Sertão Hoje

Sertão Hoje

Para Barroso eleições municipais não devem ser adiadas para 2022; decisão deve sair até junho

Segunda / 06.04.2020

Por Redação Sertão Hoje

Essa medida evitaria que mandatos sejam estendidos além do tempo concedido pelo voto popular. (Foto: Divulgação / Carlos Moura / STF)

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve decidir até junho se adia ou não as eleições municipais deste ano. A afirmação foi do futuro presidente do órgão, o ministro Luiz Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Em entrevista na manhã desta sexta-feira (06) ao colunista do UOL Josias de Souza, ele disse que, se houver adiamento do pleito devido à pandemia do novo coronavírus (covid-19), pretende remarcar a votação para dezembro, no máximo. Para o ministro, o ideal seria adiar "por um prazo máximo de dois meses" as eleições deste ano. "Neste momento, com a esperança de não ser necessário adiar, é fazer até o início de dezembro", disse Barroso. Para ele, essa medida evitaria que mandatos sejam estendidos além do tempo concedido pelo voto popular. Para Barroso, unir as eleições municipais e nacionais em 2022 criaria trabalho enorme para a Justiça Eleitoral julgar, ao mesmo tempo, milhares de registros de candidatos a vereador, prefeito, deputado, senador, governador e presidente. “Estamos estimando 750 mil candidatos entre prefeitos e vereadores. Se você juntar isso a milhares de candidatos nas eleições nacionais vai criar um inferno gerencial nestas eleições", destacou o Barroso.

Sesab recebe nova remessa de vacinas contra a gripe

Segunda / 06.04.2020

Por Redação Sertão Hoje

Até a manhã desta segunda (06), já foram aplicadas 1.167.684 doses da vacina. A meta da Sesab é imunizar 90% do público alvo - cerca de 4,6 milhões de pessoas.

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) recebeu, neste final de semana, 328 mil doses da vacina contra a gripe, para a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Oriundas do Ministério da Saúde, as vacinas já começaram hoje a ser entregues para os municípios. Na Bahia, até a manhã desta segunda-feira (06), já foram aplicadas 1.167.684 doses da vacina. A meta da Sesab é imunizar 90% do público alvo, formado por cerca de 4,6 milhões de pessoas. Para proteger ao máximo a população, a vacina está disponível em postos espalhados em todos os 417 municípios. Por causa da pandemia do Coronavírus (Covid-19), a Secretaria Estadual da Saúde orientou os municípios a ofertarem a vacina fora dos postos de saúde, em locais de convivência social como escolas, universidades, igrejas, em ambientes abertos e ventilados, a fim de ampliar a oferta e evitar aglomerações.

A influenza também provoca febre e sintomas respiratórios muito parecidos com os da Covid-19. Justamente por isso, a campanha, que normalmente ocorre em abril, foi antecipada para não mascarar o quadro de pacientes com o novo coronavírus e evitar superlotação nos hospitais e unidades básicas de saúde.

Guajeru passa a entregar produtos do PAA Leite em horário agendado para evitar aglomeração

Segunda / 06.04.2020

Por Redação Sertão Hoje

“Com a pandemia, contamos com a colaboração dos beneficiários e pedimos para que sigam as novas regras de distribuição do leite”, explicou Ivanilde Meira.

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Leite, coordenado pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS) em parceria com a Prefeitura de Guajeru, está entregando 1.500 litros de leite por semana as cerca de 300 famílias em situação de vulnerabilidade social. A entrega, realizada no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), seguirá uma escala de horário para evitar aglomerações. Para os idosos, a entrega do leito será feita em domicílio. “Com a pandemia [do coronavírus], contamos com a colaboração dos beneficiários e pedimos para que sigam as novas regras de distribuição do leite”, explicou Ivanilde Meira, Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.

Justiça suspende liminar que proibia Embasa de suspender abastecimento

Segunda / 06.04.2020

Por Juliana Almirante / Metro1

A Embasa destacou que o cumprimento da decisão anterior pode ocasionar grave crise de abastecimento, em todo o território estadual.

O presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Desembargador Lourival Almeida Trindade, decidiu suspender a liminar que obrigava a Embasa a se abster de interromper o abastecimento de água à população baiana por 90 dias. A Embasa alegou, em nota técnica, que o cumprimento da decisão judicial iria implicaria no restabelecimento de 754.125 ligações, sendo que 266.587 destas estão sem hidrômetro, instrumento necessário à medição do volume utilizado pelo usuário. A empresa ainda sustentou que a execução da liminar iria provocar o custo de R$ 55 milhões, além da mobilização diária de 13.850 servidores. Por fim, a Embasa destacou o cenário econômico alarmante diante da diminuição de arrecadação em razão da crise causada pelo coronavírus (covid-19) e que o cumprimento da decisão anterior pode ocasionar grave crise de abastecimento, em todo o território estadual.

Bahia chega a 431 casos registrados de pacientes com Coronavírus; 83 já estão curados

Segunda / 06.04.2020

Por Redação Sertão Hoje

Os dados foram atualizados às 12 horas desta segunda-feira (06).

A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) divulgou que o estado tem 431 casos de pacientes confirmados com o novo coronavírus (covid-19) e 10 óbitos, sendo 8 em Salvador, 1 em Utinga e outro em Itapetinga. Os dados foram atualizados às 12 horas desta segunda-feira (06). Ao todo, 83 pessoas estão recuperadas e 46 encontram-se internadas, sendo 26 em UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

Municípios do Consórcio da Bacia do Paramirim mantém a suspensão das atividades comerciais não essenciais até o dia 13

Segunda / 06.04.2020

Por Redação Sertão Hoje

No dia 13 será debatido novamente como ocorrerão as flexibilizações das medidas de prevenção ao Coronavírus. (Foto: Reprodução / Internet)

Na última sexta-feira (03), o Consórcio Público Bacia do Paramirim, que é composto por 12 municípios da região, se reuniu para tratar sobre a gravidade da pandemia do Coronavírus (covid-19). O decreto de cada município com relação ao funcionamento do comércio e de outras atividades será prorrogado até o dia 13 deste mês, quando será debatido novamente como serão estabelecidas as flexibilizações das medidas de fechamento do comércio.

Brumado: Câmara remarca datas das sessões ordinárias

Segunda / 06.04.2020

Por Redação Sertão Hoje

As sessões serão fechadas à população, sendo somente autorizadas a presença dos vereadores e os membros da secretaria. (Foto: Divulgação)

Devido à pandemia do coronavírus (covid-19), a Câmara de Vereadores de Brumado publicou a Portaria 021/2020, que remarca as datas das sessões ordinárias. As sessões serão fechadas à população, sendo somente autorizadas a presença dos vereadores e os membros da secretaria. Todo o material será disponibilizado pelos meios digitais, já que “a Câmara de Vereadores não possui aparato necessário para a realização das sessões por meio da videoconferência”, explicou a Assessoria da Câmara. As sessões deste mês ocorrerão nos dias 14, 22, 27 e 30, sempre às 9h.

Feira-Livre de Guajeru voltou a ser realizada nesta segunda-feira (06)

Segunda / 06.04.2020

Por Redação Sertão Hoje

A Prefeitura também decretou estado de Calamidade Pública em decorrência da covid-19, através do Decreto 021/2020. (Foto: Divulgação)

Em Decreto publicado na última sexta-feira (03), a Prefeitura de Guajeru definiu novas medidas em relação ações de prevenção ao coronavírus (covid-19). O Decreto 022/2020 restabelece, a partir desta segunda-feira (06), a realização da feira-livre para barracas móveis de alimentos, desde que mantenham 5m de distância entre uma barraca e outra e 1m de distância entre os feirantes e fregueses. A suspensão das aulas, restrições no funcionamento de algumas atividades comerciais, proibição do funcionamento de bares, realização de atividades em grupo, dentre outras, foram mantidas. A Prefeitura também decretou estado de Calamidade Pública em decorrência da covid-19, através do Decreto 021/2020.

