Sertão Hoje

Sertão Hoje

Brumado sedia capacitação do Programa Primeira Infância no SUAS

Quarta / 15.08.2018

Por Redação Sertão Hoje

A capacitação se configura como instrumento para o aprimoramento das ações, haja vista possibilitar qualificação dos supervisores na execução do programa. (Fotos: Ascom Brumado)

A Prefeitura de Brumado, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (SESOC), sediou a capacitação para os supervisores do Programa Primeira Infância no SUAS - Programa Criança Feliz entre o dia 06 a 10 de agosto. A abertura ocorreu na Sala de Treinamento da Prefeitura, já os demais encontros foram realizados na Universidade Aberta do Brasil (UAB) e contemplaram também diversas visitas às famílias com perfil para serem inseridas no programa. A capacitação foi promovida pelo Estado, através da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, por meio da Superintendência de Assistência Social, aqui representada pela Coordenadora Estadual Neila Soledade, as técnicas Virgínia Nunes e Lucília Lafite, bem como, do Sr. César Miranda, consultor da Unesco e do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e, como colaboradora, Jackline Laranjeira.

A secretária Maria Nicéia informou que “a capacitação se configura como importante instrumento para o aprimoramento das ações, haja vista possibilitar qualificação dos supervisores/visitadores na execução do programa nos municípios, o qual tem por objetivo promover o desenvolvimento integral de crianças na primeira infância considerando sua família e seu contexto de vida, tendo como público crianças de 0 a 03 anos e gestantes beneficiárias do Bolsa Família  e crianças de 0 a 06 anos beneficiárias do BPC (Benefício de Prestação Continuada)”.

Estiveram presentes no encontro, representantes de Abaíra, Brumado, Caculé, Camaçari, Dom Basílio, Ibiassucê, Ibicora, Ibiquera, Igaporã, Itambé, Itarantim, Itororó, Jacaraci, Macaúbas, Malhada de Pedras, Mascote, Mirante, Potiraguá, Riacho de Santana, Salvador, Santa Luzia, Sebastião Laranjeiras, Tanhaçu, Tremendal e Vitória da Conquista.

Vice-prefeita de Caetité apresenta demandas na SETRE

Quarta / 15.08.2018

Por Redação Sertão Hoje

“Tratamos sobre projetos, aquisição de materiais, participação nos editais, realização do Fórum Municipal de Esportes, e implantação de cursos de qualificação”, destacou Dra. Kelly Fraga.

A vice-prefeita de Caetité, Dra. Kelly Fraga, esteve nessa terça-feira (14), na Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE) do Estado da Bahia, acompanhada do Procurador do Município, Dr. Élcio Dourado, em reunião com o secretário da pasta, Vicente Neto, para apresentar diversas demandas do município. “Tratamos sobre o desenvolvimento de projetos na área do esporte, aquisição de materiais, participação nos editais do Estado, realização do Fórum Municipal de Esportes, e implantação de cursos de qualificação profissional em Caetité”, destacou a vice-prefeita Dra. Kelly Fraga.

Guanambi: Coelba comunica Desligamento Programado na quinta-feira (16)

Quarta / 15.08.2018

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local.

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido na zona rural do distrito de Mutans, em Guanambi, nesta quinta-feira (16), das 9h às 10h30, na Fazenda Caraibinha, Fazenda Lapinha e Fazenda Ventura.
 

Prefeitura acerta últimos detalhes para o início do 5º Campeonato de Futebol Society de Guajeru

Terça / 14.08.2018

Por Redação Sertão Hoje

"Investir em esportes, é investir também na qualidade de vida de nosso povo. Conto com a presença de todos para prestigiar os nossos atletas", destaca Gil Rocha. (Foto: Ascom Guajeru)

O prefeito de Guajeru, Gil Rocha Rocha, anunciou através de suas redes sociais a programação do 5º Campeonato de Futebol Society de Guajeru. Os últimos detalhes foram definidos em uma reunião, na manhã desta terça-feira (14), com a primeira-dama Marta Lima Rocha e a Secretária de Cultura, Esporte e Lazer Maria Eliete Castro Neri. De acordo com a publicação, a abertura acontecerá no dia 01 de setembro de 2018, com a participação de 30 times, reunindo mais de 450 Atletas nas categorias Master, Principal, Sub 18 e Feminino, cada time receberá gratuitamente os uniformes para participarem do campeonato que acontecerá na Praça de Esportes Luiz Cabral, a 5ª Edição tem o apoio da Superintendência de Desportos da Bahia (SUDESB). "Investir em esportes, é investir também na qualidade de vida de nosso povo, o evento é um importante incentivo aos participantes, aquece a economia com o comércio local e os ambulantes que durante os três meses de campeonato arrecadam com suas barracas no entorno da Praça de Esportes Luiz Cabral, que agora está toda pavimentada, fruto da emenda do Deputado Federal Waldenor Pereira e do Deputado Estadual Zé Raimundo. Conto com a presença de todos para prestigiar os nossos atletas que abrilhantarão os finais de semana até o mês dezembro", destaca o Prefeito Gil Rocha.

