Sertão Hoje

Sertão Hoje

Apicultores de Brotas de Macaúbas inauguram casa de mel com venda da primeira safra

Terça / 12.01.2021

Por Redação Sertão Hoje

A primeira carga, de 10 toneladas, foi enviada diretamente para o entreposto de mel da Coopamesf, em Ibotirama. (Foto: Divulgação / SDR/CAR)

Os agricultores familiares da Associação dos Apicultores do Vale do Riacho Grande (AAPIVARG), do município de Brotas de Macaúbas, estão comemorando a inauguração da Unidade de Processamento dos Produtos das Abelhas com a colheita de mel da Safra 2020/2021. A primeira carga da produção, de 10 toneladas de mel, foi enviada diretamente para o entreposto de mel da Cooperativa Agropecuária dos Agricultores e Apicultores do Médio São Francisco (Coopamesf), localizada em Ibotirama, que atua no Território Velho Chico com a organização da padronização, regularização de estoque, comercialização e produção dos núcleos de associações vinculadas, com a integração de políticas públicas.

A unidade de mel AAPIVARG foi implantada pelo Governo do Estado, por meio do projeto Bahia Produtiva, com o investimento de R$ 623,1 mil, e atende diretamente a 50 famílias. Foram entregues ainda kits de produção apícola, compostos por 500 colmeias, 50 equipamentos de proteção individual, 500kg de cera alveolada, entre outros utensílios, além da criação de identidade visual, marca, embalagem, impressão de rótulos, que visam o acesso ao mercado. A AAPIVARG tem como principais atividades a recepção das melgueiras, processamento, padronização e comercialização da produção dos apicultores do município de Serra do Ramalho. Atualmente, a Associação comercializa mel a granel para exportação, via parceiros dos outros estados, e bisnaga de 500 g e 1 kg. Com a parceria da Coopamesf, a expectativa é aumentar o mix dos produtos com a bisnaga de 250 gramas e sachês de 10 e 5g.

Rui Costa anuncia nome do novo Comandante-Geral da PM-BA

Terça / 12.01.2021

Por Redação Sertão Hoje

O Coronel PM-BA Paulo Coutinho estava no posto de comandante de policiamento na Riesp, em Salvador. (Foto: Divulgação / Secom Gov-BA)

O governador Rui Costa (PT) anunciou, na noite dessa segunda-feira (22), a nomeação do Coronel PM-BA Paulo Coutinho para ser o novo comandante-geral da Polícia Militar da Bahia (PM-BA). A nomeação foi publicada na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (12). O Coronel PM-BA Paulo Coutinho estava no posto de comandante de policiamento na Região Integrada de Segurança Pública Central (Riesp), em Salvador.

“Quero agradecer toda a dedicação, trabalho e o empenho do Coronel Anselmo Brandão, que comandou a PM nos últimos seis anos. Amanhã [dia 12], será publicada a nomeação e, na quarta [dia 13], faremos a transmissão do cargo. Seguiremos trabalhando firme, trabalhando duro para perseguir e alcançar nossas metas e melhores indicadores para a segurança pública do nosso estado”, comentou Rui Costa em vídeo divulgado em suas redes sociais – confira abaixo.

Paulo Coutinho, que é natural de Recife, capital de Pernambuco, ingressou na Polícia Militar da Bahia em 1986. De lá para cá, passou por diversas companhias e batalhões, comandando, inclusive, o Batalhão de Operações Especiais (Bope). Concluiu cursos de especialização e pós-graduação na área de Segurança Pública.

Bahia registra 915 novos casos e 29 mortes pela Covid-19 nessa segunda-feira (11)

Terça / 12.01.2021

Por Redação Sertão Hoje

Dos 513.756 casos confirmados, 497.735 já são considerados recuperados, 6.568 encontram-se ativos e 9.453 vieram a óbito, representando uma letalidade de 1,84%.

