Sertão Hoje

Sertão Hoje

RHI Magnesita tem vagas abertas em Brumado e Santa Luz; inscrições vão até o dia 17

Sexta / 15.01.2021

Por Paula Meireles

Para Brumado as vagas são de Supervisor de Manutenção e Projetos. Para Santa Luz as vagas são de e de Eletricista de Manutenção I. (Foto: Divulgação / RHI Magnesita)

A RHI Magnesita, líder global da indústria de refratários, está com processo seletivo aberto para as vagas de Supervisor de Manutenção e Projetos e de Eletricista de Manutenção I, nos municípios baianos de Brumado e de Santa Luz, respectivamente. As inscrições estão abertas até o próximo domingo, dia 17.

• Clique aqui e se inscreva;

Para a oportunidade de Supervisor de Manutenção e Projetos, os candidatos devem ter curso técnico completo em Mecânica, Eletromecânica, Eletrotécnica ou áreas afins. E para Eletricista de Manutenção I, é necessário 2º grau completo; curso técnico em eletrotécnica, eletrônica, mecatrônica, automação, instrumentação ou eletromecânica.

Governo da Bahia sela compromisso para se tornar zona livre de Febre Aftosa sem vacinação

Sexta / 15.01.2021

Por Redação Sertão Hoje

Em 2020, a Bahia vacinou na primeira etapa no mês de maio, 93,65% do seu rebanho, e em novembro, 93,99%. (Foto: Divulgação / ADAB)

A Bahia avançou mais uma etapa da maratona rumo ao cobiçado status de Zona Livre da Aftosa sem Vacinação, após a carta de compromisso do governo do estado endereçada à ministra da Agricultura (MAPA) Tereza Cristina, reforçando o empenho e detalhando o planejamento para assegurar a conquista da mudança de status sanitário em 2023. “A garantia de rebanhos imunizados significa que os produtos cárneos aqui produzidos terão segurança sanitária com alcance garantido nos mercados mais exigentes em sanidade do mundo, o que beneficia também os produtos da agricultura baiana, gerando mais emprego e renda. O alcance desse status valoriza o rebanho baiano e consequentemente aumenta o patrimônio dos pecuaristas”, contabiliza Maurício Bacelar, diretor-geral da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB).

A ADAB é o braço do governo baiano responsável pelas intervenções agropecuárias necessárias para a conquista do status de zona livre sem vacinação e de implementação do PNEFA (Plano Nacional de Vigilância da Aftosa), coordenado pelo MAPA. O compromisso manifestado pelo governo envolve também a SEAGRI (Secretaria Estadual da Agricultura) e todos os elos da cadeia produtiva em prol do fortalecimento do sistema de vigilância em saúde animal.

Participam do Bloco IV além da Bahia, os estados de Goiás, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Sergipe, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Distrito Federal. A imunização contra a Febre Aftosa envolve bovinos e bubalinos de todas as idades e acontece em duas etapas ao longo do ano. Em 2020, a Bahia vacinou na primeira etapa no mês de maio, 93,65% do seu rebanho, e em novembro, 93,99%. O estado alcançou a nota 1.1, uma das menores pontuações do país na avaliação de probabilidade de risco para reintrodução da Febre Aftosa, em escala que vai até 5, estimada pelo MAPA.

Em clima de verão, 2º clipe de “VINIIARA” é lançado nas redes sociais; confira

Sexta / 15.01.2021

Por May Calixto

As cenas do videoclipe foram gravadas na Serra das Bateias e na Gangorra onde as águas possuem tons ocres e amadeirados, referenciando à própria cor do mel.

A dupla baiana “VINIIARA” acaba de lançar o segundo clipe, dessa vez um cover da música ‘Meu Mel’ de Anitta e Melim, celebrando o verão e com referências da terra natal dos dois.

