Sertão Hoje

Sertão Hoje

Prefeitura de Caetité realiza Mutirão do Glaucoma na próxima sexta-feira

Quarta / 15.04.2015

Por Thayná Lima

A Prefeitura de Caetité, através da Secretaria de Saúde, realizará em parceria com o Instituto de Oftalmologia da Bahia (IOBA), um Mutirão do Glaucoma na próxima sexta-feira (17). Caetiteenses acima de 40 anos, com ou sem histórico familiar de Glaucoma, vão poder contar com atendimento oftalmológico para diagnóstico e tratamento da doença. O Mutirão será realizado das 8h às 17h, no Ginásio Poliesportivo Professor Hélio Negreiros. Os pacientes que participarem da ação serão avaliados pelos profissionais do IOBA e, caso seja constatado o glaucoma, serão orientados e receberão gratuitamente os medicamentos. Durante o último mês, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) foram capacitados e preparados para mobilizar a comunidade, informar sobre a doença e a importância do diagnóstico precoce, orientando as pessoas com glaucoma a participarem do mutirão. O atendimento tem início com medição da pressão ocular. Logo em seguida, o médico checa se há alguma alteração no fundo do olho do paciente. O glaucoma é uma doença ocular causada principalmente pela elevação da pressão intraocular que provoca lesões no nervo ótico e, como consequência, comprometimento visual. É a maior causa de cegueira irreversível entre os baianos. 

Concurso da Prefeitura de Guanambi: prova será realizada no dia 24 de maio

Terça / 14.04.2015

Uma comissão do Centro de Processo Seletivo da Universidade do Estado da Bahia, esteve na cidade de Guanambi para planejar a logística do Concurso Público da Prefeitura Municipal. A equipe visitou escolas e locais onde serão realizadas as provas e se reuniu com o Secretário Municipal de Governo, Valguimar Cotrim e equipe da Secretaria de Administração, alinhando as atribuições, e organizando todas as demandas. Conforme Edital de reabertura do Cronograma, as provas acontecerão no dia 24/05. O local será divulgado, a partir do dia 18/05, no site do concurso: http://www.selecao.uneb.br/guanambi ou no www.guanambi.ba.gov.br. Segundo o Secretário Municipal de Administração, Fabrício Lopes, “é de suma importância que o inscrito no concurso acesse e se atualize das informações que estão nos portais, além de ficar atento às exigências do Edital para o dia da prova”, explicou. 

Na próxima semana será aberta a licitação para reconstrução da BR-030, trecho entre Brumado e Sussuarana

Terça / 14.04.2015

Por Eliana Costa

O aviso do pregão, de nº 140/2015, foi publicado no Diário Oficial da União

No próximo dia 22 de abril será aberto o processo de licitação para a recuperação do trecho da BR-030, que liga o município de Brumado ao distrito de Sussuarana, município de Tanhaçu. O aviso do pregão, de nº 140/2015, foi publicado no Diário Oficial da União, cuja cópia foi apresentada pelo superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Amauri Lima, aos deputados Waldenor Pereira (federal) e Zé Raimundo (estadual) e ao vereador de Brumado, Zé Carlos de Jonas. Na audiência de hoje (13), na sede do DNIT, em Salvador, com os deputados e o vereador Zé Carlos de Jonas, Amaury Lima informou que em meados de maio deve dar início à obra, caso o processo de licitação transcorra dentro do previsto. Segundo ele, serão investidos R$ 30 milhões para a recuperação total do trecho que também passará a receber a manutenção pelo órgão federal. São 50 quilômetros da rodovia que se encontra em situação intrafegável que vão receber um tratamento especial de recuperação, passando, inclusive, pela retirada do recapeamento atual. Uma das ações que contribuíram para essa vitória foi efetuada na última sexta-feira (10), com a realização de uma reunião importante na sede do diretório local do PT de Brumado, onde estiveram presentes os deputados Waldenor e Zé Raimundo, que em conversas com lideranças importantes do partido, como a suplente de senadora Marizete Pereira e o ex-vice-governador da Bahia, Edmundo Pereira, além dos vereadores Catoze, Zé Ribeiro e Zé Carlos de Jonas, onde se acertaram estratégias para se obter essa conquista. 

