milhões. O sorteio do concurso 2.318 será realizado às 20h no Espaço Loterias CAIXA, localizado no Terminal Rodoviário Tietê, em São Paulo (SP).  As apostas podem ser feitas até as 19h do dia do sorteio nas lotéricas de todo o país, pelo portal Loterias CAIXA e pelo app Loterias CAIXA, disponível para usuários da plataforma iOS. Para jogar na Mega-Sena, os clientes da CAIXA também podem fazer as apostas pelo Internet Banking CAIXA.

Caso apenas um ganhador leve o prêmio da Mega e aplique todo o valor na Poupança da CAIXA, receberá R$ 46,3 mil no primeiro mês de aplicação. Se o ganhador optar por investir no transporte de cargas, poderá adquirir 130 caminhões zero quilômetro a um custo de R$ 307,6 mil, cada. O valor de uma aposta simples na Mega-Sena é de R$ 4,50.

Mucugê: Dona Ana lidera intenções de voto para prefeitura, aponta BN / Séculus Pesquisa

Quinta / 12.11.2020

Por Redação Sertão Hoje

O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral sob o nº BA-05644/2020. Ao todo, 563 eleitores foram entrevistados entre os dias 5 e 6 de novembro.

O Bahia Notícias (BN) divulgou, nesta quinta-feira (12), pesquisa de intenções de voto para o cargo de prefeito de Mucugê. O levantamento, realizado pela Séculus Análise e Pesquisa e registrado na Justiça Eleitoral sob o nº BA-05644/2020, ouviu 563 eleitores entre os dias 5 e 6 de novembro de 2020. O intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 4 pontos percentuais.

No cenário espontâneo, em que os eleitores respondem em quem votariam para prefeito sem que sejam dadas opções, Dona Ana tem um índice de intenções de voto de 49,12%. O segundo colocado é o atual prefeito Manoel com 23,98%. Seguido por Núbia que tem 5,26%. Os eleitores que não escolheram nenhum são 8,48%, não souberam 10,82% e não opinaram 2,34%.

Na pesquisa estimulada, que os eleitores apontam em quem votam a partir de opções apresentadas pelo pesquisadores, os dados mostram Dona Ana na frente com 49,42%. Manoel Luz tem 24,27% e Núbia de Zé Sacerdote 5,56%. Os demais não escolheram nenhum (5,85%), não souberam (12,28%) e não responderam (2,63%).

A pesquisa BN/Séculus também levantou dados sobre a avaliação da população de Mucugê sobre a gestão do atual prefeito, Manoel Luz. Para 28,95% a administração é "péssima" e para 22,22% "ruim". O índide dos que consideram "regular" é de 23,68%. A gestão é boa para 13,45% e ótima para 8,48%. 3,22% não opinaram.

Lagoa Real: envolvidos na divulgação de pesquisa fraudulenta são condenados a se retratar pela Justiça Eleitoral

Quinta / 12.11.2020

Por A TARDE

De acordo com o juiz, a pesquisa não foi registrada perante à Justiça Eleitoral, configurando grave violação à legislação pertinente. (Foto: Reprodução / A TARDE)

O juiz Eduardo das Neves Brito, da 63ª Zona Eleitoral, determinou que as pessoas que divulgaram pesquisa falsa/fraudulenta no município de Lagoa Real, em favor de Pedro Cardoso (MDB), se retratem, sob pena de pagamento de multa de R$ 5 mil por dia de descumprimento.

A representação foi apresentada pela coligação “Liberdade, Dignidade e Competência” em face de Renata Dias dos Santos, Anderson Almeida da Silva, Laiza da Silva Dias, Adriano Dias Castro, Manoel Brasil Carvalho, Leonardo Dias Cardoso, Anderson Januário Brito Dantas, Ícaro Rodrigo Gerino Teixeira, Luciomar Teixeira Lacerda, Ronei Oliveira Costa, Fraciele Diany Aguiar Santos, Joice Mirelle Costa, Cristiane Almeida Teixeira e Debora Nunes Dantas.

De acordo com o juiz, a pesquisa não foi registrada perante à Justiça Eleitoral, configurando grave violação à legislação pertinente. O magistrado considerou, também, que a prática compreende dano ao equilíbrio do pleito eleitoral, pois a divulgação de suposta vitória de um candidato poderá induzir eleitores desinformados a exercer o voto com base em tais parâmetros, além de constituir prática de propagação de fake news. “Isto posto, concedo a liminar suscitada e determino, em consequência, que os representados retratem-se nas redes sociais Facebook, Instagram, bem como no WhatsApp, declarando que divulgaram pesquisa falsa”, sentenciou.