Caetité realiza com sucesso a 4ª Semana do Bebê

Terça / 14.08.2018

Por Redação Sertão Hoje

“Os cuidados com o bebê durante os primeiros anos de vida são essenciais para garantir seu desenvolvimento integral”, enfatiza a Secretária Cynthia Lopes. (Fotos: Direcom Caetité)

O município de Caetité, por meio das Secretarias Municipais de Saúde, Desenvolvimento Social e Educação, realizaram entre os dias 06 e 10 de agosto a 4ª Semana do Bebê. O evento é uma estratégia de mobilização social apoiada pelo UNICEF e tem como objetivo melhorar a situação de vida de cada criança desde seus primeiros anos de vida. Na última sexta-feira (10) foi realizado o encerramento dessa importante ação no Cine teatro da Casa Anísio Teixeira, com a participação de gestantes e cuidadores, que acompanharam a apresentação em libras da Unidade de Educação Infantil Daisy França Barreira de Alencar e uma palestra sobre os benefícios do Bolsa Família na gestação com o gestor municipal do Programa, Paulo Cézar.

Durante a semana foram realizadas diversas atividades em unidades de saúde e de ensino da sede e zona rural. Dentre as ações estão palestras educativas sobre amamentação, cuidados com o bebê, higiene pessoal das crianças, primeiros socorros e vacinação infantil, oficina de Shantala, teatro, dentre outras atividades. “Os cuidados com a saúde do bebê durante os primeiros anos de vida são essenciais para garantir seu desenvolvimento integral. Por esse motivo, o município tem desenvolvido políticas públicas voltadas à primeira infância, mobilizando as famílias e a comunidade e assegurando mais qualidade de vida aos meninos e meninas”, enfatizou a Secretária de Saúde do município Cynthia Lopes. Para a articuladora do Selo Unicef em Caetité, Ana Rebouças, a Semana do Bebê fortalece as políticas públicas no município. “Para a conquista do Selo Unicef é preciso indicadores que apontam uma perspectiva de cuidado e melhoria social, através de políticas fortes e inclusivas, e a Semana do Bebê é uma ação importante no tocante a primeira infância”, explicou Ana Rebouças.

Governo libera saque do PIS/Pasep para trabalhadores de todas as idades

Terça / 14.08.2018

Por Redação Sertão Hoje

Para ter direito ao saque, a pessoa deve ter trabalhado com carteira assinada antes da Constituição de 1988.

Os trabalhadores de todas as idades que tiverem direito a cotas dos fundos dos programas de Integração Social (PIS) e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) já podem sacar o benefício. O governo federal liberou a retirada a partir desta terça-feira (14) até o dia 28 de setembro. Para ter direito ao saque, a pessoa deve ter trabalhado com carteira assinada antes da Constituição de 1988. Essas cotas são os rendimentos anuais depositados nas contas de trabalhadores que foram criadas entre 1971, ano de criação do PIS/Pasep, e 1998, quando foi promulgada a Constituição. Assim, para conferir o saldo e confirmar se tem direito ao benefício, o trabalhador deve consultar os sites do PIS (clique aqui) e do Pasep (clique aqui). No primeiro caso, os cotistas que tiverem o Cartão Cidadão também podem contatar a Caixa Econômica Federal no telefone 0800-726-0207 ou nos caixas eletrônicos da instituição. Já no caso do Pasep, a outra opção de consulta deve ser feita através do Banco do Brasil, nos telefones 4004-0001 ou 0800-729-0001.

Prefeito assina convênio para abastecimento emergencial de água com carro pipa em Guajeru

Terça / 14.08.2018

Por Redação Sertão Hoje

"Precisamos das chuvas, e neste caso, dependemos da natureza, enquanto isso temos que continuar na busca de soluções", destacou o Prefeito Gil Rocha.

