Sertão Hoje

Sertão Hoje

Brumado: Câmara comunica a realização de duas sessões na próxima sexta-feira (20)

Terça / 17.10.2017

Por Redação Sertão Hoje

Serão realizadas sessão ordinária às 9h e sessão solene às 19h.

A Câmara Municipal de Vereadores de Brumado comunica que na próxima sexta-feira (20), serão realizadas duas sessões, sendo a Ordinária no horário das 9h, conforme Portaria nº 121/2017 de 16 de outubro de 2017, que dispõe sobre a redefinição de Sessões Ordinárias da Câmara, e às 19h será a Sessão Solene para entrega de Título de Cidadão Brumadense ao Desembargador Lourival Trindade.

Prefeitura de Brumado desenvolve segunda etapa do rastreamento dos veículos do Transporte Escolar

Terça / 17.10.2017

Por Redação Sertão Hoje

A projeção é que o projeto seja concluído ainda este ano, com a instalação de rastreadores em todos os veículos terceirizados que realizam o transporte escolar.

A implantação de rastreadores nos veículos que realizam o Transporte Escolar é um projeto pioneiro, fazendo com que Brumado seja o primeiro município do interior a utilizar esse moderno sistema que dará maior transparência e segurança para a realização deste importante serviço. Solicitado pelo prefeito Eduardo Vasconcelos e operacionalizado pela empresa Transbrus, por meio da competente empresa RotSat, o projeto foi iniciado em julho de 2017. Na época, alguns veículos em fase de testes receberam os rastreadores para se verificar a viabilidade do sinal das operadoras de telefonia celular. Neste mês de outubro, está sendo realizada a segunda etapa com a implantação de mais rastreadores em novos veículos, que agora irão contar com uma aferição precisa das rotas, dias trabalhados, tempo de funcionamento dos veículos e velocidade. A projeção é que o projeto seja concluído ainda este ano, com a instalação de rastreadores em todos os veículos terceirizados que realizam o transporte escolar em Brumado.

Vereador Léo Vasconcelos entrega convite de sessão solene ao presidente da OAB de Brumado

Terça / 17.10.2017

Por Eliana Costa

Na entrega do convite, Léo Vasconcelos salientou a importância da presença do Dr. Osvaldo Laranjeiras no evento, convidando-o para compor a mesa diretora.

Na manhã desta segunda-feira (16), o presidente da Câmara de Vereadores, Léo Vasconcelos, esteve na sede da OAB-Subsecção Brumado a fim de entregar pessoalmente ao Dr. Osvaldo Laranjeiras, presidente da Ordem, o convite da sessão solene de entrega de Título de Cidadão Brumadense ao Desembargador Lourival Trindade. O convite é extensivo a todos os advogados que militam na subsecção. A solenidade acontecerá na próxima sexta-feira (20), às 19 horas.

Na entrega do convite, Léo Vasconcelos salientou a importância da presença do Dr. Osvaldo Laranjeiras no evento, convidando-o para compor a mesa diretora dos trabalhos que homenageará o Desembargador. “Tivemos a preocupação de entregar pessoalmente o convite ao Dr. Osvaldo Laranjeiras, que é uma referência como profissional na área do Direito e vem efetivando um excelente trabalho à frente da OAB, juntamente com os advogados que a compõem, observando a importância da presença de todos na sessão solene”, destacou Leo Vasconcelos.

Governador Rui Costa autoriza recuperação de estradas em Candiba e Guanambi

Terça / 17.10.2017

Por Redação Sertão Hoje

Rui assinou a ordem de serviço para a recuperação da BA 612, que liga Candiba a Pilão, e outros 13km da BA-912, que ligam o Distrito de Ceraíma a Guanambi.

