Sertão Hoje

Sertão Hoje

Chapada Diamantina: Traficante é preso vendendo drogas durante festejos juninos

Segunda / 18.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

Além de entorpecentes, os policiais da Cipe/Chapada encontraram com Roberto Antônio Souza Mendes, o 'Garrincha', duas espingardas de fabricação artesanal.

Integrantes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe/Chapada) prenderam em flagrante, na madrugada desta segunda-feira (18), Roberto Antônio Souza Mendes, conhecido como 'Garrincha', que vendia drogas no bairro do Morumbi, município de Iraquara. Os policiais chegaram ao criminoso através de denúncias de populares, sendo o indivíduo preso no entorno de uma praça próxima de onde aconteciam os festejos juninos da cidade. Com ele, foram encontrados duas trouxas de cocaína, três de maconha, um pino de cocaína vazio e vários sacos plásticos usados para embalar as drogas. Na residência do traficante foram apreendidas duas espingardas de fabricação artesanal. De acordo com o comandante da Cipe/Chapada, major Ricardo Passos, Garrincha já responde por latrocínio e é responsável pelo tráfico de drogas no Morumbi.

Vereadores dão nome de Amâncio Lima Aguiar à sede da Câmara de Livramento

Segunda / 18.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

O PL foi de iniciativa do vereador Josemar Miranda, que disse tratar-se de “justo reconhecimento à trajetória de vida e pelos relevantes serviços prestados à sociedade”.

Conforme Projeto de Lei nº 13, aprovado na última sexta-feira (15) por unanimidade, o prédio onde funciona a Câmara de Vereadores de Livramento de Nossa Senhora recebe o nome de “vereador Amâncio Lima Aguiar”. Homenageia um dos mais atuantes políticos locais, falecido em 11.05.2015, aos 76 anos. Ele foi vereador por duas vezes, uma como constituinte, participando da elaboração da Lei Orgânica do Município (1990).

O PL foi de iniciativa do vereador Josemar Miranda Silva, que disse tratar-se de “justo reconhecimento à trajetória de vida e pelos relevantes serviços prestados à sociedade livramentenses” por Amâncio Lima Aguiar. Destacou ainda a carreira do ex-vereador, lembrando que o mesmo “militou na política desde a adolescência, nos terríveis tempos da ditadura, participou da luta armada, no Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR8)”. Aguiar ainda articulou o movimento que levou a oposição ao poder (2004), elegendo prefeito Carlos Batista (Carlão), em cuja gestão ocupou o primeiro escalão do governo, como assessor especial da prefeitura.

Caculé: Xiado do Xinelo vence Campeonato Estadual de Quadrilhas Juninas

Segunda / 18.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

O grupo de quadrilheiros chegou a Caculé na manhã deste domingo (17) e em passeata, seguiu por algumas ruas da cidade comemorando a premiação.

Após vencerem o Campeonato Estadual de Quadrilhas Juninas no último sábado (16), pelo Grupo de Acesso, realizado em Salvador, o grupo de quadrilheiros Xiado do Xinelo chegou a Caculé na manhã deste domingo (17) e em passeata, seguiu por algumas ruas da cidade comemorando a premiação.

A 11º edição do Campeonato Estadual de Quadrilhas Juninas da Bahia começou na última quinta-feira (14) e é patrocinado pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência de Fomento ao Turismo (Bahiatursa). O concurso reúne 41 grupos de todas as regiões do estado, que se apresentam na Praça da Revolução, em Salvador. Além da Xiado do Xinelo, Caculé também foi representada pela quadrilha Busca-Pé.

No dia 08 de junho, a Xiado do Xinelo se apresentou em Caculé na Praça Ramiro Xavier, com o tema: “Tv! Do preto e branco ao colorido, eu vou sintonizar você!”. A apresentação deixou os “telespectadores” vidrados na telinha que contou a trajetória de um dos maiores meios de comunicação, desde seu surgimento até os dias atuais. A caçula entre as quadrilhas juninas da cidade, com apenas cinco anos de existência, mostrou mais uma vez que veio para fazer história.

Casa de Apoio de Malhada de Pedras é inaugurada em Vitória da Conquista

Segunda / 18.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

A Casa de Apoio terá a finalidade de receber os pacientes em tratamento e também seus acompanhantes, possibilitando acomodação e apoio necessários.

