Sertão Hoje

Sertão Hoje

Aneel anuncia bandeira vermelha patamar 2; confira dicas que podem gerar até 30% de economia de energia

Sábado / 29.05.2021

Por Redação Sertão Hoje

A entrada da bandeira tarifária vermelha, patamar 2, que indica um acréscimo na tarifa em razão dos custos para a geração de energia. (Foto: Reprodução / Internet)

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou, nessa sexta-feira (28), a entrada da bandeira tarifária vermelha, patamar 2, que indica um acréscimo na tarifa em razão dos custos para a geração de energia. Para ajudar os baianos a evitar um aumento no valor da fatura no mês de junho, a Coelba divulgou algumas dicas que podem gerar uma redução de até 30% no consumo de energia. Com mudanças práticas na rotina diária, é possível reduzir em até 15% o consumo da energia em uma residência. Se a mudança for associada à troca de equipamentos antigos, a redução chega a cerca de 30%.

Pequenas atitudes podem fazer a diferença. Para uma família de até quatro pessoas, por exemplo, reduzir o tempo de duração de um banho de 8 para 6 minutos chega a representar uma economia de até 10% no mês. Com a substituição de equipamentos antigos, a redução pode ser de até 30%. Neste último caso, é importante priorizar refrigeradores com o selo PROCEL, do Ministério de Minas e Energia, que avalia o nível de eficiência energética dos produtos. Até mesmo desligar o stand-by dos eletrônicos nos ajuda, principalmente para períodos de ausência prolongada. A energia necessária para manter no modo stand-by um computador, um roteador de banda larga, uma impressora à laser e dois conversores de TV à cabo é equivalente ao consumo de uma geladeira por quase dois meses.

 

Confira abaixo no ‘leia mais’ as dicas para reduzir o consumo de energia elétrica:

 

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.