Sertão Hoje

Sertão Hoje

Coelba alerta para a prevenção de acidentes elétricos com crianças nas férias escolares

Sexta / 22.01.2016

Por Redação Sertão Hoje

No período de férias escolares os pais precisam redobrar as atenções para os cuidados com os aparelhos e instalações elétricas (Foto: Reprodução/Internet).

A chegada das férias escolares exige atenção redobrada para evitar acidentes domésticos, inclusive envolvendo energia. Para minimizar os riscos de choques elétricos, a Coelba faz um alerta à população sobre os cuidados e orientações. Medidas simples podem evitar acidentes graves com os pequenos. Uma das principais ações é manter as crianças longe de tomadas, fios e aparelhos elétricos. No caso de tomadas devem ser utilizados protetores para que não sejam introduzidos objetos metálicos, caso muito comum. Usar o “T” (benjamim) de maneira definitiva também é perigoso, pois além de sobrecarregar as tomadas podem causar curtos circuitos e incêndios. Sempre que for desligar ou manusear equipamentos, como a geladeira, maquinas de lavar e outros é preciso estar atento para não estar descalço, evitando o manuseio com o corpo molhado. Conforme a NBR 5410, os equipamentos não devem oferecer perigo e esta proteção só é garantida mediante aterramento elétrico. A Coelba lembra que água e energia não combinam.

Outro alerta importante são os cuidados com as pipas, uma das brincadeiras mais comuns no período de recesso escolar. É preciso estar alerta para esses casos, pois praticar em áreas inadequadas pode causar sérios riscos à saúde, inclusive levando à morte. A brincadeira deve acontecer em lugares abertos e sem rede elétrica por perto como parques, praias, campos de futebol e áreas afastadas dos centros urbanos. Outro perigo são as linhas com cerol que podem cortar fio de alta e média tensão, conduzir eletricidade, além de oferecer riscos à população, principalmente os motociclistas. Conforme o Gerente de Segurança do Trabalho da Coelba, Ramon Lacerda, a energia elétrica gera benefícios como bem-estar e conforto se utilizadas corretamente. Mas para isso, é preciso que a população esteja atenta nas consequências que o uso indevido pode acarretar. Em casos de acidentes com energia elétrica providencie socorro ligando para o Corpo de Bombeiros (193) ou para o Samu (192) e desligue o disjuntor elétrico ou a chave geral. É importante não tocar na vítima ou no fio elétrico sem saber se estão desligados.

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.