Sertão Hoje

Sertão Hoje

Livramento tem situação de emergência reconhecida pelo Governo Federal

Segunda / 20.09.2021

Por Redação Sertão Hoje

O MDR reconheceu a situação de emergência no município de Livramento de Nossa Senhora na última sexta-feira (17), devido à estiagem. (Foto: Divulgação)

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), reconheceu a situação de emergência em Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste baianos, em razão da estiagem.

A decisão, publicada no Diário Oficial da União da última sexta-feira (17), também traz o reconhecimento federal para os municípios de Lagoa da Canoa (AL), Itiúba (BA), Serra Preta (BA), Boa Viagem (CE), Pombos (PE), Major Sales (RN), São Fernando (RN), Cascavel (PR), Mato Rico (PR) e Moreira Sales (PR) devido à estiagem, enquanto em São Raimundo Nonato (PI) e Equador (RN) sentem os impactos da seca, que é uma ausência de chuvas ainda mais prolongada do que a estiagem. Já os municípios de Campo Largo (PR) e Ijuí (RS) receberam o reconhecimento por conta de chuva de granizo. Por fim, o município de Canutama (AM) teve o reconhecimento devido à erosão de margem fluvial.

Com o reconhecimento federal, os municípios atingidos por desastres naturais podem solicitar recursos do MDR para atendimento à população afetada, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados. A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a especificação do montante a ser liberado.

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.