Em reunião realizada nesta segunda-feira (14), o Prefeito de Guajeru, Gil Rocha, e o superintendente da Defesa Civil do Estado da Bahia (SUDEC), Dr. Paulo Sérgio Luz, celebraram o convênio, no valor de R$ 60.000,00, para o abastecimento emergencial de água através de locação de carro pipa para o município. Para Gil o apoio é importantíssimo para a convivência com a seca. "Nosso desafio é constante na convivência com a seca que assola nossa região, não medimos esforços, agora mais um apoio importante da Defesa Civil do Estado da Bahia para amenizar a escassez de água, já realizamos perfuração e instalação de poços, limpezas de aguadas, adutoras, bebedouros... mas precisamos do fundamental que são as chuvas para abastecer nossos açudes, e neste caso, dependemos da natureza, enquanto a chuva não chega temos que continuar firmes na busca de soluções", destacou o Prefeito Gil Rocha.

Presidentes de empresas chinesas avaliam obras da Ferrovia Oeste-Leste, Porto Sul e exploração de mina de ferro

Terça / 14.08.2018

Por Redação Sertão Hoje

“Vamos integrar diversas regiões, garantindo a chegada de empresas, empregos e renda para a população”, destacou o Governador Rui Costa. (Fotos: Alberto Coutinho / GOVBA)

Os presidentes e vice-presidente das quatro empresas chinesas que integram o consórcio com a Bahia Mineração (Bamin) para a exploração da mina de minério de ferro de Caetité, construção do Porto Sul e Ferrovia Oeste-Leste (Fiol) participaram de reunião com o governador Rui Costa, no final da manhã desta segunda-feira (13), na Governadoria, em Salvador. Na reunião foram abordados aspectos técnicos e o potencial de cada um dos empreendimentos, além de medidas para acelerar o processo de aprovação do projetos tanto no Brasil quanto na China. “Temos avanços em três projetos que são importantes para o estado. Neste momento a mineração servirá como alavancagem inicial para essa grande obra de infraestrutura que envolve a ferrovia e o porto. Vamos integrar diversas regiões, garantindo a chegada de empresas, empregos e renda para a população”, destacou o Governador.

 No último domingo (12), o grupo de chineses, acompanhado por representantes do Governo do Estado, Bahia Mineração, e da ERG, controladora da Bamin, sobrevoou a mina de minério, localizada em Caetité, no sudoeste do estado, e trechos da Fiol. Os empresários tiveram a oportunidade de conhecer a qualidade do minério de ferro, bem como a extensão da mina. O Porto Sul tem investimento total previsto de R$ 2,7 bilhões e será construído na localidade de Aritaguá, no litoral norte de Ilhéus. Pelo porto será escoado, principalmente, o minério de ferro extraído pela Bahia Mineração no município de Caetité. A previsão é que cerca de 20 milhões de toneladas ao ano de minério de ferro de alta qualidade sejam escoados pelo prazo de até 30 anos. O minério sairá de Caetité e chegará ao porto, em Ilhéus, através da Ferrovia Oeste-Leste que terá extensão de 1.527 km, sendo 1.100 km no estado da Bahia. A ferrovia terá capacidade para transporte de 60 milhões de toneladas por ano.

Após tentativa de homicídio, DPM de Malhada de Pedras e Guajeru apreendem armas de fogo na casa do casal

Terça / 14.08.2018

Por Redação Sertão Hoje

Uma Senhora acionou a PM alegando ter sofrido uma tentativa de homicídio. O autor seria o próprio companheiro. (Foto: Divulgação 34ª CIPM)

Na noite desta segunda-feira (13), os Destacamentos de Polícia Militar (DPM), pertencentes a 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), de Malhada de Pedras e Guajeru apreenderam 5 armas de fogo na zona rural de Guajeru. De acordo com o Destacamento, uma Senhora acionou a guarnição alegando ter sofrido uma tentativa de homicídio. Segundo ela, o autor seria o próprio companheiro, sendo que este estaria armado e teria fugido por um beco, atravessado a linha férrea e entrado no matagal. Ainda de acordo com os militares, as guarnições de Malhada de Pedras e de Guajeru foram à Fazenda Bonfim, em Guajeru, e encontraram 5 armas na residência do casal. O indivíduo não foi capturado. As armas apreendidas foram apresentadas à sede da Polícia Civil na Delegacia de Rio do Antônio, onde o fato foi registrado.

