Sertão Hoje

Sertão Hoje

Sudesb libera material esportivo para Brumado atendendo pleito do vereador Rey de Domingão

Segunda / 14.08.2017

Por Eliana Costa

o Sr. Everaldo Augusto destacou a importância de se prestigiar o esporte em todas as suas áreas, por ser uma das formas mais eficaz de se promover a inclusão social.

Na manhã desta quinta-feira, 10 de agosto, cumprindo agenda de compromissos em Salvador, o presidente da Câmara de Brumado, Léo Vasconcelos, acompanhado do vereador Rey de Domingão, o assessor parlamentar Carlos Amorim e o Superintendente da Secretaria de Agricultura, Guilherme Bonfim estiveram na Sudesb (Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia), quando foram recebidos pelo diretor esportivo, Everaldo Augusto. O motivo da audiência se deu a fim de solicitar a liberação de material esportivo para os desportistas de Brumado, área que tem recebido uma atenção especial por Rey de Domingão. Bastante solícito o Sr. Everaldo Augusto destacou a importância de se prestigiar o esporte em todas as suas áreas, por ser uma das formas mais eficaz de se promover a inclusão social.  O vereador Rey de Domingão agradeceu a Sudesb pela liberação do material solicitado através de seu mandato parlamentar, enfatizando que atenderá a um grande número de pessoas ligadas ao esporte. Estendeu os agradecimentos ao Superintende da Secretaria de Agricultura, Guilherme Bonfim, pelo compromisso com Brumado, assim como ao presidente do legislativo brumadense, Léo Vasconcelos. 

Governo de Guajeru coloca em prática ações voltadas para o fortalecimento da Agricultura Familiar

Segunda / 14.08.2017

Por Aloísio Costa

Gil destacou o empenho na busca de benefícios e parcerias, seja com o governo estadual ou federal. (Fotos: ASCOM/Governo de Guajeru)

Em evento realizado na última segunda-feira (07) o Governo de Guajeru, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SEAMA), colocou em prática ações que tiveram como foco o fortalecimento da Agricultura Familiar do município e valorização do produtor rural. Em uma agenda que se estendeu por toda manhã, o prefeito Gil Rocha entregou um novo trator agrícola, inaugurou o SEMAF (Serviço Municipal de Apoio à Agricultura Familiar) e as novas instalações da SEAMA. O ato oficial aconteceu na Praça Deoclides Pereira Dias e contou com a presença do Deputado Estadual e Secretário de Agricultura do Estado da Bahia, Vítor Bonfim, do Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Izaias Rodrigues, do Superintende de Agricultura Familiar (SUAF) da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia, Marcelo Matos, do Gerente Regional da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Antônio Gomes da Silva Neto (Netinho), do coordenador da BAHIATER no SETAF do sudoeste baiano, Roque Guimarães, da Presidente da COODELEITE, Angélica Meira Silva, do Presidente da Associação de Extrema, Sr. Joaquim e do Presidente da Rede Gavião, Gilberto Neri, bem como representes de associações, sindicatos e do poder executivo e legislativo municipal e lideranças políticas locais.

Em sua fala, Gil Rocha destacou o empenho da gestão na busca constante de benefícios e parcerias, seja com o governo estadual ou federal, tendo sempre o objetivo de fortalecer e dar melhores condições de trabalho ao produtor rural do município. “Pelas dificuldades financeiras enfrentadas pelo município as ações vêm acontecendo dentro da velocidade permitida e não com a velocidade que gostaríamos, mas hoje estamos aqui celebrando mais estas conquistas e voltando o nosso olhar para a Agricultura Familiar, aumentando e acrescentando as ações em prol do homem e da mulher do campo com a reestruturação da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e a nomeação do Izaias que é, sem dúvida, um grande profissional e já tem demonstrado isso e toda sua equipe que dará, a partir de agora, uma maior assistência e suporte aos agricultores do nosso município. Também estamos entregando um novo trator agrícola com implementos que servirá a toda comunidade e instalando aqui em, Guajeru os serviços do SEMAF.”

O prefeito Gil Rocha entregou um novo trator agrícola, inaugurou o SEMAF (Serviço Municipal de Apoio à Agricultura Familiar) e as novas instalações da SEAMA.

