Sertão Hoje

Sertão Hoje

SETRE realiza em Caetité capacitação com gestores públicos municipais de 13 cidades

Quarta / 18.10.2017

Por Redação Sertão Hoje

Na oportunidade, 30 gestores dos municípios de 13 municípios participaram de cinco palestras com diversas orientações.

Durante esta quarta-feira (18), a secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia, realizou na Câmara de Vereadores de Caetité uma capacitação de Gestores Públicos Municipais de Esporte e Lazer. Na oportunidade, 30 gestores dos municípios de Brumado, Caculé, Caetité, Guanambi, Ibiassucê, Igaporã, Licínio de Almeida, Lagoa Real, Malhada de Pedras, Livramento de Nossa Senhora, Rio de Contas, Rio do Antônio e Tanque Novo participaram de cinco palestras com diversas orientações, além de uma oficina com o tema: elaboração de projetos esportivos.

A vice-prefeita Drª Jaquele Fraga destacou a importância do encontro. “Nós acreditamos no esporte como um importante meio de incentivo de integração social, de combate à violência e ao uso de drogas. Desejo que aproveitemos ao máximo essa capacitação para levarmos para os nossos municípios as experiências aqui trocadas”, destacou Jaquele. O objetivo do encontro foi direcionar os gestores para que eles possam viabilizar o acesso às políticas públicas existentes e implantadas pelo governo da Bahia, dando foco à orientação na formação dos Conselhos e Fundos municipais de Esporte e Lazer.

O gerente municipal de Atividades e Competições Esportivas, Marivaldo Carvalho, falou sobre a presença do esporte em todo o município. “Tenho um orgulho imenso de participar dessa capacitação, por saber que daqui, sairemos aptos a trazer mais qualidade de vida pra o povo, através do esporte e do lazer. O esporte em Caetité amadureceu e cresceu muito nos últimos anos, e hoje não está só concentrado na sede, mas atende toda a zona rural do município”, comemorou Marivaldo. Durante todo o dia foram falados sobre os temas: Formação do Conselho e Fundo Municipais de Esporte e Lazer; Noções de Licitação; Políticas Públicas Esportivas e de Lazer – SETRE/SUDESB – e Programa Bolsa Esporte; Programa FazAtleta; Editais públicos na área do Esporte e Lazer; Como acessar o SICONV; e Elaboração de Projetos Esportivos.

“O esporte salva e transforma vidas! Sou formada em educação física, porque sempre fui apaixonada pelo esporte. O esporte me transformou em professora e, hoje, em Gestora de Esporte no município de Caetité. E é com honra e gratidão que estamos nesse segundo encontro de Capacitação de Gestores Municipais”, destacou a gerente municipal de Esporte, Lajucy Lobo. Na ocasião, compuseram a mesa: Dr. Manfredo Lessa – Assessor Jurídico da Confederação Baiana de Futebol; Priscila Matheus Cruz – Assessora Técnica da Coordenação do Esporte do Estado; Júlio César – Coordenador do Esporte da Bahia; além dos gestores municipais: Drª Jaquele Fraga – vice-prefeita; Lajucy Lôbo – Gerente de Esportes; e Marivaldo de Carvalho – Gerente de Atividades e Competições Esportivas.

Gestores de treze municípios se reuniram para o encontro.

Governo de Caetité realiza reunião com rede da assistência social do município

Quarta / 18.10.2017

Por Redação Sertão Hoje

A reunião teve o objetivo de fortalecer a rede de trabalho.

Nesta terça-feira (17), a prefeitura de Caetité, através da secretaria de Desenvolvimento Social, realizou uma reunião com toda a rede da assistência social do município. Na oportunidade, estiveram presentes as equipes do Cadastro Único e Programa Bolsa Família, CRAS Urbano, CRAS Rural, Creas, além de equipes da saúde e educação. A reunião foi dirigida pela secretária de Desenvolvimento Social, Cátia Virginia, pela coordenadora do CRAS, Ana Rebouças, e pelos gestores do Bolsa Família, Paulo Cesar e Ângelo Borges. “Essa reunião teve o objetivo de fortalecer a rede de trabalho, para que todos possam exercer suas atividades com comprometimento, tendo uma mesma linha de trabalho”, explicou Cátia Gondim.