Trabalhadores paralisarão atividades amanhã (15) contra a PL 4330

Terça / 14.04.2015

Na última segunda-feira, representantes de movimento sindicais e sociais de Vitória da Conquista se reuniram, na sede do Sinserv, para organizar as manifestações da próxima quarta-feira (15) contra a aprovação do projeto de lei 4330. O projeto visa ampliar a terceirização nas relações trabalhistas, as medidas provisórias 664 e 665 do governo federal, que dificultam o acesso da população à pensão por morte, ao seguro-desemprego e ao abono salarial, e o ajuste fiscal proposto pelo ministro Joaquim Levy. Paralisações de diversas categorias de trabalhadores já estão definidas em Vitória da Conquista. A mobilização, nesta quarta-feira, terá início na Praça Barão do Rio Branco, a partir das 8h, com concentração dos manifestantes com faixas, cartazes, carros de som e panfletagem. A luta é para que o Senado não aprove esse projeto e, se aprovado, seja vetado pela presidente Dilma. O PL 4330 significa retrocesso e precarização nas relações trabalhistas.  Participam deste movimento: Sindicato dos Bancários, SIMMP/VC, Sindsaúde, Marcha Mundial de Mulheres, Levante Popular, Sindilimp, Sinserv, APLB/SINDICATO, Movimento Unificado das Associações de Moradores, MST, ADUSB, Sindacs, Sindicato dos Rodoviários, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Consulta Popular e UJS.

5ª Expobrumado e 10º Leilão da Coopmab foram realizados no último fim de semana

Terça / 14.04.2015

Por Sérgio Mauro

Promovida pela Cooperativa Mista Agropecuária Brumadense (Coopmab), com o apoio da Prefeitura Municipal de Brumado, Banco do Nordeste, Secretaria Estadual de Agricultura  (Seagri) e ASJ LEILÕES, aconteceu, no último final de semana, a 5ª edição da Expobrumado. O evento, que estava incluso no calendário oficial de exposições agropecuárias do Estado da Bahia, foi realizado entre os dias 10 a 12 de abril no Parque de Exposição Agropecuário Gilson Brito (Antigo Santa Inês), quando também aconteceu o 10º Leilão Coopmab. Na abertura, com a presença do Prefeito Aguiberto Lima Dias, acompanhado por Secretários, Empresários, Pecuaristas e convidados foi descerrada à placa registrando a homenagem ao pecuarista, bancário e comerciante Gilson Brito, que passa a denominar o Parque de Exposição Agropecuário brumadense. Denominação reconhecida por todos e compreendida como merecida sendo mais que uma homenagem e, sim, o reconhecimento por aqueles que atuam na atividade agropecuária de Brumado, ao trabalho realizado pelo Senhor Gilson Brito, quando em vida, em prol do desenvolvimento agropecuário de Brumado. Na oportunidade os familiares do homenageado; esposa, filhos, noras e netos agradeceram ao Prefeito Aguiberto Lima Dias e ao Presidente da COOPMAB Senhor Tadeu Lima Silva e a todos pelo reconhecimento do trabalho dedicado à agropecuária. O evento ofereceu shows musicais com diversos artistas; sexta feira, os Violeiros Rogério Nunes e Vilmar, sábado, Ed Rossi e Max e Leo, e no domingo, Banda Caso Contrário e Serginho Cardoso. O 10º Leilão Coopmab, realizado no domingo à tarde, foi comandado pela “ASJ Leilões” com a presença do convidado especial o Pecuarista Luiz Carlos Fernandes da “Nelore Bem Bom”. 

