Sertão Hoje

Sertão Hoje

Após assumir gestão do Hospital da Chapada, Fabamed reabastece unidade com insumos e medicamentos

Segunda / 14.12.2020

Por Redação Sertão Hoje

A Fundação Fabamed assumiu a gestão do Hospital Regional da Chapada, em Seabra, na última quinta-feira (10). (Foto: Divulgação / Sesab)

Após a Fundação Fabamed assumir a gestão do Hospital Regional da Chapada, em Seabra, na última quinta-feira (10), insumos e medicamentos chegaram a unidade neste final de semana, bem como os primeiros fardamentos dos funcionários. “Adquirimos um carregamento emergencial a fim de assegurar a continuidade do tratamento dos pacientes internados e progressivamente faremos os ajustes para que o hospital possa cumprir sua missão de atender a toda a região da Chapada e oferecer serviços mais qualificados”, destaca o presidente da Fabamed, José Saturnino Rodrigues.

A expectativa da nova gestão é que em até 30 dias sejam concluídas as ações de humanização no atendimento, reavaliação de contratos, levantamento do inventário, bem como fortalecimento do ensino e pesquisa. Com 101 leitos, sendo 10 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), o Hospital da Chapada é referência para os municípios de Abaíra, Boninal, Ibitiara, Iraquara, Lençóis, Mucugê, Novo Horizonte, Palmeiras, Piatã, Seabra, Souto Soares, Oliveira dos Brejinhos e Brotas de Macaúbas.

Além do atendimento clínico e cirúrgico de emergência, a unidade realiza cirurgias eletivas, bem como oferta atendimento ambulatorial nas especialidades de cardiologia, ortopedia, pediatria, clínica médica, cirurgia geral, angiologia, gastroenterologia, anestesiologia, otorrino, exames de imagem e laboratório. Anteriormente, a unidade hospitalar era administrada pela Associação de Proteção à Maternidade e Infância de Castro Alves (APMICA), que teve seu contrato rescindido pelo Governo do Estado pela má qualidade do serviço prestado.

Caraíbas: equipe da Secretaria da Saúde realizou testes rápidos de ISTs na sexta (11) na Praça da Matriz

Domingo / 13.12.2020

Por Redação Sertão Hoje

A ação, que faz parte da campanha Dezembro Vermelho, o mês de prevenção à HIV, realizou testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C. (Fotos: Divulgação)

A Prefeitura de Caraíbas, município do sudoeste baiano, através da Secretaria Municipal de Saúde, mobilizou uma equipe para realizar testes rápidos de diversas Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), tais como HIV, Sífilis e Hepatites B e C. A ação, que faz parte da campanha Dezembro Vermelho, o mês de prevenção à HIV, ocorreu na Praça da Matriz nessa última sexta-feira (11).

Chapada Diamantina: Prefeitura de Palmeiras vai proibir reuniões com mais de 30 pessoas entre 20 de dezembro a 6 de janeiro

Domingo / 13.12.2020

Por Redação Sertão Hoje

O Município contabiliza 39 casos de Covid-19. Desses, 26 estão recuperados, 12 são casos ativos e 1 pessoa veio a óbito. Na foto, o centro histórico de Palmeiras. (Foto: Pinterest)

O Município de Palmeiras, na região da Chapada Diamantina, se comprometeu a editar decreto proibindo festas, encontros, reuniões ou qualquer ato que gere aglomeração com mais de 30 pessoas na cidade entre os dias 20 deste mês e 6 de janeiro. O prefeito Ricardo Oliveira Guimarães assinou, na sexta-feira (11), Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público Estadual (MP-BA), no qual se comprometeu também a proibir a entrada na cidade de ônibus de excursão para eventos festivos. As informações são do Centro de Comunicação (Cecom) do MP-BA.