Nessa segunda-feira (11), a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) registrou 915 novos casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,2%), 1.193 recuperados (+0,2%) e 29 mortes (+0,3). Dos 513.756 casos confirmados desde o início da pandemia, 497.735 já são considerados recuperados, 6.568 encontram-se ativos e 9.453 vieram a óbito, representando uma letalidade de 1,84%. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 898.105 casos descartados e 123.632 em investigação. Ao todo, 37.713 profissionais da saúde da Bahia já foram infectados pelo novo Coronavírus (SARS-COV-2), causador da Covid-19.

• Os óbitos registrados nessa segunda-feira, dia 11, ocorreram nas seguintes datas:

Dentre os óbitos, 56,49% ocorreram no sexo masculino e 43,51% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 55,04% corresponderam à parda, seguidos por branca com 19,25%, preta com 14,68%, amarela com 0,66%, indígena com 0,13% e não há informação em 10,24% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 70,89%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (73,62%).

Inscrições do ProUni começam nesta terça (12)

Segunda / 11.01.2021

Por Redação Sertão Hoje

As inscrições podem ser feitas no portal prouniportal.mec.gov.br/ até essa sexta-feira, dia 15. Confira ao final da matéria o calendário.

Começam nesta terça-feira, dia 12, as inscrições para o Programa Universidade Para Todos (ProUni), que oferta bolsas de estudo em instituições privadas do ensino superior. As inscrições podem ser feitas no portal prouniportal.mec.gov.br/ até a sexta-feira, dia 15. Confira abaixo calendário.

Os interessados podem utilizar as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 e 2020, sendo que esse último após anúncio do Ministério da Educação (MEC) sobre a abertura de uma nova edição do ProUni prevista para ocorrer em abril. Para concorrer às bolsas integrais, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até 3 salários mínimos por pessoa. Somente poderá se inscrever no Prouni o estudante brasileiro que não possua diploma de curso superior e que tenha participado do Enem mais recente e obtido, no mínimo, 450 pontos de média das notas. Além disso, o estudante não pode ter tirado zero na redação.

Calendário do ProUni:

• 12 a 15 de janeiro - Inscrição do ProUni;
• 19 de janeiro - Resultado da 1ª chamada do ProUni;
• 1º de fevereiro - Resultado da 2ª chamada do ProUni; 
• 18 e 19 de fevereiro - Inscrição na lista de espera do ProUni;
• 22 de fevereiro - Resultado da lista de espera do ProUni;
• Abril - Nova chamada, mas ainda sem data definida.

Brumado: cidadãos podem participar da Consulta Pública sobre o retorno das aulas presenciais na rede municipal até essa terça (12)

Segunda / 11.01.2021

Por Por Redação Sertão Hoje

Os documentos foram elaborados pela Secretaria de Educação com contribuições do MP-BA e do Conselho Municipal de Educação. A Consulta estará disponível até o dia 12. (Foto: UPB)

Na última quinta-feira (07), a Prefeitura de Brumado, através da Secretaria Municipal de Educação, publicou Consulta Pública aos brumadenses sobre o retorno das aulas presenciais da rede municipal de educação que estão suspensas devido à pandemia de Covid-19. O Governo do Estado prorrogou a suspensão até o dia 15. Os documentos foram elaborados com contribuições do Ministério Público Estadual (MP-BA) e do Conselho Municipal de Educação. A Consulta estará disponível até amanhã, terça-feira, dia 12.

• Clique aqui e confira os documentos e participe da Consulta Pública;

Segundo a Prefeitura, a Consulta Pública “fornecerá subsídios para a retomada das aulas presenciais, além de parâmetros para dimensionar os ajustes das unidades de ensino aos protocolos de segurança, bem como para a preparação de logística de transporte e alimentação.”