CONFIRA OS DECRETOS CLICANDO AQUI

Secretário da Saúde Fábio Villas-Boas diz que novos respiradores comprados na China virão pela Argentina

Domingo / 05.04.2020

Por Redação Sertão Hoje

Equipamentos devem chegar no dia 20 de abril. 'Tenho a esperança forte de não ser sabotado nesse processo de respiradores', disse Fábio Vilas-Boas.

O secretário estadual de Saúde Fábio Vilas-Boas disse, nesta sexta-feira (03), que os novos respiradores artificiais comprados pelo Consórcio do Nordeste na China vão chegar ao estado pela Argentina, no dia 20 de abril. A primeira compra do material foi cancelada pela empresa chinesa que produz o equipamento. "Lamentavelmente, esses equipamentos, em função de um decreto de proteção editado pelo presidente Trump, ele impede as empresas americanas de exportarem equipamentos para outros países, ainda que os equipamentos tenham apenas passado pelos Estados Unidos, hoje eles têm feito um sequestro de equipamentos", disse Fábio Vilas-Boas.

Segundo Vllas-Boas, o único lugar que vende os respiradores artificiais é a Ásia e o material precisa ser enviado via Oriente Médio ou Argentina para não ser impedido de chegar ao Brasil. "Então, lamentavelmente, hoje para você conseguir trazer equipamentos da Ásia, que é o único lugar que vende, a Europa não está vendendo mais nada, Estados Unidos não vendem nada, você tem que buscar a rota via Oriente Médio ou rotas transpolares pelo sul, via Argentina, para não ter que passar pelos Estados Unidos", contou.

Na quarta-feira (1º), o ministro Henrique Mandetta também afirmou que a concorrência com outros países fez com que fornecedores de equipamentos na China cancelassem contratos de venda de equipamentos médicos, incluindo máscaras e respiradores. O ministério tinha a previsão de distribuir 200 milhões de equipamentos de proteção individual (EPI), mas a entrega foi cancelada pelos fornecedores chineses. Mandetta afirmou que há países que cobrem ofertas para levar a produção já contratada por outros. "Hoje os Estados Unidos mandaram 23 aviões cargueiros para a China para levar o material que eles adquiriram. As nossas compras, que nós tínhamos expectativa de concretizá-las para poder fazer o abastecimento, muitas caíram", disse o ministro.

Fonte: G1.

Governador sanciona lei que garante pagamento de conta de luz para 3,5 milhões de baianos

Sábado / 04.04.2020

Por Redação Sertão Hoje

A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), deste sábado (04), e vai beneficiar quem consome até 100 kW por mês e estejam no CadÚnico.

O governador Rui Costa sancionou o Projeto de Lei 23.808/2020, que autoriza o Governo do Estado a pagar, por 90 dias, a conta de energia de cerca de 3,5 milhões de baianos. A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), deste sábado (04), e vai beneficiar quem consome até 100 kilowatt (kW) por mês e estejam no Cadastro Único (CadÚnico). A proposta foi enviada pelo governador à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), que votou pela aprovação.

O benefício começa a valer para as faturas com vencimento a partir da data da publicação da lei no DOE (dia 04/04). Inicialmente, o benefício abrangeria famílias com consumo de 80kW mensal, mas foi ampliado após a definição da AL-BA para que as emendas dos deputados sejam utilizadas no combate à pandemia do novo coronavírus (covid-19). Rui agradeceu ao apoio dos parlamentares por estender a ação para uma parcela maior da população mais vulnerável economicamente. "Agradeço ao presidente Nelson Leal e a todos os deputados. Com isso, 3,5 milhões de baianos serão beneficiados por essa medida do Governo do Estado e Assembleia Legislativa”, disse o governador.