Residentes em Ituaçu, os artistas buscaram referenciar o potencial artístico da terra natal, trazendo como inspiração grandes nomes da música nacional como Moraes Moreira, Gilberto Gil, Novos Baianos e as primeiras bandas locais de Ituaçu, como Lira e Jandira. A construção do projeto ainda conta com a valorização de elementos naturais e culturais da região, onde foi buscado explorar a sensibilidade nos cenários históricos e nostálgicos da cidade. “O colorido e a nostalgia estão presentes ao longo de todo projeto. O enxergo como um arauto de felicidade e alegria para o atual momento que vivemos”, diz Iara Cristielle.

O verão é uma época marcante em um país tropical como o Brasil, a escolha de ‘Meu Mel’, música de Anitta em parceria com o trio musical brasileiro Melim e composta por Pablo Bispo, Sérgio Santos, Ruxell, Gabi Melim, Diogo Melim e Rodrigo Melim, como o 2º cover do projeto culminou em um contexto favorável. A música ganhou novos arranjos musicais feitos por Fábio Aruga e VINI, e o registro audiovisual conta com inspirações artísticas de Dalí e do surrealismo no roteiro, em poses e através das obras do artista plástico ituaçuense, Igor Andrade Rocha. As cenas do videoclipe foram gravadas na Serra das Bateias e na Gangorra onde as águas possuem tons ocres e amadeirados, referenciando à própria cor do mel.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por VINI (@igdovini)

Inicialmente pensado em 2019, após um maior entrosamento musical nas redes sociais, ocasionado pela repercussão do lançamento de ‘Lua, Sol e Forró’, Single de VINI e Rayne Almeida, composto pelo cantor Edigar Mão Branca, ambos sugeriram a possibilidade de uma colaboração musical. A ideia amadureceu e frutificou com o lançamento de ‘Tangerina’, primeiro cover gravado juntos. Um ano depois, com a premissa de celebrar a parceria, nasce ‘VINIIARA’, um projeto musical que visa demonstrar a versatilidade de ambos através de 4 músicas distintas que mesclarão elementos do forró, da música baiana, ritmos africanos e também latinos. “Estamos vivenciando o novo normal devido à pandemia, a realidade nos impulsiona a buscar novas alternativas para explorar a criatividade. Dessa forma, construímos todo o projeto pautado na ideia de ser algo distribuído totalmente no meio digital”, comentam os artistas.

Covid-19: Sesab registra 4.113 novos casos e 31 mortes nessa quinta-feira (14)

Sexta / 15.01.2021

Por Redação Sertão Hoje

Dos 523.068 casos confirmados, 505.398 já são considerados recuperados, 8.127 encontram-se ativos e 9.543 vieram a óbito, representando uma letalidade de 1,82%.

Nessa quinta-feira (14), a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) registrou 4.113 novos casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,8%), 3.710 recuperados (+0,7%) e 31 mortes (+0,32%). Dos 523.068 casos confirmados desde o início da pandemia, 505.398 já são considerados recuperados, 8.127 encontram-se ativos e 9.543 vieram a óbito, representando uma letalidade de 1,82%. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 927.920 casos descartados e 130.682 em investigação. Ao todo, 38.227 profissionais da saúde da Bahia já foram infectados pela Covid-19.

• Os óbitos registrados nessa quinta-feira, dia 14, ocorreram nas seguintes datas:

Dentre os óbitos, 56,52% ocorreram no sexo masculino e 43,48% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 55,11% corresponderam a parda, seguidos por branca com 19,26%, preta com 14,69%, amarela com 0,65%, indígena com 0,13% e não há informação em 10,16% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 70,94%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (73,68%).