Segundo o promotor de Justiça Gustavo Pereira Silva, “é grave o cenário de ocupação de leitos no Hospital Regional da Chapada, por isso tais eventos, que se tornam mais frequentes com a proximidade do natal e réveillon, são inoportunos e comprometedores da segurança sanitária da população”. No documento, o Município se comprometeu ainda a criar equipe de servidores, inclusive com guardas municipais, para fiscalizar, notificar e impedir o desrespeito do decreto municipal que será editado pelo prefeito; e a aplicar todas as sanções administrativas aos organizadores de festas e encontros, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas, bem como incluir no decreto as sanções pelo não cumprimento, incluindo cassação de alvará, suspensão das atividades e multa.

Segundo o Informe Epidemiológico, atualizado pela Prefeitura de Palmeiras na quinta-feira (09), às 16h51, o Município contabiliza 39 casos de Covid-19 desde o início da pandemia. Desses, 26 já estão recuperados, 12 são considerados casos ativos e 1 pessoa veio a óbito. O Informe contabiliza ainda 4 casos suspeitos e 50 pessoas em monitoramento.

O Informe Epidemiológico foi atualizado pela Prefeitura de Palmeiras na quinta-feira (09), às 16h51. (Foto: Reprodução / Pref. de Palmeiras)

Fake News: mensagem em que o Secretário Fábio Vilas-Boas diz que os próximos dias serão catastróficos, “de muita dor, de muitas perdas” é falsa

Sábado / 12.12.2020

Por Redação Sertão Hoje

Os autores da fake news se aproveitaram da fala a qual o Vilas-Boas diz que Bahia passa pela 2ª onda da Covid-19 e que a 'previsão é que dure mais 3 semanas'. (Foto: Divulgação)

O Secretário da Saúde da Bahia (Sesab), Fábio Vilas-Boas, utilizou suas redes sociais para desmentir uma mensagem falsamente atribuída a si, que está sendo disseminada pelas redes sociais. No texto da fake news, o gestor estaria alertando que os próximos 30 dias serão catastróficos, “de muita dor, de muitas perdas”, por causa da pandemia. Os autores da fake news se aproveitaram da fala a qual o Vilas-Boas diz que Bahia passa pela 2ª onda da Covid-19 e que a 'previsão é que dure mais 3 semanas' – confira mais aqui.

• Confira abaixo a publicação do Secretário, juntamente com a mensagem falsa:

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Fábio Vilas-Boas • Saúde BA (@fabio_vboas)

Brumado recebe Selo Unicef pelo esforço para proteger os direitos das crianças e adolescentes

Sábado / 12.12.2020

Por Redação Sertão Hoje

Na Bahia, 249 municípios participaram da ação.

Na última terça-feira (08), o Município de Brumado recebeu do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) o Selo Unicef 2017-2020, pelo esforço para proteger os direitos das crianças e adolescentes, promovendo mudanças significativas nas áreas de saúde, educação e assistência social.

Na Bahia, 249 municípios participaram da ação. Os municípios certificados aderiram à estratégia Busca Ativa Escolar, programa lançado pelo Unicef em 2017, cujo objetivo é mitigar os fatores que contribuem para a exclusão escolar e realizando ações para diminuir o número de crianças e adolescentes com 2 ou mais anos de atraso escolar, além da capacitação de professores sobre inclusão de crianças com deficiência por meio de educação física, da formação de profissionais de saúde, educação e assistência social acerca de competências familiares, da capacitação de conselheiros tutelares e da criação de Núcleos de Cidadania para Adolescentes (NUCAs).

Governo do Estado abre 10 novos leitos de UTI Covid-19 em Vitória da Conquista

Sábado / 12.12.2020

Por Redação Sertão Hoje

“Há um esforço de regionalização e descentralização da assistência observado em toda a Bahia, evitando a transferências de pacientes entre regiões”, destaca Vilas-Boas. (Foto: IBSP)

Com o aumento do número de pacientes graves diagnosticados com Covid-19 na região Sudoeste, o Governo do Estado abriu, nesta sexta-feira (11), 10 novos leitos de UTI Covid-19 no Hospital Geral de Vitória da Conquista, totalizando 156 leitos ativos, sendo 70 de UTI e 86 clínicos, na região. De acordo com o secretário da Saúde da Bahia (Sesab), Fábio Vilas-Boas, “há um esforço de regionalização e descentralização da assistência observado em toda a Bahia, evitando a transferências de pacientes entre regiões. Com estes novos leitos, reduzimos a taxa de ocupação das UTIs Covid-19, estando agora em 73%”, afirma o secretário.