Caetité: Equipe do CRAS Rural realiza 1º encontro de Ciclo de Palestras nas escolas municipais

Quarta / 18.10.2017

Por Redação Sertão Hoje

Na oportunidade, com o tema “Pensando saberes e tradições”, foram promovidas discussões que estimularam o desenvolvimento da consciência étnica de cada aluno.

No dia 11 de outubro, a equipe do CRAS Rural de Caetité realizou o 1º Encontro do Ciclo de Palestras e Oficinas nas escolas municipais com o tema “População afro-brasileira: direito à visibilidade”. Esse primeiro encontro foi realizado na Escola Emiliana Nogueira Pita, do distrito de Caldeiras, e teve o objetivo de viabilizar e acompanhar de forma continuada a realidade em que vivem os indivíduos das comunidades quilombolas tradicionais de Caetité. Na oportunidade, com o tema “Pensando saberes e tradições”, foram promovidas discussões que estimularam o desenvolvimento da consciência étnica de cada aluno. “Esse projeto valoriza a cultura e identidade quilombola, bem como faz o acompanhamento psicossocial e busca a valorização das identidades, culturas e tradições, trabalhando de forma interdisciplinar em parceria com as escolas de Caetité”, explica Deuzeni Santos, coordenadora do CRAS Rural.

Piripá: Vereadores reivindicam ações do governo estadual nas áreas de Saúde e Segurança Pública

Quarta / 18.10.2017

Por Redação Sertão Hoje

O secretário Josias Gomes recebeu em audiência o deputado Fabrício Falcão e os vereadores: Eurico, Maurício, Domingos, Jovino, Sidnalva e Leci.

O secretário Josias Gomes, titular da Secretaria de Relações Institucionais do Estado da Bahia (Serin), recebeu em audiência o deputado estadual Fabrício Falcão e os vereadores do município de Piripá: Eurico João Francisco Silva Almeida (presidente da Câmara Municipal), Maurício Rocha de Carvalho, Domingos Barbosa Cruz, Jovino Jesus Silva, Sidnalva Maria de Brito e Leci Soares Pereira Rocha. Também participaram da reunião o secretário de Obras e Serviços Urbanos, Celson Prates Viana, e o coordenador da Guarda Municipal, Jairo Dias da Rocha. Entre as principais demandas do município, os vereadores reivindicaram ações do Estado nas áreas da Saúde, Segurança Pública, Esportes e de Infraestrutura, a exemplo de serviços de pavimentação de ruas e limpeza das aguadas do município.

Caetité: Unidades de Saúde da Família dos distritos de Maniaçu e Pajeú do Vento realizam evento do Outubro Rosa

Quarta / 18.10.2017

Por Redação Sertão Hoje

Além do atendimento individual médico, odontológico e de enfermagem, foram realizadas palestras e atividades em grupo.

Nessa terça-feira (17), as equipes das Unidades Básicas de Saúde da Família dos Distritos de Maniaçu e Pajeú do Vento, em Caetité, realizaram o Dia D da campanha Outubro Rosa. Em Maniaçu, além do atendimento individual médico, odontológico e de enfermagem, foram realizadas palestras e atividades em grupo com o tema: Campanha Outubro Rosa, Novembro Azul: Medidas Preventivas/Orientações. Ainda em Maniaçu, a equipe realizou visitas domiciliares acompanhada do agente comunitário de Saúde Aleci. Foram visitadas as comunidades de Passagem de Areia 1 e 2; Lagoa de Baixo; Quebradas; Rabicha; Brejo Sujo, Fundo do Brejo, Lagoa do Vilão, Angico.