Fundação Fabamed está contratando 121 profissionais de saúde para o Hospital da Chapada; inscrições terminam hoje, dia 15

Sexta / 15.01.2021

Por Redação Sertão hoje

Os interessados devem enviar o currículo para o e-mail [email protected] até essa sexta-feira, dia 15 de janeiro. (Foto: Divulgação / Sesab)

Com remunerações de até R$ 3 mil, no regime celetista, a Fundação Fabamed está contratando 121 profissionais de saúde para atuarem no Hospital Regional da Chapada, localizado no município de Seabra. Os interessados devem enviar o currículo para o e-mail [email protected] até esta sexta-feira, dia 15 de janeiro.

São vagas para técnicos de enfermagem, enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos, psicólogos, fonoaudiólogos, nutricionistas, assistentes sociais, biomédicos e técnicos de laboratório. De acordo com o presidente da Fundação Fabamed, José Saturnino Rodrigues, “a meta é abrir novos serviços, como leitos exclusivos para pacientes com o diagnóstico de Coronavírus, bem como qualificar o atendimento ao paciente”, afirma Rodrigues.

O Hospital Regional da Chapada possui 101 leitos, sendo 10 de Terapia Intensiva (UTI). A unidade é referência para os municípios de Abaíra, Boninal, Ibitiara, Iraquara, Lençóis, Mucugê, Novo Horizonte, Palmeiras, Piatã, Seabra, Souto Soares, Oliveira dos Brejinhos e Brotas de Macaúbas.

DTE de Vitória da Conquista prende traficante flagrada com 50 kg de drogas

Quinta / 14.01.2021

Por Redação Sertão Hoje

A mulher responde a inquérito pelos crimes de tráfico e associação para o tráfico. Ela foi transferida para o presídio de Vitória da Conquista. (Foto: Divulgação / SSP-BA)

Equipes da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE), de Vitória da Conquista, prenderam, nessa terça-feira (12), uma mulher acusada de envolvimento com o tráfico na região. Segundo a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), ela estava com a prisão decretada pela Justiça, depois de ser flagrada com 50kg de drogas e uma pistola calibre .40, num imóvel, no condomínio Vila Bonita, em Conquista. A polícia apurou que a droga pertencia ao companheiro da traficante presa hoje, que está sendo procurado. Ele é apontado como responsável por diversos crimes em Itapetinga. Ainda conforme a SSP, a mulher responde a inquérito pelos crimes de tráfico e associação para o tráfico e após o cumprimento da ordem de prisão, foi transferida para o presídio de Vitória da Conquista.

Bom Jesus da Lapa: Codevasf repovoa rio São Francisco durante celebração de Bom Jesus dos Navegantes

Quinta / 14.01.2021

Por Redação Sertão Hoje

O peixamento contou com a participação de representantes da Codevasf, da Igreja Católica, da Marinha do Brasil e da população local. (Foto: Divulgação / Codevasf)

Cerca de 37 mil alevinos de espécies nativas foram inseridos pela Companhia dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em trechos no Rio São Francisco na Comunidade Barrinha, na zona rural de Bom Jesus da Lapa, durante as comemorações de Bom Jesus dos Navegantes no último domingo (10). O peixamento repovoou o rio com as espécies piau verdadeiro e curimatã numa ação de revitalização da bacia hidrográfica também realizada na mesma celebração em janeiro de 2020.

O peixamento movimentou a comunidade rural e contou com a participação de representantes da Codevasf, da Igreja Católica, da Marinha do Brasil e da população local. Em função da pandemia de Covid-19, a Companhia adotou todos os procedimentos sanitários de segurança, não havendo aglomerações. Os alevinos de piau verdadeiro e curimatã foram produzidos pelo Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura da Codevasf em Xique-Xique (2ª/CIX), centro tecnológico e científico da Companhia que atua com projetos de pesquisa e produção na área de aquicultura e recursos pesqueiros com vistas à revitalização da ictiofauna da bacia do rio São Francisco e ao apoio a piscicultores e pescadores.

