Sertão Hoje

Sertão Hoje

Vereador José Carlos dos Reis participa da Marcha em Defesa dos Municípios

Sexta / 19.06.2015

Por Eliana Costa

Para o vereador esse é um importante movimento que busca o fortalecimento dos municípios que sofrem com a falta de recursos

O vereador José Carlos dos Reis esteve participando da XVIII Marcha a Brasilia em Defesa dos Municípios, quando são apresentadas reivindicações ao governo federal e ao parlamento. A pauta deste ano foi dividida em três partes: os pedidos ao Palácio do Planalto, as posições em relação às propostas em tramitação no Congresso e, por último, sugestões de projetos que podem contribuir com as administrações municipais todas constantes do documento Propostas Municipalistas, entregue às autoridades às quais é destinada, e os pontos principais ganham ênfase durante a Marcha. Para o vereador esse é um importante movimento que busca o fortalecimento dos municípios que sofrem com a falta de recursos para realizarem todas as determinações das leis e a cada dia são “presenteados” com novas obrigações. “A falta de recursos gera grandes problemas para os municípios. Precisamos buscar a liberação por parte da União de um índice maior de recursos para que os Municípios possam cumprir com suas obrigações e realizar obra e serviços na busca do desenvolvimento e progresso”, observou José Carlos dos Reis.

Nova Executiva Estadual do PSDB foi eleita; Brumado também realizou eleição

Sexta / 19.06.2015

Por Redação Sertão Hoje

O Deputado Federal João Gualberto foi eleito presidente do Diretório Estadual do PSDB, na Bahia. Ao lado de seu vice, o ex-governador Nilo Coelho, comandará a legenda até 2017. A eleição aconteceu durante a Convenção Estadual do Partido realizada, na manhã deste domingo (14), no bairro Jardim Armação, em Salvador. “O PSDB é um partido coerente. Somos uma oposição séria e responsável que faz com que o país não esteja pior do que está hoje, são vários escândalos e a cada dia surge um novo. Meu trabalho, a partir de hoje, será trabalhar para que o partido cresça de fato em toda Bahia para melhorar a vida do povo baiano”, disse João Gualberto. No mesmo evento aconteceram as eleições para presidências do PSDB MULHER, TUCANAFRO e JUVENTUDE, que serão comandados por Geisy Fiedra, Luislinda Valois e Victor Quilici, respectivamente.

Em Brumado, a eleição para a nova executiva municipal do PSDB ocorreu no dia 10 de maio, tendo sido eleitos na oportunidade: Presidente - Sérgio Mauro de Oliveira, Vice-Presidente - Isabel Cristina Santana Gondim, Secretário - Marcos de Aguiar Porto, Tesoureiro - Ronaldo Aires Maia, 1º Vogal - Paulo Eduardo Marques da Silva e 2º Vogal - Marcelo Gomes Araújo. Os suplentes são: Marta Simone da Silva Oliveira, Claudio Rizério Vargas e Paulo Carvalho Neves. Já o Conselho Fiscal é formado por José Clemente Alves Gondim, Adelmo Bittencourt Silva e André Neves de Oliveira, tendo como suplentes Girson Ledo da Silva e Casemiro Silveira Filho.

Igaporã: PME é sancionado pela prefeita Rosana Cotrim

Sexta / 19.06.2015

Por Samuel Gonçalves

A aprovação do projeto de Lei foi unânime entre os vereadores, e foi aprovado sem nenhuma emenda

Ocorreu na última sexta-feira, 12 de junho, na Câmara Municipal a última votação do Plano Municipal de Educação de Igaporã e nesta mesma sessão foi aprovado o documento que norteará as ações da Gestão Municipal para a próxima década (2015-2025). A aprovação do projeto de Lei foi unânime entre os vereadores, e foi aprovado sem nenhuma emenda. O Plano Municipal de Educação é um instrumento legal de Planejamento Estratégico na área educacional que ultrapassa um mandato e propõe diretrizes, objetivos e metas pelos próximos dez anos. O principal objetivo do Plano Municipal de Educação vai além da necessidade de atender a uma determinação legal. Ele, antes de tudo, visa atender às necessidades educacionais da maioria da população do município e o grande desafio é conhecer e tomar consciência, de fato, das necessidades locais para promover a transformação progressiva da realidade vigente. “Neste sentido, cabe gestão municipal viabilizar investimentos e concentrar ações para o cumprimento deste documento. Que mais de um anseio da comunidade de nosso município, se apresenta como eixo norteador para conduzir os caminhos da educação a fim de alcançar a melhoria na qualidade da educação de nossa querida terra!” reitera a prefeita Rosana Cotrim.