Magnesita cresce 14% em receita no primeiro semestre de 2017

Segunda / 14.08.2017

Por Redação Sertão Hoje

Magnesita e RHI anunciaram suas intenções de combinar suas operações.

A Magnesita Refratários S.A., líder global em soluções refratárias e minerais industriais, registrou no primeiro semestre de 2017, receita líquida consolidada de US$ 552 milhões, um crescimento de 14% em relação ao primeiro semestre de 2016 (1S16). A evolução ocorreu principalmente em razão do desempenho positivo das vendas para a siderurgia, que cresceram 10,3% nesse período. O recorde nas vendas de DBM (Dead burned magnesia ou sinter de magnesita), que cresceram 153% ano-contra- ano, também ajuda a explicar o bom resultado.

Além do desempenho financeiro positivo no semestre, houve avanços importantes na transação divulgada em outubro/16, em que Magnesita e RHI anunciaram suas intenções de combinar suas operações. Em 28 de junho de 2017, a autoridade antitruste europeia, Comissão Europeia aprovou a transação e em 11 de julho, a autoridade antitruste do Brasil, Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), também deu aval, de forma que a transação obteve todas as aprovações antitrustes obrigatórias. Por fim, em 4 de agosto, a transação foi aprovada pelos acionistas da RHI, em Assembleia realizada em Viena, capital da Áustria. O próximo passo necessário para concluir o negócio é a listagem da RHI Magnesita no principal mercado da Bolsa de Valores de Londres, esperada para o quarto trimestre de 2017. “Estamos confiantes de que vamos completar a transação para criar uma empresa líder de soluções refratárias até o fim do ano”, afirma Octavio Pereira Lopes, presidente do Conselho de Administração da Magnesita.

Grupamento resolve furtos de cancelas na zona rural de Guanambi, Iuiu e Malhada

Segunda / 14.08.2017

Por Redação Sertão Hoje

Foram conduzidos Josiel Xavier Cruz e Elielson Castro Magalhães, os dois com 28 anos e o ultimo com passagem registrada, Art. 157.

Por determinação do Comandante, o Grupamento de Unidades (GU), formado pela PM-BA, CPR-SO, CIPT-SO e RONDESP, se deslocou para os municípios de Guanambi, Iuiu e Malhada para investigar furtos de cancelas e longarinas em propriedades da zona rural. Ao chegar ao local onde ocorreram os furtos foi constatada a veracidade dos fatos e colhidas informações com moradores, bem como com o gerente de umas das propriedades. Após este primeiro contato, a guarnição chegou ao local onde estavam 63 longarinas, uma cancela de aço e vários pregos, obtendo êxito na missão. Em seguida o proprietário do local assumiu a posse do material, sendo o mesmo recolhido e encaminhado para delegacia, juntamente com um veículo Modelo D-20, cor preta, placa policial JNM-7487, que teria sido usado no transporte do ilícito. Foram conduzidos Josiel Xavier Cruz e Elielson Castro Magalhães, os dois com 28 anos e o último com passagem pela polícia, enquadrado no artigo 157.

SAC Móvel passará por municípios do Sudoeste da Bahia

Segunda / 14.08.2017

Por Redação Sertão Hoje

O SAC Móvel funciona das 8 às 18 horas.

A carreta do SAC irá percorrer o sudoeste do Estado e atende à população de Matina no domingo (13) e segunda-feira (14). Na quarta-feira (16) e quinta-feira (17), chega a Candiba. Também atende à população de Sebastião Laranjeiras no sábado (19) e domingo (20). Os cidadãos podem tirar 1ª e demais vias da Carteira de Identidade, CPF, Antecedentes Criminais, além de fazer o Recadastramento de Inativos e Pensionistas e serviços da Ouvidoria Geral do Estado. O SAC Móvel funciona das 8 às 18 horas. Para mais informações sobre as rotas do SAC Móvel e horários de atendimento, a Secretaria da Administração (Saeb) disponibiliza o endereço www.sac.ba.gov.br

Guanambi: Coelba comunica desligamento programado no dia 14

Segunda / 14.08.2017

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local.

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido na segunda-feira, dia 14/08/2017, das 08:00h às 15:00h, no bairro Nova Olinda, na cidade de Guanambi. Serão atingidos os seguintes locais. Avenida Tiradentes, Rua Angélica Pereira Donato, Rua D, Rua Francisco M. Dantas, Rua Padre Antônio Vieira, Rua C, Rua I e Rua Padre José. O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto. A Coelba agradece aos seus clientes e se coloca à disposição para os esclarecimentos necessários.