Governo de Guajerú entrega reforma e ampliação da UBS de Cancela

Terça / 14.04.2015

Por Aloísio Costa

Na última quinta-feira (09), o Governo de Guajeru, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, entregou à comunidade da Cancela, zona rural do município, as obras de reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde (UBS) da localidade. O ato reuniu moradores das localidades que fazem parte da área de abrangência da unidade de saúde, membros equipe de profissionais que atuam na UBS Cancela, lideranças políticas da região, vereadores e membros de equipe de governo, bem como a secretária de Saúde, Érica Leal e o prefeito, Gil Rocha. Em seu pronunciamento a secretária de Saúde destacou a importância das obras de ampliação e reforma para a melhoria no atendimento aos pacientes, como também na oferta de melhores condições de trabalho para os profissionais que atuam na unidade. Ressaltou ainda que o Governo Municipal tem mantido seu compromisso com a melhoria da saúde no município, que, dentre outras ações, tem mantido o efetivo profissional em todas as unidades, como também no Centro de Saúde Monsenhor Valdemar.

Oportunidade de Negócio: Franquias estão de olho no Nordeste brasileiro

Terça / 14.04.2015

Foto: Montagem/Jornal Tribuna do Sertão

Há uns quatro anos o Nordeste está em evidência, sendo o foco da expansão de muitas franquias. Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) mostram que o número de franquias na região cresceu cerca de 17,7% de 2012 para 2014, o surgimento de marcas teve crescimento de 18%, e quinze novos shoppings foram inaugurados nos estados nordestinos.

“A migração para o Nordeste é resultado do aumento significativo da renda da população local. Além disso, há menos concorrências nessas cidades, onde as marcas estão começando a explorar o mercado, o que torna a região ainda mais atraente para os investidores”, afirma José Fugice, sócio fundador e atual Diretor de Desenvolvimento de Negócios e Relacionamento da GOAKIRA.

Uma prova de que esse mercado é atrativo são as redes que pretendem chegar à região, como a Viva Eventos e a Sóbrancelhas. A Viva Eventos, única empresa na área de franquias especializada em eventos e festas de formatura, planeja abrir 20 unidades no Nordeste em dois anos. E a Sóbrancelhas, especializada em beleza, pretende inaugurar a primeira unidade nas cidades nordestinas ainda este ano, bem como atingir a marca de 30 unidades em 2 anos.

A Let’s Eat, rede de restaurantes mexicanos com hamburgueria, tem como alvo o Nordeste e está prestes a inaugurar sua primeira unidade em Sergipe. Pretende chegar a 20 restaurantes na região em três anos. Marcas que já estão consolidadas nos estados nordestinos também querem continuar crescendo na região. É o caso da Minds English School, da CEBRAC e do Mercadão dos Óculos. A Minds possui 16 unidades e quer chegar a 30 até 2018. Já o CEBRAC, com 17 escolas, pretende inaugurar mais 13 até 2017. E o Mercadão dos Óculos, com sua expansão agressiva, projeta chegar a 10 lojas no mercado nordestino até o final de 2015, e alcançar 50 unidades no prazo de dois a três anos.

Desenbahia disponibiliza R$ 50 milhões para renovação de táxis

Terça / 14.04.2015

Com o intuito de proporcionar mais conforto e segurança aos taxistas, bem como aos passageiros que optam por este tipo de transporte no estado, a Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia) desenvolve o Programa de Renovação da Frota de Táxis do Estado da Bahia (Protáxi). Além de Salvador, taxistas de outros 88 municípios baianos podem aderir a iniciativa. Um dos critérios de adesão ao programa é que o taxista atue em cidades com mais de 50 mil habitantes, ou em municípios com mais de 25 mil moradores, que estejam localizado em zona turística.

De acordo com a chefe da Central de Relacionamento da Desenbahia, dos R$ 50 milhões de reais disponíveis pela agência ao Protáxi para 2015, cerca de R$ 10 milhões já foram liberados nos três primeiros meses deste ano. Um total de 497 taxistas teve crédito aprovado entre os meses de janeiro e março. Ela também explicou que, para aderir ao programa, o taxista precisa ser cadastrado no órgão de classe e estar devidamente licenciado junto à prefeitura. No primeiro financiamento, o taxista pode obter R$ 20 mil para veículos de até R$ 32 mil; R$ 23 mil para veículos entre R$ 32 mil e R$ 40 mil; e R$ 30 mil para carros acima de R$ 40 mil. Já no segundo financiamento, que inclui um incentivo sujeito à consulta no histórico de pagamento do contrato anterior, o taxista pode obter R$ 25 mil para carros até R$ 32 mil; e R$ 28 mil para carros entre R$ 32 mil e R$ 40 mil. São subsidiados até 90% do valor do automóvel e o taxista tem até 45 meses para pagar, sem carência.

