Sertão Hoje

Sertão Hoje

Uso de vitamina D pode diminuir risco de doenças cardíacas, diz estudo

Quarta / 04.11.2015

Por Redação Sertão Hoje

Suplemento de vitamina D pode fazer bem para o coração, segundo estudo preliminar feito na Escócia (Foto: CDC/ Debora Cartagena)

Uma pesquisa preliminar, apresentada neste domingo (1º), sugere que tomar suplemento de vitamina D diariamente pode prevenir o surgimento de doenças cardíacas. Segundo estudos feitos anteriormente, a vitamina D é capaz de bloquear uma enzima necessária para a formação do cortisol, conhecido como ‘hormônio do estresse’. Em grande quantidade, o cortisol pode elevar a pressão arterial do indivíduo. Portanto, a vitamina D, ao inibir a produção de cortisol, poderia, ao menos na teoria, melhorar a performance em atividades físicas e diminuir fatores de risco para doenças cardiovasculares.

Para testar essa hipótese, pesquisadores da Universidade Queen Margaret, em Edimburgo, deram doses diárias de vitamina D para 13 voluntários durante um período de duas semanas. Os voluntários que estavam recebendo a vitamina D presentaram pressão arterial e nível de cortisol mais baixos em relação ao grupo que estava recebendo placebo. ‘Nosso estudo piloto sugere que tomar suplementos de vitamina D pode melhorar os níveis de aptidão física e reduzir fatores de risco cardiovasculares como pressão sanguínea’, disse Raquel Revuelta Iniesta, uma das autoras do estudo.

O sol é responsável por cerca de 90% da aquisição de vitamina D pelo homem, e os alimentos (como leite, gema de ovo, manteiga, peixes de água fria, shitake seco e óleo de fígado de bacalhau) respondem pelos outros 10%. Os suplementos de vitamina D são indicados no caso de idosos e pessoas que não podem tomar sol com frequência. (Fonte: http://g1.globo.com/bemestar).

Infográfico mostra que o sol é responsável por cerca de 90% da aquisição de vitamina D pelo homem, e os alimentos respondem pelos outros 10%

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.