Sertão Hoje

Sertão Hoje

CTB completa 18 anos e Denatran prioriza educação e fiscalização para reduzir acidentes

Quinta / 21.01.2016

Por Redação Sertão Hoje

Nesse período, o Denatran procurou reduzir acidentes e vítimas no trânsito do país com mais educação, fiscalização e infraestrutura viária (Foto: Reprodução/Internet).

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) completa 18 anos de vigência na nesta sexta-feira (22). Nesse período, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) procurou reduzir o número de acidentes e vítimas nas ruas e estradas do país com mais educação, fiscalização e infraestrutura viária. O órgão, que é vinculado ao Ministério das Cidades, nesses 18 anos criou leis e normas que aprimoraram permanentemente a formação dos condutores, ampliaram o uso obrigatório de itens de segurança, melhoraram a sinalização e, consequentemente, aumentaram a segurança de motoristas e pedestres.

Dados do Denatran mostram, que desde que o CTB entrou em vigor até hoje, a frota de automóveis em circulação no país cresceu 275%, enquanto as mortes decorrentes de acidentes de trânsito aumentaram 40%. Embora o número seja alarmante e o Governo Federal esteja empenhado num esforço global para reduzir o número de acidentes no trânsito, sem a vigência do CTB a tendência, segundo os técnicos do Denatran, seria ter um total de vítimas ainda maior. Levando-se em consideração o crescimento do total de veículos em circulação. Em dezembro de 2015 o número de veículos nas vias urbanas e nas estradas no país era de 90.606.936. Um dos efeitos desse crescimento da frota é o aumento do número de infrações, o que coloca em risco a segurança nas ruas e estradas em todo o país. Somente em 2015, foram registradas mais de 13 milhões de infrações no território brasileiro. Em 2014, o número ultrapassou pouco mais de 8 milhões. O excesso de velocidade é a principal infração cometida pelos condutores.

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.