Sertão Hoje

Sertão Hoje

Bahia apresenta redução de 89% nos casos de H1N1 em 2019

Quinta / 23.05.2019

Por Redação Sertão Hoje

Até o último levantamento da SMS, do dia 18 de maio, foram registradas oito mortes só em Salvador por causa do vírus Influenza. (Foto: Reprodução / Internet)

A Bahia teve uma redução de 89,3% nos casos de H1N1 em 2019. De acordo com o Boletim Epidemiológico da Influenza do estado, divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), foram 24 casos registrados este ano, enquanto o mesmo período de 2018 teve 225 - redução de 89,3%. O número de mortes também caiu bastante. Enquanto a Bahia registrou quatro este ano, todas em Salvador, no ano passado foram 27. A redução apresentada é de 85,2%.

O boletim também divulga os números dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), que reúne os demais tipos de Influenza, houve queda de 63,25% nos casos, com 467 casos notificados. Desses, são 48 confirmados para Influenza, 55 por outros vírus respiratórios e 128 com amostras negativas. Há ainda outros 236 casos em processo de investigação. Além dos 24 casos de H1N1, o levantamento considera os 18 por H3N2, um por Influenza A e cinco por Influenza B. Até o último levantamento da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), do dia 18 de maio, foram registradas oito mortes só em Salvador por causa do vírus Influenza. Dentre as amostras analisadas, foram identificados ainda outros vírus respiratórios: Vírus Sincicial Respiratório (22), Parainfluenza1 (02), Parainfluenza3 (04), Adenovírus (03) e Metapneumovírus (24).

Fonte: Correio da Bahia.

Prefeitura de Paramirim divulga atrações do Festival de Santo Antônio

Quinta / 23.05.2019

Por Redação Sertão Hoje

A maior parte das contratações musicais tiveram o apoio do Governo do Estado, por meio da Bahiatursa, segundo a Prefeitura. (Foto: Divulgação / Pref. de Paramirim)

A Prefeitura de Paramirim divulgou, na quarta-feira (22), a programação do Festival de Santo Antônio, padroeiro do município. Serão 12 dias de festa, de 01º a 12 de junho. A festa desse ano terá como tema: “No Arraiá do Sertão, Forró é Tradição”.

Solange Almeida, Caviar com Rapadura, Kasaka de Kouro, Maike José, Filomena, Forró dos Plays, João Almeida, Xodó da Bahia, Dan Valente, Xote de Novela, Renan Moreira e Robertinha já estão confirmados e em breve será divulgado um cartaz detalhado com as datas de cada banda, incluindo as locais, segundo a Prefeitura.  De 01 a 08 será a vez dos artistas da terra, apresentações das quadrilhas, sanfoneiros, brincadeiras típicas, e do dia 08 a 12 a praça será palco para inúmeras bandas de renome regional e nacional.

Ainda de acordo com a Prefeitura, a programação foi elaborada com foco nas tradições culturais que fazem parte da história de todos, como as quadrilhas, fogueira, comidas típicas, as brincadeiras e muito forró arrasta-pé. A maior parte das contratações musicais tiveram o apoio do Governo do Estado, por meio da Bahiatursa.

O cartaz foi divulgado no site e redes sociais oficiais da Prefeitura nesta quarta-feira, dia 22. (Foto: Divulgação / Pref. de Paramirim)

Brumado: Polícia Civil localiza suspeito de homicídio cometido em 2014 na Urbis II em São Paulo

Quinta / 23.05.2019

Por Redação Sertão Hoje

Segundo o inquérito policial, Derrian teria assassinado a tiros Paulo Sérgio no dia 20/09/2014, dentro de um bar na Urbis II, em Brumado. (Foto: Divulgação / 20ª Coorpin)

A Polícia Militar de São Paulo (PM-SP) foi acionada pela Polícia Civil baiana para cumprir um mandado de prisão preventiva contra Derrian Pires de Souza, de 25 anos de idade. De acordo com o inquérito policial, Derrian teria assassinado a tiros Paulo Sérgio de Jesus Silva no dia 20/09/2014, dentro de um bar no Bairro Urbis II, em Brumado.

