Sertão Hoje

Sertão Hoje

Prefeitura de Ibiassucê realizou Mutirão de Glaucoma

Domingo / 22.05.2022

Por Augusto Jackson

Os pacientes foram atendidos na sede da USF Pedrinhas. Esse é o segundo Mutirão contra o Glaucoma realizado neste ano. (Fotos: Augusto Jackson)

A Prefeitura de Ibiassucê, através da Secretaria Municipal de Saúde e em parceria com o Hospital de Olhos Adrivana Cunha, realizou atendimentos para pacientes diagnosticados com Glaucoma no município pela segunda vez neste ano. Os atendimentos foram realizados na Unidade de Saúde da Família (USF) Pedrinhas.

Todos os pacientes foram acompanhados, avaliados e passaram por consultas médicas. Após a verificação da pressão intraocular, os que fizeram necessário receberam gratuitamente o colírio adequado para a continuidade de seus tratamentos. A Secretaria de Saúde vem buscando atender os pacientes com glaucoma, realizando a entrega de colírios, que são indispensáveis para o tratamento, além de trazer maior comodidade aos pacientes ao evitar que eles precisem sair da cidade para fazer os exames.

O glaucoma é uma doença que surge a partir do aumento da pressão intraocular, propiciando a destruição das células do nervo óptico e causando cegueira, caso o paciente não seja tratado corretamente. Entre os sintomas mais frequentes da doença estão as escotomas (manchas escuras) no campo visual periférico. Apesar de ainda não ter cura, existem diversas formas de controle da doença. Quanto mais precoce for o diagnóstico, maiores são as probabilidades de evitar a perda da visão do paciente.

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.