Sertão Hoje

Sertão Hoje

Senac abre novas turmas e Prefeitura de Caetité destaca importância de convênio

Segunda / 13.04.2015

Por Henrique da Mata

O convênio firmado entre a Prefeitura de Caetité e o Senac está rendendo bons frutos. Foi o que afirmou a secretária de Desenvolvimento Social, Cléia Montenegro, durante a aula inaugural que abre um novo ciclo de cursos no Centro de Profissionalização Marlene Montenegro Cerqueira de Oliveira, onde são oferecidos os cursos do Senac em Caetité. “Trazer os cursos do Senac para Caetité foi uma das decisões mais acertadas desse governo. Hoje temos um grande número de jovens capacitados para o mercado de trabalho em nosso município, e por uma instituição que tem garantia de qualidade”, ressaltou.

O evento aconteceu no auditório da Casa Anísio Teixeira e contou com a participação de mais de 130 pessoas. Formandos do curso de capacitação profissional de cabeleireiro ministrado no ano passado receberam das mãos do professor Maurício Rodrigues o certificado que abre as portas para o mercado de trabalho. A formanda Carla Daiana Dantas, 32 anos, comemorou a conquista e se mostrou empolgada para dar início a uma nova jornada na carreira profissional. “Aqui é apenas o início, agora eu vou ingressar cada vez mais na minha área e buscar o crescimento profissional em minha área”, disse.

De acordo com a coordenadora do Senac, Lucimar Oliveira, a primeira turma de 2015 começa no dia 13 de abril, com o curso de técnicas de pintura, nos turnos vespertino e noturno. Mas outras turmas iniciarão ao longo do ano. “Teremos outras turmas que ainda vão ser fechadas, mas já temos cinco cursos para começar entre abril e maio”, destacou. Após o primeiro curso o Senac oferecerá o curso de manicure, no dia 14 de abril, matutino e noturno, auxiliar administrativo e balconista de farmácia, no dia 27 de abril à tarde e à noite, respectivamente, e cuidador de idoso, no dia 04 de maio, no noturno. 

Campeonato Municipal de Futebol de Lagoa Real segue a todo vapor

Segunda / 13.04.2015

Por Maria Nunes

As semifinais, da competição, estão previstas para o dia 14 de junho e final será dia 21 de junho as 15h00min

A Prefeitura Municipal de Lagoa Real, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer, está realizando o Campeonato Municipal de Futebol. O certame começou com um torneio, no dia 15 de março, para apresentar as equipes. Em seguida, no dia 22 do mesmo mês, ocorreu a abertura oficial com a participação das equipes do grupo “A”: Barra do José Ramos, Tamboril, Engenho Velho, Lagoa do Jurema e Piabas. O grupo “B”, por sua vez, é composto pelos times: Humildes São Roque, Queimada Grande, Campo Grande Lagoa Real, Agrestinho e contagem. As semifinais, da competição, estão previstas para o dia 14 de junho e final será dia 21 de junho as 15h00min. O campeonato está sendo transmitido, ao vivo, pela rádio Parque do Vaqueiro, 104,9 FM, para que  toda a população possa acompanhar a disputa.

Vereador Weliton Lopes comemora liberação de recursos para construção do Parque da Cidade em Brumado

Segunda / 13.04.2015

Por Eliana Costa

Foto: Arquivo/Jornal Tribuna do Sertão

A Caixa Econômica - Superintendência Regional Sudoeste da Bahia informou à Câmara Municipal de Vereadores, através de ofício, sobre a liberação de recursos para a construção de um parque de lazer na cidade. O contrato celebra um repasse entre o Ministério do Turismo e o Município estando disponibilizado o valor de R$ 1.940.250,00 (um milhão, novecentos e quarenta mil, duzentos e cinqüenta reais), tendo a contrapartida de 2,99% do valor do empreendimento, correspondendo ao valor de R$ 59.750,00 (cinqüenta e nove mil, setecentos e cinqüenta reais) da Prefeitura Municipal de Brumado.  