Em Pajeú do Vento, a Drª. Juliana Magalhães e a enfermeira Aline Vales realizaram uma palestra sobre a importância da Campanha Outubro Rosa, da prevenção e da realização do autoexame das mamas. Mais de cem pacientes tiraram suas dúvidas e deram testemunho de como é lidar com o câncer de mama. Ainda nesse encontro, Drª. Juliana realizou atendimento das pacientes, e a dentista, Drª Deborah Kelly realizou orientações e avaliação bucal. Foi realizado sorteio de brindes, entrega de lembrancinhas e lacinhos rosas para os presentes e, em seguida, foi oferecido um lanche. A grande campanha “Outubro Rosa, Novembro Azul” está a todo vapor e, nesta quinta-feira (19), será realizada a roda de conversa de Peito Aberto contra o Câncer de Mama, no Auditório do CETEP, às 19h.

Sindicato dos Bancários de Conquista e Região realiza protesto contra privatização da Caixa

Quarta / 18.10.2017

Por Redação Sertão Hoje

O ato, que aconteceu na Praça Barão do Rio Branco, fez parte da campanha “Defenda a Caixa você também” e do Dia de Luta em Defesa dos Participantes da Funcef.

Nesta quarta-feira (18), o Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região realizou uma mobilização contra a privatização da Caixa Econômica Federal. O ato, que aconteceu na Praça Barão do Rio Branco, fez parte da campanha “Defenda a Caixa você também” e do Dia de Luta em Defesa dos Participantes da Funcef. Na ocasião, também foram coletadas assinaturas para o abaixo-assinado do Projeto de Lei de Iniciativa Popular que visa a revogação da reforma trabalhista sancionada pelo presidente Michel Temer.

A ação do Sindicato também esclareceu, segundo os sindicalistas, sobre a reivindicação dos beneficiários da Funcef, que pedem o imediato pagamento do contencioso judicial e protestam contra o PLP 268/16, cobrando ainda a incorporação do REB pelo Novo Plano, o fim do voto de minerva, a preservação da paridade no equacionamento do REG/ Replan Não Saldado e a manutenção do Fundo de Revisão de Benefícios (FRB) e do Fundo de Acumulação de Benefícios (FAB). Uma ação virtual também fez parte da mobilização, organizada nacionalmente pela Fenae, Apcefs, centrais sindicais, Contraf, federações e sindicatos de bancários.

Dom Basílio: Governador anuncia licitação para recuperar trecho da BA-148 até o distrito de Itapicuru

Quarta / 18.10.2017

Por Redação Sertão Hoje

O investimento, na ordem de R$ 965.084,46 facilitará o escoamento da produção agropecuária local, principal atividade econômica da cidade.

Na manhã desta segunda-feira (16), o governador Rui Costa lançou o edital de licitação para recuperação de 2,5 quilômetros da BA-148, trecho que liga Dom Basílio ao distrito de Itapicuru. O investimento, na ordem de R$ 965.084,46, que será realizado através da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), facilitará o escoamento da produção agropecuária local, principal atividade econômica da cidade. “Estive em Itapicuru em 2010 e dá uma emoção especial voltar ao local. Tenho um orgulho danado em assinar essa licitação”, declarou o governador. Ele ainda anunciou a liberação de recursos, por meio da Secretaria de Saúde (Sesab), para compra de equipamentos para a Maternidade Dr. Marilton Tanajura Matias e entregou uma ambulância para o município.

Para o secretário de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, a recuperação do trecho da BA-148 vai favorecer a logística dos pequenos agricultores que produzem na região. “É mais uma zona de produção de pequenos agricultores que vai receber investimentos do Governo do Estado com a recuperação da via”, ressaltou. Para a agricultura familiar, a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) entregou 1.840 certificados do Cadastro Ambiental Rural (CAR), 17 títulos de terra, além de cinco tratores com implementos agrícolas, que atenderão os municípios de Dom Basílio, Ibitiara, Pindaí e Caraíbas. A SDR também foi autorizada a celebrar convênio com a Prefeitura de Dom Basílio para a construção da Barragem do Pastinho, na localidade de Riacho do Meio, um investimento do Governo do Estado, no valor de R$ 406.005,99.