Brumado: Polícia Civil prende mais um suspeito de homicídio

Segunda / 14.08.2017

Por Redação Sertão Hoje

Maicom também já respondeu a inquérito policial por lesão corporal e deve permanecer preso após deliberação judicial.

O jovem Maicom dos Santos Ramos, de 22 anos, conhecido como “Mk” ou "Maiquinho", foi preso pelos Investigadores da Polícia Civil (20ª COORPIN), quando se encontrava em uma residência no Bairro Esconso. A prisão preventiva de Maicom fora solicitada pelo Delegado Wilson Luiz da Silva e decretada pelo Juiz Genivaldo Alves Guimarães, nos autos do procedimento que apura o assassinato de Reginaldo Cerqueira Viana Júnior, conhecido como Bin Laden, de 18 anos, executado a tiros dentro de um veículo, fato ocorrido no dia 12/12/2016, em Brumado, no Bairro São Félix. Maicom também já respondeu a inquérito policial por lesão corporal e deve permanecer preso após deliberação judicial.

Rio do Antônio: Governo Municipal realiza 5ª Conferência Municipal de Saúde

Sábado / 12.08.2017

Por Leonardo Oliva

A abertura do evento foi realizada pelo Presidente do CMS Danilo Barbosa, contando com as presenças de Secretárias Municipais, Presidente da Câmara e 1ª Dama.

Nesta sexta-feira (11), no plenário da Câmara de Vereadores de Rio do Antônio, foi realizada a 5ª Conferência Municipal de Saúde. Com o tema ‘Todos em prol de uma saúde pública de qualidade’, a conferência foi realizada pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS), em parceria com a Prefeitura de Rio do Antônio, administração ‘O povo em primeiro lugar’ e Secretaria Municipal de Saúde. A abertura do evento foi realizada pelo Presidente do CMS, Danilo Barbosa, contando a mesa de abertura com as presenças: da Secretária de Saúde, Maria Suely Prates; da 1ª Dama, Adelice Alves; da Secretária de Planejamento, Érica Oliveira, representando o prefeito José Alves (Deca); do Presidente da Câmara, André Berkowitz; da Secretária de Assistência Social, Luamárcia; e do representante da comunidade, Joselito Fernandes.

Durante a abertura foi prestada uma homenagem a Ana Rosa Prates Sepúlveda, conhecida como Tia Ana, por seu pioneirismo na saúde do município e pelos relevantes serviços prestados na área. Em seguida, o presidente do CMS, Danilo Barbosa fez a abertura oficial da 5ª Conferência Municipal de Saúde, destacando a importância do evento para planejar as ações nos próximos quatro anos. Danilo também destacou o momento vivido pelos municípios, enfatizando que apesar de ser responsável pela quase totalidade dos serviços na área da saúde é o ente federativo que dispõe de menos recursos financeiros.

Representando o prefeito José Alves (Deca), a Secretária de Planejamento Érica Oliveira afirmou que o objetivo da administração municipal foi realizar uma conferência com ampla participação. Ela justificou a ausência do gestor municipal, enfatizando que o mesmo estava participando de uma reunião para tratar de convênios na área da educação. A Secretária destacou ainda que a prioridade da atual gestão municipal é a saúde, aproveitando o ensejo para parabenizar a Secretária de Saúde e toda equipe no sentido de prestar um bom atendimento à população, ressaltando que os desafios são muito grandes, mas todos estão empenhados em superá-los.

Representando o prefeito Deca, a Secretária de Planejamento Érica Oliveira afirmou que o objetivo da administração foi realizar uma conferência com ampla participação.

