Sertão Hoje

Sertão Hoje

Bahia pode ganhar maior empreendimento de produção de leite do País

Quarta / 27.01.2016

Por Redação Sertão Hoje

A projeção é produzir um milhão de litros de leite por dia, retirados de 200 mil vacas de alta produtividade, quando as fazendas estiverem em pleno funcionamento.

“Um empreendimento desse porte pode revolucionar a vida da população da região oeste e a produtividade da cadeia leiteira da Bahia”. Essa foi a constatação do Secretário de Agricultura, Vitor Bonfim, que esteve reunido na última quarta-feira (20) com o Diretor da Agri Brasil, Ben Lichtenberg, para conhecer o projeto do empreendimento lácteo da instituição, previsto para ser construído em Jaborandi, no Oeste do Estado. “Jaborandi, município que possui menos de dez mil habitantes, tem grande potencial de crescimento, com condições climáticas favoráveis e disponibilidade de água”, destacou Vitor Bonfim.

De acordo com Ben Lichtenberg, “após liberação da licença de implementação, a meta é começar a construir o empreendimento depois da época de chuvas, ainda este ano, com previsão de conclusão da obra em dois anos”. Ele explicou que serão trazidas inicialmente 50 mil matrizes de raça holandesa, dos Estados Unidos (EUA), com produtividade que alcança 35 litros/dia por vaca ordenhada. A alimentação de soja, milho e alfafa será cultivada na própria fazenda. O diretor Ben Lichtenberg pediu o apoio da Secretaria da Agricultura no que se refere ao projeto de irrigação e convidou o secretário Vitor Bonfim para conhecer a fazenda sede da empresa, localizada na Holanda.

O projeto prevê a implantação de duas grandes estruturas. A primeira delas contará com unidade de negócios, que abarcará duas fazendas de produção de leite e uma fábrica de processamento, destinada à produção de queijo e leite em pó. A segunda acomodará outra fazenda com 10.000 hectares irrigados e 42 mil vacas ordenhadas. A meta é produzir 500 milhões de quilos de leite por ano e 70 mil toneladas de queijo. A projeção é produzir um milhão de litros de leite por dia, retirados de 200 mil vacas de alta produtividade, quando as fazendas estiverem em pleno funcionamento, e promover a geração de cerca de sete mil empregos entre diretos e indiretos. Parte da produção vai ser exportada para a China, mas também será vendida no mercado interno.

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.