Caetité: Feiras e Oficinas do trabalhador da EJA são realizadas durante o 1º semestre

Terça / 14.08.2018

Por Redação Sertão Hoje

“As oficinas e feiras extrapolaram o espaço da sala de aula e acolheram a comunidade na construção do conhecimento e na transmissão de valores”, explicou Anne Císera Teixeira.

A Secretaria Municipal de Educação, por meio da Coordenação Pedagógica, em parceria com as unidades de ensino, realizou ações pedagógicas na Educação de Jovens e Adultos (EJA) durante todo o 1º semestre letivo de 2018. Foram promovidas feiras e oficinas com a participação de alunos, professores, gestores, coordenadores e articuladores pedagógicos. “Essas ações que visam sempre o protagonismo e o aprendizado do aluno da EJA, teve por objetivo a valorização dos saberes e das leituras de mundo dos discentes. Com isso, as oficinas e feiras realizadas extrapolaram o espaço da sala de aula e acolheram a comunidade na construção do conhecimento e na transmissão de valores”, explicou Anne Císera Teixeira, Coordenadora Pedagógica Municipal.

Governo de Guajeru lança Edital para Processo Seletivo; salário de até R$ 11.700,00

Terça / 14.08.2018

Por Redação Sertão Hoje

As vagas são para: Médico (UBS), Odontólogo (UBS), Psicólogo (CRAS) e Professor, conforme especificações descritas no Edital.

Tiveram início, nessa segunda-feira (13), as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado nº002/2018 realizado pela Prefeitura Municipal de Guajeru. Os interessados em ocupar uma das vagas disponíveis poderão se inscrever até o dia 17. As vagas são para: Médico (UBS), Odontólogo (UBS), Psicólogo (CRAS) e Professor, conforme especificações descritas no Edital. Os salários variam de R$ 1.227,00 a 11.700,00 reais. Os candidatos a uma das vagas deverão preencher toda documentação constante no Edital e entregar no ato da inscrição. O Processo Seletivo Simplificado será realizado em etapa única, mediante avaliação curricular, de caráter eliminatório e classificatório, e terá validade de 06 meses, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração.

CLIQUE AQUI E CONFIRA O EDITAL

Acontece amanhã (15) a audiência pública de elaboração da Lei Orçamentária Anual

Terça / 14.08.2018

Por Redação Sertão Hoje

A LOA é o orçamento anual propriamente dito. Todos os gastos da prefeitura para o próximo ano são previstos em detalhe na Lei. (Foto: Divulgação Direcom Caetité)

A Prefeitura de Caetité emitiu um comunicado, na última sexta-feira (10), em seu site oficial (caetite.ba.gov.br) convidando “a população em geral, associações, sindicatos e demais entidades representativas para participar da audiência pública com vista à discussão e elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA), para o exercício de 2019”. Segundo a nota, a audiência ocorrerá no dia 15 de agosto, às 9h, na sala de sessões da Câmara de Vereadores de Caetité. Na oportunidade, será ouvida a comunidade quanto as suas demandas e as prioridades na execução do orçamento municipal de 2019. A LOA é o orçamento anual propriamente dito. Todos os gastos da prefeitura para o próximo ano são previstos em detalhe na Lei, dividida por temas, como saúde, educação, e obras. Prevê também quanto a prefeitura deve arrecadar para que os gastos programados possam de fato ser executados.

Brumado: Coelba comunica Desligamento Programado na quarta-feira (15)

Terça / 14.08.2018

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local.

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido no bairro Olhos D’água, em Brumado, nesta quarta-feira (15), das 8h30 às 12h30. Serão afetados os seguintes locais: Rua Ana Rita Meira Lobo, Avenida Estados Unidos, Avenida Horacio José dos Santos, Praça Pedro Lopes de Menezes, Rua Albino Viana, Praça Donatila Meira Lobo, Rua Augusto Meira Alves, Rua Augusto Alves, Rua Crescêncio Gomes Ataíde, Rua Celestino Francisco dos Santos, Rua Carlos Cotrim Leite, Rua Deocleciano Gomes, Rua Crescêncio José Gomes, Rua Emiliano Pitanga, Rua Deolino da Silva Pinto, Rua Isabel Alves Ribeiro, Rua Eremita Alves Novais, Rua Horácio José dos Santos, Rua Fidelcino Meira Lobo, Rua João Arnaldo Costa, Rua José Augusto dos Santos, Rua José Bezerra de Souza, Rua José Rizério de Carvalho, Rua José de Souza Lima, Rua João de Souza neves, Rua Leonidio Macedo Silva, Rua Manoel Ferreira e Silva, Rua Marinho Oliveira Aguiar, Rua Miguel Ferreira Silva, Rua Otaviano Joaquim Alves, Rua Nossa Senhora da Ajuda, Rua Silvino Silva Moura, Rua Venceslau Carvalho.
 

