Sertão Hoje

Sertão Hoje

Operação encontra 127 irregularidades em postos de combustível em Vitória da Conquista e região

Terça / 17.12.2019

Por Redação Sertão Hoje

A Operação visitou 31 postos em Vitória da Conquista, Planalto, Poções, Encruzilhada e Cândido Sales, localizados na região sudoeste do estado. (Foto: Ibametro)

Os órgãos integrantes da força-tarefa da Operação Posto Legal encontraram 127 irregularidades após visitarem 31 postos nos municípios de Vitória da Conquista, Planalto, Poções, Encruzilhada e Cândido Sales, localizados na região sudoeste do estado. Ao total, foram emitidos 60 autos de infração e 67 notificações em função de irregularidades prejudiciais ao consumidor. Entre os autos de infração estão os relativos a 35 bicos de combustível interditados pelo Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), que afere o mecanismo das bombas para evitar fraudes contra o consumidor. Com esta fase, realizada entre os dias 10 e 12, já são 146 postos fiscalizados em todo o estado desde o lançamento da operação, em agosto. O objetivo é alcançar todos os estabelecimentos baianos, podendo ainda haver retorno àqueles já visitados. A força-tarefa é composta pelo Procon-BA, Secretaria da Segurança Pública (SSP/BA) - Polícias Militar, Civil e Técnica, Ibametro e Agência Nacional do Petróleo (ANP), com apoio da Sefaz-BA e da Procuradoria Geral do Estado (PGE).

Em novembro, um posto em Vitória da Conquista foi interditado por fraude – relembre aqui.

O Ibametro verificou 174 bicos de combustível durante a sexta etapa, aprovando 90 e reprovando 84. Nesses casos, os principais problemas encontrados foram vazamentos internos graves, erros de medição em prejuízo do consumidor e bombas medidoras em mau estado de conservação. Foram feitas 35 interdições de bicos de combustível, situações de maior gravidade nas quais o estabelecimento é autuado pelo órgão de fiscalização e tem um prazo para solucionar o problema. Houve ainda 49 notificações, quando o Ibametro dá um prazo para o posto resolver a irregularidade.
 

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.