O Parque da Cidade foi objeto de proposição do parlamentar Weliton Lopes, que solicitou do executivo municipal a construção de uma área de lazer para as famílias brumadenses, local este onde poderiam contar com equipamentos específicos para realização de diversas atividades e também de uma ampla área verde. 

“Estamos extremamente felizes com essa notícia, pois a construção do Parque da Cidade é uma obra de grande relevância para a cidade, já que oferecerá um local aprazível para as famílias. Hoje vivemos um tempo em que o trabalho, a vida corrida, os estudos e as outras diversas atividades que temos que desempenhar acaba por nos impossibilitar o desfrute de momentos de prazer e com certeza esse local oportunizará esse desfrute”, pontuou Weliton.

Selecionados os 15 Jovens Aprendizes da INB Caetité

Segunda / 13.04.2015

Por Jane Dantas

Na tarde da última quinta-feira (9), foram sorteados os quinze jovens que integram a primeira turma de Jovens Aprendizes da INB Caetité. O sorteio aconteceu no Espaço INB, com presença de representantes da empresa e mais de 40 pessoas da comunidade, que se inscreveram ou acompanharam a inscrição dos filhos. O sorteio foi transmitido ao vivo pela Rádio Educadora Santana de Caetité.

No dia 17 de abril, um representante da área de Recursos Humanos da INB estará no mesmo local recebendo e conferindo toda a documentação necessária. Assim, os sorteados têm até este dia para separar e preparar a documentação exigida pelo processo de contratação do Jovem Aprendiz. O selecionado que não comparecer nesta data ou não possuir a documentação exigida será desclassificado. Neste caso, será convocado o próximo da lista de espera.

Os jovens sorteados: Álvaro Farias Pessoa, Jeane dos Santos Souza, Naiara Oliveira Ramos, Rosimeire Gama de Araújo, Marinalva Souza Silva, Tatiane Oliveira Cardoso, Willian dos Santos Fernandes, Bruna Silva Pereira, Daniela Santos Silva, Rangelli Ramos de Souza, Danila dos Santos Ferreira, Joseane da Silva de Jesus, Jeferson Santos Marques de Lima, Geane dos Santos Ferreira e Géssica Ladeia Matos Martins.

No cadastro de reserva ficaram: Ednélia de Oliveira Vilasboas, Lucinéia de Jesus Fernandes, Lucas Lima Cotrim Lapa, Patrícia da Silva Santos Lima, Sandra Pinheiro de Azevedo, Palloma Caires da Silva Lacerda Ramos, Arison Benito Correia Costa, Ítalo Iuri Fernandes Ramos, Fernando Igor Figueiredo da Silva, Geovana Araújo Souza, Elisângela Rosa de Jesus, Lucilene Souza Dias, Samara Gomes Aguiar, Marlene Souza Batista, Mônica dos Santos Barbosa, Eliete Alves dos Santos Lima, Bruna dos Santos Silva, Paloma Silva de Araújo, Naiara Nogueira Brito, Luisa Aguiar Santos, Rosimeire de Jesus Bonfim, Adelina Alves Silva, Lucas Martins Coelho, Eudes Silva Ramos, Liliane Silva de Jesus, Isabel Maria de Jesus Neta, Joelma Teixeira Lima, Aline Alves Teixeira, Romário Santos Gomes, Guilherme Lima de Queiroz Souza, Simone de Brito Silva, Kaielly Brito Oliveira, Rafael de Jesus Dias, Paulo Jean da Silva e Luzia Soares Oliveira.

Prefeito de Guanambi se reúne com comando da Polícia Militar para debater segurança pública

Segunda / 13.04.2015

Charles Fernandes recebeu no gabinete o comandante do 17º Batalhão de Polícia Militar de Guanambi, Ten Cel PM Antônio Roberto Pereira Braga

Preocupado com os últimos acontecimentos em Guanambi, o prefeito Charles Fernandes recebeu no gabinete municipal na manhã desta quinta-feira 09/04, comandante do 17º Batalhão de Polícia Militar de Guanambi, Ten Cel PM Antônio Roberto Pereira Braga. Na oportunidade, debateram sobre o fortalecendo de parcerias e de projetos na área da segurança pública, “este diálogo é para o fortalecimento do interesse comum que é a segurança pública, a Prefeitura de Guanambi tem ações conjuntas com a Polícia Militar, e iremos fortalecer estas ações”, disse Charles.