Brumado: profissionais da rede de educação recebem treinamento para o retorno das aulas presenciais

Segunda / 11.01.2021

Por Redação Sertão Hoje

As aulas estão suspensas devido à pandemia de Covid-19. O Governo do Estado prorrogou a suspensão até o dia 15. (Foto: Lay Amorim / Achei Sudoeste)

Os professores, diretores, vice-diretores, coordenadores e colaboradores da rede de ensino de Brumado estão passando por treinamento de biossegurança para retomadas das aulas presenciais na cidade, que estão suspensas devido à pandemia de Covid-19. O Governo do Estado prorrogou a suspensão até o dia 15.

• Na última quinta (07), a Prefeitura de Brumado divulgou Consulta Pública sobre o retorno das aulas presenciais na rede municipal;

O curso visa transmitir aos profissionais os principais riscos inerentes à função e como se proteger diante dos riscos após a retomada das aulas nas escolas, como, por exemplo, deverá ser feito o processo de higienização das mãos, o distanciamento social e o uso da máscara e dos demais equipamentos de segurança. “Essas orientações visam diminuir probabilidades com base em cada realidade e ambiente específico. O treinamento é o mesmo com relação à biossegurança e a proteção usada nas indústrias e empresas. Agora, com a pandemia, não podemos deixar de fora os trabalhadores da Educação”, destacou o técnico de segurança que está ministrando o curso, Fabiano Rocha, complementando ainda que a atividade está seguindo o protocolo de segurança e que, com o suporte de recursos necessários, as aulas poderão ser retomadas nas escolas. As informações são do Achei Sudoeste.

Prazo para eleitor justificar ausência no 1º turno acaba nesta semana

Segunda / 11.01.2021

Por Redação Sertão Hoje

Para quem faltou ao 2º turno o prazo limite é 28 de janeiro. (Foto: Bahia Notícias)

Acaba nessa quinta-feira, dia 14, o prazo para o eleitor que não votou e não justificou a ausência no primeiro turno das Eleições Municipais de 2020 realizar o procedimento e ficar em dia com a Justiça Eleitoral. Para quem faltou ao 2º turno o prazo limite é 28 de janeiro. Caso a justificativa não seja feita, será preciso pagar uma multa. Quem não regularizar a situação pode ficar sujeito a restrições.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recomenda que a justificativa seja feita, preferencialmente, por meio do aplicativo e-Título. É possível ainda realizar o procedimento pela internet, por meio do Sistema Justifica ou ainda de modo presencial, no Cartório Eleitoral. Em qualquer um dos casos, o eleitor precisará preencher um Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE), descrevendo por que não votou. O TSE pede que seja anexada documentação que comprove a razão da falta.

PM prende criminoso com cartões clonados e drogas em Vitória da Conquista

Segunda / 11.01.2021

Por Redação Sertão Hoje

O indivíduo e os materiais foram conduzidos para o Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep) de Vitória da Conquista. (Foto: Divulgação / SSP-BA)

Denúncias de venda de drogas, em Vitória da Conquista, ajudaram equipes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Sudoeste a localizarem um traficante, na tarde da última quinta-feira (07).

Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), com a chegada das guarnições, o traficante tentou fugir pelos fundos de um imóvel, mas foi alcançado. "Importante ação contra esse indivíduo, conhecido por aplicar vários golpes na região", destacou o comandante da Cipe Sudoeste, Major PM Marcos Paulo Moreira Gonzaga. Ao todo, com o criminoso foram encontrados 36 porções de cocaínas, 28 cartões bancários, nove trouxas de maconha, 13 celulares, 2 máquinas para leitura de cartão e 1 caderno com anotações do tráfico. O indivíduo e os materiais foram conduzidos para o Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep) de Vitória da Conquista.

Brumado: aos 78 anos, ex-vereador Osmar de Souza Moura faleceu nesse domingo (10)

Segunda / 11.01.2021

Por Redação Sertão Hoje

Osmar estava internado na UTI do Hospital Municipal Professor Magalhães Neto após ter sofrido um AVC. (Foto: Reprodução / Facebook)

Na manhã desse domingo, dia 10, por volta das 08h30m, o ex-vereador de Brumado durante a década de 1980, aos 78 anos de idade, Osmar de Souza Moura veio a óbito. Osmar estava internado na UTI do Hospital Municipal Professor Magalhães Neto após ter sofrido um AVC.

