Sertão Hoje

Sertão Hoje

Alunos do CEB realizam apresentações de projetos estudantis

Terça / 18.08.2015

Por Luís Gustavo

Os projetos têm o objetivo de explorar o potencial criativo dos estudantes, estimulando a produção artística no ambiente escolar

Nos dias 13 e 14 de Agosto foram realizados, no Colégio Estadual de Brumado (CEB), os projetos do Governo da Bahia que visam promover a inserção da cultura, arte e lazer para jovens das escolas públicas. As apresentações foram iniciadas na quinta-feira (13), com a realização das edições 2015 do PROVE – Produção de Vídeos Estudantis e do EPA – Educação Patrimonial e Artística. Na sexta-feira (14) foram realizadas as edições 2015 do TAL – Tempos de Arte Literária, FACE – Festival Anual da Canção Estudantil, DANCE – Mostra de Dança Estudantil e AVE – Artes Visuais Estudantis. Para a equipe responsável pela realização do evento, os projetos têm o objetivo de explorar o potencial criativo dos estudantes, estimulando a produção artística no ambiente escolar. Neste sentido, a equipe gestora acredita que a realização dos projetos foi um sucesso, tendo em vista que os alunos abraçaram a ideia e realizaram belíssimas apresentações.

As apresentações do PROVE, EPA, TAL, FACE, DANCE e AVE foram realizadas na quinta (13) e sexta-feira (14)

STAMP Confecções vence o Campeonato Caculeense de Futsal 2015

Terça / 18.08.2015

Por Tayga Ribeiro

STAMP Confecções se consagra tricampeã do Futsal em 2015

14 de agosto, sexta-feira, dia em que comemoramos os 96 anos de emancipação política de Caculé, uma emocionante partida finalizou o Campeonato Caculeense de Futsal 2015. A equipe STAMP Confecções venceu a equipe Bomfim Art’s pelo placar de 4 a 2, sagrando-se tricampeã municipal.

Realizado pelo Governo de Caculé, através do Departamento Municipal de Esportes, Cultura e Recreação, o Campeonato teve inicio no dia 18 de julho. Os jogos aconteceram sempre na Praça de Esportes Antônio Fróes, nas quartas-feiras e nos sábados. Além dos finalistas, participaram do campeonato os seguintes times: Os Penetras, Pizzaria Caculé, Dimacol, Fagner Almeida, Estação e Pecado.

Grandes jogos e belas jogadas contagiaram a torcida durante todo o campeonato. Em 15 partidas realizadas, ao todo foram marcados 114 gols, com destaque para: Caio Henrique Rodrigues de Paiva (Bomfim Art’s) e Renavan Silva Seles (Dimacol) – artilheiros com 10 gols cada, João Vitor Trindade Oliveira Lima (STAMP Confecções) – revelação, Wanderson Cangussu Correia (Dimacol) – destaque, Jeânio Alves Coqueiro (Bomfim Art’s) – Melhor goleiro, Caio Henrique Rodrigues de Paiva (Bomfim Art’s) – melhor jogador.

Um amistoso entre a seleção feminina de futsal de Caculé e a seleção do Povoado de Várzea Grande antecedeu a final do Campeonato Caculeense de Futsal 2015, vencendo o Povoado com o placar de 4 a 3. 

Caio Henrique Rodrigues de Paiva (Bomfim Art’s) e Renavan Silva Seles (Dimacol) – artilheiros com 10 gols cada

Brumado: Guardas Municipais cobram pagamento de Adicional de Periculosidade

Terça / 18.08.2015

Por Luís Gustavo

Para o Presidente do SINDGUARDA-BAHIA, a legislação trabalhista é clara e os guardas municipais de Brumado têm direito ao adicional de periculosidade

