Sertão Hoje

Sertão Hoje

Caculé: Vacinação contra poliomelite começou no sábado (15) e vai até o dia 31 de agosto

Terça / 18.08.2015

Por Tayga Ribeiro

Todas as crianças de seis meses a cinco anos incompletos devem receber a dose que protege contra a paralisia infantil e ainda atualizar o cartão vacinal

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica iniciou no último sábado, 15 de agosto, a campanha de vacinação contra a poliomielite, também conhecida como paralisia infantil. Até o fim de agosto, a meta é imunizar 95% das crianças com idade entre 6 meses e 5 anos incompletos.

O dia D de vacinação acontece no dia 22 e a campanha vai até o dia 31 de agosto. Na zona rural será agendado posteriormente ao dia 22, sendo informado pelos Agentes comunitário de saúde. A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite tem como objetivo manter erradicada a doença no Brasil, haja vista a necessidade de altas coberturas vacinais com a vacina Sabin para evitar a reintrodução do Vírus da Paralisia Infantil no país. Esse ano, além da Campanha de Vacinação contra Poliomielite, será realizada ao mesmo tempo a Campanha de Multivacinação, uma estratégia do Ministério da Saúde para a atualização da caderneta de vacinação de todas as crianças menores de cinco anos.

A poliomielite é uma doença provocada por vírus que afeta o sistema nervoso e pode levar à paralisia irreversível dos membros. Atualmente, o Brasil está livre da doença, mas a vacinação é fundamental para manter o vírus fora do país, segundo o Ministério da Saúde.

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.