Sertão Hoje

Sertão Hoje

Com previsão de 30 mil mudas plantadas até julho, RHI Magnesita celebra balanço positivo de ações socioambientais em Brumado

Sexta / 01.07.2022

Por Thobias Almeida

Ao longo do primeiro semestre de 2022, empresa desenvolveu diversas ações de recuperação ambiental e conscientização junto a colaboradores e comunidade. (Foto: Divulgação)

A RHI Magnesita divulgou os resultados de ações socioambientais desenvolvidas em Brumado no primeiro semestre de 2022. Dentre os principais números destacam-se o plantio de 10 mil mudas de árvores nativas em áreas de proteção, até junho, e a previsão de outras 10 mil em julho pelo programa Muda com Mudas; plantio de cerca de 9 mil mudas a partir do Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD); doação de mais de 4 mil mudas e de 3 mil unidades de papel-semente de flores da região para instituições locais e comunidade; além do engajamento de cerca de 2 mil colaboradores nas atividades voltadas para a valorização do desenvolvimento sustentável.

Muitas das ações estão lincadas à Semana Mundial do Meio Ambiente, período marcado também pela realização de palestras, trilhas ecológicas e pela participação ativa da comunidade nas iniciativas socioambientais da companhia. Ao todo, foram realizados o plantio de 10 mil mudas em áreas de proteção entre maio e junho; previsão de plantio de outras 10 mil mudas em julho; Plano de Recuperação de Áreas Degradadas com plantio de 9 mil mudas; Doação de 4.054 mudas a instituições de Brumado, tanto governamentais como da sociedade civil; 342 participantes de palestras comunitárias; Distribuição de mudas a 1.878 colaboradores diretos e indiretos; Envolvimento de 200 colaboradores em atividades internas voltadas para proteção ambiental.

“A RHI Magnesita tem compromissos claros com o desenvolvimento sustentável que são acompanhados a partir de metas ambientais. Recuperar e proteger áreas verdes e de nascentes, executar o planejamento ambiental da nossa operação em Brumado e ampliar a conscientização e o engajamento da comunidade são propósitos que têm gerado resultados animadores”, explica o Coordenador Ambiental da RHI Magnesita, Carlos Eduardo Rodrigues.

Todas essas ações geram reflexos positivos para Brumado e região, como no caso do plantio de árvores em áreas de proteção, principalmente em topos de morros e nascentes. A cobertura vegetal é fundamental para se evitar erosões, carreamento de sedimentos para cursos d’água e para a manutenção da recarga hídrica do território. Além de ações diretas de plantio, conservação e conscientização, a companhia persegue objetivos como redução de 15% das emissões de CO2 e aumento de 10% do uso de materiais recicláveis nas linhas de produção, bem como melhorias da eficiência energética, fortalecimento da diversidade e aumento da segurança, todas metas previstas para serem alcançadas até 2025.
 

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.