Desde a última quinta-feira (13), os integrantes da Guarda Municipal de Brumado iniciaram um movimento grevista, que conta com o apoio do Sindicato dos Guardas Municipais do Estado da Bahia (SINDGUARDA-BAHIA) e da Força Sindical. Os servidores tem realizado uma série de atividades para chamar a atenção da opinião pública e tentar sensibilizar o poder executivo no sentido de atender as reivindicações da categoria. A principal reivindicação é o pagamento do Adicional de Periculosidade, já que os profissionais exercem a atividade profissional de segurança patrimonial. Para o Presidente do SINDGUARDA-BAHIA, Pedro Oliveira, a legislação trabalhista é clara e os guardas municipais de Brumado têm direito ao adicional de periculosidade - 30% sobre o valor do salário. Durante movimento realizado em frente da Prefeitura Municipal, o Presidente do Sindicato argumentou que desde janeiro entregou ofício ao prefeito cobrando o pagamento deste adicional, mas até o presente momento o executivo não realizou o referido pagamento.

Barra da Estiva: Governo municipal investe na recuperação de estradas vicinais

Terça / 18.08.2015

Por Redação Sertão Hoje

O trabalho inclui a recuperação das vias e a colocação de cascalho nos pontos críticos

O município de Barra da Estiva tem uma grande extensão territorial e está localizado em região bastante acidentada, o que dificulta a manutenção e recuperação das estradas. No entanto, o Governo Municipal, que tem à sua frente o prefeito Dr. Adriano Pires (Dinho) não tem medido esforços no sentido de garantir a trafegabilidade das estradas vicinais, tendo em vista que o bom estado de conservação das mesmas garante o melhor escoamento da safra agrícola, assim como garante mais conforto aos estudantes que utilizam o sistema de transporte escolar, bem como das pessoas das comunidades rurais, que utilizam estas vias no seu dia-a-dia. O prefeito Dinho, acompanhado do Vereador Zito de Noé esteve recentemente nas comunidades de Ginete e Jacu para acompanhar de perto o trabalho de está sendo realizado nas estradas vicinais destas regiões. O trabalho inclui a recuperação das vias e a colocação de cascalho nos pontos críticos.

O prefeito Dinho, acompanhado do Vereador Zito de Noé esteve recentemente nas comunidades de Ginete e Jacu para acompanhar de perto o trabalho

Atuação da Polícia Militar durante 2º Guanambi Moto Fest causa polêmica

Terça / 18.08.2015

Por Redação Sertão Hoje

Ação da Polícia Militar, sob o comando do Coronel Braga, resultou na apreensão de quatro motos (Fotomontagem: www.gbinews.com.br)

Uma ação da Polícia Militar de Guanambi, realizada na sexta-feira (14), no primeiro dia do 2º Guanambi Moto Fest, está causando uma grande polêmica e dividindo opiniões. De um lado, estão os que defendem a atuação da PM, no sentido de preservar a lei e a ordem pública; do outro, estão os que acreditam que houve excesso e intolerância na ação.

O fato é que, no último final de semana, por ocasião das comemorações pelos 96 anos de Guanambi, foi realizado o 2º Guanambi Moto Fest, evento que atraiu motociclistas de toda a região para a cidade. Na sexta-feira (14), na entrada principal do evento, a Polícia Militar abordou um grupo de 19 motociclistas de Caetité e apreendeu quatro motos.

A Redação do Site Sertão Hoje entrou em contato com algumas pessoas que estavam presentes no evento e ouviu opiniões a favor e contra a atuação da Polícia Militar. Todos que emitiram as suas opiniões pediram para ter as suas identidades preservadas.

Os que defenderam a atuação da Polícia Militar destacam que o 2º Guanambi Moto Fest havia aderido e divulgado amplamente a campanha ‘Zueira, tô fora’, promovida pela Associação dos Motociclistas da Bahia (AMO-BA). Destacam também que a própria Polícia Militar distribuiu panfletos na entrada do evento informando que não seria tolerado nenhum tipo de ‘zueira’ praticada pelos participantes.

Segundo uma testemunha, que defende a atuação da PM, os motociclistas chegaram fazendo uma grande algazarra e ao serem abordados, um deles teria inclusive desacatado o comandante do 17º BPM, dizendo que ‘evento de moto tem que ter barulho mesmo’. A testemunha alegou ainda que ao serem informados que quatro motos seriam apreendidas por estarem sem placa, os demais integrantes do grupo iniciaram um tumulto, o que culminou na condução de todos para a Delegacia de Polícia.