Brumado estreia com vitória no Intermunicipal de 2018

Segunda / 13.08.2018

Por Redação Sertão Hoje

O próximo compromisso da Seleção Brumadense será contra a equipe de Luís Eduardo Magalhães. (Foto: Ascom Brumado)

A Seleção Brumadense de Futebol iniciou o Campeonato Intermunicipal 2018 com vitória sobre a Seleção de Paratinga. Brumado abriu o placar no início do jogo com um belo gol de Zé Márcio aos 6 minutos do primeiro tempo, mas, o que parecia que seria um passeio, se tornou um jogo truncado e difícil para ambas as equipes. A rede voltou a balançar já no final do jogo com Leozinho, que fez uma bela partida, ampliando o placar para Brumado aos 46 minutos do segundo tempo. O próximo compromisso da Seleção Brumadense será contra a equipe de Luís Eduardo Magalhães.

Ficha Técnica:

Brumado 2 x 0 Paratinga 

Estádio Gilbertão, às 15h, em Brumado.

Seleção de Brumado: Rai, Tarcísio, Zé, Sandro, Clebinho, Romeu, Bimba, Bute, Sermão, Zé Márcio e Joabe. Técnico: Fezinho.

Seleção de Paratinga: Igor, Cebolinha, Lió. Sibitão, Geube, Som, Tontom, Sonzinho, Roberto, Magal e Juliano. Tecnico: Ondinha.

Caetité: 2º Seminário da Agricultura Familiar esclarece dúvidas sobre o Garantia Safra

Segunda / 13.08.2018

Por Redação Sertão Hoje

“Houve algumas mudanças, então fizemos a parceria com o Sebrae e a BahiaTer, para que fossem tiradas as dúvidas”, explica o secretário Rosival de Almeida. (Foto: Direcom Caetité)

A Prefeitura de Caetité, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SDE) e a Sala do Empreendedor, realizou na manhã da última sexta-feira (10), o 2º Seminário da Agricultura Familiar com o tema “Garantia Safra e Políticas Públicas”, com o objetivo de informar os agricultores e agricultoras do município sobre o programa. Segundo a Prefeitura, centenas de trabalhadores e trabalhadoras rurais estiveram presentes no evento realizado no auditório da Rádio Educadora e acompanharam as palestras sobre a temática do encontro. Inicialmente, o Gerente da Agência do INSS em Caetité, Mário Rebouças, explicou sobre os benefícios, direitos e garantias assegurados ao trabalhador rural pela Previdência Social. Em seguida, o técnico da BahiaTer, Fábio Silveira, explicou e esclareceu todas as dúvidas sobre o Garantia Safra. Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Rosival de Almeida, o evento teve o objetivo de orientar os produtores rurais. “Houve algumas mudanças no Garantia Safra e isso gera dúvidas, então fizemos a parceria com o Sebrae e a BahiaTer, para que fossem tiradas essas dúvidas. A partir de agora começamos as inscrições, e lembramos que o prefeito já assinou o termo de adesão junto ao Governo da Bahia e Caetité terá uma cota de 3 mil cadastrados no programa”, ressaltou o secretário.

O Garantia-Safra é uma política que disponibiliza renda mínima para agricultores familiares, que vivem na área da SUDENE, principalmente do Semiárido Brasileiro, em caso de perda de pelo menos 50% da produção, por motivo de seca ou excesso de chuva. Os recursos arrecadados do Governo Federal (40%), Governo Estadual (12%), Municípios (6%) e dos Agricultores (2%) compõem o Fundo Garantia-Safra que, após comprovação de perdas, paga o valor de R$ 850,00, em 05 parcelas para cada família que fez a adesão. Podem participar os agricultores familiares que plantam entre 0,6 a 05 hectares de feijão, arroz, milho, mandioca e algodão e tenham renda bruta familiar mensal de até 1 salário mínimo e meio. Para se inscrever são necessários: o RG e CPF, se for casado RG e CPF do cônjuge e certidão de casamento; DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf); Folha V7 do Bolsa Família. As inscrições são realizadas na Sede da BahiaTer, localizada na Praça da Feira Velha, das 8h às 12h e 14h às 17h, até o final de setembro.