IFBA realiza Chamada Pública Nº 05/2017 com vaga para Brumado

Quinta / 10.08.2017

Por Roberta Pereira

As inscrições começaram na terça-feira (8) e segue até o dia 11 de agosto. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias)

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), através da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), lançou a Chamada Pública nº 05/2017, para a seleção de bolsistas nas áreas de Educação Física (com vaga para Brumado), Tecnologia da Informação e Jornalismo.  As inscrições começaram na terça-feira (8) e segue até o dia 11 de agosto. Para se inscrever, o candidato deve preencher o formulário de inscrição, disponível nesse link e enviar currículo e a documentação exigida para o e-mail [email protected] É necessário que o estudante esteja regularmente matriculado em Instituições de Ensino nas localidades apontadas na chamada pública e com 75% de frequência no curso. A seleção será composta por análise curricular, entrevista e redação (no caso dos candidatos à vaga de Jornalismo). A lista de classificados será divulgada no dia 16 de agosto. Os selecionados receberão bolsa de R$ 500,00 mensais, durante o período de sete meses, no qual desenvolverão atividades relacionadas às suas áreas de atuação, com carga horária de 20 h semanais. Acesse e confira o edital:

CLIQUE AQUI E CONFIRA O EDITAL

Guanambi realizou a VII Conferência Municipal de Saúde com grande participação popular

Quinta / 10.08.2017

Por Redação Sertão Hoje

A Conferência foi realizada no primeiro ano de governo, a fim de obter um diagnóstico para auxiliar na gestão e elaboração dos seus respectivos planos de trabalho.

A VII Conferência Municipal de Saúde e Vigilância em Saúde de Guanambi, realizada nos dias 8 e 9 de agosto, no Clube de Campo Guanambi, foi marcada por grande participação popular. O evento, organizado pelo Conselho Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Prefeitura Municipal, teve como tema: “Diálogos sobre as políticas públicas de saúde do município de Guanambi”, e contou com a presença dos vereadores Rafael Macedo, Fabrício Lopes e Maria Silvia, além de representantes de diversos segmentos da comunidade, usuários do SUS, profissionais de saúde, estudantes, membros de associações urbanas e rurais, etc. Representando o Prefeito Jairo Magalhães, a Conferência foi aberta pelo Secretário Municipal de Saúde e Presidente do Conselho de Saúde, André Moitinho Fagundes. No seu pronunciamento, o secretário fez um balanço das ações da sua pasta nos primeiros sete meses de gestão, prestando contas para com a sociedade. Na oportunidade, o secretário salientou a importância do momento: “A conferência passa por três dimensões: reflexiva, avaliativa e propositiva, que servem para maturar e formular propostas interessantes para o benefício coletivo” frisou. Recomendada pela Lei 8.142/90, a Conferência é realizada no primeiro ano de governo, a fim de se realizar um diagnóstico no município para auxiliar na gestão e na elaboração dos seus respectivos planos de trabalho. O encontro contou com uma vasta programação, iniciando com apresentação sobre a saúde do município, palestra com Ita de Cássia Aguiar Cunha, (Superintendente da SUVISA/SESAB), debates e discussões de eixos temáticos, onde diversas propostas foram aprovadas e deverão ser enviadas para a Secretaria de Saúde e o prefeito, além de serem publicadas no Diário Oficial do Município na próxima semana, para o conhecimento de toda a comunidade. 

Prefeito de Urandi é multado por descumprir Lei de Acesso à Informação

Quinta / 10.08.2017

Por Redação Sertão Hoje

A decisão foi proferida na tarde desta quarta-feira (09/08) pelo Tribunal de Contas dos Municípios.

O prefeito de Urandi, Dorival Barbosa do Carmo, foi multado em R$4 mil por não ter publicado no site da prefeitura os dados e valores relativos às despesas com pessoal no exercício de 2016, descumprindo as diretrizes da Lei de Acesso à Informação. A decisão foi proferida na tarde desta quarta-feira (09/08) pelo Tribunal de Contas dos Municípios. O conselheiro relator, Fernando Vita, destacou que a publicidade dos atos provenientes da Administração Pública visa garantir o direito à informação e propicia um maior conhecimento e controle da gestão da coisa pública pelos interessados diretos e pela população em geral. O Ministério Público de Contas, em seu pronunciamento, destacou que “os valores pagos individualmente não estão destrinchados, visto que somente é possível encontrar o empenho de algumas pessoas físicas e do valor total da folha mensal, mas não existe a pormenorização dos valores pagos a cada cargo, efetivos ou não”, motivo pelo qual também opinou pela procedência do termo de ocorrência. Cabe recurso da decisão.