De acordo com informações da Gerência Regional de Revitalização das Bacias Hidrográficas da Codevasf de Bom Jesus da Lapa, para as comemorações do Bom Jesus dos Navegantes no próximo ano, a Companhia deverá ampliar a quantidade de alevinos utilizados no peixamento com a disponibilização de cerca de 100 mil alevinos de piau verdadeiro, curimatã e pacamã, a serem produzidos pela empresa no Centro de Xique-Xique.

TSE distribuiu R$ 934 milhões entre partidos políticos em 2020

Quinta / 14.01.2021

Por Jalila Arabi e Luciana Bueno / Brasil 61

Os recursos para este novo ano já foram definidos na Lei Orçamentária Anual (LOA) 2021 e serão distribuídos a partir de fevereiro. (Foto: José Cruz / Agência Brasil)

Um levantamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostrou que a Corte distribuiu entre os partidos políticos R$ 834 milhões por meio de duodécimos do Fundo Partidário no exercício de 2020. O valor foi repartido entre as 33 legendas atualmente registradas no Tribunal. Até dezembro do ano passado, foram distribuídos mais R$ 100 milhões relacionados às multas, totalizando R$ 934 milhões. Os recursos para este novo ano já foram definidos na Lei Orçamentária Anual (LOA) 2021 e serão distribuídos a partir de fevereiro.

O cálculo dos duodécimos do Fundo Especial de Assistência Financeira aos Partidos Políticos que cabem a cada legenda é feito a partir dos assentos que cada uma conquistou na Câmara dos Deputados nas últimas eleições gerais. De acordo com o TSE, o valor é repassado aos partidos políticos em parcelas mensais ao longo do ano. Essas parcelas são chamadas de duodécimos.

A legenda que mais se beneficiou dessa distribuição em 2020 foi o Partido Social Liberal, o PSL, com quase R$ 100 milhões. Em seguida, vem o Partido dos Trabalhadores (PT), com R$ 82 milhões do Fundo Partidário. O PSDB ocupa a terceira posição, com pouco mais de R$ 50 milhões.

Todos os anos, até o dia 30 de junho, as legendas devem apresentar ao TSE a prestação de contas do exercício anterior, devendo demonstrar como foram aplicados os recursos do Fundo Partidário. Por lei, os recursos do Fundo Partidário devem ser empregados na manutenção dos partidos políticos, em despesas como aquisição ou aluguel de sedes e pagamento de pessoal e serviços, bem como aquisição de bens relacionados ao exercício da atividade partidária, entre outros. 

Municípios pedem a AL-BA reconhecimento do estado de Calamidade Pública por conta da pandemia de Covid-19

Quinta / 14.01.2021

Por Redação Sertão Hoje

Os requerimentos foram publicados nas edições do Diário Oficial da última sexta-feira (09) e dessa terça e quarta, dias 12 e 13, respectivamente. (Foto: Divulgação / AL-BA)

Nos últimos dias, 40 municípios baianos pediram à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) reconhecimento do estado de calamidade pública em função da pandemia do Coronavírus. Os requerimentos, endereçados ao presidente da Casa, deputado Nelson Leal (PP), foram publicados nas edições do Diário Oficial da última sexta-feira (09) e dessa terça e quarta, dias 12 e 13, respectivamente.

O reconhecimento de calamidade pública pelo Legislativo está previsto no Art. 65 da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). O dispositivo abranda os limites da lei, ao suspender contagem de prazos, dispensar atingimento de metas fiscais, assim como limites e condições na contratação de operação de crédito e recebimento de transferências voluntárias de recursos de outros entes federativos.