Derrian foi localizado graças ao trabalho em equipe das Delegacias de Polícia (DP) de Brumado e de Jânio Quadros, que conseguiram localizá-lo na capital paulista. A PM-SP apresentou Derrian na 55ª DP, em São Rafael (SP), e futuramente deverá transferi-lo para uma prisão baiana futuramente.

Audiência pública do MPF ouve comunidade para aprimorar educação básica em Tanhaçu

Quarta / 22.05.2019

Por Redação Sertão Hoje

A comunidade apresentou dificuldades e possíveis soluções para a melhoria da educação no município, cujo IDEB, caiu de 4.6 em 2015, para 4.3 em 2017. (Foto: Divulgação / MPF)

O Ministério Público Federal (MPF) divulgou a ata da 1ª Audiência Pública do projeto Ministério Público pela Educação (MPEduc) no município de Tanhaçu, realizada na última quarta-feira (15) em parceria com o Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA). Na ocasião, diretores de escolas, professores, alunos e seus familiares puderam apresentar as principais dificuldades e possíveis soluções para a melhoria da educação básica no município, cujo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), caiu de 4.6 em 2015, para 4.3 em 2017.

Uma das participantes, Maria Veranilda Costa Ferreira, que se apresentou como representante das crianças com necessidades especiais, relatou a situação dos estudantes que necessitam de atenção diferenciada dos professores. Em resposta, a secretária de Educação, Maria Rosária, salientou que o município possui psicóloga e psicopedagoga que atuam na inclusão e acompanhamento dos alunos especiais e que o município está oferecendo oficinas voltadas especificamente para a formação de professores. Sobre a nota do Ideb, Rosária afirmou que as melhorias realizadas pela atual gestão serão possivelmente refletidas na próxima avaliação, quando prevê que a nota do município será elevada, pois acredita que o processo educacional necessita de tempo de maturação até a obtenção de resultados favoráveis.

Outra questão importante, levantada pela coordenadora da Escola Municipal Jânio Quadros, Maria Arlinda Lima Figueiredo, foi a evasão escolar causada pela colheita de café em Minas Gerais que, segundo ela, leva crianças a se ausentarem das escolas nos meses de maio a junho para que seus pais possam trabalhar na colheita. O procurador considerou as dificuldades causadas pela necessidade econômica dos pais, mas informou que constituirá comissão com a finalidade de estudar o tema e propor soluções. Viana ressaltou que o analfabetismo também é um problema grave e que terá tratamento especial no programa MPEduc.
 

Caminhoneiro é preso com mais de 275 mil maços de cigarro contrabandeados

Quarta / 22.05.2019

Por Redação Sertão Hoje

De acordo com a PRF, os maços estavam em 550 caixas escondidas no compartilhamento de carga do veículo e encobertas por uma carga de repolho. (Foto: PRF)

Um caminhoneiro de 37 anos foi preso na BR-116, altura da cidade de Jequié, na tarde de terça-feira (21), depois que a Polícia Rodoviária Federal (PRF) encontrou 275 mil maços de cigarros de origem clandestina no caminhão. De acordo com a PRF, os maços estavam em 550 caixas escondidas no compartilhamento de carga do veículo e encobertas por uma carga de repolho.

Ainda segundo a PRF, durante a apreensão, o motorista confessou que sabia da carga e que estava transportando da cidade de São Paulo para Feira de Santana. O caminhoneiro foi preso e levado para a delegacia local. Já o veículo e a carga de cigarros foram apresentados na Secretaria da Receita Federal de Vitória da Conquista, na mesma região.

Prefeitura de Caetité lança comunicado sobre o aparecimento de cobras na cidade

Quarta / 22.05.2019

Por Redação Sertão Hoje

Em caso de acidente com a picada de cobra, a orientação da Secretaria de Saúde de Caetité é levar a vítima o mais rápido possível à UPA para uma avaliação médica.

A Prefeitura de Caetité emitiu um comunicado, nesta quarta-feira (22), em seu site oficial (caetite.ba.gov.br), por causa do registro de aparecimento de cobras em residências da área urbana do município. As Secretarias Municipais de Meio Ambiente, de Serviços Públicos e de Saúde – representada pelas equipes de Vigilância Sanitária e de Vigilância Epidemiológica – se reuniram, na segunda-feira (20), para tratar sobre o assunto.

