Sertão Hoje

Sertão Hoje

Governo da Bahia amplia centro cirúrgico e implanta novos leitos e serviço de neurocirurgia no Hospital Regional de Guanambi

Sábado / 29.05.2021

Por Redação Sertão Hoje

Representando o governador Rui Costa (PT), o secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, fez a inauguração das novas áreas e serviços. (Foto: Divulgação / Sesab)

O Hospital Regional de Guanambi (HRG) ampliou em até 33% o quantitativo de cirurgias com a inauguração do novo centro cirúrgico e a implantação do serviço de neurocirurgia, que ocorreu nessa sexta-feira (28). Além disso, a unidade passa a contar com 6 leitos de PPP (pré parto, parto e pós parto) e 5 leitos do tipo UCINCa, que é uma Unidade de Cuidados Intermediários Canguru, onde o recém-nascido fica alojado juntamente com a mãe, recebendo assistência de forma especializada e humanizada. Representando o governador Rui Costa (PT), o secretário da Saúde da Bahia (Sesab), Fábio Vilas-Boas, fez a inauguração das novas áreas e serviços.

Para se ter a dimensão da importância do novo serviço, o secretário explica que “de janeiro a maio deste ano, a Central Estadual de Regulação transferiu 93 pacientes da região de Guanambi que precisavam de avaliação e internação neurocirúrgica para outras localidades, como Vitória da Conquista, Salvador, Ilhéus e Itabuna. Agora está disponível esse recurso para todos os pacientes no hospital regional, evitando assim, o deslocamento aéreo ou terrestre para outras regiões”, afirma Vilas-Boas, anunciando ainda a licitação da reforma e ampliação da maternidade regional de Guanambi e a construção de um Centro de Parto Natural (CPN). A estimativa é investir mais de R$ 13 milhões entre obras e equipamentos na maternidade e na construção do CPN. Após as intervenções, o HRG totalizará 150 leitos, sendo 45 leitos entre UTI adulto, neonatal e cuidados intermediários. 

Os Centros de Parto Normal (CPN) são ambientes estruturados com recursos para a realização de partos normais de baixo risco, tratando este momento como um processo natural, que faz parte da vida da mulher e para o qual seu corpo está preparado. O serviço oferecido é voltado para as necessidades e segurança da gestante e do seu bebê, incentivando, ainda, a integração familiar em volta do nascimento, bem como a amamentação e o vínculo de afeto entre mãe, pai e bebê. “A implantação dessa estrutura em Guanambi possibilita, simultaneamente, ampliar e qualificar a assistência, bem como adequar o fluxo de atendimento, pois gestantes de baixo risco se direcionam equivocadamente para unidades de referência para o alto risco, explica Fábio Vilas-Boas.

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.