Sertão Hoje

Sertão Hoje

Caculé: JD Celulares conquista a I Copa Master de Futebol Society

Terça / 19.03.2019

Por Redação Sertão Hoje

A final terminou 1x0 com gol de Marcos dos Santos, conhecido também como “Caçote”, no 2º tempo, sagrando o JD Celulares campeão frente ao Ferroviário. (Foto: Ascom Pref. de Caculé)

Na manhã do domingo (17) aconteceu a final da I Copa Master de Futebol Society de Caculé, realizada no campinho do Bairro da Estação. Os jogos se iniciaram dia 03/02 e vinham acontecendo sempre aos domingos pela manhã com dois jogos por dia. Foram seis times participantes da competição, formados por atletas do município. A final terminou 1x0 com gol de Marcos dos Santos, conhecido também como “Caçote”, no 2º tempo, sagrando o JD Celulares campeão frente ao Ferroviário.

Confira abaixo a lista da premiação individual:

Artilheiros (3 gols cada):
Cássio Lúcio Pereira Xavier (Cássinho) – Ferroviário;
Antônio Carlos Cerqueira de Carvalho (Toni) – JD Celulares;
Bardênio Nunes de Jesus – JD Celulares;
José Augusto Soares Nascimento (Gutinho) - STAMP Confecções.

Destaque:
Salvador Manoel dos Santos (Pescoço) – STAMP Confecções.

Melhor Goleiro:
Gilson de Souza Borges – Ferroviário.

Melhor Jogador:
Antônio Carlos Cerqueira de Carvalho (Toni) – JD Celulares.

Brumado: Coelba comunica desligamento programado nesta quarta-feira (20)

Terça / 19.03.2019

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. (Foto: Arquivo Sertão Hoje)

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido na Fazenda Picapau, zona rural de Brumado, nesta quarta-feira (20), das 9h às 13h.

De acordo com a Coelba, o desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem Aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto. A Coelba agradece aos seus clientes e se coloca à disposição para os esclarecimentos necessários.

Dom Basílio: Vereadores cobram melhor atendimento na agência do Banco do Brasil

Terça / 19.03.2019

Por Leonardo Oliva

O Presidente Marcão disse acreditar que, tão logo o novo gerente chegue, os vereadores terão a oportunidade de conversar com o mesmo e cobrar um melhor atendimento.

Na sessão ordinária do legislativo municipal, realizada na última quinta-feira (14), os vereadores que compõe a Câmara criticaram o funcionamento e atendimento prestado pela agência do Banco do Brasil aos moradores do município. O assunto foi tratado incialmente pelo Vereador Gonçalo, que informou a todos que o novo gerente da unidade deve chegar em Dom Basílio na próxima semana, sugerindo que o mesmo seja convidado a participar da sessão para ouvir as queixas da população e falar sobre as ações que serão realizadas para melhorar o atendimento. Na mesma linha, o Presidente Marcão disse que esteve na agência, confirmou essa informação e acreditar que tão logo o novo gerente chegue, os vereadores terão a oportunidade de conversar com o mesmo e cobrar um melhor atendimento.

Em sua fala, o Vereador Ney da van fez duras críticas ao Banco do Brasil, afirmando ser uma vergonha essa situação e que isso tem levado as pessoas a buscarem esses serviços em Livramento, levando os recursos de Dom Basílio para outros municípios e desestimulando que as pessoas invistam no município. Já o Vereador Dr. Silvio afirmou que a situação da agência é lamentável e que o comércio do município está sofrendo, primeiro com a falta de apoio por parte do executivo e segundo pelo descaso do Banco do Brasil. Afirmou que muitos comércios já fecharam as suas portas e que a tendência, se tudo continuar dessa forma é que muitos outros comércios sigam esse mesmo caminho. Também falando sobre o caso, o Vereador Chico da Ana disse que esse problema no Banco do Brasil é recorrente e que cabe ao gestor público cobrar uma posição do gerente, citando que o ex-prefeito ameaçou retirar a folha de pagamento do Banco do Brasil caso as pendências não fossem sanadas.

