Sertão Hoje

Sertão Hoje

Especialistas ressaltam atenção à saúde emocional dos alunos no retorno às aulas

Quarta / 28.07.2021

Por Felipe Moura e Flávio Macedo / Brasil 61

(Foto: Wilson Dias / Agência Brasil)

Mais do que a adoção de protocolos sanitários seguros, os gestores da educação de todo o País vão ter um desafio adicional na volta às aulas presenciais, que vai ocorrer em boa parte dos estados a partir de agosto: o acolhimento às crianças afastadas do ambiente escolar por causa da pandemia da Covid-19.

Na Bahia, por exemplo, nessa segunda-feira (26) os estudantes do Ensino Médio retornaram às aulas presenciais, com 50% da capacidade, no modelo híbrido. O Ensino Fundamental está marcado para retornar no próximo dia 09/08. A Ouvidoria Geral do Estado (OGE) disponibilizou diversos canais para que a comunidade escolar possa tirar dúvidas – confira mais aqui;

Silvia Lima, gerente de projetos do Instituto Ayrton Senna e especialista em Formação de Educadores, destaca que além do trabalho de recuperação do conteúdo pedagógico atrasado, os profissionais de educação e pais ou responsáveis devem dar atenção especial à saúde emocional dos alunos. “É fundamental olhar para o desenvolvimento e para a saúde mental dos estudantes. Olhar com carinho, realizar um acolhimento desses estudantes, de modo que eles possam se sentir seguros. É fundamental estarmos atentos às competências socioemocionais. Para além do cognitivo, os gestores precisam ficar bastante atentos e, ao pensar nesse retorno, realizar ações, um planejamento com intencionalidade que olhe para esses aspectos”, destaca.


Diálogo

Segundo Rafael Parente, PhD em educação pela Universidade de Nova York e ex-secretário de educação do Distrito Federal, “É importante que a gente converse bastante com as crianças e com os jovens também sobre a importância da escola, sobre como a escola é um ambiente bom, bacana, prazeroso, como é importante aprender, rever os amigos, poder conhecer coisas novas, poder crescer e sobre o prazer da aprendizagem.”

.

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.