Desde agosto do ano passado, a Desenbahia passou a funcionar em novo prédio, localizado na Rua Ivonne Silveira, Doron, há poucos metros da Avenida Paralela, ao lado do Ministério Público Federal (MPF). Para saber outras informações sobre a linha de crédito, basta acessar o site do órgão.

Secretaria Municipal de Cultura de Paramirim apoia o Bahia Criativa

Terça / 14.04.2015

Por Fagner Abreu

Com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Paramirim, o Bahia Criativa vai oferecer nos dias 16, 17 e 18 de abril, a formação de Projetos Criativos e Sustentáveis – Elaboração de Projeto Culturais, Captação de Recursos e Prestação de Contas. A ação, que é realizada pelo Governo da Bahia, através da Secretaria de Cultura, e do Governo Federal, através do Ministério da Cultura, visa fornecer conhecimentos sobre metodologias, ferramentas, técnicas e instrumentos para gerenciar o projeto cultural que vão ser realizados por artistas, produtores culturais, gestores de projetos e empreendedores que atuam na cadeia produtiva da economia criativa.

Para se inscrever, o candidato deverá enviar para o e-mail [email protected] o nome completo, CPF, RG (com órgão emissor), data de nascimento, endereço completo, telefone, e-mail e a resposta a pergunta: “Qual o seu interesse pelo curso?” Serão oferecidas 25 vagas e a inscrição é gratuita.

O evento acontecerá no Centro Cultural Nabor Cayres de Brito, no bairro São José, em Paramirim. Participará como palestrante Luís Alencar que é bacharel em Turismo pela Fundação Visconde de Cairu e mestrado em Gestão Cultural pela Universidade de Barcelona. Alencar tem experiência em consultoria na área Cultura nos setores da Economia Criativa e da Cultura Digital no Sebrae, atuando no Qualicultura, Territórios Criativos e ministrando o Workshop de Inovação. 

Doe alegria, doe sangue: HEMOBA de Brumado está funcionando com estoque mínimo

Segunda / 13.04.2015

Por Luís Gustavo

Assim como outros bancos, o HEMOBA de Brumado necessita de todo tipo sanguíneo (Foto: Luís Gustavo/Jornal Tribuna do Sertão)

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (HEMOBA) precisa, frequentemente, de doadores de sangue por ter uma alta demanda de bolsas. Isto acontece porque o HEMOBA de Brumado é pólo regional e atende cerca de 400 mil habitantes, distribuídos em 21 municípios. Falando ao Site Sertão Hoje, a Técnica Responsável, Dra. Márcia de Castro, frisou a importância de realizar doações, pois o HEMOBA está atuando no limite mínimo de bolsas em seu estoque, tendo ainda que dar suporte a outras cidades como Guanambi e Vitória da Conquista. Assim como outros bancos, o HEMOBA de Brumado necessita de todo tipo sanguíneo. Para se tornar um doador é muito fácil. Basta ir a um Hemocentro portando documento de identidade com foto. Em Brumado, o HEMOBA está aberto de segunda a sexta-feira, das 07:00 horas às 14:00 horas. Os doadores podem ter entre 16 e 69 anos, sendo que menores de 18 anos devem ir acompanhado ao responsável e ter o peso igual ou superior as 50 quilos. Os responsáveis pelo banco de sangue recomendam que antes de realizar uma doação,  o doador não fique em jejum, que tenha dormido no mínimo por 6 horas, não ter consumido bebida alcoólica nas ultimas 12 horas e evitar comidas gordurosas nas últimas 4 horas.

