Sertão Hoje

Sertão Hoje

Caetité: José Barreira assina convênio com municípios e Estado para criação de policlínica

Terça / 02.02.2016

Por Redação Sertão Hoje

O modelo prevê a divisão dos custos entre os consorciados, além de uma contrapartida do Governo do Estado (Foto: Mateus Pereira/GOVBA).

Caetité é um dos 21 municípios da região do sudoeste baiano que fará parte do consórcio firmado em parceria com o governo do estado, para a criação de uma policlínica que vai regionalizar a prestação de serviços em saúde pública. A assinatura do convênio ocorreu no auditório do Colégio Modelo de Guanambi, no último sábado (30), e contou com a presença do Governador Rui Costa. Na ocasião, as prefeituras que fazem parte do consórcio e o governador assinaram a ordem de serviço para a construção, que será executada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder).

Para o prefeito José Barreira, a policlínica vai facilitar a vida da população de toda região. “Isso significa muito para o nosso município e para as cidades circunvizinhas. Regionalizar a saúde, dividindo o valor da manutenção entre os municípios, garante um serviço de qualidade, mais perto das pessoas e mais barato para cada consorciado”. A regionalização da saúde é um novo modelo que, segundo o Governador Rui Costa, já foi testado e aprovado. “Isso já acontece no estado do Ceará e tem dado certo, então não tem porque não dar certo aqui na Bahia”. O Governador ressaltou ainda que visitou unidades de saúde da Alemanha e que lá a lógica é a mesma adotada pelo consórcio, em que os municípios se unem e dividem os custos com a saúde. A policlínica vai contar com 13 especialidades, serviços de apoio diagnóstico, equipamentos, como tomógrafo, mamógrafo e ressonância magnética, todos os exames de cardiologia, além de laboratório. Segundo o Secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, a construção da policlínica vai representar um investimento da ordem de R$ 17 milhões.

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.