• Bahia registrou 3.883 novos casos de Covid-19 e 30 mortes nessa sexta-feira (11);

A subsecretária da Saúde, Tereza Paim, alerta que as duas próximas semanas serão fundamentais para conter o avanço da Covid-19 na região. “Se faz necessário um esforço adicional da população, pois esta é uma doença que já matou mais de 8.500 baianos e precisamos conter o avanço do vírus com hábitos que aprendemos ao longo da pandemia, como usar máscara, manter o distanciamento social e lavar as mãos frequentemente”, ressalta a subsecretária, ao lembrar que isto se faz necessário para evitar medidas ainda mais restritivas, como já ocorre em outras cidades.

Bahia registrou 3.883 novos casos de Covid-19 e 30 mortes nessa sexta-feira (11)

Sábado / 12.12.2020

Por Redação Sertão Hoje

Dos 440.545 casos confirmados, 419.448 já são considerados recuperados, 12.536 encontram-se ativos e 8.561 vieram a óbito, representando uma letalidade de 1,94%.

A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), nessa sexta-feira (11), registrou 3.883 novos casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,9%), 3.327 recuperados (+0,8%) e 30 mortes (0,35%). Dos 440.545 casos confirmados desde o início da pandemia, 419.448 já são considerados recuperados, 12.536 encontram-se ativos e 8.561 vieram a óbito, representando uma letalidade de 1,94%. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 834.849 casos descartados e 120.553 em investigação. Ao todo, 33.986 profissionais da saúde já foram infectados pelo Coronavírus (SARS-COV-2), causador da Covid-19.

• Os óbitos registrados na sexta-feira (11) ocorreram nas seguintes datas:

Clique para ampliar. (Foto: Divulgação / Sesab)

Guajeru: Prefeito Gil Rocha garante pavimentação das ruas de acesso ao Cemitério Municipal

Sexta / 11.12.2020

Por Redação Sertão Hoje

O projeto já foi aprovado, as ruas já foram vistoriadas pela equipe de Engenharia da CAIXA Econômica Federal que emitirá a autorização da licitação. (Foto: Divulgação)

O Prefeito Gil Rocha (PSD), com o apoio de emenda parlamentar do Deputado Federal Waldenor Pereira (PT), garantiu a realização da obra de pavimentação das ruas de acesso ao Cemitério Municipal de Guajeru. Para o prefeito “essa obra é para atender um pedido antigo de nossa população que deseja um melhor acesso ao Cemitério local, melhorando também outras ruas do bairro, a exemplo da Rua da Gameleira, na qual os moradores anseiam a pavimentação."

• Prefeito Gil Rocha e o prefeito eleito, Galego, iniciam processo de transição de governo;

O projeto já foi aprovado, as ruas já foram vistoriadas pela equipe de Engenharia da CAIXA Econômica Federal que emitirá a autorização da licitação. Além dessa obra, o prefeito Gil Rocha revelou que também está encaminhada e já licitada pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (SUDESB) uma Quadra Poliesportiva na Comunidade de Sanguessuga, localizada na zona rural.

Guanambi conquista o Selo Unicef 2017-2020

Sexta / 11.12.2020

Por Redação Sertão Hoje

O Selo Unicef é conferido aos municípios que asseguram o acesso de crianças e adolescentes à Saúde, Educação e Assistência Social. (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Guanambi conquistou, nesta semana, o Selo Unicef 2017-2020, conferido também a outros 430 municípios do Semiárido Brasileiro e da Amazônia Legal, em razão de uma extensa pauta de ações e uma agenda de compromissos com a Criança e o Adolescente ao longo desses últimos 4 anos. O município de Guanambi teve melhorias significativas nos indicadores de Saúde, Educação e Assistência Social, aferidas pelos técnicos e examinadores do Selo.