A sessão da Câmara de Dom Basílio contou com as presenças de sete dos noves vereadores: Marcão (Presidente), Ney da Van, Dr. Silvio, Chico da Ana, Gonçalo, Edy Frutas e Juvenal. Ausências justificadas dos vereadores Lôro e Zilmar Chaves.
 

MPF e MP-BA firmam parceria com Prefeitura de Tanhaçu para melhorar educação básica no município

Segunda / 18.03.2019

Por Redação Sertão Hoje

Segundo o MPF, a escolha de Tanhaçu se deu pelo rebaixamento da nota média do IDEB. O município saiu de 4.6, em 2015, para 4.3, em 2017. (Foto: Divulgação / MPF)

O Ministério Público Federal (MPF), em Vitória da Conquista, com o apoio do Ministério Público do Estado da Bahia (MP/BA), firmou parceria com a Prefeitura de Tanhaçu para implementação do programa Ministério Público pela Educação (MPEduc) no município, visando identificar necessidades para aprimorar a educação básica para a comunidade, contando com o envolvimento dos membros dos MPs, gestores públicos e cidadãos. Todas as escolas de ensino básico, estaduais e municipais serão contempladas pelo projeto.

Durante a reunião, os MPs explicaram que, nessa fase do projeto, a intenção é buscar uma parceria para o diagnóstico dos problemas e para a obtenção de soluções. O Procurador da República André Sampaio Viana falou sobre as fases de execução do MPEduc. O Promotor de Justiça Tarcísio Robslei França enfatizou a importância do trabalho conjunto entre os Ministérios Públicos e a comunidade envolvida. O prefeito de Tanhaçu, Jorge Teixeira, e a Secretária de Educação, Maria Rosária, comprometeram-se em apoiar o projeto, disponibilizando terminais de acesso à internet para que os diretores e professores escolares, bem como os presidentes do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) e do Conselho do Fundeb respondam os questionários. Os gestores garantiram, também, viabilizar a divulgação do programa por meio de cartazes, rádio e outros veículos de grande alcance. A reunião contou ainda com a presença do procurador jurídico do município, Bruno Mascarenhas de Souza.

Segundo o MPF, a escolha de Tanhaçu se deu pelo rebaixamento da nota média do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). O município saiu de 4.6, em 2015, para 4.3, em 2017.  Uma audiência pública será realizada em Tanhaçu, prevista para o início de maio, com o intuito de ouvir educadores, pais e gestores sobre as dificuldades enfrentadas na educação no município.

CONFIRA A ÍNTEGRA DA ATA DA REUNIÃO.

Ituaçu: Creche e escola municipais são entregues à Comunidade de Olho D’água do Meio

Segunda / 18.03.2019

Por Redação Sertão Hoje

O prefeito Adalberto Luz destacou que a meta é entregar 6 creches na zona rural. 2 já foram entregues no município neste ano. (Foto: Facebook / Adalberto Luz)

Neste domingo (17), a Comunidade de Olho D’água do Meio, zona rural de Ituaçu, presenciou a inauguração de uma Creche Municipal e a entrega da reforma e ampliação da Escola Municipal Olho D’água do Meio. As estruturas atenderão 57 crianças da comunidade.

Segundo o prefeito Adalberto Luz, “em instituições como essa, as crianças serão socializadas e desenvolverão sua autonomia, além de proporcionar aos pais e mães mais tranquilidade para trabalhar e saber que suas crianças estão sendo assistidas em tempo integral“. Adalberto também destacou que a meta da administração municipal é entregar 6 creches na zona rural. 2 já foram entregues no município neste ano.

Ituaçu: Aula inaugural do projeto Nasf na Praça foi realizada na última semana

Segunda / 18.03.2019

Por Redação Sertão Hoje

A ação conta com diversos profissionais (nutricionistas, psicólogos, etc.) e apoio logístico das unidades de saúde do município. (Fotos: Reprodução / Informe Barra)

Na noite da última quinta-feira (14), a população de Ituaçu presenciou a aula inaugural do Nasf na Praça, projeto desenvolvido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde. A ação conta com diversos profissionais (nutricionistas, psicólogos, etc.) e apoio logístico das unidades de saúde do município.

