Sertão Hoje

Sertão Hoje

Apicultores de Brotas de Macaúbas inauguram casa de mel com venda da primeira safra

Terça / 12.01.2021

Por Redação Sertão Hoje

A primeira carga, de 10 toneladas, foi enviada diretamente para o entreposto de mel da Coopamesf, em Ibotirama. (Foto: Divulgação / SDR/CAR)

Os agricultores familiares da Associação dos Apicultores do Vale do Riacho Grande (AAPIVARG), do município de Brotas de Macaúbas, estão comemorando a inauguração da Unidade de Processamento dos Produtos das Abelhas com a colheita de mel da Safra 2020/2021. A primeira carga da produção, de 10 toneladas de mel, foi enviada diretamente para o entreposto de mel da Cooperativa Agropecuária dos Agricultores e Apicultores do Médio São Francisco (Coopamesf), localizada em Ibotirama, que atua no Território Velho Chico com a organização da padronização, regularização de estoque, comercialização e produção dos núcleos de associações vinculadas, com a integração de políticas públicas.

A unidade de mel AAPIVARG foi implantada pelo Governo do Estado, por meio do projeto Bahia Produtiva, com o investimento de R$ 623,1 mil, e atende diretamente a 50 famílias. Foram entregues ainda kits de produção apícola, compostos por 500 colmeias, 50 equipamentos de proteção individual, 500kg de cera alveolada, entre outros utensílios, além da criação de identidade visual, marca, embalagem, impressão de rótulos, que visam o acesso ao mercado. A AAPIVARG tem como principais atividades a recepção das melgueiras, processamento, padronização e comercialização da produção dos apicultores do município de Serra do Ramalho. Atualmente, a Associação comercializa mel a granel para exportação, via parceiros dos outros estados, e bisnaga de 500 g e 1 kg. Com a parceria da Coopamesf, a expectativa é aumentar o mix dos produtos com a bisnaga de 250 gramas e sachês de 10 e 5g.

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.