Prefeitura de Guanambi antecipa salários de junho

Sexta / 19.06.2015

Por Redação Sertão Hoje

A medida não beneficiará os funcionários que dependem de repasse direto do Governo Federal

A Prefeitura de Guanambi antecipará o pagamento dos salários dos servidores municipais referentes ao mês de junho. Até o dia 20 de junho (sábado próximo) os valores estarão disponíveis na conta dos servidores. A antecipação dos vencimentos faz parte da política administrativa adotada pela gestão do prefeito Charles Fernandes, que prioriza o funcionalismo público, o equilíbrio das contas do município e visa aquecer a economia local. Em tempo: A medida não beneficiará os funcionários que dependem de repasse direto do Governo Federal.

Governo da Bahia busca liberação de recursos para obras de saneamento

Sexta / 19.06.2015

Por Redação Sertão Hoje

O diretor Manoel Renato afirmou que entende a necessidade apresentada e, em resposta, pontuou os pré-requisitos que o Estado deve cumprir

Na terça-feira (16), o secretário estadual de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, Cássio Peixoto, listou obras que integram a carteira prioritária do Estado para 2015 em reunião, no Ministério das Cidades, com o diretor de Saneamento, Manoel Renato. Com o check list numa pauta de dez itens, ele retornará com a tarefa de dar celeridade aos processos para as obras que receberam sinalização positiva do ministério. São exemplos: os sistemas de abastecimento de água dos municípios de Itaberaba e Luis Eduardo Magalhães, o sistema de esgotamento de Irecê e os sistemas de água e esgoto em Simões Filho.

“O ministério das Cidades foi extremamente acessível aos pleitos. E o nosso dever de casa é acelerar os projetos, apresentar em tempo hábil para que nós possamos ter a liberação de recursos ainda em 2015”. Cássio Peixoto argumentou ao diretor de Saneamento que a carteira apresentada é estruturante para a Bahia.

O diretor Manoel Renato afirmou que entende a necessidade apresentada e, em resposta, pontuou os pré-requisitos que o Estado deve cumprir. No caso da obra hídrica em Simões Filho, será necessário que o governo baiano faça um aporte de R$3 milhões. Ainda na tarde desta terça, o secretário Cássio irá ao Ministério da Integração Nacional tratar sobre o Canal do Sertão.  O projeto visa distribuir água a partir do eixo-sul do Rio São Francisco, do Canal do Salitre, até a Barragem de São José do Jacuípe e com isso atender o abastecimento humano e aspectos da indústria, da mineração e da pecuária na região norte.

Igaporã: Secretarias de Cultura e Assistência Social realizam festa junina

Sexta / 19.06.2015

Por Samuel Gonçalves

Na noite desta quarta feira (17), aconteceu no clube Acre, a festa junina das secretarias de Cultura e Assistência Social, onde os integrantes dos projetos sociais desenvolvidos por estas secretarias, a exemplo do Coral Amigos para Sempre, Reisado de Mulheres Nossa Senhora Aparecida, Balé Sonho mágico, Grupo Viva Bem, Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos puderam se divertir. Numa noite muito agradável aconteceram várias apresentações típicas das comemorações juninas, dezenas de famílias estiveram presentes prestigiando com muita animação e alegria.

Audiência Pública debate Plano Municipal de Educação para Sebastião Laranjeiras

Sexta / 19.06.2015

Por Redação Sertão Hoje

Prefeita Luciana Muniz agradeceu a participação de todos e destacou o importante trabalho realizado pela equipe de educação na elaboração do documento base

No último dia 08, no plenário da Câmara de Vereadores de Sebastião Laranjeiras, foi realizada uma audiência pública para tratar da avaliação e adequação do Plano Municipal de Educação (PME), que tem como principal objetivo fixar procedimentos capazes de efetivar a melhor condução dos trabalhos na área nos próximos 10 anos. A audiência contou com a participação de mais de 150 pessoas da comunidade e foi prestigiada por diversas autoridades, dentre as quais: a Prefeita Luciana Muniz e o Secretário de Educação Joselito Silva. Falando na oportunidade, a prefeita destacou a importância da audiência no processo de elaboração do PME, agradeceu a participação de todos e destacou o importante trabalho realizado pela equipe de educação na elaboração do documento base. Durante a audiência, o Presidente do Conselho Municipal de Educação, Luciano Alves do Nascimento, apresentou uma análise situacional do setor de educação do município. Em seguida, ocorreram explanações acerca das metas e estratégias, que foram então debatidas, votadas e aprovadas pelas pessoas presentes. No encerramento da audiência, o Secretário Municipal de Educação agradeceu a presença e a participação de todos e informou que caberá ao Executivo Municipal adotar as medidas governamentais necessárias para o alcance das metas e estratégias previstas neste plano, em parceria com o Estado da Bahia e União. Ele afirmou ainda que o Plano Municipal de Educação está sendo encaminhado para apreciação do Poder Legislativo Municipal