Segundo a Secretária de Saúde Kalily Lemos, os participantes fizeram exames de sangue, eletrocardiograma, acompanhamento com nutricionista e fisioterapeuta, avaliação com educador físico, entre outras medidas, para poderem participar do projeto. Além disso, também haverá acompanhamento mensal, com a realização de novos exames e avaliações, para poder conferir a evolução durante o período. Os encontros do Nasf na Praça são semanais.

Na ocasião, ainda houve uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher, 8 de março,  além do sorteio de brindes. Estiveram presentes; o prefeito Adalberto Luz, a primeira-dama Isabel Cristina, secretários municipais, demais autoridades, além da comunidade local.

Fonte: Informe Barra

Caetité: Oficina de Elaboração de Projetos para o 1º Edital Municipal de Cultura acontece nesta sexta-feira (22)

Segunda / 18.03.2019

Por Redação Sertão Hoje

A Oficina acontecerá no dia 22 de março, às 13h30, na Casa Anísio Teixeira e as inscrições estão sendo feitas na sede da Secretaria de Cultura e na Biblioteca Municipal Cezar Zama.

A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo de Caetité irá promover uma Oficina de Elaboração de Projetos, nesta sexta-feira (22), para concorrer ao 1º Edital Municipal de Cultura. "A iniciativa contará com R$ 50 mil para investir em projetos artísticos e culturais em Caetité. Um projeto inédito, que visa o fortalecimento da cultura e da arte em nosso município. E o nosso objetivo com essa oficina é capacitar os caetiteenses para que eles consigam desenvolver projetos que atendam aos requisitos do Edital", explica a vice-prefeita e secretária municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Jaquele Fraga.

A Oficina acontecerá no dia 22 de março, às 13h30, na Casa Anísio Teixeira e as inscrições estão sendo feitas na sede da Secretaria de Cultura (Praça da Juventude) e na Biblioteca Municipal Cezar Zama (Bairro Buenos Aires). Mais informações, entre em contato através do email [email protected] ou por meio do telefone (77) 999825-2319.

“O objetivo é capacitar os caetiteenses para que eles consigam desenvolver projetos que atendam aos requisitos do Edital

Delegada Ellen Lages ministra palestra sobre Direito das Mulheres em Tanque Novo

Segunda / 18.03.2019

Por Redação Sertão Hoje

Ellen também foi convidada a ministrar palestras nos municípios de Rio do Antônio, Guajeru, Tanhaçu, Caculé e Lagoa Real. (Foto: Divulgação / 20ª COORPIN)

A Delegada de Polícia Civil, Ellen Lages Pierote, da 20ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (COORPIN), em Brumado, vem sendo convidada para diversos eventos na região para falar a públicos diversos acerca dos direitos da mulher, de seu reconhecimento e da implementação de ações na busca de efetividade.

O último evento ocorreu em Tanque Novo, no dia 08, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), e contou com a participação da comunidade local, do prefeito Vanderlei Cardoso, de membros do Conselho Tutelar, dos secretários municipais e de demais autoridades. Segundo a 20ª COORPIN, a Delegada Ellen Lages também foi convidada a ministrar palestras nos municípios de Rio do Antônio, Guajeru, Tanhaçu, Caculé e Lagoa Real.

Caetité: PM prende homem com drogas no bairro São Vicente II

Segunda / 18.03.2019

Por Redação Sertão Hoje

Segundo a CIPE Sudoeste, o indivíduo foi localizado na estrada que liga o bairro ao distrito de Brejinho das Ametistas, próximo às torres de televisão. (Foto: Divulgação / CIPE Sudoeste)

Na manhã deste domingo (17), a guarnição 03 da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE) Sudoeste, em Caetité, recebeu informações através do Whatsapp Denúncias sobre um ponto de tráfico de drogas no Bairro São Vicente II, na estrada que liga o bairro ao distrito de Brejinho das Ametistas, próximo às torres de televisão.

