Sertão Hoje

Sertão Hoje

Tecnologia sustentável para otimizar o uso da terra foi tema de palestra na Seagri

Terça / 08.03.2016

Por Redação Sertão Hoje

O Governo Federal pretende abater, até 2020, 17% do total de um bilhão de toneladas de gás carbônico poluentes no Brasil.

Uma das seis tecnologias do Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (Plano ABC), o Sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), foi tema da palestra do pesquisador da Embrapa Cerrado, João Kluthcouski, mais conhecido como João K, referência nacional neste assunto. A palestra foi realizada no último sábado (05), no auditório da Secretaria da Agricultura da Bahia (Seagri). A palestra fez parte do terceiro encontro do grupo formado por produtores do agronegócio baiano, com objetivo de trocar experiências e conhecer as inovações tecnológicas do campo, visando aumento da produtividade com foco na sustentabilidade.

O Plano ABC é um conjunto de ações firmado a partir dos compromissos de redução de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), estabelecidos na Política Nacional sobre Mudanças Climáticas (PNMC), Lei nº 12.187/09. Com o plano, o Governo Federal pretende abater, até 2020, 17% do total de um bilhão de toneladas de gás carbônico poluentes no Brasil, atendendo ao acordo firmado durante as negociações internacionais de mudanças climáticas global, na Conferência das Partes (COP 15), em Copenhague, na Dinamarca.

Neste contexto, insere-se o Plano ABC - BAHIA elaborado e gerido pelo Grupo Gestor Estadual, coordenado pela Seagri, em parceria com o MDA; Banco do Brasil; BNB; Conab; Ceplac; Embrapa; Ibama; UFRB; FAEB; SENAR; Instituto Biofábrica do Cacau; Instituto Cabruca; OCEB; ABAF; AIBA e Fundação BA. A ILPF transforma a propriedade rural em unidade de produção intensiva, aumentando a produtividade e os lucros, beneficiando-se com rodízio e rotação de culturas com os manejos corretos. Além do ILPF, o Plano ABC estimula o uso dos sistemas de recuperação de pastagens degradadas, fixação biológica de nitrogênio em novas variedades de cultivares, plantio de florestas, prática de plantio direto de palha e tecnologias para o tratamento de dejetos animais.

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.