De acordo com a nota, a Secretaria de Serviços Públicos já está realizando limpeza das áreas públicas, bem como, a fiscalização de propriedades privadas para que seja feita a limpeza também. Ainda segundo a Prefeitura, no dia 04 de junho será realizada uma coletiva de imprensa com os meios de comunicação da cidade para orientar a população quanto às precauções a serem tomadas e quais ações foram desenvolvidas nesse sentido.

Para o biólogo Jackon Mercês, o aparecimento desses animais é devido à fatores ecológicos. “O aparecimento dessas cobras na zona urbana é devido a procura desses animais por suas prezas, por alimento. Isso associado ao crescimento da cidade que está cada vez mais próxima do habitat desses animais”. Em caso de acidente com a picada de cobra, a orientação da Secretaria de Saúde de Caetité é levar a vítima o mais rápido possível à Unidade de Pronto Atendimento (UPA – 24H) para uma avaliação médica.

Partiu Estágio seleciona 1,4 mil universitários em novas convocações

Quarta / 22.05.2019

Por Redação Sertão Hoje

Os selecionados no 1º edital têm até o dia 4 de junho para se apresentar. Os convocados no 2º terão até 6 de junho para se apresentar. (Foto: Arquivo / Sertão Hoje)

O governador Rui Costa anunciou na noite desta terça-feira (21), durante o #PapoCorreria, a convocação de 1.410 universitários para integrar o Partiu Estágio. Os estudantes, inscritos nos dois editais lançados pelo programa em 2019, deverão se apresentar na primeira semana de junho.

A convocação será encaminhada ao candidato para o e-mail cadastrado no sistema de inscrição do Partiu Estágio. Os selecionados no primeiro edital têm até o dia 4 de junho para se apresentar. Já os convocados para o segundo edital, específico para atuação na rede estadual de ensino, terão até 6 de junho para se apresentar. Os prazos estão estipulados nos editais correspondentes, disponíveis no site da Secretaria da Administração do Estado (www.saeb.ba.gov.br).

 De acordo com a Saeb, para o primeiro edital, serão chamados 645 candidatos: estudantes de cursos presenciais de instituições estaduais, federais e privadas da Bahia, que irão atuar em 62 órgãos de 49 municípios. Já a convocação do segundo edital – destinada a alunos de cursos presenciais e EAD de Letras, Matemática e Educação Física – irá selecionar 765 universitários para a Secretaria da Educação do Estado, com atuação no reforço escolar em todo o estado. As duas convocações, organizadas de acordo com os editais, podem ser consultadas no site da Saeb.
 

Jequié: 1 ano após ampliação, Hospital Geral Prado Valadares realizou mais de 300 mil atendimentos

Quarta / 22.05.2019

Por Redação Sertão Hoje

O hospital, referência para os 27 municípios da região, teve seu tamanho triplicado se tornando o maior hospital de interior do estado. (Foto: Divulgação / SESAB)

O Hospital Geral Prado Valadares (HGPV), em Jequié, completa nesta terça-feira, 21 de maio, um ano de inauguração da ampliação, com balanço de aproximadamente 313 mil atendimentos, segundo divulgação da Secretaria da Saúde do Estado (SESAB) na segunda-feira (21).

Com capacidade total de 275 leitos, o hospital é referência para os 27 municípios da região de Jequié, com população superior a 600 mil habitantes, teve seu tamanho triplicado se tornando o maior hospital de interior do estado. Além da ampliação, outro fator que possibilitou a chegar à marca de 300 mil atendimentos foi o projeto “Hospital Extramuros”, que tem por finalidade aproximar o hospital da comunidade, que contou com ações como a Feira de Saúde “HGPV na Comunidade” que, este ano, já realizou duas edições com mais de 17 mil atendimentos.

Ainda de acordo com a SESAB, a ampliação contemplou mais de 6 mil metros quadrados de área construída, com três pavimentos, e Urgência e Emergência funcionando no térreo. No novo prédio foram montados seis consultórios, quatro enfermarias e seis salas de cirurgias, sendo duas para procedimentos de grande porte. “Ao inaugurar um novo prédio, construído anexo ao antigo hospital, dobramos a capacidade de atendimento médico da unidade, que passou a ser a maior de todo o interior do Estado”, enfatiza o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas Boas.

