Sertão Hoje

Sertão Hoje

Caculé já conta com serviços de incineração dos Resíduos sólidos da saúde

Quarta / 19.08.2015

Por Tayga Ribeiro

O lixo tratado é responsabilidade de todos. Vamos juntos fazer uma cidade sustentável, vamos cuidar do nosso ambiente e proporcionar segurança e saúde à população

Estamos vivenciando um momento de grande preocupação com a enorme quantidade de lixo que vem sendo descartado aleatoriamente e trazendo perigo para a sociedade e o meio ambiente. Instituições como o CONAMA, ANVISA, Ministério do Meio Ambiente, INEMA, e empresas do segmento vem trabalhando com diversas medidas no sentido de normalizar, certificar, fiscalizar, operacionalizar e administrar os resíduos sólidos de forma ambientalmente correta e sustentável, especialmente os resíduos sólidos dos serviços de saúde (RSSS), por serem altamente poluentes e contaminantes, representam um perigo ainda maior para as pessoas e o ambiente.

A GBI Ambier foi a empresa contratada, por meio do Governo de Caculé, empresas locais, Hospital Nossa Senhora Aparecida, Clínicas, Laboratórios e Consultórios Odontológicos, para a coleta, realizando o acondicionamento, o transporte, o tratamento, a descaracterização por processo de incineração e a destinação final dos resíduos sólidos gerados pelos serviços de saúde.

O processo de incineração para descaracterização e redução do volume é feito através da queima dos resíduos a uma temperatura que chega a 1050ºC passando por duas câmaras específicas e obtendo no final uma incineração isenta de poluentes, resultando gases inertes, conforme padrões dos órgãos de controle ambiental.

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.