Sertão Hoje

Sertão Hoje

Guanambi: FG inaugura Observatório do Semiárido Nordestino

Quinta / 24.09.2015

Por Redação Sertão Hoje

O projeto configura-se como um centro de estudos multidisciplinares orientado para temáticas que envolvam o semiárido nordestino

A Faculdade Guanambi (FG) inaugurou o Observatório do Semiárido Nordestino. A cerimônia aconteceu no campus FG e contou com a participação de discentes, docentes, representantes da comunidade guanambiense e dos municípios da região. O projeto configura-se como um centro de estudos multidisciplinares orientado para temáticas que envolvam o semiárido nordestino, com o objetivo de nortear projetos, subsidiar pesquisas e contribuir para a formulação e implantação de políticas públicas.

De acordo com Georgheton Nogueira, diretor acadêmico e administrativo da FG, o projeto também pretende ser uma plataforma capaz de articular a cooperação científica entre instituições no Brasil e no exterior, desde que tenha como objeto de pesquisa o semiárido. “O Observatório FG evidencia a relevância da universalidade do conhecimento e dos múltiplos olhares para as pesquisas, através do entendimento dos processos de construção e reconstrução econômica, social e espacial do semiárido brasileiro”, afirmou Nogueira.

Segundo o professor Carlos Magno Clemente, coordenador do Observatório, já existem pesquisas em andamento com foco na agropecuária; desenvolvimento urbano de Guanambi; classificação da vegetação natural da bacia do rio Carnaíba, dentre outras, que estão incluídas nos Núcleos de Pesquisa do Observatório. “Nosso trabalho está focado na multidisciplinaridade, na pesquisa aplicada e voltada para a região do semiárido brasileiro, com suporte da geociência e da geotecnologia. As pesquisas aqui produzidas também tem um objetivo maior que é a transformação social da região do semiárido”, afirmou Clemente.

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.