Caculé: CAPS I realiza palestra sobre o Dia Nacional da Luta Antimanicomial

Quarta / 22.05.2019

Por Germano Afonso

O evento foi realizado no Cine Teatro Eng. Emmanuel Dória na última sexta-feira (17). (Fotos: Ascom Gov. de Caculé)

O Cine Teatro Eng. Emmanuel Dória recebeu, na última sexta-feira (17), uma palestra promovida pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I) com o tema: “Cuidar sim excluir nunca’’. De acordo com a assessoria de comunicação do governo de Caculé, a ação faz parte da comemoração do Dia Nacional da Luta Antimanicomial, 18 de maio, e teve como objetivo “mostrar as mudanças na condução e tratamento em Saúde Mental, mas principalmente questionar as relações de exclusão social”.

Na palestra, o psicólogo Dr. Artur Marques abordou os antigos modelos de internação em manicômios que se baseavam mais em exclusão social do que reabilitação. Para representar a antiga realidade dos tratamentos psiquiátricos o grupo de teatro do CAPS I, “Força para Viver”, presenteou a platéia com uma marcante apresentação abordando o sofrimento dos portadores de transtorno mental nas instituições antigas, os manicômios.

Para finalizar a médica do CAPS I, Dra. Luana Cangussu, falou sobre a “Psicofobia: A sociedade contra o preconceito,” explicando sobre a discriminação e estigma sofrido por portadores de Doenças Mentais pela sociedade, e apresentou dados alarmantes da Organização Mundial de Saúde (OMS) a respeito da incidência de pacientes de saúde mental, aproximadamente 700 milhões em todo o mundo e em torno de 50 milhões só no Brasil.

Prefeitura de Brumado lança edital de leilão

Terça / 21.05.2019

Por Redação Sertão Hoje

Os bens que serão leiloados podem ser conferidos no edital. (Foto: Internet)

A Prefeitura de Brumado anunciou, em seu site oficial, nesta terça-feira (21), que irá realizar um leilão na manhã do dia 31 de maio, às 9h, no auditório da SEMAC, localizado na Rua Dr. Mário Meira, 79. Os interessados podem obter as informações junto à Comissão Permanente do Leilão, que atende diariamente das 08h às 12h e das 14h às 18h na sede da Prefeitura ou pelo fone: (77) 3441-8766. Confira os bens que serão leiloados no edital (clique aqui).

Mais de 480 mil baianos se inscreveram no ENEM

Terça / 21.05.2019

Por Redação Sertão Hoje

No Brasil, foram 6.384.957 de inscritos para a edição de 2019. O número final de participantes confirmados será divulgado no próximo dia 28.

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2019 registrou 488.309 inscritos na Bahia. As inscrições terminaram na última sexta-feira (17), mas os participantes têm até a próxima quinta-feira (23) para pagar a taxa, no valor de R$ 85. Na última edição, 398 mil candidatos tiveram as inscrições confirmadas no estado. 

Quem teve direito à isenção do pagamento da taxa e concluiu a inscrição no prazo já tem sua participação garantida no exame. As provas do Enem 2019 serão aplicadas em dois domingos, 3 e 10 de novembro. No Brasil, foram 6.384.957 de inscritos para a edição de 2019. O número final de participantes confirmados será divulgado no próximo dia 28.

Grupo francês vai investir R$ 1,3 bilhão em novos parques eólicos

Terça / 21.05.2019

Por Redação Sertão Hoje

O investimento de R$ 1,371 bilhão foi garantido após reunião entre o grupo e o Governador, que assinou protocolos de intenções para implantação dos projetos.

O Governo Baiano anunciou, nesta segunda-feira (20), a instalação de parques eólicos nos municípios de Iraquara e Souto Soares, localizados na Chapada Diamantina, e em Campo Formoso, no centro norte do estado. O investimento de R$ 1,371 bilhão, por parte da EDF Renewables, foi garantido após reunião entre representantes do grupo francês e o Governador Rui Costa, que assinou nove protocolos de intenções para implantação de projetos de energia eólica na Bahia.