Vereador Weliton Lopes reitera pedido de instalação do PROCON em Brumado

Segunda / 13.04.2015

Por Luís Gustavo

O Vereador enfatizou que o funcionamento do PROCON em Brumado depende de parcerias entre o órgão, Prefeitura e Governo do Estado

Na manhã dessa segunda-feira (13), o vereador Weliton Lopes em entrevista ao Site Sertão Hoje, destacou a importância da instalação, em Brumado, de uma unidade do Serviço de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON). Segundo ele, o órgão funciona como intermediador entre consumidores e empresas, evitando que os problemas cheguem à justiça. O Vereador enfatizou que o funcionamento do PROCON em Brumado depende de parcerias entre o órgão, Prefeitura e Governo do Estado, mas que se faz necessário na medida em que o comércio brumadense vem crescendo muito nos últimos anos. Weliton Lopes destacou ainda que a unidade não atenderia apenas os consumidores brumadenses, mas de toda esta microrregião. 'O PROCON funciona como um órgão de fiscalização dos bens e serviços comercializados, defendendo tanto os interesses do comércio, como da população. Ouço muitas queixas de consumidores a respeito de atendimento e serviços prestados e acredito que a instalação de uma unidade do PROCON ajudaria a resolver estes problemas', afirmou. O Vereador citou ainda as longas filas dos bancos e também a atuação de empresas que comercializam seus produtos em Brumado, mas não oferecem a devida assistência em caso de haver algum problema. 'O nosso objetivo é ter consumidores conscientes e um comércio responsável', afirmou.

Morre Dom Alberto Guimarães, Bispo emérito de Caetité

Segunda / 13.04.2015

Foto: reprodução/Internet

Faleceu na tarde de hoje (13), em Uberaba, Minas Gerais, o Bispo Emérito de Caetité, Dom Antônio Alberto Guimarães Rezende. Segundo informações, Dom Alberto teria sofrido uma queda e batido a cabeça, o que provou complicações neurológicas e ocasionaram a sua morte. O Bispo Emérito de Caetité tinha 88 anos e em maio desta ano completaria 89 anos. O velório de Dom Alberto deve acontecer na Catedral de Nossa Senhora Santana, em Caetité, embora esta informação ainda não esteja oficialmente confirmada.

Dom Alberto nasceu em 1942 ingressou no seminário de Rio Claro, concluindo a formação (Teologia e Filosofia) em Ribeirão Preto. Foi ordenado sacerdote em Sertãozinho em 8 de dezembro de 1953. Foi vigário, chefe de missões dos padres estigmatinos, mestre de noviços em Verona, na Itália. Foi nomeado bispo diocesano de Caetité em 1981, pelo Papa João Paulo II. Atuou ainda nas paróquias de Itacaré e Barra da Estiva. Como bispo ampliou o número de padres, muitos deles estrangeiros, e religiosas seculares. Ampliou a emissora de rádio e proporcionou amplas reformas e restauração da Catedral de Santana, na sede do bispado. Além disto, sob sua direção, foram erguidas várias capelas nos bairros de Caetité, e ações educacionais nas cidades que compõem a circunscrição.

Recentemente lançou um livro de memórias Detalhes e retalhos de uma vida, no Salão Padre Ângelo Pozzani, anexo ao Santuário de Nossa Senhora d’Abadia em Uberaba. Jornalista Ellen Gomes conta que o lançamento comemora o 30º aniversário da Ordenação Episcopal deste missionário estigmatino uberabense. Ele foi consagrado no Vaticano, através do saudoso Papa João Paulo II, bispo Emérito de Caetité, na Bahia. O prefácio do livro é assinado pelo professor Márcio Salge e a capa e design gráfico, por Alex Maia. Com informações do site Wikipedia.

Senac abre novas turmas e Prefeitura de Caetité destaca importância de convênio

Segunda / 13.04.2015

Por Henrique da Mata

O convênio firmado entre a Prefeitura de Caetité e o Senac está rendendo bons frutos. Foi o que afirmou a secretária de Desenvolvimento Social, Cléia Montenegro, durante a aula inaugural que abre um novo ciclo de cursos no Centro de Profissionalização Marlene Montenegro Cerqueira de Oliveira, onde são oferecidos os cursos do Senac em Caetité. “Trazer os cursos do Senac para Caetité foi uma das decisões mais acertadas desse governo. Hoje temos um grande número de jovens capacitados para o mercado de trabalho em nosso município, e por uma instituição que tem garantia de qualidade”, ressaltou.