O corpo está sendo velado nessa segunda-feira, dia 11, desde às 8h30, na sede da Câmara Municipal de Vereadores de Brumado. Em seguida, o cortejo partirá para a Comunidade do Capote, na região de Ubiraçaba, onde será realizado o sepultamento. As informações são do Brumado Urgente.

Bahia registra 1.649 novos casos e 32 mortes pela Covid-19 nesse domingo (10)

Segunda / 11.01.2021

Por Redação Sertão Hoje

Dos 512.841 casos confirmados, 496.542 já são considerados recuperados, 6.875 encontram-se ativos e 9.424 vieram a óbito, representando uma letalidade de 1,84%.

Nesse último domingo (10), a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) registrou 1.649 novos casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,3%), 1.570 recuperados (+0,3%) e 32 mortes (+0,34). Dos 512.841 casos confirmados desde o início da pandemia, 496.542 já são considerados recuperados, 6.875 encontram-se ativos e 9.424 vieram a óbito, representando uma letalidade de 1,84%. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 902.102 casos descartados e 121.681 em investigação. Ao todo, 37.642 profissionais da saúde da Bahia já foram infectados pelo novo Coronavírus (SARS-COV-2), causador da Covid-19.

• Os óbitos registrados nesse domingo, dia 10, ocorreram nas seguintes datas:

Dentre os óbitos, 56,48% ocorreram no sexo masculino e 43,52% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 55,03% corresponderam à parda, seguidos por branca com 19,26%, preta com 14,71%, amarela com 0,66%, indígena com 0,13% e não há informação em 10,22% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 70,85%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (73,61%).

Brumado: Coelba comunica desligamento programado da rede elétrica para a próxima quarta-feira, dia 13; confira os locais

Domingo / 10.01.2021

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. (Foto: Arquivo Sertão Hoje)

A Coelba, através do seu Departamento de Comunicação, comunica aos consumidores de Brumado, que na próxima quarta-feira, dia 13, haverá desligamento programado da rede elétrica, das 9h às 15h. A medida afetará a Fazenda Lagoa da Velha e o Povoado Ariri, localizados na zona rural.

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto.

2ª Onda: Bahia teve mais mortes por Covid-19 em dezembro do que em outubro de 2020

Domingo / 10.01.2021

Por Redação Sertão Hoje

O levantamento foi realizado pelo Bahia Notícias utilizando os dados divulgados pela Sesab. (Foto: Reprodução / Estadão Conteúdo)

A Bahia registrou mais mortes por Covid-19 em dezembro do que nos 2 meses anteriores, o que mostra o resultado da 2ª onda de contaminação no estado. Em dezembro, 747 pessoas perderam a vida para o novo Coronavírus (SARS-COV-2), causador da Covid-19, em outubro foram 670 e 593 em novembro.

Esses números podem aumentar devido a um atraso nas notificações de óbitos. Entre 1º e 8 de janeiro, foram confirmadas 135 mortes no mês passado. O levantamento foi realizado pelo Bahia Notícias utilizando os dados divulgados pela Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab).

Da UTI, Herzem Gusmão toma posse para 2º mandato como prefeito de Vitória da Conquista

Domingo / 10.01.2021

Por Redação Sertão Hoje

Herzem foi reeleito no último pleito, realizado em 15 de novembro de 2020, com 54% dos votos válidos no 2º turno, o que equivale a 97.364 votos. (Foto: Blog do Anderson)

O prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão (MDB), tomou posse nesta sexta-feira (08) para o seu 2º mandato. No dia 1º de janeiro, a vice-prefeita Sheila Lemos foi empossada temporariamente. Herzem foi reeleito no último pleito, realizado em 15 de novembro de 2020, com 54% dos votos válidos no 2º turno, o que equivale a 97.364 votos.