No sábado (09), tiveram os requerimentos publicados os municípios de Iuiú, Novo Horizonte, Jussiape, Lençóis, Serra do Ramalho, Palmas de Monte Alto, Botuporã, Feira da Mata e Matina. Na terça-feira (12), foram a vez dos municípios de Ibitiara, Barro Preto, Xique-Xique, Ibicoara, Sítio do Mato, Palmeiras, Apuarema, Barra da Estiva, Simões Filho, Ipiaú, Ponto Novo, Piritiva, Jussari, Piraí do Norte, Marcionílio Souza, Bonito, Conceição do Almeida, Gentio do Ouro, Nazaré, Rio do Pires, Itaguaçu, Maragojipe, Lagedo do Tabocal, Terra Nova e Ubaitaba. Na quarta-feira (13), por fim, foram os municípios de Camaçari, Tanque Novo, Canápolis, Candiba, Aratuípe e Inhambupe.

Bahia tem estoque de 10,2 milhões de seringas e agulhas para vacinação contra a Covid-19, informa Sesab

Quinta / 14.01.2021

Por Redação Sertão Hoje

Ainda conforme a Sesab, foram adquiridas ainda mais 19,8 milhões de seringas e agulhas, que serão entregues ao longo deste semestre. (Foto: Divulgação / Sesab)

Nesta quinta-feira, dia 14, a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) anunciou que o Estado da Bahia possui 10,2 milhões de seringas e agulhas em estoque para a vacinação contra o Coronavírus (SARS-COV-2), causador da Covid-19. Ainda conforme a Sesab, adicionalmente, foram adquiridas 19,8 milhões de seringas e agulhas, com a entrega de 4 milhões prevista para os próximos 15 dias, 4 milhões em fevereiro e o restante nos meses de abril, maio e junho. De acordo com a Secretaria, “Este quantitativo é mais do que suficiente para a imunização dos grupos prioritários da campanha de vacinação e se contrapõe a informação equivocada do Ministério da Saúde enviada ao Supremo Tribunal Federal (STF).”

• Confira abaixo o vídeo disponibilizado pela Sesab mostrando o estoque disponível:

Projeto sociocultural de Música, Dança e Teatro chega em Brumado

Quinta / 14.01.2021

Por Redação Sertão Hoje

Em Brumado, o projeto irá atender cerca de 90 alunos, com o patrocínio da empresa RHI Magnesita. (Foto: Divulgação)

A produtora de eventos Lobo-guará Promoções abriu, no dia 11 de janeiro, as inscrições para o “Projeto Identid’Arte”, uma iniciativa sociocultural voltada para crianças e adolescentes, com o oferecimento de oficinas gratuitas de música (flauta doce, violino e viola clássica), dança e teatro. Em Brumado, o projeto irá atender cerca de 90 alunos, com o patrocínio da empresa RHI Magnesita. Maiores informações podem ser obtidas pelos números (31) 98785-3533 / (31) 99800-2768.

O conceito de arte é tão plural quanto as suas variadas formas de manifestação: música, dança, teatro, pintura, poesia, entre outras. Contudo, a arte presente em cada um de nós é única, como nós. Identificar a singularidade do nosso artista, valorizando-a, é a principal meta do projeto. No momento atual, onde o mundo inteiro tem passado por uma série de acontecimentos que transformaram o dia a dia do ser humano, é fundamental que a comunidade se una para formar novos cidadãos. Cultura e inclusão social podem ser alcançadas por meio da educação, preenchendo as lacunas sociais que afetam a população.

Em Brumado, o projeto irá atender cerca de 90 alunos, com o patrocínio da empresa RHI Magnesita. (Foto: Divulgação)

Bahia registra 3.094 novos casos e 32 mortes pela Covid-19 nessa quarta-feira (14)

Quinta / 14.01.2021

Por Redação Sertão Hoje

Dos 518.955 casos confirmados, 501.688 já são considerados recuperados, 7.755 encontram-se ativos e 9.512 vieram a óbito, representando uma letalidade de 1,83%.

Nessa quarta-feira (14), a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) registrou 3.094 novos casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,6%), 2.111 recuperados (+0,4%) e 32 mortes (+0,34%). Dos 518.955 casos confirmados desde o início da pandemia, 501.688 já são considerados recuperados, 7.755 encontram-se ativos e 9.512 vieram a óbito, representando uma letalidade de 1,83%. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 907.587 casos descartados e 123.404 em investigação. Ao todo, 37.935 profissionais da saúde da Bahia já foram infectados pelo novo Coronavírus (SARS-COV-2), causador da Covid-19.