Mais 25 quilômetros de estradas serão recuperados no sudoeste da Bahia. O governador Rui Costa assinou a ordem de serviço para a recuperação de 12 quilômetros da BA 612, que liga Candiba a Pilão, e outros 13km da BA-912, que liga o Distrito de Ceraíma a Guanambi. Rui também entregou 42 barracas para feira livre, 50 mil mudas de palma forrageira para 50 famílias do semiárido, quase 1.400 certificados de Cadastro Ambiental Rural, assinou convênio para assistência técnica e aquisição de veículos, por meio do programa Mais Ater, e autorizou a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), a celebrar convênio para mecanização rural, objetivando a limpeza de afiadas e preparo do solo.

O governador destacou a recuperação de estradas. "São mais 12 quilômetros que liga Pilão até Candiba e outros 13 ligando Guanambi até Ceraíma. Então, é preciso tomar cuidado. Fica o meu pedido, porque com as estradas boas é preciso ter responsabilidade para evitar acidentes, principalmente de moto", informou Rui. Segundo o secretario estadual de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, o Governo do Estado está trabalhando para que em 2018 mais de cinco mil quilômetros de rodovias estejam em obras. "Na próxima semana, o governador Rui Costa vai estar em outros municípios assinando ordens de serviço, e, no mês de novembro, nós temos uma série de novos contratos sendo assinados", afirmou.

Sobre a distribuição de mudas de palma, Rui afirmou que por muito tempo se usou a expressão combater a seca. “Não se combate o clima. A gente aprende a conviver e a produzir nas regiões, e a palma é um produto importante para alimentar os animais em período de seca. Por isso, nós adquirimos 19 milhões de mudas de palma e entregamos, hoje, 50 mil mudas para os agricultores fazerem a reserva alimentar. Também acompanharam o governador na visita ã região, os secretário Vitor Bonfim (Agricultura) e Jerônimo Rodrigues (Desenvolvimento Rural).

Governo do Estado intensifica combate a incêndio na Chapada Diamantina

Terça / 17.10.2017

Por Redação Sertão Hoje

Os trabalhos envolvem 31 homens do Corpo de Bombeiros Militar e 23 brigadistas, incluindo sete picapes tracionadas e uma aeronave do Graer.

O governador Rui Costa informou por meio das redes sociais, na tarde desta segunda-feira (16), que o Governo do Estado intensificou as ações de combate ao incêndio na serra de Santa Maria, no município de Rio do Pires, na Chapada Diamantina. Os trabalhos envolvem 31 homens do Corpo de Bombeiros Militar e 23 brigadistas, incluindo sete picapes tracionadas e uma aeronave do Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia (Graer).

"Determinei que todas as forças do Governo do Estado fossem mobilizadas para atuar na região de Rio do Pires desde o primeiro momento. Temos homens do Corpo de Bombeiros, brigadistas, veículos, caminhão-tanque e hoje deslocamos uma aeronave do Graer. É importante que todos continuem trabalhando em parceria para que, juntos, possamos ter maior efetividade no combate ao incêndio", afirmou Rui.

O Governo do Estado também tem desenvolvido medidas de prevenção, por meio da Caravana Bahia Sem Fogo, nos municípios que apresentam focos de incêndio com frequência. A Caravana promove oficinas, rodas de conversas e entrega de materiais didáticos. As atividades são abertas a agricultores, professores, sindicatos rurais, brigadistas voluntários, guias turísticos, agentes de saúde e outros interessados.

Prefeitura de Brumado intensifica ações no combate à seca na zona rural do município

Terça / 17.10.2017

Por Redação Sertão Hoje

Nesta semana, os trabalhos foram continuados com a abertura de cacimbas nas regiões da Fazenda Nova, Arrecifinho, Boa Vista II, Barra do Tanque, Fazenda Gambá e Caldeirãozinho.

Devido à forte estiagem, a Prefeitura de Brumado vem intensificando a sua agenda produtiva no sentido de combater a seca na zona rural, principalmente com a limpeza de aguadas e cacimbas, que contribuem de forma positiva para o aumento da oferta de água para milhares de famílias que residem no meio rural. Nesta semana, os trabalhos foram continuados com a abertura de cacimbas nas regiões da Fazenda Nova, Arrecifinho, Boa Vista II, Barra do Tanque, Fazenda Gambá e Caldeirãozinho. Segundo o secretário Municipal de Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Charles Granger, nessa época, os habitantes da zona rural necessitam com urgência de ações como essas para que o convívio com a seca seja o melhor possível. “Somente com o início do período chuvoso é que a situação será revertida, por isso que a abertura e limpeza de cacimbas e aguadas é muito importante, pois proporcionam reservatórios que trazem alívio para as comunidades", destacou o secretário.