Ainda internado na UTI do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo (SP), Herzem repetiu, com voz embargada, o juramento, lido pelo presidente da Câmara de Vereadores, Luis Carlos Batista, e em seguida prestou agradecimentos a Deus, ao povo de Vitória da Conquista e aos presentes na cerimônia.

Herzem Gusmão tem 72 anos e foi diagnosticado com Covid-19 no começo de dezembro. No dia 18, ele foi internado no Hospital Samur, em Vitória da Conquista, e de lá foi transferido, no dia 1º de janeiro, para o Hospital Sírio Libanês, onde deu entrada na UTI.

• Confira abaixo o vídeo da cerimônia de posse disponibilizado pelo Blog do Anderson:

Aracatu: Juiz suspende a convocação dos aprovados no Concurso Público de 2019

Sábado / 09.01.2021

Por Redação Sertão Hoje

O magistrado acatou a tese de que o certame estaria violando a Constituição e a Lei de Responsabilidade Fiscal. (Foto: Brumado Urgente)

Nessa quinta-feira (07), o Juiz Dr. Genivaldo Guimarães suspendeu as ações do certame público nº 001/2019, realizado pela Prefeitura de Aracatu, o qual os aprovados deveriam ter sido empossados logo após as eleições de 2020. Em liminar, o magistrado acatou a tese de Salvador José Pinheiro, autor da Ação Popular contra o ex-prefeito Sérgio Oliveira Maia, de que o certame estaria violando a Constituição e a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Segundo a Ação Popular, que pede a anulação do certame, a conduta do ex-prefeito causará aumento significativo de despesa e “inchaço” da folha de pagamento de pessoal para os próximos anos, em período legalmente vedado. O autor da ação também destaca que os repasses do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) foram reduzidos em praticamente todos os Municípios brasileiros, não sendo diferente em Aracatu.

Na decisão, o Juiz Genivaldo Guimarães diz que “Evidente que sua conduta onera o Município”, referindo-se ao ex-prefeito, já que ele não esclareceu o motivo da convocação “emergencial” dos aprovados no certame e do cadastro reserva - inclusive a de dezenas de professores, mesmo diante da pandemia de Covid-19 que obrigou o fechamento das escolas e a suspensão das aulas presenciais - após as eleições municipais, na qual a candidata adversária, a agora prefeita Braulina Lima, venceu. O juiz ressalta ainda que o ex-prefeito não provou a existência de vagas e de dotação orçamentária, além de destacar que “Mera declaração de funcionária subordinada ao então prefeito não basta à comprovação de suas alegações.” Confia abaixo, no ‘leia mais’, a decisão na íntegra.
.

Guanambi: prefeito Nilo Coelho autoriza estudo de áreas para elaboração de projeto para o Ceasa

Sábado / 09.01.2021

Por Redação Sertão Hoje

3 áreas localizadas no anel rodoviário, que totalizam mais de 3 ha, estão sendo analisadas, e após aprovação por técnicos, será pensado a elaboração do projeto completo.

O prefeito Nilo Coelho (DEM) determinou ao secretário municipal de Infraestrutura, Michel Macedo, a elaboração de estudo de áreas na cidade, para a elaboração de projeto da Central de Abastecimento de Guanambi (Ceasa). Segundo o prefeito, essa é uma demanda prioritária da cidade, e o estudo e escolha da área é o pontapé inicial, com o suporte de profissionais especializados.

De acordo com o secretário, ao todo, três áreas localizadas no anel rodoviário, que totalizam mais de 3 hectares, estão sendo analisadas em vários aspectos, e após aprovação por técnicos, como engenheiro civil sanitário, será pensado a elaboração do projeto completo. Com o estrangulamento da Feira Livre e do Mercado Municipal, o setor de atacado de hortifruti ganhou nesta semana, uma intervenção do poder público, para melhor atender a população.