Já os que criticam a atuação da Polícia Militar acreditam que houve excesso e intolerância por parte do Comandante do 17º BPM, Tenente Coronel Antônio Roberto Pereira Braga. Para estes, o fato dos motociclistas terem chegado acelerando as suas motos, o que é comum neste tipo de evento, não justifica a abordagem, com armas empunhadas, que foi feita pelos policiais militares.

Para uma testemunha, que acredita ter havido excesso, o comandante da PM já tinha a certeza de que os motociclistas de Caetité iriam fazer ‘zueira’ no evento e ao notar a chegada dos mesmos, mandou os policiais fazerem a abordagem ostensiva.

Em entrevista a Rony Martins, no Programa 96 Notícias, o Tenente Coronel Antônio Roberto Pereira Braga disse que a abordagem aos motociclistas foi em razão dos abusos que os mesmos estavam cometendo e que o objetivo era alertar sobre a não tolerância de nenhum tipo de ‘zueira’. Ele afirmou ainda que, durante a abordagem, foi constatado que quatro motos estavam sem placa e um dos condutores não era habilitado e que, somente por esta razão, as motos foram apreendidas.

Brumado: PTC realiza reunião para debater os rumos do partido nas eleições 2016

Terça / 18.08.2015

Por Luís Gustavo

A reunião contou com as presenças de membros do Diretório Municipal, filiados e lideranças políticas locais

Na última sexta-feira (14), no auditório da antiga Faculdade Sertaneja da Bahia (FASEB), em Brumado, foi realizada uma reunião do Partido Trabalhista Cristão (PTC) para tratar das eleições municipais, que serão realizadas em 2016. A reunião contou com as presenças de membros do Diretório Municipal, filiados e lideranças políticas locais, tendo como principal objetivo debater os rumos que o PTC deve tomar nas próximas eleições. Até o presente momento, o partido tem se posicionado pelo lançamento de candidato próprio a prefeito de Brumado, sendo o nome de Luiz Carlos Moura Matos (Carlinhos Moura) apontado como pré-candidato do partido. Um dos objetivos da reunião também foi analisar os nomes que poderão concorrer ao legislativo municipal. A reunião contou com as presenças do Presidente do PTC Municipal, Renato Mendonça; do vice-presidente Irenaldo Muniz; do Vereador José Santos (Santinho), do empresário Romildo Bonfim (EPC) e do ex-vereador Wanderley (Nem).

96 anos de Guanambi foram comemorados com muita arte e cultura

Terça / 18.08.2015

Por Redação Sertão Hoje

A vasta programação foi encerrada na noite de domingo (16), com a realização do Espetáculo Teatral 'Frozen: Uma aventura Congelante'

De quinta-feira (13) a domingo (16), uma diversa programação artística e cultural foi realizada para marcar as comemorações pelo aniversário de 96 anos de Guanambi. Em várias praças da cidade, diversas manifestações foram realizadas, levando entretenimento de qualidade para a população. Outros eventos, como VIII Encontro de Carros Antigos e o II Guanambi Moto Fest levaram os admiradores de carros antigos e de motocicletas de alta cilindrada para a principal praça da cidade. A vasta programação foi encerrada na noite de domingo (16), com a realização do Espetáculo Teatral ‘Frozen: Uma aventura Congelante’, produzido pelo Espaço de Artes Iana Rocha. Na ocasião, crianças e jovens atores da cidade encenaram um dos maiores sucessos da Disney.  ‘É gratificante ver a capacidade dos nossos artistas apresentando eventos de qualidade, seja de música, do teatro, do artesanato da Feira do Luar, no aniversário da nossa cidade. Temos que celebrar a nossa gente, o nosso povo, e acima de tudo, os nossos valores’, frisou Victor Boa Sorte, Secretário Municipal de Cultura, Esporte e Lazer. 

