Sertão Hoje

Sertão Hoje

Colégio Estadual de Igaporã realiza Oficina sobre Identidade Negra

Terça / 29.09.2015

Por Samuel Gonçalves

A atividade ajudou os alunos a refletir sobre os preconceitos na sociedade e a importância do negro reconhecer a sua identidade

Foi realizada, no colégio Estadual José Rocha, em Igaporã, uma oficina com a temática: A identidade negra representada na obra Jubiabá, do renomado escritor baiana Jorge Amado. A oficina foi ministrada por: Aparecida Santos, Maria Helena e Raylene Santos. A formação faz parte do Projeto Identidade Afro-brasileira-2015, promovida pela Administração Municipal, por meio das Secretarias Municipais de Cultura, Educação e Desenvolvimento Social, tendo como instituição parceira a Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

A atividade ajudou a turma do 3º ano do Ensino Médio a refletir sobre os preconceitos na sociedade e a importância do negro reconhecer a sua identidade. A turma participou bastante, interagindo o tempo todo, pois, foi utilizado o recurso didático da história em quadrinhos, que possibilita uma série de análises, não só linguísticas bem como das imagens, dos personagens e de como estes são representados na adaptação literária.

A Professora Maria da Glória elogiou o trabalho, dizendo da importância da oficina para os alunos e mostrou-se muito satisfeita com os resultados, o desenvolvimento e o interesse dos alunos, os quais fizeram muitas intervenções, tornando a oficina um acontecimento para a reflexão sobre a importância das pessoas se afirmarem enquanto cidadãos: é preciso afirmar-se para conquistar respeito, voz e visibilidade social.

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.