Na última sexta-feira (15), foi realizada a inauguração da Casa de Apoio de Malhada de Pedras em Vitória da Conquista. Na ocasião, estavam presentes a prefeita Terezinha Baleeiro, os vereadores Onésimo, Maricelio, Edna e Antônio Marcos, secretário de saúde Filipe Gadeia, demais secretários, funcionários da Prefeitura e pacientes.

A Casa de Apoio terá a finalidade de receber os pacientes em tratamento e também seus acompanhantes, possibilitando acomodação e apoio necessários. “O benefício complementa os serviços que já vem sendo prestados aos pacientes e vai trazer mais qualidade à vida das pessoas que vão receber esse atendimento aqui, em Vitória da Conquista”, ressaltou Terezinha.

O secretário Filipe Gadeia destacou a importância da casa de apoio, visto que alguns pacientes em tratamento, a exemplo dos pacientes oncológicos, que necessitam ir quase que diariamente à Conquista, terão mais facilidade para cuidarem de sua saúde. O local será mantido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde.

Bombeiros dão dicas de cuidados com fogos no São João

Segunda / 18.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

Pensando nos cuidados para evitar acidentes, o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia resolveu deixar algumas dicas de segurança.

Do período que antecede as festas juninas até o final das de São Pedro é tradição, para a maioria dos baianos, fazer o uso de fogos de artifícios. Pensando nos cuidados para evitar acidentes, o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM) resolveu deixar algumas dicas de segurança. O coordenador de fiscalização do Comando de Atividades Técnicas e Pesquisas do CBM, capitão Leandro Costa, destacou instruções relacionadas aos cuidados com as crianças em contato com fogos de artifício. “A garotada não deve ser incentivada a brincar com os materiais sozinha e os responsáveis devem sempre supervisionar. Os fogos devem ser de baixo poder ofensivo, adequados à idade”, alertou.

O capitão lembra que os artefatos só devem ser adquiridos em casas comerciais credenciadas, conforme a lei, e com rótulos trazendo orientação de manuseio. “Se forem de fabricação artesanal ou amadora, a aquisição não deve ser feita. Locais que estejam comercializando produtos duvidosos devem ser denunciados à polícia”, salientou. Leandro informou também sobre as situações envolvendo balões. "Soltar este tipo de material é crime, previsto no artigo 42 da Lei de Crimes Ambientais. Eles causam incêndio, ameaçam o tráfego aéreo, o meio ambiente e colocam vidas em risco”, ressaltou.

Em casos de acidentes envolvendo queimaduras, as instruções, segundo o capitão, são: Retirar ou afastar a fonte de calor da vítima, resfriar a área atingida com água corrente – exceto em grandes lesões –, não cobrir com tecidos ou outros materiais o local atingido e acionar o socorro especializado. “As bolhas pós queimaduras não devem ser rompidas. O uso de pomadas anticépticas, anestésicas ou outras medicações caseiras precisam ser evitadas para não aumentar a possibilidade de contaminação”, disse, acrescentando ainda que é indispensável a supervisão médica.

Cipe Chapada prende criminoso que ameaçava moradores em Iaçu

Segunda / 18.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

O criminoso usava uma pistola de dois canos para ameaçar a população local.

Integrantes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Chapada capturaram, no último sábado (16), um homem que ameaçava moradores do bairro Boiadeiro, na cidade de Iaçu, localizada na região da Chapada Diamantina. O criminoso, de prenome Caíque, usava uma pistola de dois canos para ameaçar a população local. Com ele, os policiais encontraram também mais de 150 gramas de crack. De acordo com o comandante da Cipe Chapada, major PM Ricardo Passos, o indivíduo estava escondido na fazenda Ibalbeira. Caíque foi preso em flagrante e conduzido para a Delegacia Territorial do município.

Guanambi: Corpo de bombeiros militar marca presença no São João do Gurutuba

Segunda / 18.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

O prefeito Jairo Magalhães, ao lado do vice-prefeito Hugo Costa e dos vereadores Fausto Azevedo e Paulo Costa, deram as boas-vindas à equipe.