O II Guanambi Moto Fest levou os admiradores de motocicletas de alta cilindrada para a principal praça da cidade

Brumado: Casa do Bolsa Família vai proporcionar mais agilidade e comodidade no atendimento

Terça / 18.08.2015

Por Luís Gustavo

As novas instalações contam com uma recepção e cinco guichês para atendimento, o que vai proporcionar mais agilidade e comodidade

Na última sexta-feira (14) foi realizada em Brumado a solenidade de inauguração da Casa do Bolsa Família, que fica localizada na Avenida Dr. Guilherme Dias – rua do Colégio Estadual de Brumado (CEB). As novas instalações contam com uma recepção e cinco guichês para atendimento, o que vai proporcionar mais agilidade e comodidade para as famílias que necessitam solicitar algum benefício e/ou realizar o recadastramento do benefício. Segundo informações da Prefeitura Municipal, Brumado hoje tem 3.500 famílias sendo beneficiadas pelo Programa Bolsa Família e 13.700 famílias cadastradas no CAD Único. A previsão é que a Casa do Bolsa Família realize 100 atendimentos por dia, sendo que estes atendimentos serão agendados, evitando a superlotação e a formação de longas filas.

Presente na solenidade, o prefeito Aguiberto Lima Dias destacou a importância da iniciativa no sentido de assegurar maior conforto e agilidade para os beneficiários de programas sociais. Aguiberto destacou ainda que a repartição foi instalada em um local de fácil acesso. A solenidade de inauguração contou ainda com as presenças da Secretária de Desenvolvimento Social, Themis Narvaes; do Secretário de Infraestrutura, André Cardoso; e dos vereadores José Ribeiro e José Carlos dos Reis.

A previsão é que a Casa do Bolsa Família realize 100 atendimentos agendados por dia, evitando a superlotação e a formação de longas filas

Dom Basílio: Servidores municipais realizam ato público e querem criação de comissão tripartite

Terça / 18.08.2015

Por Redação Sertão Hoje

No ponto alto do movimento, os servidores públicos se concentraram em frente da Prefeitura de Dom Basílio

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Dom Basílio (SINDSERV-DB) realizou, na manhã desta segunda-feira (17), um ato público com o objetivo de esclarecer a sociedade sobre os fundamentos e objetivos da greve deflagrada. O ato contou com boa presença de servidores públicos e foi o primeiro momento do movimento grevista da categoria, que tem como principal objetivo a busca de uma negociação efetiva com o executivo municipal. Segundo o Presidente do SINDSERV-DB, Cézar Carmo, a categoria quer chegar a um consenso, que seja bom para o município e para os seus servidores. Neste sentido, ele defende a criação de uma comissão tripartite, formada por representantes do executivo, legislativo e Sindicato, bem como a realização de uma audiência pública para debater de forma clara e transparente as reivindicações da categoria.

No ponto alto do movimento, realizado nesta segunda, os servidores públicos se concentraram em frente da Prefeitura de Dom Basílio, de forma que as suas reivindicações fossem ouvidas pelos membros do poder executivo. De lá, todos seguiram para a Praça São João, onde vários pronunciamentos foram feitos, esclarecendo que a os servidores estão em busca do entendimento, de forma que as paralisações não penalizem a população por muito tempo. Na próxima quarta-feira (19), os servidores realizarão uma assembleia para avaliar e definir os rumos do movimento grevista.

Na próxima quarta-feira (19), os servidores realizarão uma assembleia para avaliar e definir os rumos do movimento grevista

Caculé: Vacinação contra poliomelite começou no sábado (15) e vai até o dia 31 de agosto

Terça / 18.08.2015

Por Tayga Ribeiro

Todas as crianças de seis meses a cinco anos incompletos devem receber a dose que protege contra a paralisia infantil e ainda atualizar o cartão vacinal

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica iniciou no último sábado, 15 de agosto, a campanha de vacinação contra a poliomielite, também conhecida como paralisia infantil. Até o fim de agosto, a meta é imunizar 95% das crianças com idade entre 6 meses e 5 anos incompletos.