XV Batizado de Capoeira e Troca de Cordões e VIII Encontro de Culturas de Matriz Africana serão realizados em Brumado

Terça / 17.10.2017

Por Redação Sertão Hoje

O evento acontecerá entre os dias 20 e 22 de outubro.

Entres os dias 20 e 22 de outubro acontecerá o XV Batizado de Capoeira e Troca de Cordões e o VIII Encontro de Culturas de Matriz Africana em Brumado, que acontecerá no Colégio Oscarlina, no Bairro Dr. Juracy. Na programação da sexta-feira (20) terá a Oficina de Capoeira às 18h e Roda de Abertura às 20h. No sábado (21) serão realizadas oficinas de Capoeira e Manifestações Culturais às 9h, de Capoeira Angola às 15h e de Capoeira para Crianças às 15h, além do Lual acústico às 21h. No domingo (22), terá Oficina de Roda, Apresentações Folclóricas, Batizado e Troca de Cordões. O valor das oficinas será de R$ 20,00. Mais informações podem ser obtidas pelos números: (77) 99961-1921 / 98102-4820 / 99923-7442, ou ainda pelos e-mails: [email protected] e [email protected] O evento é uma realização do Projeto Adote um Capoeirista.

Criminosos rendem seguranças e explodem carro-forte na Chapada Diamantina

Terça / 17.10.2017

Por Redação Sertão Hoje

O crime ocorreu em rodovia no município de Souto Soares.

Na tarde desta segunda-feira (16), criminosos explodiram um carro-forte no município de Souto Soares, localizado na região da Chapada Diamantina. De acordo com informações passadas pela Polícia Militar, os seguranças do veículo foram rendidos em um trecho da BA-122, por volta das 17h. Não há registro de feridos. A polícia não soube informar se alguma quantia foi roubada. O carro-forte ficou completamente destruído com a explosão. Os suspeitos, que ainda não foram identificados, fugiram após a ação e estão sendo procurados por equipes das polícias Civil e Militar. Fonte: G1/Bahia.

Prefeitura de Guanambi firma contrapartida com a Codevasf para revitalização do Perímetro Irrigado de Ceraíma

Terça / 17.10.2017

Por Redação Sertão Hoje

O protocolo do documento foi compartilhado com os vereadores Fabrício Lopes e Rafael Macedo, com o representante do distrito, Vanderlei, e o secretário Júlio Oliveira.

O prefeito Jairo Magalhães recebeu da Superintendência Regional da Codevasf, a confirmação da aprovação da licitação realizada pela Prefeitura de Guanambi, por meio de Pregão Eletrônico efetuada no último mês, para o início da primeira etapa das obras de revitalização do Perímetro Irrigado de Ceraíma. O protocolo do documento foi compartilhado com os vereadores Fabrício Lopes e Rafael Macedo e o representante do distrito, Vanderlei Florêncio, além do secretário de Finanças Júlio Oliveira, na manhã desta segunda-feira (16).

Após licitar os recursos, da ordem de R$ 2.050.000,00, oriundos de recursos federais para compra de equipamentos, a Prefeitura de Guanambi também dará a contrapartida financeira no valor de R$ 162.670,37, referentes à segunda etapa dos serviços.  A empresa contratada terá até o final deste ano para fornecer os materiais que serão destinados à Codevasf. Na primeira etapa, o projeto irá beneficiar 112 famílias de produtores familiares. “Não acomodamos, fomos a luta e buscamos todas as alternativas em parceria com a Codevasf para dar a efetiva contribuição a esta grandiosa obra. A nossa contrapartida praticamente dobrou, por entendermos a importância social e econômica da revitalização do Perímetro Irrigado para o povo de Ceraíma”, enfatizou o prefeito Jairo Magalhães.

