Sertão Hoje

Sertão Hoje

Número de Homicídios: Rui Costa questiona método usado no Diagnóstico e dados apresentados por outros estados

Quinta / 22.10.2015

Por Redação Sertão Hoje

“Os critérios para que uma ocorrência seja tipificada como morte a esclarecer são claros, mas é nítida a distorção em alguns estados”, pontuou Rui Costa. (Foto: Manu Dias/GOVBA)

Durante reunião do Comitê Executivo do Pacto Pela Vida, nesta quarta-feira (21), o governador Rui Costa questionou a metodologia do Diagnóstico dos Homicídios no Brasil, que atribuiu à Bahia a primeira posição entre os estados da federação com maior número absoluto de homicídios no ano de 2014.

Segundo Rui Costa, a Bahia registrou 5.468 homicídios e 290 casos como ‘morte a esclarecer’, totalizando 5.758 casos. Já o Rio de Janeiro registrou 4.610 homicídios, contra 4.925 'mortes a esclarecer', totalizando 9.535 mortes violentas. O estado de Minas Gerais registrou 4.095 homicídios e 1886 ‘mortes sem esclarecimento’, totalizando 5.981 mortes violentas. Para o governador, a diferença está na forma transparente com os dados foram enviados pela SSP-BA.

“Os critérios para que uma ocorrência seja tipificada como morte a esclarecer são claros, mas é nítida a distorção dessa categoria em alguns estados. Continuaremos divulgando nossos dados com transparência, independentemente da posição que a Bahia ocupe no ranking nacional de homicídios. O que pedimos ao Ministério da Justiça é que seja adotado um critério único para todos os estados, pois os resultados continuarão sem refletir a realidade de cada região, não contribuindo de forma efetiva na construção de políticas de Segurança Pública”, pontuou Rui Costa.

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.