O dia D de vacinação acontece no dia 22 e a campanha vai até o dia 31 de agosto. Na zona rural será agendado posteriormente ao dia 22, sendo informado pelos Agentes comunitário de saúde. A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite tem como objetivo manter erradicada a doença no Brasil, haja vista a necessidade de altas coberturas vacinais com a vacina Sabin para evitar a reintrodução do Vírus da Paralisia Infantil no país. Esse ano, além da Campanha de Vacinação contra Poliomielite, será realizada ao mesmo tempo a Campanha de Multivacinação, uma estratégia do Ministério da Saúde para a atualização da caderneta de vacinação de todas as crianças menores de cinco anos.

A poliomielite é uma doença provocada por vírus que afeta o sistema nervoso e pode levar à paralisia irreversível dos membros. Atualmente, o Brasil está livre da doença, mas a vacinação é fundamental para manter o vírus fora do país, segundo o Ministério da Saúde.

Brumado: Atiradores do Tiro de Guerra recebem instrução de Krav Maga

Terça / 18.08.2015

Por Redação Sertão Hoje

A técnica mostra ao cidadão comum como se defender, independentemente de condicionamento físico, idade ou sexo

No dia 14 de agosto, atiradores do Tiro de Guerra 06/024, sediado em Brumado, participaram de instrução teórica e prática sobre técnicas de lutas. Na oportunidade o professor de artes marciais Flávio de Souza, ministrou defesa pessoal utilizando as técnicas israelenses de Krav Maga. O Subtenente Paulo Souza, Chefe de Instrução do TG, disse que em todos os quartéis do Exército os soldados aprendem técnicas de lutas, tanto para defesa pessoal, quanto para ataque. ‘O importante para os atiradores do TG nessa instrução foi o aprendizado da técnica israelense do Krav Maga, pois essa técnica visa à legítima defesa em situações de perigo real com respostas simples, rápidas e objetivas para situações de violência do dia a dia. A técnica mostra ao cidadão comum como se defender, independentemente de condicionamento físico, idade ou sexo’, afirmou o subtenente. Com origem militar, sua aplicação nas forças de segurança já foi adotada por corporações do mundo inteiro por sua eficiência em combate. O Subtenente Paulo Souza, disse ainda, que pretende desenvolver um projeto no TG, que engloba diversos tipos de artes marciais como Capoeira, Judô, Jiu-Jitsu, Karatê, Krav Maga dentre outros, e que depende de parcerias com os setores público e privado, a fim de que estes proporcionem uma infraestrutura adequada para o TG. O projeto visa atingir crianças e jovens com pouco acesso à academias a fim de que estes tenham uma oportunidade de crescimento pessoal e social.

Barra da Estiva: retomadas as obras da 2ª etapa da construção do estádio municipal

Terça / 18.08.2015

Por Redação Sertão Hoje

Nesta segunda etapa, o estádio vai receber arquibancadas, gramado e sistema de irrigação

A construção do Estádio Municipal é um sonho que está cada vez mais perto de se tornar realidade em Barra da Estiva, isto porque, foram retomadas as obras da segunda etapa de construção. Nesta etapa, serão construídas as arquibancadas, o sistema de irrigação e o gramado. As obras são fruto de um convênio entre a Prefeitura de Barra da Estiva e a Superintendência de Desportos do Estado da Bahia (SUDESB), a pedido do Deputado Estadual Marquinho Viana e do prefeito Dr. Adriano Pires (Dinho). O valor do convênio é de R$ 205 mil, dos quais 10% serão recursos próprios do município, a título de contrapartida. Na primeira etapa da construção, também realizada através de convênio com a SUDESB, o estádio recebeu muro, vestiários e alambrado.

Governo investe mais de R$ 6 milhões em sistemas de abastecimento de água

Sábado / 15.08.2015

Por Redação Sertão Hoje

Investimento beneficiou mais de 1.500 habitantes das comunidades de Ranchinho e Sossego.

Neste sábado (15), o Governo do Estado, através da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), beneficiou duas comunidades rurais no município de Coribe com água potável.  A SIHS, através da Companhia de Engenharia Hídrica e Saneamento da Bahia (Cerb), implantou sistemas de abastecimento de água nas localidades de Ranchinho e Sossego. A cerimônia em Coribe contou com as presenças do governador Rui Costa e do secretário de Infraestrutura Hídrica e Saneamento Cássio Peixoto.

