Sertão Hoje

Sertão Hoje

Brumado: José Carlos dos Reis alerta sobre utilização de água de forma indevida pela Embasa

Segunda / 26.09.2016

Por Eliana Costa

Segundo Reis, a Embasa está retirando, diariamente, milhões de litros de água para molhagem das estradas que dão acesso aos locais de implantação das torres eólicas.

O vereador José Carlos dos Reis, no exercício do seu mandato, fez uso da tribuna da Câmara de Vereadores para levar ao conhecimento da população brumadense o que vem ocorrendo com o sistema de abastecimento de água que atende a comunidade de Brumado. Segundo Reis, a Empresa Baiana de Saneamento do Estado da Bahia (Embasa) autorizou a sangria da adutora no percurso compreendido entre a barragem de Cristalândia e o setor de tratamento de água em Brumado. ‘Estão sendo retirados, diariamente, milhões de litros de água para molhagem das estradas que dão acesso aos locais de implantação das torres do sistema de geração eólica do município’, alertou.

‘Estamos vivendo um período de escassez de chuvas na região. Em algumas residências a falta de água já é uma realidade, e o cuidado para a preservação do volume útil da barragem de Cristalândia é de elevada importância, a fim de assegurar o abastecimento à população brumadense por um período mais alongado possível. Portanto, essa prática que tem gerado preocupação e insatisfação popular, é um risco desnecessário. Na molhagem das estradas poderia se utilizar a água da barragem de Brumado, sem comprometer reservas do manancial de tamanha importância, como é o caso da barragem de Cristalândia’, concluiu o parlamentar. Reis ainda fez um apelo às autoridades competentes para reavaliação da situação e adoção de medidas urgentes.

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.