Segundo o comando, nas últimas semanas, a PM vem agindo de forma firme e ostensiva, com abordagens e incursões em bairros e locais com maior incidência de registro policiais, realizando operações pontuais e continuadas nos distritos e também na zona rural de Guanambi, colocando literalmente a tropa na rua, como bem disse em entrevista recente o novo comandante: “Vocês vão ver o Coronel Braga e o subcomandante Capitão Suarez sempre na rua, os nossos capitães, os nossos tenentes sempre nas ruas”.

Seguindo com estas articulações, o comando do 17º BPM, também se reuniu com Juiz da Vara Crime de Guanambi, Roberto Paulo Prhomann Wolf, que em conjunto com o Subcomandante estão articulando algumas medidas. “O Judiciário está atento aos últimos acontecimentos e continuaremos agindo firme contra a criminalidade”, pontuou Wolf. 

Vereador José Carlos de Jonas visita projeto-piloto de revitalização da cultura do algodão em Brumado

Segunda / 13.04.2015

Por Eliana Costa

O projeto-piloto da Associação tem como objetivo principal garantir a produção de algodão às famílias que trabalham com a cultura na região

As lavouras de algodão já foram uma realidade das mais rentáveis na região sudoeste, que por diversos fatores foram deixando de existir sendo trocadas por outras culturas. Revitalizar a cultura do algodão no sudoeste da Bahia, desenvolvida basicamente pela agricultura familiar é o objetivo da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (ABAPA).

O projeto-piloto da Associação tem como objetivo principal garantir a produção de algodão às famílias que trabalham com a cultura na região, oferecendo toda a estrutura necessária, entre as quais: máquinas, doação de sementes, preparo de solo, assistência técnica, treinamentos e capacitações. O vereador, da cidade de Brumado, José Carlos de Jonas visitou na última quinta-feira (09) a localidade, do Boi Morto, e participou de uma reunião com os produtores, técnicos da Abapa e técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura.

Jonas informou que o trabalho vem sendo realizado com muita determinação, oferecendo todas as condições para que os produtores voltem a ter suas lavouras de algodão com produções estimadas em 300 arrobas. “A Associação vem desenvolvendo um excelente trabalho e a lavoura é desenvolvida através de sistema de irrigação aproveitando os poços que os produtores já possuíam em suas propriedades. É com certeza uma grande felicidade para nós podermos vivenciar o desenvolvimento de um projeto de tamanha importância, oferecendo aos nossos agricultores a oportunidade de dias melhores com o retorno da cultura do algodão” salientou. O vereador finalizou dizendo que a região sudoeste já foi responsável por toda a produção do Estado e o trabalho agora é para que a cultura retorne o seu desenvolvimento com sustentabilidade. 

Prefeitura de Brumado marcou presença no III Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável

Segunda / 13.04.2015

Por Sérgio Mauro

Aconteceu na semana passada, em Brasília, o III Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável – EMDS. O município de Brumado participou do evento com a presença da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico Dr.ª Fabrícia Pinchemel Amorim Castro, acompanhada pelo Chefe de Gabinete Senhor Sérgio Ricardo e da Assessora Parlamentar Senhora Helen Moure, ambos do Gabinete do Deputado Erivelton Santana.

O Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS) já se consolida como o maior evento sobre sustentabilidade do país. Organizado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e tendo como grande parceiro o Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o EMDS reúne bienalmente autoridades municipais, estaduais e federal. E uma das metas do EMDS é mobilizar gestores públicos dos três níveis de governo a incluir o tema da sustentabilidade em seus programas de governo e criar agendas propositivas de desenvolvimento local sustentável. Temas como a Dinamização das oportunidades para os pequenos negócios, a gestão pública aliada ao empreendedorismo, a qualidade ambiental urbana, a inclusão produtiva, erradicação da miséria e questões referentes á mobilidade urbana são alguns dos temas discutidos no encontro.