Pelo segundo ano consecutivo, o 7º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar de Vitória da Conquista estará presente no São João do Gurutuba de Guanambi, dando todo suporte de segurança ao evento, com 10 bombeiros e três viaturas especializadas. O prefeito Jairo Magalhães, ao lado do vice-prefeito Hugo Costa e dos vereadores Fausto Azevedo e Paulo Costa, deram as boas-vindas à equipe, parabenizando pelo trabalho e agradecendo pela parceria com a Prefeitura de Guanambi, através do Departamento Municipal de Defesa Civil e o 17º Batalhão de Polícia Militar.

Durante a presença em Guanambi, a equipe já atendeu ocorrências em cidades da região. À noite, ficam localizados estrategicamente no circuito da festa. O prefeito Jairo Magalhães lembrou que existe o compromisso com o Governo do Estado para a implantação de uma unidade regional do Corpo de Bombeiros na cidade, que será feita em parceria com a Prefeitura Municipal. “Foi realizado o concurso público e os profissionais estão em treinamento, pois a falta de efetivo era o grande entrave. Em breve teremos novidades para a nossa cidade”, frisou o gestor.

Polícia Federal publica edital de concurso com 500 vagas

Domingo / 17.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

As inscrições serão de 19 de junho a 2 de julho.

A Polícia Federal divulgou edital de concurso público para o total de 500 vagas de nível superior. Os salários são de R$ 11.983,26 para agente, escrivão e papiloscopista e de R$ 22.672,48 para perito criminal e delegado. Serão disponibilizadas vagas, preferencialmente, nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins e em unidades de fronteira. As inscrições devem ser feitas pelo site (clique aqui) de 19 de junho a 2 de julho. As taxas são de R$ 180 para agente, escrivão e papiloscopista e R$ 250 para perito e delegado.

Seleção de Brumado é inscrita no Campeonato Intermunicipal 2018

Domingo / 17.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

O vice-prefeito Édio Pereira esteve na sede da Federação Baiana de Futebol realizando a inscrição da Seleção no Campeonato.

A comissão composta pelo vice-prefeito Édio Pereira, a secretária de Educação, Edneia Ataíde, e o secretário de Administração, João Nolasco, já tem um novo foco para o esporte brumadense logo após o fim do Campeonato Municipal. Na última quarta-feira (13), Édio Pereira esteve presente na sede da Federação Baiana de Futebol, oportunidade em que realizou a inscrição da Seleção de Brumado no Campeonato Intermunicipal 2018.  O técnico Fernando Santos, popular Fezinho, decidiu por inscrever apenas 22 jogadores no primeiro momento, postergando a inscrição dos outros 10 atletas para o decorrer da competição. É válido ressaltar que, cada seleção poderá inscreverá 32 atletas, sendo 20 com idade até 20 anos, 2 com idade de até 25 anos e 10 atletas sem limites de idade.

Congresso aprova urgência para projeto que autoriza Petrobras a vender áreas do pré-sal

Domingo / 17.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

O projeto foi aprovado por 281 votos a 109 (Foto: Reprodução).

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou por 281 votos a 109, na última quarta-feira (13), o regime de urgência para o Projeto de Lei do deputado baiano José Carlos Aleluia (DEM) que permite à Petrobras vender até 70% dos campos do pré-sal concedidos à empresa. Os campos foram concedidos a estatal por regime de cessão onerosa. Ou seja, a Petrobras pagou diretamente à União, sem licitação, o direito de extrair o petróleo desses blocos. Fonte: Bahia Notícias.

Brumado: Workshop instruiu servidores sobre o Sistema de Registro Integrado

Domingo / 17.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

O evento aconteceu nos dias 14 e 15 de junho.

Nos dias 14 e 15 de junho foi realizado o workshop para os servidores da Prefeitura de Brumado, no qual foram instruídos sobre o Sistema de Registro Integrado (REGIN), que está sendo implantado no município. O REGIN possibilita a implantação da Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios no Brasil (REDESIM), na Bahia, adquirido junto à Junta Comercial do Estado da Bahia (JUCEB), por meio do Convênio Nº 072/2017.

