Sertão Hoje

Sertão Hoje

Coordenador do MODERA toma posse como membro titular do Comitê do Contas

Segunda / 29.08.2016

Por Redação Sertão Hoje

O coordenador, Capitão Henrique Rocha, tomou posse durante plenária de posse dos membros do CBHRC, realizada na Câmara de Vereadores de Jequié.

Concluindo o processo de renovação dos comitês de bacia, previsto na Resolução Nº 73 do CONERH, foi realizada a plenária de posse dos membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Contas (CBHRC) e da sua nova diretoria. O evento aconteceu na última sexta-feira (26), na Câmara de Vereadores de Jequié. Na plenária, tomou posse como membro titular do segmento sociedade civil do Comitê, o coordenador geral do MODERA Capitão Henrique Moreira Rocha. Além do coordenador, outros membros vindos da Bacia do Rio do Antônio tomaram posse, como o suplente Joelson da Silva Pereira, agente da Associação Divina Providência, e o titular Frederico Maciel de Carvalho Neves, Secretário de Meio Ambiente de Brumado, que também foi reconduzido para a vice-presidência do Comitê.

Sucedendo o Presidente Aurelino Barros Meira, foi eleita e empossada a Bióloga Rita Braga, do segmento sociedade civil, para cumprir um mandato de dois anos. O Comitê do Contas é formado por 30 representantes dos segmentos poder público, usuários diretos de água e sociedade civil. Trata-se de um órgão normativo, deliberativo e consultivo, integrante do Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos da Bahia e atuante na gestão das águas da Bacia Hidrográfica do Rio das Contas.

No mandato que se inicia, o MODERA pretende contribuir para que sejam tomadas novas deliberações pelo Comitê contra os projetos do agronegócio à montante da Barragem de Cristalândia. Uma vez que representam não só ameaça para diminuição da qualidade e quantidade de água para abastecimento humano, como podem favorecer o processo de desertificação na Região do Alto Contas, que faz parte do Semiárido. Atualmente, a disponibilidade de água na Barragem de Cristalândia contribui para um saldo positivo no balanço hídrico da Bacia do Rio do Antônio.

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.