Ainda na cidade, o governador inaugurou a requalificação da Avenida Dr. Marilton Tanajura Matias, fez visita ao Colégio Estadual Manoel Francisco de Caires, onde autorizou a construção de uma quadra coberta, e entregou 11.382 metros de tubos para ampliar a oferta de água para 2.728 habitantes da localidade de Fazendinha. Participaram das atividades em Dom Basílio o secretário da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura, Vitor Bonfim; o chefe de gabinete da SDR, Jeandro Ribeiro, representando o secretário Jerônimo Rodrigues; e os prefeitos e prefeitas dos municípios de Aracatu, Belo Campo, Botuporã, Brumado, Caraíbas, Dom Basílio, Érico Cardoso, Livramento de Nossa Senhora, Malhada de Pedras, Paramirim, Piatã, Rio de Contas e Tanque Novo.

Também foram entregues cinco tratores com implementos agrícolas, 1.840 certificados do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e 17 títulos de terra.

Por iniciativa do dep. Luciano Ribeiro, comarca de Caculé passará a Intermediária

Quarta / 18.10.2017

Por Redação Sertão Hoje

Luciano Ribeiro entende que é um avanço para os municípios de Caculé, Ibiassucê, Guajeru e Rio do Antônio que passarão a ter um atendimento jurídico mais eficiente.

Um importante passo foi dado pela Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (ALBA) ao aprovar o Projeto de Lei N°22.426/17, que reclassifica a Promotoria de Justiça de Caculé para intermediária, conforme emenda do deputado estadual Luciano Ribeiro neste sentido, que foi acolhida. Uma emenda no mesmo sentido foi apresentada ao Projeto de Lei N° 22.423/17, que reclassifica as comarcas do Estado e deverá ser apreciada ainda este mês na ALBA. Luciano Ribeiro entende que é um avanço para os municípios de Caculé, Ibiassucê, Guajeru e Rio do Antônio que passarão a ter um atendimento jurídico mais eficiente.

Suspeitos de explodir carro-forte na Chapada Diamantina morrem em confronto com a polícia

Quarta / 18.10.2017

Por Redação Sertão Hoje

Carro-forte foi alvo de bandidos na segunda (16), em rodovia do município de Souto Soares. Dois morreram nesta terça (17) durante operação policial.

Dois suspeitos de participar da explosão de um carro-forte no município de Souto Soares, na tarde segunda-feira (16), morreram em confronto com a polícia na tarde desta terça- (17). As informações são da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA). Conforme a secretaria, a dupla foi localizada em uma área de mata fechada, na cidade de Mulungu do Morro, na mesma região onde ocorreu o ataque. Após explosão ao carro-forte, que segundo investigação estava sem dinheiro, equipes da Polícia Militar realizaram varreduras em áreas próximas ao ataque. Com base em denúncias anônimas, os policiais chegaram nas casas utilizadas pelo bando. Ao serem encontrados, os suspeitos atiraram contra a polícia, que revidou. Foram apreendidas duas armas de fogo e porções de maconha. Em continuidade às incursões, as equipes acharam na zona rural da cidade de Iraquara um criminoso de prenome Rogério, que conseguiu fugir ao cerco. Na casa foram apreendidos três veículos. Fonte: G1/Bahia.

Acidente em indústria de soldas e usinagens ceifa vida de operário e músico brumadense

Quarta / 18.10.2017

Por Redação Sertão Hoje

Segundo informações preliminares, o operário realizava o corte de uma peça de aço quando a mesma teria se desprendido e o atingido.

Nesta quarta-feira (18), um grave acidente foi registrado em uma empresa especializada em soldas e usinagem em Brumado, o qual ceifou a vida do operário e músico Rerisson Cley de Souza, de aproximadamente 40 anos. Segundo informações preliminares, o operário realizava o corte de uma peça de aço quando a mesma teria se desprendido e o atingido. Cley teria se embaraçado com um guindaste de pequeno porte e a máquina acabou caindo sobre ele, causando sua morte.

