Sertão Hoje

Sertão Hoje

Seagri e Ceplac discutem ações para o desenvolvimento rural da Bahia

Sexta / 19.02.2016

Por Redação Sertão Hoje

Entre os assuntos discutidos, destacam-se a diversificação da atividade agropecuária regional e o fortalecimento do Prodebon.

O secretário da Agricultura, Vitor Bonfim, reuniu-se, na última terça-feira (16), com representantes da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), iniciando diálogo sobre ações conjuntas entre as instituições, visando promover o desenvolvimento rural da região sul e extremo sul do Estado da Bahia. Entre os assuntos discutidos, destacam-se a diversificação da atividade agropecuária regional e o fortalecimento do Programa de Desenvolvimento do Setor da Borracha Natural do Estado da Bahia (Prodebon). O objetivo do Prodebon é fomentar o aumento da produtividade no Estado, a partir da produção de mudas clonadas de seringueiras a ser coordenada pelas duas entidades na Estação de Una, com vinte hectares de irrigação, dez hectares de jardim clonal de seringueiras, sendo capaz de produzir um milhão de mudas por ano.

 “A reestruturação da biofábrica de Una vai promover o desenvolvimento e multiplicação da qualidade genética da seringueira no Estado, com mudas distribuídas a baixo custo para o produtor”, explicou Vitor Bomfim, afirmando que a região possui condições favoráveis para expansão da produção de seringueira. Além disso, essa cultura pode ser desenvolvida de forma consociada a outras, sobretudo com o cacau. O Estado possui mais de 300 mil hectares de cacau dentro da mata atlântica. Esse sistema agroflorestal de produção é conhecido como cabruca, pois se caracteriza pelo plantio dessa fruta sob a sombra das árvores da Mata Atlântica.

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.