A participação do Município de Brumado com a presença da Secretária de Planejamento e Desenvolvimento Econômico em um evento de amplitude nacional influenciará as futuras ações no planejamento de ações administrativas na construção de uma cidade cada vez melhor. 

Governo tem projeto para implantar rede de fibra ótica na Bahia

Segunda / 13.04.2015

Governador Rui Costa participa de videoconferência

Em videoconferência transmitida da Escola Estadual Cristo Rei, no município de Barra, no Vale do São Francisco, na manhã desta sexta-feira (10), durante a inauguração do Centro Regional de Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (Cemit), o governador Rui Costa falou sobre a implantação da rede de fibra ótica na Bahia. A rede passará pela Estrada do Feijão, por Irecê, Xique-Xique, e pela Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol), até chegar ao oeste da Bahia, e vai facilitar o ensino a distância e também gerar emprego e renda, com o surgimento de novas empresas proporcionado pela tecnologia.

Rui afirmou que, junto com o secretário de Ciência e Tecnologia, Manoel Mendonça, está procurando ampliar a rede de fibra ótica do Estado. “Esta tecnologia é muito importante para o Ensino a Distância, primeiro porque melhora a qualidade da imagem [e] a velocidade da transmissão de dados, [além] de facilitar a distribuição de material didático e de mídia para os alunos pela internet”. Segundo o governador, a implantação da rede deve ser licitada ainda este ano.

Na ocasião, o governador fez um pronunciamento para 17 mil estudantes que cursam o ensino médio em 665 salas de aula localizadas na zona rural de 150 municípios. O Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITec) assegura o ensino médio à população baiana em áreas remotas do estado. Rui também visitou o Centro Estadual de Educação Profissional Águas, a Escola Municipal Hélcio Freitas de Andrade e a Universidade Federal do Oeste da Bahia, todas as três instituições no município de Barra. Ainda na cidade, o governador entregou 150 casas do programa Minha Casa, Minha Vida e um Sistema de Abastecimento de Água, que está atendendo às localidades de Brejos do São Gonçalo e Mato Escuro, beneficiando 450 moradores da região.

Sindicatos e movimentos sociais organizam paralisações para próxima quarta-feira

Segunda / 13.04.2015

Entidades sindicais e movimentos sociais de Vitória da Conquista estiveram reunidos na sede do Sindicato dos Bancários

Na tarde da última sexta-feira (10), entidades sindicais e movimentos sociais de Vitória da Conquista estiveram reunidos na sede do Sindicato dos Bancários para discutir os preparativos da Paralisação Nacional Contra o PL 4330, que acontece no próximo dia 15.

Estiveram presentes os representantes do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região, SIMMP/VC, Sindsaúde-BA, Marcha Mundial de Mulheres, Levante Popular, Sindilimp, Sinserv, APLB/SINDICATO, Associação dos Moradores da Patagônia e Associação dos Docentes da Uesb.

O Projeto de Lei nº 4330 ameaça os direitos dos trabalhadores, e tem como objetivo regulamentar a terceirização no país, legalizando a fraude e a precarização do emprego, permitindo que as empresas terceirizem até mesmo sua atividade-fim, ou seja, aquela que caracteriza o objetivo principal da empresa. A paralisação nacional está sendo convocada pelas centrais sindicais, sindicatos e outros movimentos sociais.