Segundo a Companhia, no local, os PMs visualizaram um suspeito, identificado como Vitor, com uma cocada de substância semelhante a maconha. Ainda conforme a CIPE, na residência de Vitor foram encontradas mais 2 porções da mesma substância, 3 Cachimbos para crack, 2 Trituradores, 2 Projéteis deflagrados de calibre .40, 1 Latinha contendo espoletas para cartuchos, 1 Aparelho celular, 02 Vasilhames para acondicionar drogas e um Punhal. Vitor e todo o material apreendido foram apresentados à Polícia Civil, na Delegacia de Caetité.

Livramento de Nossa Senhora: Câmara de Vereadores disponibiliza vídeo da sessão realizada na sexta-feira (15)

Segunda / 18.03.2019

Por Redação Sertão Hoje

A ação possibilita a toda população o conhecimento do que foi discutido nas sessões do legislativo municipal. (Foto: Arquivo Sertão Hoje)

A Câmara de Vereadores de Livramento de Nossa Senhora, visando possibilitar a toda população o conhecimento do que foi discutido nas sessões do legislativo municipal, tem disponibilizado os vídeos das sessões na íntegra em seu canal oficial no Youtube. Confira abaixo a sessão realizada na última sexta-feira, dia 15 de março de 2019.

Vitória da Conquista: após denúncia, PM prende indivíduo com drogas no Bairro Jurema

Segunda / 18.03.2019

Por Redação Sertão Hoje

O individuo e todo o material apreendido foram apresentados ao DISEP, onde “L. L. S. P.” foi autuado em flagrante. (Foto: Divulgação / CIPE Sudoeste)

Na noite da última sexta-feira (15), PMs da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE) Sudoeste, em Vitória da Conquista, realizaram apreensão de drogas no Bairro Jurema após denúncia. Segundo a Companhia, em posse do indivíduo, de iniciais “L. L. S. P.”, de 44 anos de idade, os policias encontraram 44 petecas de e 1 tablete de 500g de substância semelhante à maconha, 09 pinos de substância semelhante à cocaína, embalagens para embalo de entorpecentes, uma balança de precisão e 03 cartuchos de calibre .32. O individuo e todo o material apreendido foram apresentados ao DISEP, onde “L. L. S. P.” foi autuado em flagrante.

Câmara de Vereadores de Brumado aprova empréstimo de R$ 5 milhões para implantação de energia solar nas escolas municipais

Sábado / 16.03.2019

Por Redação Sertão Hoje

Os vereadores também fizeram um minuto de silêncio em respeito às vítimas do massacre na Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano (SP). (Foto: Ascom CM Brumado)

Durante a sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Brumado, realizada nesta sexta-feira (15), foi discutido e votado o Projeto de Lei 03/2019, que autoriza a atual gestão municipal a celebrar um empréstimo de R$ 5 milhões junto ao Banco do Brasil para implantação do Sistema de Energia Solar nas Escolas Municipais. O projeto já havia sido aprovado na primeira votação na sessão do dia 08 (confira aqui). Os vereadores também fizeram um minuto de silêncio em respeito às vítimas do massacre na Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano (SP).

Os parlamentares, na sua grande maioria, defenderam o projeto, destacando que além de ser imprescindível para a ampliação e melhoria da logística das escolas municipais, trará uma economia significativa para os cofres públicos. O vereador Rey de Domingão, líder do prefeito na Câmara, explicou que “atualmente as contas de energia das escolas municipais gira em torno dos R$ 33 mil, assim que todos os aparelhos de ar-condicionado forem ligados, essa conta vai passar para cerca de R$ 80 mil”. Ainda segundo Rey “diante desse aumento, a energia solar irá ser muito positiva, pois as contas ficarão, segundo os primeiros estudos, por volta dos R$ 12 mil, uma redução muito impactante que só trará benefícios para o setor educacional”.
 