O Fundo das nações Unidas para a Infância (Unicef) confere o Selo aos municípios que asseguram o acesso de mais crianças às escolas, de mais mulheres ao pré-natal, de mais meninas e meninos ao registro de nascimento e de mais adolescentes às políticas publicas. “O resultado maior não é a certificação em si, mas os impactos positivos na vida de crianças e adolescentes. Com o apoio do Fundo Unicef, esses municípios se superaram. Isso é a prova de que fortalecer a gestão pública, com foco na infância e na adolescência, é o melhor investimento no desenvolvimento, particularmente em um País como o Brasil, com tantas desigualdades”, destacou Florence Bauer, representante da Unicef no Brasil.

• Ibiassucê conquista o Selo Unicef 2017-2020;

Em Guanambi foram implementados vários esforços na educação, como o programa Busca Ativa Escolar, proposto pelo Fundo Unicef, no qual equipes vão atrás de cada criança e adolescente que estava fora da escola e tomam as medidas necessárias para a re-matrícula, além da capacitação de professores sobre inclusão de crianças com deficiência e de ações para diminuir o número de crianças e adolescentes com 2 ou mais anos de atraso escolar. Na saúde foram realizados investimentos na atenção básica, em especial, no atendimento pré-natal e nos primeiros meses de vida, na vacinação e na prevenção de doenças. Na assistência social firmou-se o compromisso de melhorar o atendimento às famílias e desenvolver estratégias específicas para alcançar meninas e meninos expostos a diferentes formas de violência, além de formação para conselheiros tutelares e busca ativa de crianças sem registro de nascimento, além da criação dos Núcleos de Cidadania de Adolescentes (NUCAs), formado por 16 adolescentes, que participam ativamente das discussões e decisões de políticas públicas voltadas à infância e à adolescência no município.

Contas da Prefeitura de Ipiaú de 2019 são aprovadas pelo TCM

Sexta / 11.12.2020

Por Redação Sertão Hoje

O conselheiro José Alfredo Rocha Dias aplicou à prefeita uma multa de R$ 10 mil e determinou o ressarcimento de R$ 220.152,52 aos cofres municipais, com recursos pessoais.

O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) aprovou com ressalvas as contas de 2019 da Prefeitura de Ipiaú, da responsabilidade da prefeita Maria das Graças Mendonça. O conselheiro José Alfredo Rocha Dias, em seu parecer, aplicou à prefeita uma multa de R$ 10 mil pelas ressalvas. Também foi determinado o ressarcimento aos cofres municipais a quantia de R$ 220.152,52, com recursos pessoais, pela ausência de comprovação de pagamento de folhas salariais dos servidores. A decisão foi proferida na sessão desta quarta-feira (09), realizada por meio eletrônico.

O conselheiro José Alfredo Rocha Dias determinou também, em seu voto, a realização de auditoria na Prefeitura de Ipiaú para apurar supostos casos de contratação irregular de pessoal para a terceirização de mão-de-obra em diversas atividades da área da saúde. Isto teria ocorrido com a contratação da “Max Saúde Cooperativa de Trabalho”, por R$ 3.472.484,65 e da “Forte Saúde – Cooperativa de Trabalho em Serviços de Saúde” por R$ 2.471.685,72. O município de Ipiaú apresentou uma receita de R$ 88.268.349,74 e promoveu despesas de R$ 86.759.796,91, o que levou a um superávit de R$ 1.508.552,83. Os recursos deixados em caixa (R$ 8.859.711,35) foram suficientes para cobrir despesas com “restos a pagar” e de “exercícios anteriores”, o que demonstra a existência de equilíbrio fiscal.

A despesa total com pessoal atingiu o montante de R$ 45.467.962,03, que correspondeu a 52,88% da receita corrente líquida do município de R$ 85.980.746,94, respeitando, assim, o limite de 54% previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). A prefeita também cumpriu todas as obrigações constitucionais, vez que aplicou 26,90% dos recursos específicos na área da Educação, 17,75% dos recursos nas ações e serviços de Saúde e 81,75% dos recursos do Fundeb na remuneração dos profissionais do magistério.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2019 alcançado pelo município com relação aos anos iniciais do ensino fundamental (5° ano) foi de 4,7, abaixo da meta projetada de 4,8. Esse índice foi inferior tanto ao IDEB da Bahia (4,9), quanto ao nacional (5,7). Com relação aos anos finais do ensino fundamental (9° ano), o IDEB alcançado foi de 3,8, também não atingindo a meta projetada de 4,2. O índice foi igual ao da Bahia, mas inferior ao Nacional (4,6).

