Sertão Hoje

Sertão Hoje

Codevasf e engenheiros do Exército norte-americano promovem curso de capacitação em projetos de recursos hídricos

Sábado / 20.02.2016

Por Redação Sertão Hoje

Os instrutores foram os projetistas norte-americanos do Usace, que possuem larga experiência com planejamento de recursos hídricos nos Estados Unidos e em outros países.

Um grupo de técnicos da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e do Ministério da Integração Nacional (MI) participou de curso ministrado pelo Corpo de Engenheiros do Exército dos Estados Unidos (Usace). O curso foi realizado na sede da Codevasf, em Brasília, sobre planejamento de recursos hídricos. O treinamento, que teve início no último dia 15, foi encerrado na última sexta-feira (19), com a presença do presidente da Companhia, Felipe Mendes, e do diretor da Área de Revitalização de Bacias Hidrográficas, Eduardo Motta. O objetivo do curso foi fornecer aos participantes uma visão geral do planejamento em recursos hídricos e do processo de desenvolvimento de projetos usados pelos engenheiros do Exército norte-americano. A ênfase foi explicar os seis passos fundamentais que o Usace utiliza para planejar qualquer projeto de recursos hídricos, em larga ou pequena escala.

 “Essa troca de experiências entre a Codevasf e o Usace é muito importante para ampliar nossos conhecimentos sobre a bacia do rio São Francisco. Apesar das diferenças entre Brasil e EUA, as tecnologias usadas e os processos desenvolvidos podem ser úteis nos nossos projetos”, destacou o presidente Felipe Mendes. Os instrutores do treinamento foram os projetistas norte-americanos do Usace, Todd Boatman e Matt Rea, que possuem larga experiência com planejamento de recursos hídricos nos Estados Unidos e em outros países. Durante o curso, os instrutores e participantes também trocaram idéias sobre como planejar projetos de uso de recursos hídricos. No treinamento, os técnicos da Codevasf das áreas de Revitalização de Bacias Hidrográficas, Gestão de Empreendimentos de Irrigação e Desenvolvimento Integrado e Infraestrutura, além dos técnicos do MI, receberam informações sobre princípios de planejamento das obras civis, discussão das diferenças entre Brasil e EUA, considerações ambientais no Brasil, Lei de Política Nacional do Meio Ambiente e outros temas ligados ao assunto.

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.