A polícia esteve na empresa realizando o levantamento cadavérico e o corpo foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) para ser necropciado. O laudo da perícia ainda irá apontar com precisão as causas do acidente. Cley, como era popularmente conhecido em Brumado, era amante da música e sempre se apresentava em shows nos barzinhos e eventos culturais da cidade. Era casado e deixa esposa e filhos.

Equipe técnica do Governo do Estado faz última vistoria na pista do Aeroporto de Guanambi

Quarta / 18.10.2017

Por Redação Sertão Hoje

A equipe técnica fez a última vistoria no aeroporto de Guanambi para que seja realizada a licitação de reforma da pista.

Conforme anunciado pelo secretário de Infraestrutura do Estado, Marcus Cavalcante, durante visita do governador Rui Costa à Candiba no último final de semana, uma equipe técnica fez a última vistoria no aeroporto de Guanambi para que seja realizada a licitação de reforma da pista de pouso. Estiveram presentes representando a prefeitura os secretários Edilmar Ladeia (Governo) e Márcio Luiz (Infraestrutura), além do técnico da Seinfra Amilcar Dantas e o Engenheiro Anibal Coelho. De acordo com o secretário de Estado, o Governador irá investir na requalificação da pista, atendendo exigências da ANAC e da empresa Azul para pouso de aeronaves. “Nós já investimos em parceria com a prefeitura e iremos fazer nossa parte para viabilizar a vinda da Azul, restando a ANAC facilitar no que for de sua competência”, afirmou o governador em Candiba.

Governo de Caculé realiza confraternização para comemorar o Dia dos Professores

Terça / 17.10.2017

Por Redação Sertão Hoje

O evento aconteceu no Sitio Pinheiro e foi conduzido pelo professor Sérgio Henrique Lobo Lemos-Shell.

O Governo de Caculé, através da Secretaria Municipal da Educação e Cultura, reuniu profissionais da educação para um encontro de lazer e reflexão ao dia dos professores. Em clima de confraternização, celebraram a data que homenageia os mestres. O evento aconteceu no Sitio Pinheiro e foi conduzido pelo professor Sérgio Henrique Lobo Lemos-Shell (Master Coach), que abordou estratégias para melhor gerenciar o tempo. Segundo o professor, são três os fatores fundamentais para um educador exercer sua função: o uso do cérebro, uso do tempo e o uso das decisões. “Quando você educa alguém, você está se auto educando”, ressaltou Shell.

Segundo a secretária Municipal da Educação e Cultura, a professora Adailde Fernandes Cruz Telles, o evento foi planejado com muito carinho, pois foi pensado a partir do projeto “Cultivando Valores para um Cotidiano de Paz’’. O projeto foi surgiu no início do ano letivo para somar forças e fortalecer o vínculo num processo de transformação. “Caculé tem uma admirável preocupação de mudança pessoal, e tenho uma grande expectativa de avanço na educação do município,” destaca a secretária.

Em clima de confraternização, foi celebrada a data que homenageia os mestres.

Caetité: Comunidade de Cachoeirinha será beneficiada com Adutora do Algodão

Terça / 17.10.2017

Por Redação Sertão Hoje

Segundo o prefeito Aldo Gondim, a adutora do Algodão é, sem dúvidas, a maior obra conquistada para Caetité.

Após solicitação do prefeito de Caetité, Aldo Gondim, o governador Rui Costa autorizou a extensão da Adutora do Algodão para a comunidade de Cachoeirinha, região do distrito de Maniaçu. Após reunião com a diretoria estadual da Embasa, o prefeito comemorou essa importante conquista. “A adutora do Algodão é, sem dúvidas, a maior obra que já veio para Caetité. Sem água, nada é possível. Estou muito feliz pela comunidade de Cachoeirinha ser a próxima beneficiada, e não vamos parar nela. Já solicitamos extensão da adutora para outras comunidades rurais do nosso município, as quais tanto sofrem com a seca do sertão”, declarou Aldo Gondim.