Votaram a favor; Rey de Domingão, Wanderley Amorim, Glaudson Dias, Girsom Ledo, Santinho, Elias Piau, Zé Carlos, Lia Teixeira e Leonardo Vasconcelos. (Foto: CM Brumado)

Ex-governador Nilo Coelho é condenado pela Justiça e perde direitos políticos por 5 anos

Sábado / 16.03.2019

Por Redação Sertão Hoje

Nilo Coelho foi prefeito de Guanambi entre 1983 ao ano de 1986 e também no período entre 2005 e 2010. (Foto: Reprodução / Internet)

A Justiça Federal condenou o ex-governador da Bahia e ex-prefeito de Guanambi, Nilo Coelho (PSDB), por improbidade administrativa. De acordo com a decisão, Nilo causou danos à administração pública enquanto prefeito e, por essa razão, perderá os direitos políticos por cinco anos e multa em três vezes o valor da última remuneração de seu cargo como prefeito. Nilo Coelho foi prefeito de Guanambi entre 1983 ao ano de 1986 e também no período entre 2005 e 2010.

Segundo o site Bahia Notícias, os advogados do ex-governador disseram que vão recorrer da decisão. A defesa argumenta, ainda, que não há provas de que Nilo cometeu irregularidades na contratação de caminhões para execução das obras na Prefeitura de Guanambi no ano de 2009. "A sentença reconhece não ter havido qualquer indício de malversação do dinheiro público, julgando assim improcedente qualquer restituição ao erário. De forma contraditória, pois, se não há prejuízo não há o que se falar em improbidade, tão pouco em ato doloso, houve a cassação dos direitos políticos dos réus, o que será objeto de recurso, uma vez que, o entendimento prevalecente é o que, se não houve prejuízo ao erário, não há o que se falar em improbidade administrativa e suspensão dos direitos políticos", disse, por meio de nota.

Fonte: Bahia Notícias

Caetité: agricultores recebem a primeira parcela do Garantia-Safra a partir desta segunda-feira (18)

Sábado / 16.03.2019

Por Redação Sertão Hoje

No total, 2.590 agricultores caetiteenses fizeram adesão ao Programa Garantia-Safra, sendo que 513 tiveram seu cadastro bloqueado. (Foto: Divulgação / Direcom Caetité)

A partir desta segunda-feira (18), 2.077 agricultores familiares de Caetité poderão sacar a primeira parcela do Garantia Safra 2017-2018. O pagamento será realizado pela Caixa Econômica Federal através do cartão Cidadão ou Bolsa Família. Mais de 350 mil reais serão inseridos na economia do município.

Segundo a Prefeitura de Caetité, no total, 2.590 agricultores caetiteenses fizeram adesão ao Programa Garantia-Safra, sendo que 513 tiveram seu cadastro bloqueado. Esses agricultores devem procurar a Secretaria de Desenvolvimento Econômico – Sala do Garantia-Safra, no Centro Administrativo, para resolver pendências no cadastro.

O Garantia Safra é uma ação para agricultores familiares que se encontram em municípios na área de atuação da SUDENE sistematicamente sujeitos a perdas de safra devido à seca ou ao excesso de chuvas. Para participar do programa é necessário que, anualmente, o município faça a adesão por meio da inscrição e pagamento de aportes. Os agricultores que aderirem ao Garantia Safra nos municípios em que forem verificadas perdas de, pelo menos, 50% do conjunto da produção de feijão, milho, arroz, mandioca, algodão, ou outras culturas definidas pelo órgão gestor do Fundo Garantia Safra, receberão o benefício Garantia Safra.

Paramirim: escola e posto de saúde da Comunidade de Mateus estão em reforma

Sábado / 16.03.2019

Por Redação Sertão Hoje

A obra contempla melhorias nas redes elétrica e hidráulica, banheiros, requalificação do telhado, colocação de forro com rebaixamento em gesso e pintura completa.

A escola municipal da Comunidade de Mateus, localizada na zona rural de Paramirim, está passando por reformas. Segundo a Prefeitura, estão sendo realizadas melhorias nas redes elétrica e hidráulica, banheiros, requalificação do telhado, colocação de forro com rebaixamento em gesso e pintura completa. No posto de saúde, localizado ao lado da escola, também está sendo feita a reforma do telhado e pintura completa do prédio.