Sertão Hoje

Sertão Hoje

Deputado Rosemberg Pinto comenta desdobramentos da CEPLAC

Sexta / 15.04.2016

Por Redação Sertão Hoje

O parlamentar ainda chamou a atenção dos seus pares sobre a crise hídrica, em virtude das alterações climáticas que afeta a agricultura.

Visando debater e pautar a situação da Comissão Executiva da Lavoura Cacaueira (CEPLAC) e da crise hídrica que afeta os territórios de identidade do sul e médio sudoeste baiano, o Deputado Rosemberg Pinto participou da Comissão de Agricultura e Política Rural. O evento foi realizado na Assembléia Legislativa da Bahia, na manhã da última terça-feira (12). Durante a Comissão, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) postou uma nota sobre a CEPLAC, informando que a mesma passará a ter ligação direta ao gabinete do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu. Ganhando assim maiores investimentos em pesquisa, inovação, defesa agropecuária e abertura de mercados internacionais. Segundo a nota, o objetivo é fortalecer e modernizar a companhia, que está defasada devido a sucessivas perdas de orçamento e a falta de renovação do quadro de servidores.

Líder do PT na Assembléia, Rosemberg exaltou que o ato do MAPA é fruto de uma articulação política e conclamou as lideranças da região para unirem-se em prol da CEPLAC. “Estamos avançando com a comissão de técnicos da CEPLAC para discutir esse encaminhamento e, conforme diz a ministra em sua nota, vai suspender o decreto. Devemos interferir neste primeiro momento insistindo na escuta dos técnicos e das principais lideranças da região. Pois as coisas se resolvem na política que, com certeza, foi o que influenciou na alteração do decreto”, defendeu o parlamentar.  O Deputado esteve em Brasília duas vezes com o Ministro Jaques Wagner solicitando ajuda para resolver a questão. O parlamentar ainda chamou a atenção dos seus pares sobre a crise hídrica, em virtude das alterações climáticas que afeta a agricultura nos territórios de identidade do médio sudoeste baiano e sul.

O petista justificou que algumas ações de combate a seca do Governo Federal são tomadas a partir do desenho do semiárido nordestino e baiano. “Não podemos admitir que locais como Itororó, Iguaí, Firmino Alves, Santa Cruz da Vitória, dentre outros estejam fora do impacto dessas alterações climáticas”, ressaltou. Na semana passada, no dia 06, o parlamentar esteve na Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb) e conseguiu a perfuração de seis poços artesianos na cidade de Ibicuí, nos distritos de Buri de Cima, Roças Comunitárias, Buri de Baixo, Engrunado, Riachão do Lopes e Ibitupã. Além de um na cidade de Itororó, no distrito do Rio do Meio. Contudo, Rosemberg observa que paliativos não vão resolver o problema, e deseja ampliar o debate para que as ações também sejam ampliadas.

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.