Sertão Hoje

Sertão Hoje

35% das crianças estão vacinadas contra poliomielite

Terça / 27.10.2020

Por Agatha Gonzaga e Luciana Bueno

A meta é que mais de 7 milhões de crianças tomem a vacina, mas pouco mais de 4 milhões foram aos postos. (Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil)

A Campanha Nacional de Vacinação vai até a próxima sexta-feira (30). No entanto, apenas 35% das crianças do país foram vacinadas contra a poliomielite até o momento.A meta é que mais de 7 milhões de crianças tomem a vacina, mas pouco mais de 4 milhões foram aos postos.

Mesmo o Brasil estando livre da doença desde 1990, há risco de que a poliomielite retorne se as crianças não forem vacinadas.Isso porque existem países detectando casos como o Paquistão e Afeganistão que registraram, até este mês, 132 casos de poliomielite.

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave, causada pelo poliovírus. A transmissão se se dá, principalmente, por via oral. Na maioria dos casos a criança não vai a óbito quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nas pernas.

Para ter o esquema vacinal completo é preciso que as crianças sejam imunizadas com quatro doses da vacina. Elas devem ser dadas aos dois, aos quatro e aos seis meses de idade. As crianças ainda devem receber dois reforços aos 15 meses e aos quatro anos. Depois disso, os pequenos devem comparecer aos postos de saúde para tomar a dose de campanha anualmente, até completar cinco anos de idade.

Fonte: Brasil 61.

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.