Sertão Hoje

Sertão Hoje

Cooperativa da região vence concurso de melhor mel da Bahia

Sábado / 01.08.2015

Por Redação Sertão Hoje

A COOPAMESF conta com 93 cooperados, mas atende indiretamente a cerca de 350 apicultores do território Velho Chico

A Cooperativa Regional dos Apicultores do Médio São Francisco (COOPAMESF) foi premiada no 6º Congresso Baiano de Apicultura e Meliponicultura, em Ilhéus, com a primeira colocação no concurso de melhor mel da Bahia. O evento foi realizado pelo Ministério da Agricultura, por meio da Ceplac (Comissão Executiva do Plano de Lavoura Cacaueira), Governo do Estado da Bahia, Confederação Brasileira de Apicultura e Federação Baiana de Apicultura e Meliponicultura.

A COOPAMESF reúne produtores dos municípios de Morpará, Ibotirama, Muquém do São Franscisco, Paratinga, Sítio do Mato e Serra do Ramalho e possui papel importante na cadeia da apicultura na região do Médio São Francisco baiano, área de atuação da 2ª Superintendência Regional da Codevasf, sediada em Bom Jesus da Lapa. Neste ano de 2015, a cooperativa já exportou cerca de 30 toneladas de mel para três países – Estados Unidos, Alemanha e França –, representando uma venda de R$ 218 mil. Em 2014, outras 25 toneladas de mel já haviam sido exportadas.

A COOPAMESF conta com 93 cooperados, mas atende indiretamente a cerca de 350 apicultores do território Velho Chico, que conta com cerca de 700 apicultores no total, adquirindo a produção deles. O crescimento da cooperativa está intimamente ligado ao apoio fornecido pela Codevasf, que a estruturou com 150 kits de materiais apícolas – uma ação do eixo de inclusão produtiva do Plano Brasil sem Miséria. Segundo o Presidente da Cooperativa, desde quando os kits produtivos começaram a ser implantados, há dois anos, o número de apicultores e de colmeias duplicou.

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.