Rodovias são recuperadas em 2020 para alavancar o desenvolvimento na Bahia, aponta Seinfra

Sexta / 11.12.2020

Por Redação Sertão Hoje

“Mesmo neste momento de crise, a Bahia tem conseguido ser o segundo Estado que mais fez investimentos”, diz o Secretário Marcos Cavalcanti. (Fotos: Paula Fróes / GOV-BA)

Neste ano de 2020, o Governo da Bahia concluiu obras em mais de 344km, que contaram com um investimento de mais de R$ 90 milhões. Até o final de dezembro, segundo o Governo do Estado, serão entregues ainda a pavimentação em 7km do acesso ao Povoado de Sítio do Aragão, em Santo Estevão, que está em fase de finalização, e a restauração de cerca de um 1km do acesso a Caatiba, na BA-646.

“Mesmo neste momento de crise, a Bahia tem conseguido ser o segundo Estado que mais fez investimentos em todo o Brasil. Investimentos que possibilitam um escoamento melhor e mais barato da produção, assim como também um melhor deslocamento de turistas através de aeroportos e rodovias. Além disso, investimentos em infraestrutura geram emprego, que é uma das prioridades do governo para que os baianos tenham mais acesso a renda e possam ter seu crescimento econômico e social”, destaca o secretário de Infraestrutura do Estado (Seinfra), Marcos Cavalcanti.

Atualmente já estão em andamento na Bahia serviços de recuperação e restauração em 379km com um investimento de mais de R$ 230 milhões. Outros 745km também estão com os serviços de recuperação e manutenção em andamento, através do Programa de Restauração e Manutenção de Rodovias Estaduais da Bahia (PREMAR).

.

Ibiassucê: Prefeitura adquire respirador para o Hospital Municipal São Sebastião

Sexta / 11.12.2020

Por Augusto Jackson

O equipamento foi comprado com recursos próprios do Município, e faz parte do projeto de ampliação hospitalar que já vem acontecendo no HMSS. (Foto: Divulgação)

Na última sexta-feira (04), o prefeito Adauto Prates e a Secretária Municipal de Saúde, Rosania Almeida, entregaram um respirador pulmonar profissional, modelo UTI, de última geração, que atende adulto/pediátrico/neonatal, ao Diretor do Hospital Municipal São Sebastião (HMSS), Dr. Ítalo Prates. O aparelho irá complementar a sala vermelha, totalizando dois respiradores no Hospital. O equipamento foi comprado com recursos próprios do Município, e faz parte do projeto de ampliação hospitalar que já vem acontecendo no HMSS, informou a Prefeitura de Ibiassucê.

Bahia registra 4.876 novos casos e 29 mortes pela Covid-19 nessa quinta-feira (10); ao todo, são 12.010 casos ativos e 8.531 mortes

Sexta / 11.12.2020

Por Redação Sertão Hoje

Dos 436.662 casos confirmados, 416.121 já são considerados recuperados, 12.010 encontram-se ativos e 8.531 vieram a óbito (letalidade de 1,95%).

A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) registrou, nessa quinta-feira (10), 4.876 novos casos (taxa de crescimento de +1,1%), 4.066 recuperados (+1,0%) e 29 mortes (+0,34%) pela Covid-19. Dos 436.662 casos confirmados desde o início da pandemia, 416.121 já são considerados recuperados, 12.010 encontram-se ativos e 8.531 vieram a óbito, representando uma letalidade de 1,95%. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 830.481 casos descartados e 119.206 em investigação. Ao todo, 33.791 profissionais da saúde já foram infectados pelo novo Coronavírus (SARS-COV-2), causador da Covid-19.