Estão abertas as inscrições para 2º Casamento Coletivo em Caetité

Segunda / 13.04.2015

Por Thayná Lima

Foto: Arquivo/Jornal Tribuna do Sertão

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, através do Centro de Referência de Assistência Social - CRAS, urbano e rural, realizará no dia 29 de maio, às 17h, o II Casamento Comunitário. Podem participar os nubentes que desejam se casar, bem como aqueles que vivem em união estável. As inscrições estão abertas até o dia 08 de maio, na sede do CRAS Urbano - situado a Avenida Nilo Peçanha, nº 145, Bairro Alto Buenos Aires e  do CRAS Rural – na Rua doa Maçons, Nº 142, próximo a Feira, ambos em Caetité. Para participar da Cerimônia, os noivos precisam ter toda documentação necessária para a habilitação do casamento: Se solteiro, Certidão de Nascimento (Original); Se divorciado, Certidão de Casamento com a documentação do divórcio (originais); Se viúvo, Certidão de Casamento com a comunicação do óbito ou a Certidão de óbito (Originais); Comprovante de Residência; Documento de identidade; Duas testemunhas munidas dos documentos pessoais. Além disso, não podem ter qualquer impedimento legal para casar-se e têm que ter enda inferior ou igual a dois salários mínimos. Para que os homens e mulheres com dezesseis anos possam se casar, é necessária a autorização de ambos os pais ou de seus representantes legais, enquanto não atingida a maioridade civil.

ADAB aperfeiçoa fiscalização do uso de agrotóxicos na Bahia

Domingo / 12.04.2015

A nova plataforma foi apresentada à diretoria da Agência em uma reunião na sede em Salvador

A implantação da plataforma de agrotóxicos no Sistema Informatizado da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada à Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri), já é uma realidade na Bahia. Em fase de homologação, a inserção desta nova ferramenta tecnológica proporcionará melhorias para o Serviço de Defesa Sanitária Vegetal do Estado, com maior agilidade e facilidade aos processos de fiscalização do uso e comércio de agrotóxicos, a exemplo da solicitação de registro de produtos, cadastro de revendas e monitoramento dos receituários agronômicos emitidos.

A nova plataforma foi apresentada à diretoria da Agência em uma reunião na sede em Salvador, com a explanação da evolução do Sistema Informatizado ao longo dos anos, deixando de ser físico e manual, para se tornar totalmente virtual e tecnológico. De acordo com os responsáveis pela expertise agronômica, Alessandro Oliveira e André Loula Tôrres, a Bahia já é pioneira no Brasil na emissão do documento que permite o trânsito de produtos vegetais de forma eletrônica, a Permissão de Guia de Trânsito Vegetal (PTV), que concede maior controle fitossanitário do trânsito em tempo real. Com esta ferramenta, as revendas vão solicitar e renovar cadastro na Adab, além de abastecer com informações de estoque dos produtos, podendo utilizá-la como sistema de controle totalmente gratuito. As empresas vão solicitar o registro de produtos e os responsáveis técnicos (RTs) vão informar os receituários emitidos.

Na reunião também estava presente o assessor da Secretaria de Agricultura, Cláudio Melo, responsável pela inovação e informatização da nova gestão da Seagri, que saiu muito animado com o desenvolvimento tecnológico da defesa agropecuária baiana.

Riacho de Santana: piscicultura familiar é incentivada pela Codevasf

Domingo / 12.04.2015

Por Demétrios Rocha

A piscicultura artesanal e familiar do Médio São Francisco baiano ganhou um reforço nesta semana. Nove tanques-rede implantados pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) passarão a ser explorados por 20 famílias vinculadas à Associação dos Produtores Rurais de Terra do Arroz e Adjacências, do município de Riacho de Santana, Sudoeste do estado. A atividade será realizada nas lagoas do Arroz, do Tanque Novo e de Furadinho, onde os tanques-redes estão sendo instalados. A princípio, 20 associados estarão envolvidos na atividade.  

A Codevasf vem realizando ações que fortalecem a aquicultura e promovem a revitalização da bacia no Médio São Francisco baiano, área de atuação da 2ª Superintendência Regional da Companhia, localizada em Bom Jesus da Lapa, na Bahia. Peixamentos, que visam o repovoamento da bacia, implantação de equipamentos e construções de estruturas que beneficiam comunidades ribeirinhas e associações de pescadores estão entre as principais ações que fortalecem a aquicultura na região.

