Sertão Hoje

Sertão Hoje

Rui Costa volta da China com acordos para acelerar obras na Bahia

Quinta / 17.03.2016

Por Redação Sertão Hoje

Rui trouxe diversos acordos firmados com empresários asiáticos, que vão garantir o aprofundamento dos estudos técnicos e negociações (Foto: Diego Mascarenhas).

Importantes obras de infraestrutura, equipamentos e mobilidade urbana para a Bahia ganharão um novo impulso nos próximos meses, como resultado da missão internacional liderada pelo governador Rui Costa em sua viagem à China. Ele desembarcou no Aeroporto Internacional de Salvador às 16h20, na última segunda-feira (14). Na bagagem, Rui trouxe diversos acordos firmados com empresários asiáticos, que vão garantir o aprofundamento dos estudos técnicos e negociações. Os acordos possibilitarão o andamento de obras importantes de infraestrutura no estado, a exemplo do Complexo Porto Sul e a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol). Além do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que ligará o Subúrbio Ferroviário ao Comércio, e o novo Centro de Convenções da Bahia.

Um dos resultados mais promissores da viagem do governador à China, foi o acordo assinado com uma das maiores construtoras chinesas, a China Railway Engineering Group (Crec) e o Fundo Chinês para Investimento na América Latina (Clai-Fund). A empresa irá construir e operar o Porto Sul e a Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol), em associação com o governo baiano e a Bahia Mineração (Bamin), que explora o minério de ferro em Caetité. Dentre as oportunidades de negócios que apresentou aos investidores chineses, a exemplo das fontes alternativas de energia (eólica e solar), Rui destacou o novo projeto do Centro de Convenções da Bahia. "Salvador é uma cidade de forte apelo turístico e estamos buscando parceiros para viabilizar a construção desse novo empreendimento", disse.

O governador apresentou também a proposta de projeto arquitetônico do equipamento. Ele destacou que a proximidade do empreendimento com o Centro Histórico de Salvador e a localização em frente ao mar ampliam as possibilidades de retorno para as empresas interessadas em se associar ao projeto. No último dia da missão comercial na China, na última sexta-feira (11), o governador também garantiu a evolução das conversas sobre o investimento chinês no sistema do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), interligando o Subúrbio Ferroviário ao bairro do Comércio, que substituirá os atuais trens que operam até o bairro da Calçada, em Salvador. Foi assinado memorando com uma das maiores empresas chinesas na área de infraestrutura e logística, a China Tiesiju Civil Engineering (CTCE). O principal executivo da companhia, Chuanlin Wang, se comprometeu a enviar uma delegação à Bahia, em abril, para viabilizar a implantação do VLT de Salvador. Além do VLT, os técnicos da CTCE, empresa que já construiu mais de 13 mil quilômetros de ferrovia, aprofundarão os estudos sobre projetos de água e saneamento para Salvador.

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.