Caetité: Prefeitura distribui alimentos do PAA para famílias carentes

Sábado / 04.04.2020

Por Redação Sertão Hoje

Os produtos recebidos foram repassados para o CRAS Urbano que realiza a doação dos alimentos para famílias vulneráveis cadastradas em programas sociais. (Fotos: Divulgação)

Na manhã da sexta-feira (03), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico recebeu os primeiros volumes de produtos da agricultura familiar para a execução do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) em 2020. Com a compra do PAA, a Prefeitura garante o escoamento da produção familiar transferindo renda para os agricultores do município que também são atingidos pela crise causada pela pandemia do coronavírus (covid-19). “Estamos muito contente com a retomada do programa aqui em Caetité. O PAA ao mesmo tempo que compra os produtos da agricultura familiar gerando renda para esses produtores também realiza a transferência simultânea desses alimentos para famílias carentes”, comentou o secretário da pasta, Gledson Moreira.

Os produtos recebidos foram repassados para o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Urbano que realiza a doação dos alimentos para famílias em situação de vulnerabilidade cadastradas em programas sociais.

Os produtos recebidos foram repassados para o CRAS Urbano que realiza a doação dos alimentos para famílias vulneráveis cadastradas em programas sociais. (Fotos: Divulgação)

AL-BA deve aprovar calamidade pública de todos os municípios, diz Nelson Leal

Sábado / 04.04.2020

Por Redação Sertão Hoje

“Todos que nos solicitaram, vamos declarar calamidade pública por 90 dias. Se for necessário ampliação do prazo”, explicou o presidente Nelson Leal. (Foto: Reprodução / TV Bahia)

Na edição desta sexta-feira (03) do Diário Oficial da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) foram apresentados 30 pedidos de reconhecimento do estado de calamidade pública em decorrência da pandemia do novo coronavírus (covid-19).

O presidente da casa, deputado Nelson Leal, evitou comentar a efetiva necessidade de municípios sem casos confirmados de Covid-19 terem declarado o estado de calamidade pública. Segundo ele, são os gestores que devem apontar as dificuldades e problemas que estão passando. Os pedidos dos prefeitos devem ser votados em sessão da próxima terça-feira (07). “Todos que nos solicitaram, vamos declarar calamidade pública por 90 dias. Se for necessário ampliação do prazo, continuaremos fazendo a mesma coisa”, explicou o presidente Nelson Leal.

Governo da Bahia prorroga suspensão de transporte intermunicipal em 49 municípios até dia 15

Sábado / 04.04.2020

Por Redação Sertão Hoje

Também foi prorrogado até 15 de abril a circulação, saída e chegada de ônibus interestaduais, em todo território do Estado da Bahia.

O Governo do Estado da Bahia publicou, no Diário Oficial (DOE) deste sábado (04), decreto que prorroga a suspensão do transporte intermunicipal em municípios da Bahia até o dia 15 de abril. A medida, que tem como objetivo conter o avanço da contaminação por coronavírus (covid-19) na população baiana, estava programada até 5 de abril, mas foi estendida por mais 10 dias por determinação do governador Rui Costa. Também foi prorrogado até 15 de abril a circulação, saída e chegada de ônibus interestaduais, em todo território do Estado da Bahia.

Na publicação de hoje, o governador restringiu o transporte intermunicipal em mais cinco municípios: Conde, Uruçuca, Itapetinga, Conceição do Coité e Utinga, onde o decreto passa a vigorar a partir deste domingo (05). Já são 49 municípios com o transporte suspenso na Bahia: Salvador, Feira de Santana, Porto Seguro, Prado, Lauro de Freitas, Simões Filho, Vera Cruz, Itaparica, Itabuna, Ilhéus, Itacaré, Camaçari, Luís Eduardo Magalhães, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Guanambi, Vitória da Conquista, Santa Maria da Vitória, Correntina, Entre Rios, Jequié, Brumado, Conceição do Jacuípe, Juazeiro, Teixeira de Freitas, Nova Soure, São Domingos, Canarana, Ipiaú, Itagibá, Itamaraju, Itororó, Pojuca, Dias D’Ávila, Alagoinhas, Barra, Candeias, Coaraci, Itajuípe, Medeiros Neto, Santa Cruz Cabrália, Barra do Rocha, Eunápolis, Belmonte, Conde, Uruçuca, Itapetinga, Conceição do Coité e Utinga.

Ficam suspensas nesses municípios a circulação, a saída e a chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans. Em algumas cidades sem casos de coronavírus, o sistema de transporte intermunicipal foi suspenso porque está integrado ao de municípios com registros da doença.

