Sertão Hoje

Sertão Hoje

Governadores pedem celeridade da Anvisa na aprovação de vacinas contra a Covid-19

Quarta / 09.12.2020

Por Renata Preza

Segundo Rui Costa, o ministro da saúde confirmou que fará a aquisição das vacinas, à medida que elas forem aprovadas e registradas pela Anvisa. (Foto: Arek Socha / Pixabay)

Após confirmar que a Bahia vive uma 2ª onda da pandemia de Covid-19, o governador Rui Costa participou, na terça-feira (08), junto com gestores de outros estados, de uma reunião virtual com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. A principal reivindicação dos governadores é que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprove e registre as vacinas com a maior rapidez possível.

• Anvisa emite alerta sobre superfungo detectado em hospital na Bahia;

Rui contou que o ministro confirmou que o Brasil fará a aquisição das vacinas, à medida que elas forem aprovadas e registradas pela Anvisa. “Por isso, nosso principal pleito é que esse registro seja feito com celeridade, assim que os laboratórios solicitarem, já que o Brasil, assim como outras nações, deve utilizar mais de uma vacina para imunizar a população. A Pfizer, por exemplo, acenou com a disponibilização de 70 milhões de doses para o Brasil, em um primeiro momento, sendo que cada indivíduo precisa de duas doses, e essa quantidade não cobre todos os brasileiros”, explicou o governador.

• Bahia registra 3.330 novos casos e 29 mortes pela Covid-19 na terça-feira (08);

“A taxa de transmissão segue crescendo e a elevação, ainda que pequena, no número de mortes, nos preocupa. A doença já está em todos os 417 municípios e uma contaminação desenfreada pode levar os serviços de saúde a um colapso. Em função disso, determinei que a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) monitore propostas e convites para a realização de aglomerações, em ambientes fechados ou públicos, a fim de impedir a realização desses eventos. Além do que, também instruí o órgão a abrir processos criminais, na medida em que os responsáveis por essas aglomerações sejam identificados, não importando se são pousadas, boates ou até mesmo um cidadão com o som do carro alto ligado”, conclui.

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.