Sertão Hoje

Sertão Hoje

Jacaraci é um dos poucos municípios do Brasil com ‘nome limpo’

Terça / 02.03.2021

Por Redação Sertão Hoje

Prefeito Antônio Carlos (PSD), ao lado da esposa Márcia Abreu. (Foto: Divulgação)

O município de Jacaraci, que tem à frente do seu Poder Executivo o Prefeito Antônio Carlos Freire de Abreu (PSD), é um dos poucos municípios brasileiros e único da região sudoeste, totalmente adimplente no Cadastro Único de Convênios (CAUC), vinculado ao Sistema de Transferências Intergovernamentais do Tesouro Nacional. Qualquer cidadão pode consultar a situação do seu município acessando o portal sti.tesouro.gov.br. Quando o município tem alguma pendência, fica impedido de receber transferências voluntárias da União, através da celebração de convênios.

Ouvido pela reportagem, o prefeito Antônio Carlos disse que: “Não há segredo. Basta zelar do dinheiro público, manter o equilíbrio das contas, honrar as obrigações fiscais, os compromissos com fornecedores e funcionários para seguir executando obras e melhorando a qualidade de vida do povo”, destacou o prefeito. Desta forma, o município de Jacaraci, referência em qualidade na educação, infraestrutura e saúde, vai se consolidando como modelo de administração pública.

SAIBA MAIS - O CAUC é um serviço que disponibiliza informações acerca da situação de cumprimento de requisitos fiscais necessários à celebração de instrumentos para transferência de recursos do governo federal, pelos entes federativos, seus órgãos e entidades, e pelas Organizações da Sociedade Civil (OSC). Para isso, o CAUC consolida em um documento único os dados recebidos de cadastros de adimplência ou sistemas de informações financeiras, contábeis e fiscais geridos pelos órgãos e entidades da União.

O objetivo é facilitar a verificação do cumprimento dos requisitos fiscais para fins de recebimento de transferência voluntária pelos gestores de entes políticos e de OSC, como também pelos gestores federais.

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.