Sertão Hoje

Sertão Hoje

Malhada de Pedras: alimentação dos alunos é supervisionada por nutricionista

Sexta / 18.09.2015

Por Redação Sertão Hoje

A merenda escolar é servida de acordo com as normas do PNAE e o cardápio foi elaborado por uma nutricionista

Visando garantir uma alimentação de melhor qualidade aos 1.700 alunos que estudam na rede municipal de ensino – consideradas as escolas de ensino básico, do campo, Programa Mais Educação, escola de tempo integral sede e creche Pró-infância, a Secretaria de Educação de Malhada de Pedras segue as normas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e contratou a nutricionista Patrícia Coqueiro para auxiliar na elaboração do cardápio e orientar o trabalho dos profissionais que atuam no setor. ‘Utilizamos no cardápio oferecido aos alunos, 30% dos alimentos, no mínimo, provenientes da agricultura familiar. São produtos com menos produtos químicos e isto contribui para que os nossos alunos tenham uma merenda de melhor qualidade’, destaca a Secretária de Educação Edna Pereira.

Além de auxiliar no desenvolvimento do cardápio e orientar o trabalho dos profissionais que trabalham no preparo da merenda escolar, a nutricionista Patrícia Coqueiro ainda realiza palestras nas escolas, abordando a importância de uma alimentação saudável para o desenvolvimento das crianças e jovens. ‘A presença da nutricionista é sempre marcante nas escolas, tanto para orientar o preparo das refeições, como para trabalhar estas questões da educação alimentar com os alunos. Desde o início do ano temos realizado palestras em todas as escolas, abordando a nutrição e a alimentação saudável, como também a saúde bucal’, afirmou Edna Pereira.

A Secretária destacou ainda que a melhora na qualidade da merenda oferecida aos alunos é fruto de uma ação integrada com: a Secretaria de Agricultura, que faz a interlocução com os agricultores familiares; e o Conselho Municipal de Alimentação Escolar (CAE), que fiscaliza a qualidade dos alimentos e o modo de preparo dos mesmos. Atualmente, 12 pequenos produtores de Malhada de Pedras fornecem alimentos, a exemplo de frutas, raízes, legumes, farinhas, folhosos, leguminosas, biscoitos de tapioca e frango caipira.

Além de auxiliar no desenvolvimento do cardápio e orientar o trabalho dos profissionais, a nutricionista ainda realiza palestras nas escolas

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.