A EDF Renewables já possui outros empreendimentos em energia eólica em funcionamento na Bahia. Com os novos parques, a empresa totaliza R$ 3 bilhões em investimentos no setor de energias renováveis no estado. "Um terço já foi investido nos municípios vizinhos a Morro do Chapéu e dois terços estão sendo implantados. Esses parques já estão em construção, e a previsão é de entrada em operação em 2020/2021”, declarou o diretor-presidente da EDF Renewables no Brasil, Paulo Abranches. Ainda segundo ele, 80% das 700 contratações na fase de construção são de mão de obra local.

Fonte: Lina Magalí / SECOM-BA

Segundo o diretor-presidente da EDF Renewables no Brasil, 80% das 700 contratações na fase de construção são de mão de obra local. (Foto: Paula Fróes/GOVBA)

Rui defende que aluno com condições pague mensalidade em universidade pública

Terça / 21.05.2019

Por Redação Sertão Hoje

“Uma família que pagou educação privada a vida inteira não tem condições de contribuir com a universidade?”, comentou o governador. (Foto: Carol Garcia/GOVBA)

O Governador Rui Costa (PT) afirmou que a cobrança de mensalidade nas universidades públicas de alunos que tenham condição de pagá-la não deve ser tratada como um tabu.  A declaração foi dada durante um encontro com jornalistas na tarde desta segunda-feira (20), na sede da Governadoria, no CAB.

Segundo Rui, a adoção de novas formas de financiamento dessas instituições, com parcerias com a iniciativa privada e cobrança de mensalidade de estudantes de alta renda, deve ser discutida. “Uma família que pagou educação privada a vida inteira não tem condições de contribuir com a universidade?”, comentou o governador.

O Governador reconheceu também que o tema deve encontrar resistência dentro do PT e de setores aliados na própria esquerda, os quais, historicamente, defendem a educação superior pública e gratuita. “Quem é contra não é contra que o rico pague. Mas tem um discurso de que seria o início de uma privatização, que o passo seguinte seria cobrar de todo mundo. Não necessariamente é assim”, observou Rui.

Brumado: CREAS promove encontro com funcionários da Contrasil sobre exploração sexual de crianças e adolescentes

Terça / 21.05.2019

Por Redação Sertão Hoje

O ato foi realizado no dia 18 de maio, data da Campanha Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. (Fotos: Ascom Pref. de Brumado)

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) Chico Xavier promoveu um encontro com funcionários da empresa Contrasil para informar sobre a atuação do CREAS no atendimento às vítimas de violência sexual em Brumado. O ato foi realizado no dia 18 de maio, data da Campanha Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Segundo dados divulgados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (SESOC), desde quando o CREAS Chico Xavier foi implantado em 01 de abril de 2009 até 20 de maio de 2019 foram realizados 527 atendimentos, sendo, 154 de violência física e psicológica, além de 78 casos de violência sexual e 295 casos de negligência contra crianças e adolescentes. A SESOC ressalta ainda que “esse número é bem maior, porque existem as subnotificações, que são potencializadas pelo medo das pessoas em denunciar, só que, quem souber e não denunciar está praticando crime e pode ser penalizado”.

De 01/04/2009 até 20/05/ 2019 foram realizados 154 de violência física e psicológica, além de 78 casos de violência sexual e 295 casos de negligência contra crianças e adolescentes.

Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 12 milhões nesta quarta (22)

Terça / 21.05.2019

Por Redação Sertão Hoje

As apostas podem ser feitas até às 19h (horário de Brasília) em qualquer lotérica do país e também no Portal Loterias Online (www.loteriasonline.caixa.gov.br).

A Mega-Sena segue acumulada e pode pagar R$ 12 milhões no sorteio que será realizado nesta quarta-feira (22). De acordo com a CAIXA, caso o prêmio seja aplicado na poupança poderá render mais de R$ 44 mil por mês. O valor é suficiente para adquirir uma frota com 300 carros populares. As apostas podem ser feitas até às 19h (horário de Brasília) em qualquer lotérica do país e também no Portal Loterias Online (www.loteriasonline.caixa.gov.br).