O evento aconteceu no auditório da Casa Anísio Teixeira e contou com a participação de mais de 130 pessoas. Formandos do curso de capacitação profissional de cabeleireiro ministrado no ano passado receberam das mãos do professor Maurício Rodrigues o certificado que abre as portas para o mercado de trabalho. A formanda Carla Daiana Dantas, 32 anos, comemorou a conquista e se mostrou empolgada para dar início a uma nova jornada na carreira profissional. “Aqui é apenas o início, agora eu vou ingressar cada vez mais na minha área e buscar o crescimento profissional em minha área”, disse.

De acordo com a coordenadora do Senac, Lucimar Oliveira, a primeira turma de 2015 começa no dia 13 de abril, com o curso de técnicas de pintura, nos turnos vespertino e noturno. Mas outras turmas iniciarão ao longo do ano. “Teremos outras turmas que ainda vão ser fechadas, mas já temos cinco cursos para começar entre abril e maio”, destacou. Após o primeiro curso o Senac oferecerá o curso de manicure, no dia 14 de abril, matutino e noturno, auxiliar administrativo e balconista de farmácia, no dia 27 de abril à tarde e à noite, respectivamente, e cuidador de idoso, no dia 04 de maio, no noturno. 

Campeonato Municipal de Futebol de Lagoa Real segue a todo vapor

Segunda / 13.04.2015

Por Maria Nunes

As semifinais, da competição, estão previstas para o dia 14 de junho e final será dia 21 de junho as 15h00min

A Prefeitura Municipal de Lagoa Real, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer, está realizando o Campeonato Municipal de Futebol. O certame começou com um torneio, no dia 15 de março, para apresentar as equipes. Em seguida, no dia 22 do mesmo mês, ocorreu a abertura oficial com a participação das equipes do grupo “A”: Barra do José Ramos, Tamboril, Engenho Velho, Lagoa do Jurema e Piabas. O grupo “B”, por sua vez, é composto pelos times: Humildes São Roque, Queimada Grande, Campo Grande Lagoa Real, Agrestinho e contagem. As semifinais, da competição, estão previstas para o dia 14 de junho e final será dia 21 de junho as 15h00min. O campeonato está sendo transmitido, ao vivo, pela rádio Parque do Vaqueiro, 104,9 FM, para que  toda a população possa acompanhar a disputa.

Vereador Weliton Lopes comemora liberação de recursos para construção do Parque da Cidade em Brumado

Segunda / 13.04.2015

Por Eliana Costa

Foto: Arquivo/Jornal Tribuna do Sertão

A Caixa Econômica - Superintendência Regional Sudoeste da Bahia informou à Câmara Municipal de Vereadores, através de ofício, sobre a liberação de recursos para a construção de um parque de lazer na cidade. O contrato celebra um repasse entre o Ministério do Turismo e o Município estando disponibilizado o valor de R$ 1.940.250,00 (um milhão, novecentos e quarenta mil, duzentos e cinqüenta reais), tendo a contrapartida de 2,99% do valor do empreendimento, correspondendo ao valor de R$ 59.750,00 (cinqüenta e nove mil, setecentos e cinqüenta reais) da Prefeitura Municipal de Brumado.  

O Parque da Cidade foi objeto de proposição do parlamentar Weliton Lopes, que solicitou do executivo municipal a construção de uma área de lazer para as famílias brumadenses, local este onde poderiam contar com equipamentos específicos para realização de diversas atividades e também de uma ampla área verde. 

“Estamos extremamente felizes com essa notícia, pois a construção do Parque da Cidade é uma obra de grande relevância para a cidade, já que oferecerá um local aprazível para as famílias. Hoje vivemos um tempo em que o trabalho, a vida corrida, os estudos e as outras diversas atividades que temos que desempenhar acaba por nos impossibilitar o desfrute de momentos de prazer e com certeza esse local oportunizará esse desfrute”, pontuou Weliton.