Sertão Hoje

Sertão Hoje

6 estados do Nordeste estavam completamente na seca em fevereiro, registra Monitor de Secas

Sexta / 26.03.2021

Por Redação Sertão Hoje

A Bahia aumentou a área com seca de 57,4% para 83,2% entre janeiro e fevereiro. Contudo, houve um abrandamento da seca com o desaparecimento da seca grave no estado.

A última atualização do Monitor de Secas aponta que no Nordeste houve uma piora na condição de seca em fevereiro, marcada pelo aumento das áreas com seca fraca e/ou moderada em parte dos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia, devido às chuvas abaixo da média ao longo dos últimos meses. Por outro lado, devido às precipitações acima da média no último mês, houve uma redução da área com seca fraca no Maranhão e atenuação do grau de severidade da seca entre a Bahia e o Piauí, onde passou de grave para moderada.

A Bahia registrou um aumento da área com seca de 57,4% para 83,2% de seu território entre janeiro e fevereiro. Apesar do aumento da área com o fenômeno, houve um abrandamento da seca com o desaparecimento da seca grave na Bahia, o que é inédito para o estado desde julho de 2014, quando o primeiro Mapa do Monitor foi produzido. A área total com seca no estado foi a maior do Brasil em fevereiro (472.443km²) entre as 20 unidades da Federação acompanhadas.

Em fevereiro deste ano, em comparação a janeiro, as áreas com seca tiveram redução em nove das 20 unidades da Federação acompanhadas pelo Monitor de Secas: DF, ES, GO, MA, MG, PI, RJ, SP e SC. O DF foi o que teve a maior mudança com a extinção do fenômeno em seu território – o único sem seca no contexto do Monitor. Três estados do Sudeste também tiveram fortes reduções de áreas com o fenômeno: ES (79,9%), RJ (61,3%) e MG (42%). Já em dez estados, 100% de seus territórios continuaram com seca no último mês em comparação a janeiro: AL, CE, MS, PA, PR, PE, RN, RS, SE e TO.

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.