Caetité: Vereadores solicitam do Governo do Estado ambulância para atender o distrito de Maniaçu

Terça / 17.10.2017

Por Redação Sertão Hoje

O secretário Josias Gomes, titular da Serin, recebeu em audiência o presidente da Câmara Arual Rachid e o vereador Deyvison Andrade.

O secretário Josias Gomes, titular da Secretaria de Relações Institucionais (Serin) do Estado da Bahia, recebeu em audiência o presidente da Câmara de Caetité, Arual Rachid Fernandes Santos (PSB), e o vereador Deyvison Silva Barbosa Andrade (PSD). No encontro, eles apresentaram diversas demandas que contribuirão para atender as necessidades da população do município. “Pedi a destinação a Caetité de uma ambulância, a qual deverá atender os moradores do distrito de Maniaçu”, informou o vereador Arual Rachid.

Já o vereador Deyvison Andrade complementou dizendo que outras prioridades do município são a limpeza de aguadas e barreiros e a perfuração de poços artesianos. Ele ainda informou que no encontro na Serin foram debatidas questões regionais. Caetité faz parte do Território de Identidade Sertão Produtivo, que ainda congrega mais 18 municípios. A cidade fica localizada na região Sudoeste da Bahia, distante 645 km de Salvador, e possui mais de 53 mil habitantes.

Deputado Luciano Ribeiro homenageia municípios pela passagem do aniversário no mês de outubro

Terça / 17.10.2017

Por Redação Sertão Hoje

O deputado desejou votos de desenvolvimento e dias sempre melhores para os municípios e os munícipes de Livramento de Nossa Senhora, Contendas do Sincorá e Urandi.

O deputado Luciano Ribeiro apresentou, na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, Moções de congratulação direcionadas aos municípios baianos que comemoraram sua emancipação política no mês de outubro. O deputado desejou votos de desenvolvimento e dias sempre melhores para os municípios e os munícipes de Livramento de Nossa Senhora, Contendas do Sincorá e Urandi.

​Em 06 de outubro, Livramento de Nossa Senhora completou 96 anos de emancipação política, com população estimada de 46.739 habitantes. O município é localizado na região sudoeste, no sopé da Chapada Diamantina, num polo que se beneficia de condições climáticas especiais para o cultivo da manga, maracujá e umbu, ocupando cada vez mais espaço nos mercados interno e externo. Entre os atrativos naturais, destaca-se a Cachoeira do Rio Brumado. Na cidade, a Praça da Matriz serve como importante ponto de lazer para a população local. No fim do século XVII, o povoado era chamado de Arraial dos Crioulos e se transformou em ponto de pouso para os viajantes do norte de Minas Gerais e Goiás que destinavam o município de Salvador. O primeiro núcleo populacional iniciou-se em 1715 com a chegada de paulistas na região a procura de ouro e pedras preciosas.

​Também no dia 06, Contendas do Sincorá fez 56 anos, com população estimada de 4.299 (IBGE). A região era primitivamente habitada pelos índios maracás e tapajós. A exploração do território iniciou-se a partir de 1720 por brasileiros e portugueses chefiados por André da Rocha Pinto e seu filho Sebastião da Rocha Pinto. O povoamento intensificou-se a partir de 1780, quando novos agricultores atraídos pela fertilidade do solo ali se fixaram, desenvolvendo a agropecuária.

​Em 12 de outubro, Urandi completou 99 anos, com uma população de 17.356 habitantes (IBGE). A região era primitivamente habitada pelos índios acroás. Os primeiros desbravadores do território foram portugueses a procura de ouro e pedras preciosas. Grande parte da população atual tem origem na miscigenação do português com o negroescravo. Entre os pioneiros, se encontrava Antônio Fernandes Baleeiro, que se estabeleceu próximo a confluência dos rios Raiz e Cachoeira, formando a fazenda Santa Rita. O topônimo do município é um vocábulo tupi que significa madeira negrecenta.