Sertão Hoje

Sertão Hoje

TRE-BA reconhece legalidade e autoriza divulgação de pesquisa que aponta Emerson Leal com 48% das intenções de voto

Sábado / 27.08.2016

Por Leonardo Oliva

A pesquisa do Instituto Agilidade sobre a disputa eleitoral em Livramento ouviu 823 eleitores e está registrada na Justiça Eleitoral (TSE).

De nada adiantou o grupo situacionista, liderados pelo prefeito Dr. Paulo e pelo candidato a prefeito Ricardinho, ajuizarem uma ação na Comarca Eleitoral de Livramento de Nossa Senhora para tentar barrar a divulgação da pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto Agilidade e divulgada em primeira mão pelo Site Sertão Hoje – A pesquisa aponta o candidato oposicionista Emerson Leal com larga vantagem à frente de Ricardinho. O Juiz Eleitoral de Livramento até concedeu uma liminar suspendendo a divulgação, mas a sua decisão liminar foi cassada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA).
Na decisão, o Juiz Relator Fábio Alexsandro Costa Bastos entendeu que o grupo situacionista quis atribuir um ‘caráter fraudulento’ a referida pesquisa pelo simples fato do estatístico responsável não ter registro profissional no Conselho Regional da Bahia. ‘À luz da prova pré-constituída, verifica-se que o estatístico possui registro no CONRE da 2ª região, preenchendo, assim, o requisito delineado pela Resolução TSE Nº 23.453/2015 e Decreto Nº 62.497/1968’, afirmou o Magistrado em sua decisão.
Em razão da liminar concedida pelo Juiz Eleitoral da Comarca de Livramento de Nossa Senhora, havíamos retirado do ar a referida matéria, mas agora, respaldado por uma decisão do TRE-BA, segue a matéria abaixo, na íntegra.

Uma pesquisa realizada pelo  Instituto de Pesquisas de Mercado e de Opinião Pública Agilidade aponta o candidato Emerson Leal (PSL) à frente do seu adversário Ricardinho (REDE). Na pesquisa estimulada, que coloca os dois candidatos frente a frente, Emerson Leal aparece com 48,00%, enquanto Ricardinho aparece com 39,73%. Neste cenário os indecisos são 9,84% e os que responderam que vão anular o voto ou votar em branco chegam a 2,43%. Na pesquisa, outro dado que chama a atenção é a convicção do eleitorado em relação ao voto. Segundo a pesquisa, 79,17% dos eleitores entrevistados afirmaram que o voto é fechado e não muda, contra 20,83% de entrevistados que afirmaram poder mudar até a eleição.

O levantamento também avaliou a atual administração do prefeito Dr. Paulo, que apóia Ricardinho. Segundo a pesquisa, 36,12% avaliam o governo do atual prefeito como ótimo ou bom, contra 63,07% que avaliam como regular, ruim ou péssimo. 0,81% dos entrevistados não souberam/quiseram opinar. A pesquisa do Instituto Agilidade sobre a disputa eleitoral em Livramento de Nossa Senhora foi realizada entre os dias 17 e 19 de agosto, ouviu 823 eleitores em todo o município. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral com o protocolo BA-00102/2016 e pode ser consultada na íntegra no site do TSE (www.tse.jus.br).

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.