A audiência contou com a participação de mais de 150 pessoas da comunidade e foi prestigiada por diversas autoridades

Governador inaugura primeira UTI Neonatal Cirúrgica da Bahia

Sexta / 19.06.2015

Por Redação Sertão Hoje

Foto: Manu Dias/GOVBA

A primeira UTI Neonatal Cirúrgica da Bahia foi inaugurada com dez leitos, no Hospital Martagão Gesteira, em Salvador, nesta terça-feira (16), pelo governador Rui Costa. Durante a inauguração, o governador observou que os recém-nascidos precisam de atendimento mais rápido, para garantir a sua sobrevivência. “Nossa meta é zerar a fila de espera de UTI infantil e de cirurgias. Teremos UTI também no hospital de Feira de Santana, onde o Martagão Gesteira está assumindo a administração do Hospital da Criança. A unidade do Roberto Santos também será inaugurada nos próximos dias”.

Os dez leitos inaugurados hoje vão beneficiar mensalmente cerca de 60 recém-nascidos com necessidades cirúrgicas, especialmente nas áreas de neurocirurgia e cirurgia cardíaca. As obras para a implantação da UTI duraram cerca de sete meses e o investimento, incluindo mobiliário e equipamentos, foi de cerca de R$ 2,56 milhões. A iniciativa é fruto da parceria entre a Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil, entidade mantenedora do Hospital Martagão Gesteira, o Ministério da Saúde e a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

Faculdade Guanambi realiza vestibular 2015.2

Sexta / 19.06.2015

Por Redação Sertão Hoje

Centenas de inscritos concorreram a uma vaga em um dos 12 cursos oferecidos pela instituição

Aconteceu, neste domingo (14), a aplicação das provas do Vestibular 2015.2 da Faculdade Guanambi. Centenas de inscritos concorreram a uma vaga em um dos 12 cursos oferecidos pela instituição. Os portões foram abertos às 13h20 e fecharam às 13h50. Todos os candidatos iniciaram as provas às 14h, num dos vestibulares de meio de ano mais concorridos da região. Os cursos mais concorridos foram Medicina Veterinária, Engenharia Civil e Direito. Além destes, os candidatos disputaram uma vaga nos cursos de Administração, Biomedicina, Ciências Contábeis, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e Gestão da Tecnologia da Informação.

Inscrita para o vestibular de Direito, a aluna Biânca Sampaio ressaltou a ansiedade em ser aprovada em um curso que sempre sonhou em fazer. “Sempre quis fazer Direto e agora espero conseguir realizar meu sonho. Vou fazer a prova e aguardo ansiosa o resultado”, declarou. O diferencial neste Vestibular foi a assessoria da Consultoria em Projetos Educacionais e Concursos (Consultec). Todo o processo foi coordenado pela Consultec, que efetuou as inscrições e elaborou as provas aplicadas aos alunos. Para Carol Nascimento, coordenadora da Consultec, a avaliação do processo seletivo foi positiva.

Vereador se reúne com proprietários e motoristas de transportes alternativos de Brumado

Sexta / 19.06.2015

Por Eliana Costa

No encontro estiveram presentes o Superintendente Municipal de Trânsito Sr. Clidemar Amorim e o Coordenador da 18ª Ciretran, Sr. Roque Aras

O vereador José Carlos dos Reis preocupado com as constantes autuações recebidas pelos motoristas que realizam o transporte das pessoas que residem na zona rural para a zona urbana pelo AGERBA esteve reunido com estes profissionais no último dia 10 de junho nas dependências do SEMAC.

A iniciativa do vereador teve como fundamental intenção informar a todos os proprietários e motoristas desses meios de transportes as formas de regularização dos veículos para que não sejam mais punidos com multas com valores geralmente muito altos.

No encontro estiveram presentes o Superintendente Municipal de Trânsito Sr. Clidemar Amorim e o Coordenador da 18ª Ciretran, Sr. Roque Aras que foram muito didáticos ao explicarem todos trâmites para regularização dos veículos, assim como destacar a importância de realização da documentação a fim de eximi-los de punição por parte dos órgãos que fiscalizam as estradas estaduais.

