Sertão Hoje

Sertão Hoje

Vitor Bonfim quer ampliar participação da agropecuária no PIB do Estado

Terça / 15.12.2015

Por Redação Sertão Hoje

O fortalecimento da cultura do mamão, no extremo sul da Bahia, foi um dos temas debatidos pelo secretário Vitor Bonfim (Foto: Arquivo/Sertão Hoje)

O Governo da Bahia, através da Secretária da Agricultura (Seagri), dará atenção especial às regiões com menor participação no Produto Interno Bruto (PIB), e que têm grande potencial de crescimento, visando ampliar a contribuição da agropecuária ao PIB do Estado. Este é o pensamento do titular da pasta, Vitor Bonfim, que durante toda a semana passada reuniu-se com produtores em seu gabinete instalado no Parque de Exposições de Salvador, onde aconteceu a 28ª edição da Feira Internacional da Agropecuária (Fenagro). ‘A Seagri está empenhada em aumentar a produtividade nessas regiões, agregar valor ao produto, e um dos caminhos para isso, é o incentivo à agroindustrialização. A secretaria já prioriza a atração de investimentos para o Estado, e a intenção é que essa política seja intensificada’, afirmou. 

O fortalecimento da cultura do mamão, no extremo sul da Bahia, foi um dos temas debatidos pelo secretário Vitor Bonfim, em reunião com o diretor presidente da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Papaya (Brapex), Ulisses Brambini. Entre as demandas desta cultura estão o controle de viroses, a exemplo da meleira; criação de programa de incentivo à exportação, com ações de promoção do mamão da Bahia no exterior e estímulo ao consumo. A produção do mamão acontece durante todo o ano, e esse setor produtivo possui grande potencial desenvolvimento, por isso, o produtor chama atenção para a necessidade de investimento em pesquisas direcionadas ao melhoramento genético que possibilite novas cultivares e melhorias em brix, calibre, resistência a doenças, entre outros fatores.

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.