Sertão Hoje

Sertão Hoje

Prefeitura de Paramirim dará apoio a Casa de Apoio Amigos da Saúde em Barretos

Terça / 21.06.2016

Por Fagner Abreu

Foi realizada uma reunião na Câmara de Vereadores em apoio a CAASE, que tem recebido inúmeros paramirinhenses que buscam tratamento no Hospital do Câncer de Barretos.

O vice-prefeito Robson Martins, representando a Prefeitura de Paramirim, o grupo de voluntários da saúde do município, representantes da Casa de Apoio Amigos da Saúde (CAASE) de Barretos (SP), com o bioquímico Eduardo Tadeu e a médica Sandra Regina participaram de uma reunião na Câmara de Vereadores. O encontro foi realizado para apoiar a CAASE, que tem recebido inúmeros paramirinhenses que buscam tratamento no Hospital do Câncer de Barretos. Eduardo Tadeu e Sandra Regina, que moram em Barretos desde ano de 2003, vêm facilitando a marcação de consultas no Hospital do Câncer, além da hospedagem de pacientes e acompanhantes. A hospedagem é feita na CAASE, que sobrevive de ajuda de voluntários.

“A casa é um trabalho voluntario que tem como objetivo ajudar aqueles que buscam tratamento no Hospital de Barretos. É uma casa que está localizada a 10 metros do hospital, confortável e que tem ajudado inúmeras pessoas de Paramirim e região. Mas para mantê-la precisamos da ajuda de toda a sociedade, e tenho certeza que Paramirim irá entrar nesta luta”, ressaltou Eduardo Tadeu. A representante voluntaria da CAASE em Paramirim, Neumar Castro, afirmou que se dispõe para melhores esclarecimentos sobre o funcionamento da casa em Barretos a todos que estiverem precisando de ajuda.

O vice-prefeito Robson Martins afirmou que a Prefeitura vai dar apoio para que a CAASE possa continuar com sua ação. “Nosso município é pequeno e o repasse do TFD para o município pelo governo federal é por renda per capita. Recebemos do SUS cerca de R$ 3 mil mensais para atender a população e o município tem gasto R$ 15 mil. A Prefeitura tem contribuído com a maior parte. Acreditamos que o repasse do SUS está defasado ou o relatório do governo não esperava tamanha demanda. O TFD é um repasse que só pode acontecer em transito no estado da Bahia. Então, quando a sociedade paramirinhense precisa de ajuda para um tratamento fora do estado, a Prefeitura tem contribuído muito para que a população tenha seu tratamento. E com a CAASE não vai ser diferente. Vamos ajudar sim para que nosso povo possa ter um acolhimento naquela cidade e ajuda na sua estima no tratamento contra o câncer”, disse o prefeito.

Também ficou marcada para a data da “Caminhada Passos que Salvam” contra o câncer infanto-juvenil, que será dia 26 de novembro.  O objetivo é conscientizar a sociedade para a importância de prevenir a doença e conhecê-la melhor. O intuito, de acordo com Eduardo Tadeu, é de incentivar a população de Paramirim a dar as mãos e se juntar nesta luta, ajudando a Casa de Apoio que acolhe pacientes com câncer, e também alertar a população para a importância do diagnóstico precoce.

O vice-prefeito Robson Martins esteve presente na reunião e afirmou que a Prefeitura vai dar apoio para que a CAASE possa continuar com sua ação.

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.