O vereador José Carlos dos Reis observou que para os motoristas e proprietários é uma necessidade que tenham seus veículos regularizados, pois estarão trafegando com mais tranqüilidade e poderão obter o alvará da prefeitura que prova que só realizam transporte no próprio município e não intermunicipal, fato que os isentarão de penalização por parte do órgão estadual. “O encontro foi muito proveitoso e esclarecedor. Esperamos que todos regularizem seus veículos”.

Governo leva água tratada às famílias rurais de Riacho de Santana

Sexta / 19.06.2015

Por Redação Sertão Hoje

A Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS) entregou três novos sistemas de abastecimento de água com investimentos da ordem de R$410 mil

Chega ao fim à necessidade dos 335 moradores das localidades de Baixa, Lava Pés, Barreiro do Bom Sucesso e Cambaíto, no município de Riacho de Santana, de percorrerem longas distâncias para obter água sem tratamento. A Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), através da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb), entregou nesta quinta-feira (18), três novos sistemas de abastecimento de água com investimentos da ordem de R$410 mil, oriundos do Governo do Estado da Bahia e Ministério da Integração.  “Investimentos estes, que, sem dúvida, chegam para mudar a realidade de uma população que, há anos, convive com muita dificuldade, sendo obrigados a percorrer longas distâncias para obter água sem a devida qualidade, sem tratamento”, destacou o secretário de Infraestrutura Hídrica, Cássio Peixoto.

Comprovando a fala do secretário, o agricultor Valdecy Rodrigues da Silva, pai de quatro filhos e morador de Barreiro do Bom Sucesso há 26 anos destacou que:  "A vida era muito difícil sem a água. Tenho amigos que andavam 12 km até um rio ou um lugarzinho pra buscar água. Agora a gente espera que nossa vida ganhe qualidade e que nossa comunidade cresça".

Para o prefeito de Riacho de Santana, Tito Eugênio, está obra possui extrema importância.  “Esta obra é hoje o nosso bem maior, vai incrementar o sistema de abastecimento da cidade, diminuindo o sofrimento das donas de casa do município e distritos rurais”.

Aprovado Projeto do Deputado Luciano Ribeiro em prol dos portadores de necessidades especiais

Sexta / 19.06.2015

Por Giselle Quintão

A proposta garante que os serviços atendam as condições de acessibilidade para as pessoas portadoras de necessidades especiais ou com mobilidade reduzida

Foi aprovado no dia 16 de junho, pela Assembleia Legislativa da Bahia - ALBA, Projeto de Resolução do deputado Luciano Ribeiro que visa dotar de acessibilidade os espaços internos e externos da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia. A proposta garante que os serviços atendam as condições de acessibilidade para as pessoas portadoras de necessidades especiais ou com mobilidade reduzida. Segundo o parlamentar, em uma rápida observação, verifica-se que os espaços e serviços da ALBA não são atendidos esses requisitos, com a ausência de rampas, balcões, mesas, banheiros, portas, elevadores com aviso sonoro sobre o andar e a direção, além de identificação em braile, mapa e piso tátil, libras, guarda corpo, entre outros. “Nossa intenção é dotar a casa do povo da acessibilidade necessária para que as pessoas portadoras de necessidades especiais ou mobilidade reduzida tenham plena autonomia e segurança em suas dependências ou seus serviços”, defendeu Luciano.

Perfuração de poço artesiano beneficia comunidade rural de Igaporã

Sexta / 19.06.2015

Por Samuel Gonçalves

Comunidade de Barra comemora novo sistema de abastecimento. Poço teve vazão de aproximadamente 16 mil litros/hora

A Prefeitura de Igaporã concluiu, na quinta (18), a perfuração de mais um poço artesiano na zona rural do município. Desta vez a comunidade beneficiada é Barra, onde o poço teve a vazão de aproximadamente 16 mil litros/hora. Os moradores comemoram a benfeitoria haja vista que a comunidade sempre sofreu com a escassez de água.

Aproximadamente 40 famílias serão beneficiadas com essa importante intervenção. O poço será interligado às residências por meio de uma rede tubular. Compromisso firmado e cumprido pela atual Administração Municipal, o Sistema de Abastecimento é fruto de investimentos de recursos próprios do município.

Atualmente já foram implantados 07 (sete) poços artesianos em diferentes localidades. Já foram perfurados em Gameleira (Vazão de 4,500 mil litros de água por hora), Altamira (Vazão de 65 mil litros por hora), Cachoeira do Tatu (Vazão de 25 Mil litros por hora), Santa Maria (Vazão de 5 mil litros por hora), em Conceição (Vazão de 16 mil litros por hora) e Gurunga (Vazão de 25 mil litros por hora).

