Sertão Hoje

Sertão Hoje

Incêndio em Rio de Contas destrói aproximadamente 118 hectares de Área de Proteção Ambiental

Sábado / 29.08.2020

Por Redação Sertão Hoje

50% da Área de Proteção Ambiental fica em Rio de Contas e o restante em Rio do Pires, Piatã, Abaíra, Jussiape e Érico Cardoso. (Foto: Sec. Meio Ambiente de Rio de Contas)

O incêndio que atingiu parte de uma área de vegetação de Rio de Contas, município da Chapada Diamantina, foi debelado nesta quinta-feira (27), segundo informações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que estima que aproximadamente 118 hectares da vegetação foram destruídos. A área tomada pelas chamas corresponde a cerca de 1,18 milhão de metros quadrados.

O incêndio foi notado na quarta-feira (26). Brigadistas voluntários, com apoio da gestão da Área de Proteção Ambiental (APA) e da Secretaria do Meio Ambiente, combateram o fogo que só foi debelado no final da manhã de quinta-feira. Não há detalhes do que tenha provocado as chamas. Na quarta, a ação de combate às chamas ocorreu em uma linha de cerca de 2 km de fogo próximo ao Povoado de Caiambola, na zona rural. As ações possibilitaram a preservação de áreas importantes do ponto de vista hídrico e ecológico. O combate evitou que os incêndios tomassem proporções maiores e consequências ao meio ambiente.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, é que 50% da Área de Proteção Ambiental fica em Rio de Contas e o restante nos municípios de Rio do Pires, Piatã, Abaíra, Jussiape e Érico Cardoso. Os brigadistas seguem atentos aos possíveis incêndios florestais já que o período é de diminuição das chuvas.

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.