Em pouco mais de dez meses de gestão, a prefeitura de Guanambi vem realizando intervenções em Ceraíma, como conclusão no Núcleo, da quadra poliesportiva coberta, a pavimentação de ruas da Vila, recuperação de estradas vicinais, pavimentação da Ladeira do Pará, entre outras. No último sábado (14), o governador Rui Costa assinou a ordem de serviço para a reconstrução da malha asfáltica da BA-938. “Agora, com a reconstrução da via de acesso e o início da recuperação do Perímetro Irrigado, em breve, Ceraíma terá a sua potencialidade totalmente revigorada”, salientou o prefeito.

Publicada Lei que institui a Zona Azul no município de Brumado

Segunda / 16.10.2017

Por Redação Sertão Hoje

Segundo a Lei, a Prefeitura Municipal está autorizada a instituir as áreas especiais, com horários delimitados sujeitos ao pagamento de tarifas (Foto: Reprodução).

Foi publicada no Diário Oficial do Município a Lei n° 1.811, de 28 de setembro de 2017, que institui o sistema de estacionamento rotativo pago para veículos em vias e logradouros públicos de Brumado, denominado Zona Azul. Segundo a Lei, a Prefeitura Municipal está autorizada a instituir as áreas especiais, com horários delimitados sujeitos ao pagamento de tarifas. Os dias e horários , bem como o valor da tarifa, serão estabelecidos através de Decreto Regulamentar. O tempo máximo de estacionados na Zona Azul é de duas horas. Ficam dispensados do pagamento da tarifa: os moradores de residências em vias públicas abrangidas pelo sistema, que não possuam garagem própria, sendo permitido o cadastramento de um veículo por residência; os veículos de empresas, ou de suas concessionárias, prestadoras de serviços públicos e veículos oficiais. Também serão reservadas vagas para veículos conduzidos por pessoas portadoras de deficiência e idosos. Compete à Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) a organização, o gerenciamento e a fiscalização da concessão ou permissão da área.

Caetité: 2ª Feira do Novo Mais Educação foi realizada na Escola Dom Raimundo de Melo

Segunda / 16.10.2017

Por Redação Sertão Hoje

Na oportunidade, foram organizadas estandes para exposição de materiais construídos pelos alunos sob a orientação dos mediadores do programa e professores.

Aconteceram nos dias 10 e 11 de outubro a 2ª Feira do Novo Mais Educação – Construindo Conhecimentos, na Escola de Primeiro Grau Dom Manoel Raimundo de Melo, em Caetité. Foram dias marcados com palestras, oficinas, festival de música, sarau, apresentações, karatê, depoimentos e muita descontração. Na oportunidade, foram organizadas estandes para exposição de materiais construídos pelos alunos sob a orientação dos mediadores do programa e professores do regular da escola.

A sala temática “Riquezas da Região” trouxe um pouco da cultura local, falando sobre a importância da alimentação saudável com frutas típicas da terra, o processo da rapadura e a fabricação da cachaça. Nas salas de Matemática, Leitura e Artes, todas com exposições produzidas pelos alunos. A primeira palestra, cujo tema foi “Drogas”, foi ministrada pela SD PM Edivanei, e no segundo, a Consultora Anete Andrade, da cidade de Ibiassucê, ministrou uma palestra abordando a temática “Motivação para os Jovens”. Foram dias ricos e cheios de conhecimentos para todos que estiveram envolvidos no evento.

Paróquia de Ibitira acolhe adolescentes para receberem o Sacramento do Batismo

Segunda / 16.10.2017

Por Maria Nunes

O Pároco Pe. José Rocha falou aos batizandos a importância da preparação do batismo pelos catequistas.