Os recursos aplicados em Ranchinho, que possuía uma grande carência neste sentido, são da ordem de R$ 5.961.159,54 e beneficiará 1.431 habitantes que há muito convivem sem água de qualidade, enquanto no distrito de Sossego foram investidos R$ 119.683,70, favorecendo 109 moradores. 

Conforme destacou o secretário Cássio Peixoto, as obras somam-se as já realizadas em 22 municípios este ano, que resultaram em investimentos superiores a R$ 81 milhões e beneficiou aproximadamente 240 mil baianos. “E não temos dúvida que todas estas ações estão aumentando a qualidade de vida dos que residem nestas comunidades, onde a água é um recurso valioso para a sobrevivência da população e o desenvolvimento local. Sem falar que a água de qualidade, a água tratada reflete diretamente na saúde dessas pessoas. E a SIHS, o Governo do Estado, tem se empenhado para mudar a realidade dos moradores dessas localidades rurais mais carentes, mais sofridas”, concluiu. 

Futsal feminino de Barra da Estiva vai disputar Campeonato Baiano

Sábado / 15.08.2015

Por Redação Sertão Hoje

Esta é a primeira vez que a equipe feminina de Barra da Estiva vai disputar a competição mais importante do estado

Nos dias 12 e 13 de setembro será realizado, no ginásio de esportes César Borges, em Maracás, o zonal sudoeste do Campeonato Baiano de Futsal Feminino 2015. A competição é uma realização da Federação Baiana de Futebol de Salão e vai contar com a participação de seis equipes: Maracás, Barra da Estiva, Jequié, Iramaia, Jaguaquara e Lafaiete Coutinho. Esta é a primeira vez que a equipe feminina de Barra da Estiva vai disputar a competição mais importante do estado e é grande a expectativa das jovens atletas. A participação da Seleção feminina está sendo possível graças ao apoio da Prefeitura Municipal de Barra da Estiva, administração ‘Trabalhando mais por Você’, que tem à sua frente o prefeito Dr. Adriano Pires (Dinho).

A competição é uma realização da Federação Baiana de Futebol de Salão e vai contar com a participação de seis equipes

Presença de urânio em água de poço em Lagoa Real é natural

Sábado / 15.08.2015

Por Redação Sertão Hoje

Unidade da INB está situada na Sub-bacia do Riacho das Vacas, enquanto a localidade de Varginha fica situada na Sub-bacia do Rio São Pedro

As Indústrias Nucleares do Brasil encaminhou nota oficial para a redação do Site Sertão Hoje, informando que os teores de urânio encontrados em poço situado na localidade de Varginha, município de Lagoa Real, não são decorrência das atividades de mineração da INB. Grupos ambientalistas divulgaram ontem que as águas do poço haviam sido contaminadas pela mineradora. A empresa esclareceu que o poço encontra-se a aproximadamente 20 quilômetros da Unidade de Concentrado de Urânio, e foi perfurado pelo proprietário do terreno, em local onde existe uma grande concentração de urânio.

Em análises realizadas pelo Laboratório de Controle Ambiental da INB, a pedido do senhor Osvaldo, se constatou que os teores de ferro, manganês e urânio estavam acima dos limites recomendados pelo Ministério da Saúde. Uma equipe da empresa levou os resultados das análises ao proprietário do terreno e à Prefeitura de Lagoa Real, esclarecendo que a água estava imprópria para o consumo, mas que a INB não tem competência para proibir o uso do poço, medida que deve ser tomada pelas autoridades municipais ou estaduais.

A INB esclareceu ainda que a Unidade de Concentrado de Urânio está situada na Sub-bacia do Riacho das Vacas, enquanto a localidade de Varginha fica situada na Sub-bacia do Rio São Pedro, portanto as águas que passam pela INB não chegam a Varginha.

A empresa analisa regularmente as águas de 132 poços situados em áreas que podem sofrer algum impacto da atividade mineradora; desde antes da implantação do empreendimento e até o presente momento não se detectou alteração nos índices de concentração de urânio.