Sertão Hoje

Sertão Hoje

Secretarias lançam plano de ação para combater o Aedes Aegypti em áreas rurais da Bahia

Sexta / 26.02.2016

Por Redação Sertão Hoje

O plano foi anunciado por Jerônimo Rodrigues, que afirmou que a participação da SDR nessa atividade de combate ao mosquito será no sentido de chegar às famílias do campo.

Foi lançado, na última terça-feira (23), o plano de ação conjunto das Secretarias de Desenvolvimento Rural (SDR) e Saúde (SESAB) para combater o mosquito Aedes Aegypti nas áreas rurais da Bahia, realizado no Centro de Formação da SDR, em Itapuã. O plano foi anunciado pelo titular da SDR, Jerônimo Rodrigues, que afirmou que a participação da SDR nessa atividade de combate ao mosquito será no sentido de chegar às famílias do campo. Segundo Jerônimo, a SDR realizará diversas ações nesse sentido. “No dia 1º de março, no Instituto Anísio Teixeira, faremos uma videoconferência para todo o estado da Bahia, para atingir em torno de mil agentes que serão os multiplicadores da SDR nessa campanha. Irão participar as secretarias de saúde, com seus técnicos, orientando a essas representações como proceder e conscientizar a população”, disse Jerônimo. O secretário listou também que, no dia 12 de março, em todos os territórios, haverá uma grande limpeza nas áreas da SDR, nos prédios, nos Serviços Territoriais de Apoio à Agricultura Familiar (SETAFs), inclusive em máquinas que estão sem uso no momento.

O secretário de Saúde, Fábio Vilas Boas, afirmou que essa iniciativa da SDR é muito importante para combater os focos do mosquito transmissor no interior.  “A estratégia que talvez seja mais eficaz é contaminar o mosquito com uma bactéria chamada Wolbachia. O mosquito fêmea se infecta e transmite para todos os seus descendentes essa bactéria. Ao acontecer isso, essa bactéria impede que a fêmea ao picar transmita o vírus. Estamos trabalhando nessa estratégia para criar um exercito de mosquitos na biofábrica que o Estado tem em Juazeiro. A mesma será ampliada agora, graças a uma iniciativa do secretário Jerônimo, que permitiu que o galpão de palmas fosse ampliado. Lá fizemos uma fábrica de larvas do mosquito, isso antecipou em oito meses essa produção e agradeço aqui em público mais essa ação da SDR”, enfatizou Fábio Vilas Boas.

Irão participar as secretarias de saúde, com seus técnicos, orientando a essas representações como proceder e conscientizar a população.

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.