Os óbitos registrados na quinta-feira (10) ocorreram nas seguintes datas:

Fabamed assume gestão do Hospital da Chapada e secretário da Saúde Fábio Vilas-Boas inspeciona unidade

Sexta / 11.12.2020

Por Redação Sertão Hoje

O contrato foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE-BA) e tem duração de 90 dias renováveis por igual período. (Fotos: Divulgação / Sesab)

Na quinta-feira (10), a Fundação Fabamed assumiu a gestão do Hospital da Chapada, em Seabra, e o secretário da Saúde do Estado (Sesab), Fábio Vilas-Boas, realiza inspeção na unidade para aferir os estoques de insumos e medicamentos, bem como o funcionamento dos equipamentos e a escala dos profissionais, anunciou a Sesab. O contrato foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE-BA) e tem duração de 90 dias renováveis por igual período.

“A partir de hoje, a unidade passa a ser gerida por outra organização social, que traz uma experiência vitoriosa para que esse hospital possa cumprir sua missão de atender a toda a região da chapada e oferecer serviços mais qualificados. Quero agradecer ao corpo clínico, que manteve a unidade funcionando regularmente durante esse processo de transição”, afirma o secretário Fábio Vilas-Boas.

O presidente da Fundação Fabamed, José Saturnino Rodrigues, ressalta que “a partir desse final de semana já teremos novos enxovais, materiais e medicamentos, pois trabalhamos com seriedade, respeitando o corpo clínico e o paciente do Sistema Único de Saúde (SUS).

O Hospital Regional da Chapada possui 101 leitos, sendo 10 de Terapia Intensiva (UTI). A unidade é referência para os municípios de Abaíra, Boninal, Ibitiara, Iraquara, Lençóis, Mucugê, Novo Horizonte, Palmeiras, Piatã, Seabra, Souto Soares, Oliveira dos Brejinhos e Brotas de Macaúbas. Além do atendimento clínico e cirúrgico de emergência, a unidade realiza cirurgias eletivas, bem como oferta atendimento ambulatorial nas especialidades de cardiologia, ortopedia, pediatria, clínica médica, cirurgia geral, angiologia, gastroenterologia, anestesiologia, otorrino, exames de imagem e laboratório.

O contrato foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE-BA) e tem duração de 90 dias renováveis por igual período. (Fotos: Divulgação / Sesab)

Dom Basílio: Servidora é homenageada pela Câmara de Vereadores

Quinta / 10.12.2020

Por Redação Sertão Hoje

A entrega da honraria foi realizada pelo Presidente da Câmara João Marcos Oliveira e pelo Vereador Autor Chico da Ana, durante a sessão ordinária realizada nesta quarta-feira.

A servidora Irenalva Pires Dias, carinhosamente conhecida por todos como Nalva, foi homenageada nesta quarta-feira, dia 10, durante sessão ordinária realizada pela Câmara de Vereadores. Através do Decreto Legislativo N.º 001/2020, de autoria do Vereador Francisco Isaias dos Santos (Chico da Ana) e aprovado por unanimidade pelos demais vereadores, Nalva recebeu o título de Cidadã Honorária pelos relevantes serviços prestados ao município, especialmente, à Câmara de Dom Basílio. Esta é a maior honraria concedida pelo legislativo municipal de Dom Basílio.

Justificando o Decreto, o Vereador Autor ressaltou que a Servidora ingressou na vida pública em janeiro de 2003, foi aprovada no concurso público realizado em 1995 e durante 23 anos exerceu com muita dedicação, confiança e honradez o cargo de Tesoureira. “O exercício de função de confiança de tanta responsabilidade e pelo longo período demonstra sua probidade e dedicação tão necessárias a servidores públicos, patrimônio maior de um município”, destacou o Vereador Chico da Ana em sua justificativa ao Decreto Legislativo. A entrega da honraria foi realizada pelo Presidente da Câmara João Marcos Oliveira e pelo Vereador Autor Chico da Ana, durante a sessão ordinária realizada nesta quarta-feira.