• Os óbitos registrados nessa quarta-feira, dia 14/01, ocorreram nas seguintes datas:

Dentre os óbitos, 56,51% ocorreram no sexo masculino e 43,49% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 55,10% corresponderam a parda, seguidos por branca com 19,27%, preta com 14,66%, amarela com 0,65%, indígena com 0,13% e não há informação em 10,20% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 70,91%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (73,65%).

Prazo para eleitor justificar ausência no 1º turno termina nesta quinta-feira (14)

Quinta / 14.01.2021

Por Redação Sertão Hoje

Para quem faltou ao 2º turno o prazo limite é 28 de janeiro. (Foto: Bahia Notícias)

Acaba nesta quinta-feira, dia 14, o prazo para o eleitor que não votou e não justificou a ausência no primeiro turno das Eleições Municipais de 2020 realizar o procedimento e ficar em dia com a Justiça Eleitoral. Para quem faltou ao 2º turno o prazo limite é 28 de janeiro. Caso a justificativa não seja feita, será preciso pagar uma multa. Quem não regularizar a situação pode ficar sujeito a restrições.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recomenda que a justificativa seja feita, preferencialmente, por meio do aplicativo e-Título. É possível ainda realizar o procedimento pela internet, por meio do Sistema Justifica ou ainda de modo presencial, no Cartório Eleitoral. Em qualquer um dos casos, o eleitor precisará preencher um Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE), descrevendo por que não votou. O TSE pede que seja anexada documentação que comprove a razão da falta.

Brumado: Coelba comunica desligamento programado da rede elétrica na sexta-feira, dia 22; confira os locais

Quarta / 13.01.2021

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. (Foto: Arquivo Sertão Hoje)

A Coelba, através do seu Departamento de Comunicação, comunica aos consumidores de Brumado, que na próxima sexta-feira, dia 22, haverá desligamento programado da rede elétrica, das 10h às 16h. A medida afetará as Avenidas Dino Cotrim Rizério e Gertrudes Inácio Pereira, a Praça Cecília Rocha de Souza e as Ruas Armeno da Silva Leite, Bolandeira Área Ambiental, Elias Alves Ataíde, Francisco Manoel da Cruz, Machado de Assis e Rui Barbosa, localizadas no bairro Santa Tereza.

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto.

Pedido de uso emergencial da Sputnik V será feito nesta semana; Bahia tem acordo para 10 milhões de doses para este 1ª semestre de 2021

Quarta / 13.01.2021

Por Redação Sertão Hoje

A Sputnik V recebeu autorização emergencial para aplicação na Argentina, Bolívia, Argélia, Sérvia e Palestina. (Foto: Arquivo / Correio)

A farmacêutica brasileira União Química e o Fundo de Investimento Direto Russo (RDIF, em inglês) fecharam acordo para fornecimento de 10 milhões de doses da Sputnik V, vacina contra a Covid-19, no 1º trimestre de 2021, segundo anunciaram nesta quarta-feira (13). A previsão é de começar as entregas de doses ainda em janeiro.

A Bahia tem acordo prévio com os russos, segundo o governador Rui Costa (PT). Ainda esta semana, será pedido autorização à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso emergencial da vacina. A tecnologia da vacina será transferida para o Brasil por meio da União Química. A ideia é começar a produção no Brasil já na sexta (15). Brasileiros que trabalham na Embaixada do Brasil na Rússia já estão sendo vacinados, segundo o RDIF. A vacina russa recebeu autorização emergencial para aplicação em países como a Argentina, Bolívia, Argélia, Sérvia e Palestina. As informações são do Jornal Correio.