Desenvolvido pela Receita Federal, o REGIN tem a tarefa de substituir o Cadastro Sincronizado. O Sistema ainda tem como objetivo melhorar o processo de abertura, atualização e fechamento de empresas estabelecidas no Estado, resultando em uma diminuição da burocracia. Participaram da apresentação do projeto, na Sala de Treinamento da Prefeitura, o secretário da Fazenda, André Leite, o secretário de Administração, João Nolasco, o secretário de Meio Ambiente, Charles Granger, a Gerente do SEBRAE, Jéssica, o representante da JUCEB, Diego, e o Agente de Desenvolvimento, Jansen Ricardo.

Câmara de Brumado disponibiliza áudio da sessão realizada nesta sexta-feira (15)

Sábado / 16.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

A iniciativa faz parte de um conjunto de ações, cuja finalidade é promover maior interação com as pessoas na busca do desenvolvimento da cidade.

A Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Brumado, visando possibilitar a toda população o conhecimento do que foi discutido nas sessões do legislativo municipal, tem disponibilizado o áudio das sessões em site oficial – www.cmbrumado.ba.gov.br. O objetivo é fazer com que a população tenha conhecimento das discussões que acontecem nas sessões. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações, cuja finalidade é promover maior interação com as pessoas na busca do desenvolvimento da cidade.

CLIQUE AQUI PARA OUVIR O ÁUDIO DA ÚLTIMA SESSÃO

Brumado é representado em Congresso Baiano de Educação Integral

Sábado / 16.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

O evento foi realizado de 12 a 14 de junho.

A Secretaria de Educação de Brumado tem buscado melhorar cada vez mais os trabalhos desenvolvidos nas escolas integrais. Dentro dessa concepção, a secretária de Educação, professora Edneia Ataide, e o assessor técnico da Secretaria, professor Adriano Santos, participaram do Congresso Baiano de Educação Integral, realizado entre os dias 12 e 14 de junho. O Congresso foi realizado pela Faculdade de Educação da UFBA em parceria com o Comitê Territorial Baiano de Educação Integral e Integrada e a UNDIME. A participação da SEMEC teve por objetivo buscar informações e experiências exitosas da Educação Integral em outras cidades do estado da Bahia, para que o trabalho realizado com tanto afinco em Brumado obtenha cada vez mais sucesso.

Prefeitura de Guanambi prorroga prazo para entrega de documentação do eSocial

Sábado / 16.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

O prazo foi prorrogado até o dia 27 de junho.

A Prefeitura de Guanambi prorrogou até o dia 27 de junho, o prazo para a entrega da documentação por parte dos servidores públicos efetivos, comissionados e contratados, para cumprir determinação do Decreto Federal nº 8373, de 11 de dezembro de 2014, que institui o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas – eSocial, bem como a Resolução do Comitê Diretivo do eSocial nº1, de 24 de Junho de 2015, que dispõe sobre este Sistema. Devido a necessidade de manutenção e atualização dos dados dos servidores, a Secretaria Municipal de Administração enviou Ofício Circular em 23/05, a todos os secretários municipais. A entrega dos documentos, que tinha prazo até o dia 11 de Junho, foi prorrogado para o dia 27 de junho, conforme comunicado acima.  Clique aqui e veja lista dos documentos exigidos.

Chegou o grande dia: o Forró do Sítio Novo é neste sábado (16)

Sábado / 16.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

O forró do Sítio Novo oferece a melhor estrutura para o público se divertir com a vasta programação musical.

Chegou o grande dia, é neste sábado (16) que acontecerá a festa mais aguardada de Brumado e Região: o Forró do Sítio Novo 2018. O evento está ainda mais especial, pois será em clima de Copa do Mundo. Leve a sua galera e se divirta na melhor festa All Inclusive da região, com selo de qualidade Beto Bonelly e Só Legal Reproduções.  O forró do Sítio Novo oferece a melhor estrutura para o público se divertir com a vasta programação musical, confira: Solange Almeida, Luan Forró Estilizado, Edigar Mão Branca, Fann Estourado e Donas do Bar. Os ingressos podem ser adquiridos em Tiazinha distribuidora, Boutique Monarca, Padaria Kipão, Villas Lounge, Bar do Rei, Loja PG Store na Power Gym, Boutique Sandes, Padaria e Mercadinho Pão de Mel, Subway e MM Armazém. Em Aracatu estão disponíveis na Farmácia Santo Antônio.