Coronavírus: Governo recomenda que todos utilizem máscara ao sair de casa; veja o vídeo e aprenda a produzir sua própria máscara

Sábado / 04.04.2020

Por Redação Sertão Hoje

Quem não encontrar o produto para vender nas farmácias ou casas especializadas pode confeccionar a própria máscara, em casa, seguindo as instruções do vídeo abaixo.

O governador Rui Costa e o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, destacaram a importância do uso de máscaras para sair de casa, como forma efetiva de prevenção à transmissão do novo coronavírus (Covid-19). Quem não encontrar o produto para vender nas farmácias ou casas especializadas pode confeccionar a própria máscara, em casa, seguindo as instruções do vídeo abaixo, disponibilizado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab).

No mesmo vídeo, estão contidas informações de segurança sobre a forma correta de se utilizar a máscara artesanal. “Fica aí a nossa sugestão, o nosso pedido. Vocês que são empresários, comprem máscaras e entreguem para todos os seus atendentes. Fica aí a recomendação para todos os supermercados, grandes ou pequenos, que estão abertos”, disse Rui Costa, sugerindo ainda que “os bancos, por exemplo, podem e devem disponibilizar máscaras para todos que entrarem nos estabelecimentos. Fica também a nossa solicitação para as empresas públicas e privadas, que tomem as medidas de segurança.”

Rui destacou, ainda, que produzir as próprias máscaras não é difícil, e as pessoas podem seguir as instruções presentes no site da Secretaria da Saúde. “Quando eu estou falando aqui, às vezes a gente não vê, mas a gente expele gotículas de saliva que vão a até dois metros de distância. Então, se eu uso a máscara, essa gotícula já não sai e não contamina quem está na minha frente”, explicou. Outra vantagem das máscaras feitas em casa é que podem ser reutilizadas. “Após usar, tire a máscara, coloque de molho com água e bastante sabão, e lave bem as mãos”, ressaltou Rui Costa.

O secretário Fábio Vilas-Boas destacou que, nos hospitais, a função da máscara é proteger o campo cirúrgico. “Quem está usando a máscara está evitando emitir gotículas e secreção respiratória no próximo e, se o próximo também estiver de máscara, ele também está te protegendo”. Também segundo Vilas-Boas, um bom exemplo são os transportes públicos. “Se você está de máscara, no metrô, ou no ônibus, e outra pessoa tosse, você tem pelo menos 50% a mais de garantia, com o nariz e a boca protegidos. Quem usa lentes de contato, é melhor optar por óculos, para proteger os olhos”.

Bahia tem 291 confirmações de Covid-19 e 7 óbitos

Sábado / 04.04.2020

Por Redação Sertão Hoje

Nos casos de Utinga e Itapetinga, os pacientes estavam como óbito suspeito e, após investigação, foi confirmada a causa da morte por Covid-19.

A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) informou, na noite desta sexta-feira (03), que o estado já registrou 291 casos de pacientes com o novo coronavírus (Covid-19), o que representa 4,5% do total de casos notificados, e 7 óbitos, cinco em Salvador, que apresentavam comorbidades associadas, 1 em Utinga e 1 em Itapetinga.

Nos casos de Utinga e Itapetinga, os pacientes estavam como óbito suspeito e, após investigação, foi confirmada a causa da morte por Covid-19. Em Utinga, era um homem de 80 anos com doença cardíaca preexistente. Em Itapetinga, era um mulher de 28 anos sem nenhuma comorbidade divulgada.  Ao todo, 63 pessoas estão recuperadas e 35 internadas.

Dentre os casos confirmados, 50,86% são do sexo masculino. A mediana de idade é 40 anos, variando de 6 meses a 95 anos. A faixa etária mais acometida foi a de 30 a 39 anos, representando 23,79% do total. Porém, o coeficiente de incidência por 100.000 habitantes foi maior na faixa de 70 a 79 anos (3,66/100.000 hab.), indicando o maior risco de adoecer entre os idosos.