Sertão Hoje

Sertão Hoje

Brumado: CDL manifesta pesar pelo falecimento do ex-prefeito Dr. Juracy Pires Gomes

Sexta / 04.09.2020

Por Redação Sertão Hoje

Dr. Juracy governou Brumado por 3 mandatos (1967-1971; 1973-1977 e 1983-1989), nos quais foi protagonista de diversas realizações para o Município. (Foto: Divulgação)

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado se manifestou, nesta sexta-feira (04), por meio de suas redes sociais, pesar pelo falecimento do ex-prefeito Dr. Juracy Pires Gomes, aos 88 anos, ocorrido na noite de quinta-feira (03), por volta das 22h.

Na nota, a CDL, que já foi presidida pela esposa de Dr. Juracy, Sônia Meira Gomes, ressalta que “é com grande pesar que recebemos a notícia do falecimento do Dr. Juracy Pires Gomes, pessoa de grande importância na história brumadense. Além de grande médico, também foi prefeito da cidade de Brumado, nos anos 60 e 70. Aos familiares e amigos, nossos sentimentos!”.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Câmara de Dirigentes Lojistas (@cdldebrumado) em

Dr. Juracy governou Brumado por 3 mandatos (1967-1971; 1973-1977 e 1983-1989), nos quais foi protagonista de diversas realizações para o Município. Conforme a Academia de Letras e Artes de Brumado (ALAB), em biografia postada em 21 de setembro de 2016, em sua página do Facebook, Dr. Juracy, quando prefeito, “fez várias reivindicações e produziu diversas obras: instalação de geradores de energia elétrica movidos a diesel; posteriormente, luz elétrica de Paulo Afonso; sinal de TV; construção da prefeitura nova, da Biblioteca Municipal Jarbas Passarinho, de postos de saúde, estradas vicinais, poços artesianos; ampliação e estadualização do Ginásio General Nelson de Mello, hoje, Colégio Estadual de Brumado – CEB; construção do novo mercado municipal, do matadouro (antigo) e da fábrica de asfalto; compra de tratores, niveladora (patrol) e máquina escavadeira, caçamba e caminhões para coleta de lixo; pavimentação da Avenida Centenário com asfalto; construção da barragem do Rio do Antônio (no governo de Roberto Santos); fornecimento de água pela EMBASA; implantação da telefonia local (ligação via telefonista), depois TELEMAR; irrigação de água de tanque no distrito de Itaquaraí; apoio à Sociedade Musical Lira Ceciliana Brumadense; construção de casas populares iniciada na gestão de ACM e terminada no governo de João Durval; contribuição para a Fundação Hospitalar de Brumado, posteriormente estadualizado-a com o nome Hospital Regional Professor Magalhães Neto. Além disso, empenhou-se para trazer os órgãos: Projeto Sertanejo, DIREC 19 e 19ª DIRES, CIRETRAN, 34ª CIPM, Banco do Estado da Bahia S.A. (BANEB), Caixa Econômica Federal-CEF. Estes empreendimentos se concretizaram em seu governo por influência de ACM. A instalação do Banco do Brasil teve também o seu apoio, concretizado pelo prefeito Miguel Lima Dias. Essas realizações deram a Brumado um salto de qualidade, saindo do atraso para a modernidade, tendo em vista a visão ampliada do progresso e desenvolvimento do lugar pelo gestor público." 

1

Comentários
04.09.2020
Marilene Gomes
Esse fez história!! Médico por excelência, atendia todas as classes sociais, nunca pegava aos pobres. Sua casa foi feita pelas mãos do meu pai, então pedreiro Abel Gomes, e também seu amigo. Um socorrista de todas as horas. Ultima vez que o vi, foi em Ilhéus, onde mesmo sem ele saber quem eu era, dividimos o mesmo espaço na sorveteria. Figura pública sem repúdio. Nunca vou esquecer essa figura simpática. Que Deus conforte a família.