Sertão Hoje

Sertão Hoje

Hemoba divulga horário de funcionamento para o período junino

Terça / 21.06.2022

Por Redação Sertão Hoje

No momento, a Fundação Hemoba está com estoque crítico para o tipo sanguíneo A negativo e em alerta para O positivo. (Foto: Carol Garcia / GOVBA)

Durante o período junino, a Hemoba funcionará em horário especial. Na quinta-feira (23), o Hemocentro Coordenador funcionará das 7h30 às 17h; as unidades do Salvador Shopping e Salvador Norte Shopping, das 9h às 17h; e dos hospitais Ana Nery, Santo Antônio e do Subúrbio não terão atendimento. Já no dia 24, Dia de São João, todas as unidades estarão fechadas na capital e no interior. Confira abaixo os horários de funcionamento no período junino da Hemoba em Salvador. Para as 21 unidades da Hemoba no interior, acesse o site da Fundação.

Dia 23/06:

• Hemocentro Coordenador: 7h30 às 17h;
• Salvador Shopping e Salvador Norte Shopping: 09h às 17h;
• Hospital Ana Nery, Hospital Santo Antônio e Hospital do Subúrbio: fechadas.

Dia 24/06 (Feriado de São João):

• Todas as unidades fechadas.

Dia 25/06:

• Hemocentro Coordenador – 7h30 às 12h;
• Salvador Shopping e Salvador Norte Shopping – 9h às 18h.


Falta de estoque

No momento, a Fundação está com estoque crítico para o tipo sanguíneo A negativo e em alerta para O positivo. Para doar é preciso ter entre 16 e 69 anos, sendo que os menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal; apresentar um documento original com foto, estar com o peso acima de 50 kg, bem descansado e alimentado, evitar alimentos gordurosos algumas horas antes da doação, não fumar por pelo menos duas horas e não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes. Pessoas que tomaram a vacina da gripe ou o imunizante Coronavac, devem aguardar 48h para realizar a doação. As demais vacinas contra a Covid-19, como Astrazeneca, Pfizer e Jassen, impedem a doação de sangue por 7 dias.


Junho Vermelho

A campanha do Junho Vermelho foi criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para incentivar e sensibilizar a sociedade sobre a importância da doação regular de sangue. Geralmente, no mês de junho, há um menor volume de doações por diversos fatores, como a maior incidência de infecções respiratórias em decorrência de ondas mais intensas de frio e chuvas; e o aumento de viagens motivado pelas férias escolares. Também é necessário abastecer os estoques em razão de uma possível alta da demanda por transfusão de sangue devido ao maior número de acidentes nas estradas e aumento de casos de queimaduras por fogos de artifícios nos festejos juninos.

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.