Prefeitura de Sítio do Mato inaugura PSF no Bairro Caixa D’água

Quinta / 10.08.2017

Por Mauricio Lopes

O nome da nova unidade é uma homenagem ao neto de Valdemar de Bai, jovem que partiu prematuramente.

Nesta sexta-feira (11), a Prefeitura de Sítio do Mato, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, irá inaugurar uma nova unidade de saúde na sede, o PSF Luiz Fernando Rodrigues Cursino. O PSF está localizado no Bairro Caixa D’água e funcionará em sua própria estrutura. A inauguração acontece a partir das 18:30h. A unidade contará com atendimento diário de médicos clínicos, além de oferecer consultas com especialistas de diversas áreas médicas, como ginecologia, pediatria e cardiologia. A população ainda terá acesso a atendimentos de enfermagem e serviços odontológicos.  Os programas de saúde da mulher também serão mantidos, ampliando ainda mais as ações de prevenção já realizadas pelo município. O novo PSF é mais uma conquista da gestão do Prefeito Alfredinho, que tem buscado modernizar os postos de atendimento de saúde em Sítio do Mato, garantindo que tenham sua própria sede, livrando as contas públicas dos aluguéis. O nome da nova unidade é uma homenagem ao neto de Valdemar de Bai, jovem que partiu prematuramente.

Prefeito de Guanambi, Jairo Magalhães se colocou à disposição da OAB, para que seja mais uma voz entre os prefeitos

Quinta / 10.08.2017

Por Ascom/Guanambi

O Prefeito Jairo Magalhães se colocou à disposição da OAB, para que seja mais uma voz entre os prefeitos

O Prefeito de Guanambi, Jairo Magalhães, se reuniu na tarde desta quarta-feira (09), no gabinete municipal, com a Presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) - Subseção Guanambi, Dra. Maria Luíza Laureano Brito, que estava acompanhada do colega Dr. Isaac Newton Reis e do Conselheiro Federal da OAB, Dr. Fabrício Castro. A reunião contou também com a presença dos advogados que fazem parte do corpo jurídico da Prefeitura de Guanambi: Dr. Rangel Fonseca de Brito; Supervisor de Contratos e Convênios, Procuradora Municipal; Dra. Adriana Prado Marques e do Assessor Jurídico; Dr. Euclides Pereira de Barros Filho. Na oportunidade, discutiram diversos temas que afligem a classe na cidade e no estado, que inclusive, foi a pauta de uma caminhada dos advogados durante a manhã por diversas ruas do centro, onde as mesmas foram levantadas perante os fóruns da cidade. O Prefeito Jairo Magalhães se colocou à disposição da OAB, para que seja mais uma voz entre os prefeitos, para que se amplie a estrutura do Fórum da Comarca de Guanambi, como a criação da Vara da Infância e Juventude e a nomeação de mais juízes. “Já tratamos com a deputada estadual Ivana Bastos deste pleito, que será reforçado junto à presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago, a OAB é uma entidade de suma importância em defesa do Estado Democrático de Direito, por isso, tenham em mim uma voz de apoio e respeito”, afirmou Jairo. 

Gabarito de concurso da PM e Corpo de Bombeiros é divulgado

Quinta / 10.08.2017

Por Redação Sertão Hoje

O resultado final da prova discursiva e o resultado final do certame têm a previsão de ser publicados em 29 de setembro.

O gabarito das provas do maior concurso da história da Polícia Militar da Bahia e do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia foi divulgado pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC). A consulta pode ser feita no site da instituição organizadora do certame (www.ibfc.org.br). De acordo com o cronograma do Edital de Abertura de Inscrições – Saeb – 01/2017, a publicação do resultado provisório das provas objetivas ocorrerá no dia 30 deste mês, no Diário Oficial do Estado (DOE). No dia 15 de setembro, ainda segundo o edital, serão publicados o resultado definitivo das provas objetivas e o resultado provisório da prova discursiva. Já o resultado final da prova discursiva e o resultado final do certame têm a previsão de ser publicados em 29 de setembro.

Brumado: Coelba comunica desligamento programado no dia 13

Quinta / 10.08.2017

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local.

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido no domingo, dia 13/08/2017, das 08:00h às 14:00h, na rua Cel. Tibério Meira, Bairro Centro, na cidade de Brumado. O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto. A Coelba agradece aos seus clientes e se coloca à disposição para os esclarecimentos necessários.