No último sábado (14), a Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Ibitira, esteve em festa para realizar a cerimônia de Batismo de 17 adolescentes, que por alguma razão pessoal cresceram sem o Sacramento. Muito felizes, os batizados foram preparados por um grupo de voluntário da pastoral da Catequese, que tem a frente dos trabalhos a professora Maria Aparecida Guimarães. O Pároco Pe. José Rocha falou aos batizandos a importância da preparação do batismo pelos catequistas.

Alem de orientar os adolescentes a seguir o caminho de Jesus, o Padre também orientou os padrinhos por eles escolhidos para que os ajudem a crescerem na fé, a respeitar os pais e amar a Igreja. “Hoje virou moda os adolescentes ficarem com raiva dos pais por qualquer coisa. Não façam isso. Sejam obedientes, respeitem seus pais. Aos padrinhos, eu peço para que sempre na mesma data, em cada ano, juntem-se com o afilhado e família e rezem juntos. Com esta mesma vela que aqui foi acesa, que reacenda, para que nunca seja esquecido este dia de consagração, quando vocês foram ungidos com o óleo e o fogo do Espírito Santo”, ressaltou o Padre José Rocha.

17 adolescentes, que por alguma razão pessoal cresceram sem o santo batismo, receberam o Sacramento.

Brumado: Centros de Referência de Assistência Social realizaram atividades em celebração ao Dia das Crianças

Segunda / 16.10.2017

Por Redação Sertão Hoje

O evento teve como finalidade ampliar a integração entre os participantes.

Para celebrar o Dia das Crianças em Brumado, as equipes do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Irmã Dulce, CRAS Esther Trindade Serra e CRAS Yolanda Pires, com a parceria do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e da empresa Magnesita, promoveram diversas atividades com as crianças e adolescentes inseridos no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). O evento teve como finalidade ampliar a integração entre os participantes. Entre as atividades propostas teve: banho de piscina, cama elástica e jogos (boliche, chute a gol, circuito, torre de copos), dança da Emília, gincana, pintura facial e o Teatro da “Joaninha Que Perdeu as Pintinhas”. Na ocasião, também foi servido um delicioso lanche.

Guanambi: Jairo Magalhães prestigia festa em comemoração ao dia das crianças no distrito de Mutans

Segunda / 16.10.2017

Por Redação Sertão Hoje

Na ocasião, o prefeito Jairo parabenizou o vereador Zaqueu e afirmou seu apoio necessário para que o parlamentar possa continuar realizando o evento.

O prefeito de Guanambi, Jairo Magalhães, compartilhou Neste domingo (15), ao lado da primeira-dama Gabriela Barros, da alegria das crianças de Mutans que participaram das atividades do evento em comemoração ao Dia das Crianças, promovido no Distrito pelo vereador Zaqueu. A festa teve muita alegria e muita integração entre as crianças e seus pais. Na ocasião, o prefeito Jairo parabenizou o vereador Zaqueu, ressaltando que durante todo o seu mandato, a exemplo deste ano, não faltará o apoio necessário para que o parlamentar possa continuar realizando esse evento de inclusão social e de cidadania para as crianças e seus familiares, fazendo um evento de forte cunho social. O gestor registrou também o Dia do Professor, parabenizando os educadores de Mutans, inclusive a equipe voluntária que ajudou na organização do evento. Jairo reafirmou ainda todos os seus compromissos firmados com o povo de Mutans durante a instalação da Prefeitura Itinerante, citando importantes obras em andamento e destacando que em seu mandato fará todo esforço para realizar muito mais pelos moradores dos distrito.

A festa teve muita alegria e muita integração entre as crianças e seus pais.

Brumado: Coelba comunica Desligamento Programado dia 17/10

Segunda / 16.10.2017

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local (Foto: Reprodução).

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido nesta terça-feira (17), das 7h às 12h, na zona rural, na cidade de Brumado. Serão atingidos os seguintes locais: Faz. Nago, Povoado Lagoa de Pedra, Sítio Novais, Faz Lagoa do Arroz, Pov. Milagres. O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto. A Coelba agradece aos seus clientes e se coloca à disposição para os esclarecimentos necessários.