Sertão Hoje

Sertão Hoje

Lagoa Real: ampla participação de estudantes e comunidade marcam as comemorações do 7 de Setembro

Sexta / 11.09.2015

Por Maria Nunes

Os estudantes foram divididos em três equipes: Sol da Liberdade, Mandacaru e Carcará, tendo sido todas consideradas vencedoras

A classe estudantil de Lagoa Real, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Educação e com o apoio da Prefeitura Municipal, que tem à sua frente o prefeito Zezinho e o vice Santão, realizou uma belíssima comemoração pela Independência do Brasil, comemorada no dia 7 de Setembro. Os estudantes foram divididos em três equipes: Sol da Liberdade, Mandacaru e Carcará, tendo sido todas consideradas vencedoras, em razão de terem cumprido com muito talento e determinação as atividades propostas pela Secretaria de Educação.

Foram muitas atividades, que reavivaram a memória da população local. Uma delas, relatada pela Equipe Sol da Liberdade, resgatou a história de personagens ilustres da história local, a exemplo: do Sr. Milton, fundador da Associação dos Amigos de Lagoa Real; de Helenita Dias, que lecionou por muitos anos na zona rural; de Luiz Pereira de Aguiar, lavrador que muito contribuiu para a fundação de povoados; e da Senhora Antônia Souza Prates, que era parteira e exercia um papel de liderança muito forte na vila de Lagoa Real.

Segundo Gonçalves Nunes, neto mais velho da homenageada, Dona Antônia era a única parteira da região e reza a lenda que ela realizou mais de cinco mil partos ao longo da sua vida. Segundo o relato, o primeiro que ela realizou foi o próprio parto. Quando a parteira chegou, ela já havia dado a luz e segurava o bebê em seu colo. A partir daí, assumiu a missão de ajudar as mulheres a parir, auxiliando as mesmas até o ‘umbigo cair’ – tempo necessário para que o cordão umbilical se desprenda do recém-nascido.

CLIQUE AQUI E VEJA A COBERTURA FOTOGRÁFICA COMPLETA!

As atividades foram realizadas sob a coordenação da Secretaria Municipal de Educação, com o apoio da Prefeitura de Lagoa Real

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.