Outro eixo de investimento da Codevasf na aquicultura da região é o apoio a associações de piscicultores com a implantação de tanques-rede ou a construção de tanques escavados. A Associação de Pescadores da Ilha de Zezé, comunidade do município de Malhada, por exemplo, recebeu 24 tanques-rede, em mais uma ação para fortalecer a piscicultura familiar na região. Os tanques foram instalados na Lagoa da Sampa. Barcos, motores, defumadores e tanques-rede deverão beneficiar mais famílias de produtores da região neste ano.

Ibitira: Adolescentes são flagrados pela PM com cigarros e bebidas alcoólicas

Domingo / 12.04.2015

Por Maria Nunes

Foto: Maria Nunes/Jornal Tribuna do Sertão

O que para muitos “aborrescentes” seria uma grande aventura pernoitar em uma montanha no distrito de Ibitira, do município de Rio do Antônio, se tornou um caos, quando foram surpreendidos pelos policiais militares que faziam a ronda neste Distrito. Eles foram conduzidos até a subdelegacia para serem entregues aos seus pais. A ação policial, em parceria com o Conselho Tutelar, aconteceu na madrugada da sexta-feira Santa, quando muitos católicos vão fazer suas peregrinações ao pé da Cruz situada no “morro”, assim como a Capelinha de Nossa Senhora. Por acha que é natural beber uma taça de vinho neste dia santo, os adolescentes acabaram abusando do uso da bebida alcoólica. Dezenas de litros de vinho, cigarros de maconha e bombas foram encontrados em poder de cerca de 30 adolescentes pela Polícia Militar e Conselho Tutelar. Segundo informações, o grupo aterrorizou o centro de Ibitira. Os donos de bares e de mercado que comercializaram os produtos de forma ilegal, por se tratarem de menores, também vão ter que se explicar para a Policia Militar. Um dos jovens disse que  o encontro era uma  “farrinha do dia Santo”.

Prefeitura de Caetité vai realizar a 4ª Conferência Municipal dos Direitos das Crianças

Domingo / 12.04.2015

Por Thayná Lima

A Prefeitura de Caetité, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e Conselho Tutelar, vai realizar, nos próximos dias 14 e 15 de abril, a 4ª Conferência Municipal dos Direitos  das Crianças e dos Adolescentes. O evento será realizado no CTL, ao lado da rádio educadora, e tem como tema 'Planos Decenais dos Direitos Humanos das Crianças e Adolescentes: Fortalecendo os Conselhos de Direitos'. O evento é aberto à todos que se interessarem em participar e o início está previsto para as 8h00. 

Atendimento Educacional Especializado de Lagoa Real está de casa nova

Domingo / 12.04.2015

Por Maria Nunes

Foto: Maria Nunes/Jornal Tribuna do Sertão

Na última quinta-feira (09), os alunos da Educação Especial de Lagoa Real tiveram aula inaugural, iniciando o ano letivo em novas instalações. Há cinco anos que o município de Lagoa Real vem ganhando destaque nos trabalhos desenvolvido pela equipe de Educação Especial, que tem a sua frente a coordenadora Millena Souza Nunes, conta com o apoio pedagógico de Edna Xavier, com o apoio Pedagógico e Núcleo de Convivência com Edinéia Vilasboas, com a Instrutora Surda – Iara Raquel e com apoio pedagógico e intérprete de Libras com Stela Prates. A instituição de ensino conta com 22 alunos e funcionava em uma das salas de aula na escola municipal do 1º grau Irmãs Moura, mas não havia espaço suficiente para atender as demandas. Por esta razão, o Prefeito “Zezinho”, achou por bem fazer uma ampliação na escola. Enquanto isto acontece, a Prefeitura alugou um espaço provisório que facilitará os trabalhos da equipe de educação e alunos. Aconteceu, na tarde desta quarta-feira (08), a primeira reunião com pais e mestres com o objetivo de informar aos pais horários de funcionamento, e para que eles conhecessem o novo espaço, onde seus filhos terão mais comodidade em todos os aspectos. Mesmo não estando presente na reunião, por conta de problemas de saúde, a coordenadora da instituição, Millena, deixou uma mensagem de agradecimento a equipe de trabalho, também agradeceu pelas parcerias com alguns profissionais da cidade.