Palmas de Monte Alto: PME é debatido em Audiência Pública

Sexta / 19.06.2015

Por Maria Nunes

Mesa de Abertura da Audiência Pública formada por autoridades do município (Foto: Maria Nunes/Sertão Hoje)

Na última terça (16), no Auditório Jorge Amado, localizado no Colégio Municipal Eliza Teixeira de Moura, em Palmas de Monte Alto, foi realizada uma Audiência Pública para avaliação e adequação do Plano Municipal de Educação (PME), que valerá pelos próximos 10 anos. A audiência foi organizada pela Prefeitura de Palmas de Monte Alto, através da Secretaria Municipal de Educação e contou com uma grande participação popular.

A Mesa de Abertura em Palmas de Monte Alto foi formada pelas seguintes autoridades: Fernando Laranjeira (Prefeito), Domingos Neto (Presidente da Câmara), Zilberto Bastos (Secretário de Educação), Maria Elvira Laranjeira (Professora Mestra e Palestrante), Cristina Malheiros (Presidenta do Conselho Municipal de Educação), Marilene Santos (Representante da Categoria dos Professores da Rede Municipal), Carolina Veiga (Representante da categoria dos professores da Rede Estadual) e Luciene Pereira (Representante das Escolas Privadas do município).

O PME é um instrumento que visa planejar as ações na área da educação na próxima década e na sua construção todos os setores da sociedade precisam ser ouvidos, daí a necessidade de se realizar uma audiência pública. Entre os objetivos da reunião, estavam: analisar a atual situação educacional do município, apreciar o documento base do PME e avaliar e adequar este documento base.

A audiência pública contou com uma efetiva participação popular (Foto: Maria Nunes/Sertão Hoje)

Brumado: Audiência pública apresenta anteprojeto para regularização de mototáxi

Sexta / 19.06.2015

Por Eliana Costa

A iniciativa do vereador Alessandro Lôbo e Silva tem como principal objetivo oferecer a todos que prestam os serviços

Na noite dessa segunda-feira (15) foi realizada a audiência pública para debater a necessidade de regularização dos serviços de mototáxi e motofrete no município de Brumado. A iniciativa do vereador Alessandro Lôbo e Silva tem como principal objetivo oferecer a todos que prestam os serviços e aos seus usuários qualidade, eficiência e acima de tudo segurança. Na abertura do evento o vereador Alessandro Lôbo e Silva apresentou a todos os presentes o antiprojeto para que todos pudessem ter ciência das linhas a serem seguidas na busca da regularização, conforme solicita a lei, assim como terem parâmetros para discutirem sobre o assunto.

A participação dos proprietários de centrais de mototáxi, assim como os trabalhadores do ramo foi pouco representativa, porém os que estiveram presentes apresentaram suas opiniões com relação ao que foi apresentado e as alterações que acreditam serem necessárias para que se alcance o objetivo da audiência – regularização dos serviços.

Os representantes da Polícia Militar Valmari Santos Nogueira Júnior (Capitão PM), José Walter Mota Araújo (Tenente PM) e Cláudio José Delmondes (Tenente PM) falaram sobre a necessidade de regularização dos serviços mediante a sua importância para a cidade e a fim de proporcionar maior segurança aos que trabalham no setor e também para a população. Frisaram que o início de um processo é sempre desconfortante, mas que no futuro poderão usufruir de todas as benesses.

Os vereadores fizeram uso da palavra para darem suas contribuições sobre pontos existentes no anteprojeto que merecem ser estudados para atender aos anseios dos trabalhadores. Destacaram a importância da realização da audiência para início de uma discussão envolvendo todos da sociedade.

Finalizando o evento o presidente da Casa, vereador Alessandro Lôbo e Silva observou que o anteprojeto foi para que tenham diretrizes para a discussão e que estará à disposição na secretaria da câmara para todos os interessados, assim como serão aguardadas sugestões para que pontos divergentes sejam adequados e discutidos em uma próxima audiência pública.

“Nossa intenção não é prejudicar nenhum trabalhador e sim iniciar uma discussão com todos que atuam no setor de prestação de serviços de mototáxi e motofrete para que consigamos a regularização, que proporcionará a todos melhores condições de trabalho, com direitos assegurados por lei e maior segurança. Esperamos que todos se engajem e apresentem sugestões para chegarmos a um consenso onde todos serão beneficiados. Esse é só o início de uma longa caminhada. Contamos com todos vocês!”, destacou Alessandro Lôbo.

A participação dos proprietários de centrais de mototáxi, assim como os trabalhadores do ramo foi pouco representativa