Sertão Hoje

Sertão Hoje

Ações de redução da pobreza rural na Bahia são exemplos para outros países

Terça / 29.03.2016

Por Redação Sertão Hoje

Experiências exitosas de políticas públicas voltadas para a redução da pobreza rural na Bahia foram apresentadas às delegações dos governos de Bangladesh e Paquistão.

Experiências exitosas de políticas públicas voltadas para a redução da pobreza rural na Bahia foram apresentadas às delegações dos governos de Bangladesh e Paquistão. Todas as experiências passadas servirão de exemplo para alavancar o desenvolvimento desses países. No período de 21 a 24 de março foi realizado um intercâmbio para apresentar as ações e os resultados do Programa Produzir e do Projeto Bahia Produtiva. Os programas são executados pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). Na última sexta-feira (24), o grupo se reuniu para analisar e tirar as dúvidas surgidas com relação as experiências visitadas e os procedimentos operacionais dos projetos, na sala de reunião do Hotel Deville, em Salvador.

Durante a semana, as delegações, junto com autoridades do Banco Mundial, participaram de debates na cidade de Salvador e visitaram comunidades de municípios do estado, nos quais as ações e os resultados do Produzir e Bahia Produtiva foram expostos pela própria população beneficiária. O intercâmbio teve a finalidade de promover uma troca de experiências de instituições do Brasil/Bahia, Bangladesh e Paquistão, que atuam no combate à pobreza e no desenvolvimento social desses três países, com recursos financiados pelo Banco Mundial. O coordenador do Bahia Produtiva, Fernando Cabral, avaliou a missão. "O resultado foi altamente positivo. Todos os membros das delegações ficaram muito entusiasmados com o sucesso dos nossos empreendimentos. Aqui na Bahia, viram muitas novidades e tiraram lições que poderão aplicar em seus países".

A especialista sênior em desenvolvimento rural do Banco Mundial, Melissa Williams, que representou as duas delegações, declarou que essa foi uma das mais bem sucedidas missões da qual participou. “Cada projeto nos ofereceu uma lição diferente. No projeto de artesanato de couro, por exemplo, percebemos como apoiar o empreendedor e desenvolver esse sentido de empreendedorismo pode ajudar na criação de emprego e na profissionalização da atividade. Todos os projetos que visitamos têm um ponto em comum e vimos que em nossos projetos precisamos obter um maior apoio governamental. Em todas as atividades, observamos que o apoio do governo da Bahia foi essencial para seu sucesso”, destacou Melissa. Ela disse ainda que todo o grupo ficou encantado com o resultado do trabalho realizado na Bahia e que foi um estímulo para que eles vissem onde podem chegar.

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.