Sertão Hoje

Sertão Hoje

Sistema de gestão hospitalar da Bahia é referência para Ministério da Saúde e pode ser implantado em todo o país

Domingo / 29.11.2020

Por Ascom / Sesab

O AGHUse está implantado em nove hospitais da rede Estadual. A expectativa é que até 2022 o software esteja funcional em 24 unidades da rede própria. (Foto: Divulgação / Sesab)

Representantes do Ministério da Saúde visitaram a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), nessa quinta-feira (26), para conhecer e avaliar o sistema de gestão hospitalar na rede estadual de saúde, que inclui prontuário eletrônico e módulos administrativos, a fim de implantar em todo o Brasil. Atualmente, nove hospitais da rede própria do Estado já utilizam o software AGHUse, que permite registrar os processos administrativos, assistenciais e de apoio à assistência de forma integrada.

O diretor de monitoramento e avaliação do SUS, Angelo Martins Denicoli, e o diretor do Departamento de Gestão do Trabalho em Saúde do Ministério da Saúde, Alessandro Anjos, visitaram o Hospital Geral Ernesto Simões Filho (HGESF) para acompanhar de perto o fluxo de pacientes no sistema. Em seguida, conheceram a Central Integrada de Comando e Controle da Saúde, unidade que abriga a Central Estadual de Regulação (CER), o Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES), a Central de Inteligência da Saúde, além da área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) da Sesab.

“Viemos aqui em busca de um referencial para implantação de um sistema, o AGHUse, que a Bahia já vem utilizando. O resultado foi muito gratificante, porque entendemos que a Bahia está em um grau de maturidade muito avançado. Isso nos traz bastante satisfação porque muitas coisas que vimos aqui, certamente, podemos replicar em outros estados”, avalia Denicoli. “O secretário [Fábio Vilas-Boas] também nos mostrou bastante maturidade com relação às direções estratégicas, com painéis de monitoramento, pessoas engajadas nesse trabalho e um Centro de Comando e Controle que dispensa comentários”, acrescenta o diretor.
 

O AGHUse está implantado em nove hospitais da rede Estadual. A expectativa é que até 2022 o software esteja funcional em 24 unidades da rede própria. (Foto: Divulgação / Sesab)

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.